02 agosto 2010

Manchetes do Dia - 02-08-2010

Segunda, 2 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Vício de vencer, A Bola de 02-08-2010
 

O Benfica repetiu a conquista do Torneio do Guadiana, após ter derrotado este domingo o Aston Villa, por 4-1. Saviola «bisou», Cardozo voltou a fazer o gosto ao pé, enquanto David Luiz abriu a contenda.



Tribunal trava despesa de 3,5 mil milhões, Correio Manhã de 02-08-2010
 

O Tribunal de Contas (TC) impediu o sector empresarial do Estado de realizar, em 2009, uma despesa pública ilegal de quase 3,5 mil milhões de euros, um valor equivalente a quase 25 por cento do valor do défice orçamental em 2009, que rondou os 15 mil milhões de euros. Ao recusar o visto a 57 actos e contratos, a entidade presidida por Guilherme d'Oliveira Martins está convicta de que esta decisão "teve ainda o efeito dissuasor de se cometerem semelhantes ilegalidades em futuros actos e contratos".



Ex-gestores da Afinsa Portugal vão ser julgados por burla, Diário Económico de 02-08-2010
 

Mais de quatro anos após ter rebentado o escândalo na Afinsa, os antigos responsáveis pelas gestão da empresa de filatelia estão acusados de burla qualificada e aguardam julgamento. Em declarações ao Diário Económico, fonte oficial do Ministério Público confirma que "correu termos no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto um inquérito, no qual foi proferida uma acusação e remetida para julgamento nas Varas Criminais do Porto". O Ministério Público não revela no entanto os nomes dos ex-gestores que irão sentar-se no banco dos réus.



Governo reforça cortes nos apoios sociais até final do ano, Diário Económico de 02-08-2010
 

Os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) arriscam-se a ter dois cortes na prestação até ao final do ano. Isto acontece porque, em Agosto, a Segurança Social está em condições de avançar imediatamente com o processo automático de recalcular as prestações sociais com base no peso que cada elemento tem no agregado familiar. Mas os restantes ajustes poderão ser feitos mais tarde. A nova lei que aperta os critérios de atribuição destas ajudas sociais entrou ontem em vigor e harmoniza normas para todos os apoios não contributivos que dependem dos rendimentos dos beneficiários.



"País não aguenta mais um ano de instabilidade" , Diário Económico de 02-08-2010
 

Eleições antecipadas, coligações alargadas entre partidos ou governos de salvação nacional? Assunção Cristas e Zita Seabra não têm dúvidas de que uma destas coisas terá de acontecer num futuro próximo, porque "o País não aguenta mais um ano nesta instabilidade", diz a social-democrata. E nem uma vitória com maioria da direita PSD-CDS convence Assunção Cristas: "acha que o PSD, sozinho ou com o CDS, como gosta de dizer, consegue fazer o que é preciso neste País, com uma Esquerda toda na rua e o PS a dizer mal da governação?", questiona. A resposta retórica é imediata: "A Direita não tem força, não tem apoio social de rua que permita fazer o que é necessário".



Parlamento avalia dar emprego a vítimas de violência doméstica, Diário Notícias de 02-08-2010
 

O Parlamento está a avaliar um projecto de lei que estabelece quotas de emprego público para vítimas de violência doméstica, que pode vir a ser votado já em Setembro. A iniciativa pretende abranger vítimas de violência doméstica "que se desloquem para fora da sua área residencial, como forma de evitar a sujeição a essa violência e que não exerçam qualquer actividade laborai", numa proposta da autoria de Os Verdes.



Jerusalém une Israel, Palestina e Jordânia em acordo histórico, Diário Notícias de 02-08-2010
 

Foram precisos 28 anos para Israel, Jordânia e Palestina decidirem deixar de lado as suas divergências políticas em nome da preservação da cidade antiga de Jerusalém. Na sexta-feira, após o Comité do Património Mundial da UNESCO ter decidido manter a cidade na lista de locais em risco de conservação, os três países anunciaram um acordo tripartido inédito em nome da preservação da cidade considerada sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos.



Chumbar na escola não os impediu de ter sucesso, I de 02-08-2010
 

É a um chumbo - e também a uma expulsão do liceu - que Portugal deve um dos seus mais extraordinários romances. Vitorino Nemésio foi expulso do Liceu de Angra, onde reprovou no antigo 5º ano. Aos 16 anos, Nemésio é enviado para a ilha do Faial, para se preparar para os exames do "Curso Geral dos Liceus" (equivalente ao actual 9º ano) e é nessa estada na Horta que começa a desenhar os elementos do "Mau Tempo no Canal". No dia 16 de Julho de 1918, com 16 anos, Nemésio termina o curso geral dos liceus, com a mortificadora média de "10 valores". O mau aluno virá a ser professor universitário e um dos melhores escritores portugueses.



Testes de stress vão ser publicados regularmente, Jornal Negócios de 02-08-2010
 

Do lado da banca parece não haver oposição, já que essa publicação pode contribuir para aumentar a transparência e reforçar a credibilidade do sistema financeiro português. "Trata-se de um assunto que está a ser considerado no Banco de Portugal no quadro do reforço do acompanhamento macroprudencial do sistema financeiro português. A participação de bancos neste exercício é um elemento decisivo para a sua qualidade", adiantou fonte oficial da instituição liderada por Carlos Costa ao Negócios.



Clãs angariavam escravos deficientes, Jornal Notícias de 02-08-2010
 

O Tribunal de Instrução Criminal do Porto mandou para julgamento 58 indivíduos, acusados de crimes de escravidão referentes ao recrutamento de analfabetos e deficientes mentais para trabalhar em Espanha sem nada receber. Há 65 vítimas identificadas. O juiz encarregue da fase de instrução recusou todos os argumentos por parte dos arguidos de contestação à acusação do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público do Porto, em Dezembro do ano passado, e que poderiam evitar o julgamento.



Comandante morre ao voltar de incêndio, Jornal Notícias de 02-08-2010
 

O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo morreu, ontem, após o despiste do carro em que seguia, na A1, próximo do nó da Mealhada. Outros cinco bombeiros ficaram feridos, quatro com gravidade. Duas viaturas com cerca de uma dúzia de bombeiros de Cabo Ruivo regressavam do combate a um incêndio em Fafe, onde estiveram desde quarta-feira. Por volta das 16 horas, ao quilómetro 210 da auto-estrada do Norte (A1), no sentido Norte-Sul, o carro que seguia à frente (um veículo pesado dos bombeiros) despistou-se. Ao que o JN conseguiu apurar, um pneu do lado direito da viatura terá rebentado, levando-o a cair numa vala.



29 golos, O Jogo de 02-08-2010
 

Promete continuar a fazer vítimas a máquina de futebol de ataque em que Jorge Jesus transformou o Benfica. Na sexta-feira, os campeões nacionais tinham vulgarizado o Feyenoord e ontem foi a vez do Aston Villa, exactamente pelo mesmo resultado: 4-1.



Kuwait, 20 anos depois da invasão, Público de 02-08-2010
 

Tanques, muitos tanques, a fazer barulho como muitos tanques juntos fazem. Setecentos tanques são muitos tanques. Cem mil soldados são muitos soldados. Avançam pelo deserto e depressa alcançam a cidade que é já ali. Junto ao mar, avistam as torres de quase 200 metros de altura que é preciso ocupar. Mais a leste, o palácio do emir que devem cercar e invadir. Disparos. Gritos. Luzes brilhantes. Explosões. Ainda é de noite. Há quem continue a dormir. Quem acorda julga que o mundo enlouqueceu e grita. Gente morta nas ruas. Gente que não entende o que se passa. Gente que foge e gente que leva as mãos à cabeça.



Combate à evasão fi scal das empresas sem resultados visíveis em quase duas décadas, Público de 02-08-2010
 

O número de empresas que pagava IRC (imposto sobre o rendimento colectivo) no início dos anos 90 era cerca de um terço das que estavam registadas em Portugal. Passadas quase duas décadas, a percentagem aumentou de forma muito residual, para 36 por cento. Confirmaram-se os riscos para que, à época, alertavam os dirigentes da administração fiscal. A cobrança do imposto continua concentrada num número muito reduzido de grandes empresas e a receita de IRC mantém-se condicionada por uma aparente subfacturação das companhias e por situação de chamado planeamento fiscal.



Benfica marca que se farta, Record de 02-08-2010
 

O treinador do Benfica mostrou-se extremamente contente após o triunfo alcançado diante do Aston Villa. "Nós tornámos o jogo fácil porque fizemos uns 45 minutos espetaculares. E assim, dificilmente alguém nos segura", referiu, confiante o técnico dos encarnados.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream