03 agosto 2010

Manchetes do Dia - 03-08-2010

Terça, 3 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Objectivos mais altos de sempre, A Bola de 03-08-2010
 

Luís Filipe Vieira aponta a revalidação do título nacional como o «primeiro grande objectivo» a cumprir pelo Benfica em 2010/2011. No entanto, as ambições da águia terão de passar por «ganhar também na Europa». «O Benfica quer ganhar todas as competições em que participa, mas o primeiro grande objectivo é ganhar o campeonato nacional», disse o líder dos encarnados, em declarações à Benfica TV, referindo que o segredo do sucesso passará por «manter a ambição, determinação e união, respeitando todos os adversários» e fechando o balneário «para as coisas que se passam à volta do clube». «Devemos pensar em nós e em mais ninguém», sentenciou.



Portugal pede empréstimo para pagar submarinos, Correio Manhã de 03-08-2010
 

A Marinha recebeu ontem o primeiro dos dois submarinos adquiridos ao German Submarine Consortium (GSC) em 2004, mas o Governo não sabe ainda com precisão quanto irá Portugal pagar pela compra destes equipamentos militares. Como o País está sem dinheiro, por força do aumento significativo do défice orçamental e da crise da dívida pública, é quase certo que o Governo terá de recorrer a um empréstimo para pagar os submersíveis ao consórcio bancário constituído pelo Crédit Suisse First Boston (CSFB) e pelo BES, que financiou a construção daqueles navios nos últimos anos.



PJ estuda plano de buscas, Correio Manhã de 03-08-2010
 

As autoridades querem evitar repetição do caso Maddie e só vão avançar com dados concretos.



"Na OPA do Montepio não há duplicação. É tudo a somar", Diário Económico de 03-08-2010
 

Ser-se mutualista não é para Tomás Correia um sinónimo de menor ambição de crescimento. O grupo anunciou sexta-feira a intenção de comprar o Finibanco, numa operação que, acredita, será bem sucedida e irá "trazer visibilidade ao mutualismo", diz o presidente do Montepio em entrevista ao Diário Económico. Quanto ao BPN, e sem nunca o assumir categoricamente, Tomás Correia deixa adivinhar que pode ter perdido boa parte do interesse inicial.



Fisco reforça equipa de Lisboa para garantir metas de cobrança, Diário Económico de 03-08-2010
 

Os serviços de Finanças de Lisboa foram reforçados com mais 53 funcionários. O objectivo? Ajudar na cobrança de dívidas, já que a Direcção de Finanças de Lisboa é responsável por 40% da cobrança coerciva, o que representa 440 milhões dos 1,1 mil milhões definidos como meta para este ano. Em ano de crise e depois de em 2009 se ter registado uma quebra de 13,9% nas receitas, é essencial à máquina fiscal assegurar não só a cobrança de dívidas através do cumprimento voluntário, mas também da cobrança coerciva. Garantir a arrecadação de receita é, aliás, um dos principais desafios do director-geral dos Impostos, Azevedo Pereira, que vai ser reconduzido no cargo pelos próximos três anos. No entanto, os especialistas alertam também para a necessidade de assegurar as garantias dos contribuintes nas cobranças feitas, tema que tem sido muito criticado nos últimos anos.



Pinto Monteiro: "Tenho os poderes da Rainha de Inglaterra", Diário Notícias de 03-08-2010
 

Em entrevista ao DN, o procurador-geral da República garante que "não há nenhuma explicação credível para não ter sido ouvido quem quer que seja" na investigação ao caso Freeport. Garantindo nunca ter conhecido "um despacho igual", Pinto Monteiro diz ser "absolutamente necessário que o poder político decida se pretende um Ministério Público autónomo, mas com uma hierarquia a funcionar, ou se prefere o actual simulacro de hierarquia em que o PGR tem os poderes da Rainha de Inglaterra". E atira directo ao Sindicato dos Magistrados do MP, que diz ser "um mero lobby de interesses pessoais que pretende actuar como um pequeno partido político".



O jornalismo e o DN estão de luto, Diário Notícias de 03-08-2010
 

Após 15 anos de luta contra a doença, o antigo director do DN morreu ontem. Foi responsável por uma das maiores mudanças no jornal e pelo recuperar da liderança no seu sector. Funeral realiza-se hoje da Igreja de S. João de Deus para o Cemitério dos Olivais.



Cheias no Paquistão atingem dois milhões de pessoas, Diário Notícias de 03-08-2010
 

As inundações no Norte do Paquistão, as piores em várias décadas nesta região, já fizeram mais de 1200 mortos e as autoridades temem agora as epidemias, com mais de dois milhões de pessoas afectadas e muitas comunidades completamente isoladas. O balanço de vítimas é provisório, havendo já organizações que referem um mínimo de 1500 mortos. Além disso, as chuvas fortes ainda não terminaram e podem até prolongar-se por várias semanas.



Concorrência investiga laboratórios farmacêuticos, I de 03-08-2010
 

A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu abrir uma investigação à associação que representa os laboratórios farmacêuticos por indícios de violação da lei da concorrência. Em causa está a decisão tomada pelas farmacêuticas de se juntarem, através da associação do sector, para cobrar aos hospitais juros pelo atraso no pagamento dos medicamentos que consomem. E, apesar de ser o Estado que está em falta com mais de 851 milhões de euros por saldar (até Maio), é a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) que se arrisca agora a ser condenada a uma multa, caso seja condenada num processo de contra-ordenação.



Turistas portugueses ignoram tensão grega, Jornal Negócios de 03-08-2010
 

Todos os anos são milhares os portugueses que rumam em direcção à Grécia para as suas férias de Verão. Preços convidativos e proximidade têm sido alguns dos factores determinantes para a escolha deste destino europeu. E apesar da crise internacional já estar a ter impacto nas reservas, os conflitos crescentes na Grécia parecem não estar a preocupar os turistas portugueses, pelo menos para já. Os operadores turísticos e agências de viagens contactados pelo Negócios confessaram que não estão a sentir qualquer perturbação na sua operação. Mas também alertam que as reservas estão a ser feitas muito mais próximo da data de partida, o que dificulta as previsões.



"A maior parte das pessoas é admiravelmente feliz", Jornal Negócios de 03-08-2010
 

O dinheiro, por exemplo, só dá a felicidade durante algum tempo. E as pessoas que trabalham por conta própria são mais felizes do que as outras. As conclusões são de Bruno Frey, destacado professor de Economia em Zurique, que defende, em entrevista ao Negócios, uma nova abordagem económica, assente na medição da Felicidade.



Viu amigo morrer à tarde e foi assassinado à noite, Jornal Notícias de 03-08-2010
 

"Encontraram-se no piquenique e reencontraram-se na morgue". Uma amiga resumiu assim a sorte de Luís, de 13 anos, e de Michael, 16 anos, dois amigos, de Fafe. O primeiro morreu num acidente, domingo à tarde. O segundo foi assassinado, horas depois. Embora não fossem familiares directos, os dois rapazes tinham parentes comuns e eram amigos. Michael Meira chegou de França com Patrick, um amigo francês, após uma longa viagem de autocarro, para passar férias em Fafe. Estes dois rapazes iam ficar ao cuidado dos tios Natália e Arnaldo Mendes, até que os pais e a irmã de Michael viessem também de férias para Portugal.



Wesley é o novo Ramires, O Jogo de 03-08-2010
 

Wesley Beltrame é o homem que Jorge Jesus pretende para substituir Ramires, de partida para o Chelsea. O médio tem 23 anos, joga no Santos e tem características físicas e técnicas muito semelhantes às do número 8 do Benfica. O atleta formado no emblema da Vila Belmiro tem uma cláusula de rescisão de 8 milhões de euros.



PGR nomeou inspector para saber porque investigadores não ouviram José Sócrates, Público de 03-08-2010
 

Se ouvir o primeiro-ministro no âmbito do chamado processo Freeport era considerada uma diligência essencial, por que razão nem a PJ nem depois os dois procuradores titulares do processo o fizeram nos quase seis anos que durou o inquérito? Porque esperaram pelo fim das investigações para o dizer? E se consideravam imprescindível inquirir José Sócrates e realizar outras diligências, então por que motivo não pediram a prorrogação do prazo do inquérito, como acontece em tantos outros casos?



Tridente, o primeiro submarino alemão destinado à protecção das zonas marítimas entrou ontem no Tejo, Público de 03-08-2010
 

Tem nome da arma do guardião dos mares, o deus Poseidon, mas neste caso promete ser a arma de defesa para a Marinha portuguesa. O submarino Tridente entrou ontem, por volta das 10h00, no rio Tejo, acompanhado por dois rebocadores e por dezenas de outras embarcações, além de um helicóptero Lynx da Marinha que sobrevoou o aparelho desde a entrada nas águas do Tejo. À sua chegada, curiosos juntaramse à beira do Tejo para verem e fotografarem as manobras do Tridente, quando este se aproximou das instalações da Armada, junto ao Terreiro do Paço. Posteriormente, o submarino realizou uma curva larga em direcção à Base Naval do Alfeite, local onde, às 11h00, ocorreu uma pequena cerimónia de recepção (que se resumiu aos navios apitarem à sua passagem), pois a "grande cerimónia oficial" do Tridente só acontecerá a 8 de Setembro.



«Benfica vai lutar pela Champions», Record de 03-08-2010
 

O novo treinador do Real Madrid elogia o Benfica e fala de Villas-Boas no FC Porto. "Não me surpreendia nada ver o Benfica de novo campeão. Se o FC Porto foi bi ou tri, porque não há de o Benfica ser também? Será perfeitamente normal", considerou, para depois se referir ao seu antigo adjunto: "Tudo vai depender dos jogos e dos resultados. Se ganhar tudo é o treinador perfeito."


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream