30 julho 2010

Manchetes do Dia - 30-07-2010

Sexta, 30 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Vuk está de volta, A Bola de 30-07-2010
 

No primeiro jogo oficial da temporada, o Sporting demonstrou algumas fragilidades defensivas e podia ter entrado a perder no jogo, valendo os reflexos de Rui Patrício para desviar remate de Nielson, que entrou sem marcação na área leonina. Vukcevic foi o elemento do Sporting que dispôs das melhores oportunidades e acabou mesmo por conseguir o golo à passagem do minuto 24. O montenegrino recebeu de Maniche, contornou o guardião do Nordsjaelland e encostou para o único golo do encontro.



Teste com arma deixa polícia incapaz, Correio Manhã de 30-07-2010
 

Um agente do Corpo de Intervenção (CI), de 30 anos, processou esta semana a PSP e exige uma indemnização de um milhão e 400 mil euros por ter ficado com uma incapacidade física de 27 por cento depois de ter sido atingido, num treino, por uma Taser, uma arma eléctrica utilizada pela polícia e que descarrega 50 mil volts. O CM pediu um esclarecimento à Direcção Nacional da PSP, mas até ao fecho desta edição não obteve qualquer resposta.



Vinte remates para um golo, Correio Manhã de 30-07-2010
 

O Sporting entrou a ganhar na Liga Europa, cumprindo os mínimos frente a um adversário muito modesto, mesmo para padrões dinamarqueses. Apenas um golo, de Vukcevic, não retrata a diferença entre as equipas nem o elevado número de ocasiões construídas, apesar da intensidade relativamente baixa a que decorreu a partida.



Montepio compra Finibanco e arranca com fusões na banca, Diário Económico de 30-07-2010
 

Foi muitas vezes dado como candidato a ser comprado, em recorrentes rumores de mercado ao longo dos anos. Mas desta vez é a valer. O Finibanco vai ser comprado e o Montepio Geral deverá hoje anunciar o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Finibanco Holding, que consolida o banco. A operação deverá ser hoje, a início da tarde, submetida a aprovação no conselho geral do banco mutualista, apurou o Diário Económico, e só depois será comunicada ao mercado.



Passos cai nas intenções de voto e Sócrates recupera, Diário Económico de 30-07-2010
 

Durou pouco mais de quatro meses o estado de graça de Pedro Passos Coelho aos olhos dos portugueses. O PSD continua a liderar as intenções de voto, mas da maioria absoluta conquistada na última projecção da Marktest para o Diário Económico e TSF, desce agora dez pontos percentuais (de 47,7% em Junho para 37,3% em Julho) e vê o PS de José Sócrates voltar a ganhar terreno, aproximando-se com 33,3% das intenções de voto.



António Feio, o actor que riu até ao fim, Diário Notícias de 30-07-2010
 

"Estou cá para dar cabo do bicho." Foi com estas palavras, ditas em directo na SIC, no dia 23 de Abril de 2009, que o actor e encenador António Feio se referiu pela primeira vez publicamente à doença que o afectava. O bicho, um cancro no pâncreas, tinha lhe sido diagnosticado um mês antes e o actor admitia que o caso era complicado. No entanto, apesar dos tratamentos e dos complicados efeitos secundários, António Feio nunca se recusou a falar da doença (fazia-o frequentemente no Facebook) e fez questão de ter sempre uma palavra de optimismo (até quando a irmã morreu, em Setembro, exactamente com a mesma doença). "Estou preso a um medo de morrer e, ao mesmo tempo, agarrado à esperança de uma cura", diria, em Outubro, numa entrevista a Judite de Sousa, na RTP1.



Sentença do processo Casa Pia corre risco de vir a ser anulada, Diário Notícias de 30-07-2010
 

O julgamento do processo da Casa Pia, o mais logo da história da justiça portuguesa, corre o risco de ser anulado. Em causa estão três recursos remetidos para o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), subscritos pelos arguidos Carlos Cruz, Manuel Abrantes e Ferreira Diniz, em que se alega serem nulos os actos praticados pelo juiz Rui Teixeira, na fase de inquérito, por violação do princípio do juiz natural. Os juízes desembargadores já admitiram que aquele principio foi, de facto, violado, mas decidiram analisar a validade ou a invalidade dos actos praticados pelo magistrado só depois de proferida a sentença. Caso os recursos sejam deferidos, tudo o que foi feito a partir de Rui Teixeira cai por terra, incluindo a instrução e o julgamento, e volta tudo à estaca zero. Os crimes prescrevem em 2018.



Freeport. Guerra aberta no Ministério Público, I de 30-07-2010
 

Guerra total no Ministério Público. Depois de "com total surpresa" tomar "conhecimento da invocada necessidade de mais inquirições", o Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, vai abrir "a curto prazo" um inquérito "para o integral esclarecimento de todas as questões de índole processual ou deontológica que o processo possa suscitar". No despacho de acusação, divulgado ontem pelo Público, os procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria enunciam as perguntas que gostariam de ter feito ao primeiro-ministro e que o prazo-limite do inquérito inviabilizou, "por ora".



"Desistir da candidatura? Prefiro morrer", Jornal Negócios de 30-07-2010
 

Se não tivesse sido médico teria sido historiador. Fez-se médico. Um médico que afirma ser solidário e que está atento "à situação dos excluídos". Por isso, choca-o que em Portugal subsistam casos como o de uma senhora, viúva de um trabalhador rural, que tem uma reforma de 62 euros por mês. Choca-o também, em contraponto, "que alguém possa ser presidente da Caixa Geral de Depósitos por dois anos e saia com uma reforma vitalícia de 15 mil euros, ou mais, por mês." Os portugueses conheciam Fernando Nobre como o fundador da AMI. Os portugueses conhecem-no agora na qualidade de candidato à Presidência da República.



Rede do Montepio vai superar a do Banif, Jornal Negócios de 30-07-2010
 

O Montepio chegou a acordo para a compra da posição de 58% que a família Costa Leite tem no Finibanco SGPS e pretende avançar com uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a "holding" que controla o banco com o mesmo nome, a operação em Angola e a seguradora vida, entre outras sociedades. Um negócio que, a preços de mercado, vai implicar um investimento de 260 milhões de euros. O grande objectivo da instituição mutualista com esta aquisição é ficar com uma rede de distribuição com mais de 500 balcões - por esta razão, chegou a admitir comprar o Banco Português de Negócios - e diversificar o seu balanço, sabe o Negócios.



Leão manso na Dinamarca, Jornal Notícias de 30-07-2010
 

O Sporting venceu, ontem, o Nordsjaelland, na Dinamarca, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Os leões ganharam com um golo de Vukcevic e só se podem queixar de si próprios por não terem marcado mais. Vitória natural do Sporting, ontem, em Farum, ante um Nordsjaelland que demonstrou não ter tarimba europeia, nem qualidade para assustar um leão ainda a dar os primeiros passos, mas que entrou com o pé direito na época, em jogos oficiais. Os portugueses estão em vantagem na eliminatória e a segunda mão, na próxima quinta-feira, em Alvalade, deverá ser uma mera formalidade.



Governo contrata mais médicos estrangeiros, Jornal Notícias de 30-07-2010
 

O Ministério da Saúde pondera recrutar mais médicos estrangeiros para compensar falhas nos cuidados primários. Com eles e com a integração imediata de 180 médicos recém-formados a cada meio ano, espera colmatar a saída antecipada pedida por 400 médicos. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde admitiu, em declarações ao JN, que se possa sentir alguma dificuldade no final do ano, por força do "excesso de reformas". Este ano, entraram nos serviços 400 a 500 pedidos de reforma, a maioria dos quais apresentados por médicos de família.



Vukcevic carimba regresso, O Jogo de 30-07-2010
 

O Sporting entrou a vencer em 2010/11, batendo por um golo sem resposta o modesto Nordsjaelland, naquele que é um passo importante para ultrapassar esta terceira pré-eliminatória da Liga Europa. A estreia de Paulo Sérgio no comando da equipa em jogos oficiais foi bem-sucedida, e a verdade é que os leões até fizeram o suficiente para deixar a Dinamarca com um resultado bem mais expressivo.



Confiança das famílias volta a cair pelo quinto mês, OJE de 30-07-2010
 

A confiança dos consumidores recuou de -40,1 em Junho para -42 em Julho, o que representa o quinto mês consecutivo de quedas neste indicador, que apresenta um movimento descendente desde a transição de Fevereiro para Março deste ano. A justificar este movimento, segundo os dados do INE, está a expectativa das famílias portuguesas de um piorar da situação financeira no lar, da situação económica do país e das expectativas de desemprego no país nos próximos 12 meses. O indicador de clima económico tem vindo a melhorar, desde as fortes quedas registadas em 2009, estabilizando em 0,1 pontos de Junho para Julho. A capacidade de poupar dinheiro melhorou, ainda que de forma ligeira, de -41,7 para -41.



Brasil faz crescer lucro da EDP, OJE de 30-07-2010
 

A empresa, liderada por António Mexia fechou Junho com um resultado líquido de 565 milhões de euros, mais 18% do que no período homólogo, enquanto o EBITDA do grupo registava um crescimento de 14%. O Brasil cresceu 45% em termos homólogos no EBITDA e a EDP Renováveis subiu 27%. O rácio de eficiência da empresa (opex sobre margem bruta) situou-se nos 27%, o melhor desta indústria, enquanto a dívida líquida atingia 16,1 mil milhões de euros, com tendência para descer, caso se concretize a securitização do défice tarifário em Espanha, o que permitirá abater 400 milhões de euros.



Vale do Côa. Museu é inaugurado hoje, 15 anos após a decisão de não construir a barragem, Público de 30-07-2010
 

O Museu do Côa é inaugurado hoje, 15 anos após a decisão de não construir uma barragem para preservar as gravuras paleolíticas do vale do rio Côa. O museu e o parque arqueológico do Côa vão ser geridos por uma fundação, anunciou ontem o Governo. Mas há dúvidas sobre o modelo e o papel que a fundação irá desempenhar. O PÚBLICO visitou o museu, onde a arte paleolítica é cruzada com outras formas de expressão: à entrada, o visitante encontra um auroque (tipo de bovino já extinto) e um personagem de Jacques Tati.



Investigação do Freeport perdeu o rasto a milhões de euros, Público de 30-07-2010
 

O despacho final do Ministério Público no inquérito ao licenciamento do Freeport não detectou a existência de crimes de corrupção e de tráfico de influências, mas deixa claro que não se sabe qual foi o destino de verbas num valor indeterminado que pelo menos ultrapassará os sete milhões de euros. Entretanto, o procuradorgeral da República reagiu à notícia de ontem do PÚBLICO e ordenou um inquérito às "questões de índole processual ou deontológica" do caso.



Zapater leão por 5 anos, Record de 30-07-2010
 

Agora parecem não existir mais obstáculos para Miguel Veloso se transferir para o Génova. O jogador português estava dependente da decisão de Zapater, médio espanhol que se apresenta como contrapartida decisiva para a transferência. O negócio estava "parado" devido à indecisão do jogador em se mudar para o Sporting. Contudo, segundo a edição desta quinta-feira do diário italiano "La Repubblica Genova", o espanhol já deu o "sim" aos leões.



O Freeport nunca existiu?, SOL de 30-07-2010
 

Processo foi interrompido a meio. Ordem para parar foi dada pelo vice-PGR, que está em situação ilegal. Ficou quase tudo por apurar: não foi possível seguir o rasto do dinheiro nem sequer saber a quem pertenciam nomes de código como 'Pinocchio' ou 'Gordo'.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream