09 julho 2010

Manchetes do Dia - 09-07-2010

Sexta, 9 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Génova ataca Veloso e Amorim, A Bola de 09-07-2010
 

Presidente do clube italiano assume interesse e vira-se para os médios de Sporting e Benfica.



Impostos sobem até 2013, Correio Manhã de 09-07-2010
 

Os portugueses podem preparar-se para mais impostos nos próximos três anos. Começa já em 2011 quando o Estado limitar as deduções com as despesas de Educação e Saúde com o consequente aumento da matéria colectável. Serão as famílias que se encontram abrangindas pelos 2.º e 3.º escalões de IRS (com vencimentos entre os 400 e os 1500 euros por mês) quem vai ser mais penalizado por esta medida, uma vez que são aquelas que mais recorrem às deduções de Educação e Saúde como forma de pagar menos impostos. De acordo com os últimos números das Finanças, estamos a falar em mais de dois milhões de famílias.



Cinco disciplinas abaixo da nota dez, Correio Manhã de 09-07-2010
 

No dia em que festejou 18 anos, Liliana Cardoso, aluna na Escola Secundária Infanta D. Maria, ficou a um passo de realizar um sonho: entrar em Direito, em Coimbra. Mas ontem nem todos receberam boas notícias, já que cinco disciplinas registaram este ano, na 1ª fase dos exames nacionais do Ensino Secundário, médias negativas, mais uma do que em 2009.



Governo restringe isenções nas SCUT e avança com descontos, Diário Económico de 09-07-2010
 

A proposta final do Governo para a colocação de portagens nas sete SCUT do país foi ontem entregue ao PSD e prevê uma solução mista. Mantém isenções nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) que não têm alternativa e propõe portagens mais baratas (entre 10% e 20%) para todas as outras. Os descontos e isenções incidirão sobre moradores e empresas registadas nas regiões das SCUT. Ao que o Diário Económico apurou a redução de preços vai variar entre 10% e 20%. A proposta faz uma aproximação à sugestão inicial do PS, que pretendia isenções para as sete SCUT, e à do PSD, a admitir apenas uma "comparticipação".



"É altura de encontrar a melhor saída para todas as partes", Diário Económico de 09-07-2010
 

Se o veto do Estado à venda da Vivo surpreendeu tudo e todos, a declaração de ilegalidade da 'golden share' foi recebida como uma simples confirmação por Zeinal Bava e César Alierta. Para o CEO da PT, esta é a altura de "sermos pragmáticos" e "de encontrar a melhor saída para todas as partes", ou seja, para o Estado português, para os outros accionistas da PT e para os espanhóis da Telefónica. E são três vontades difíceis de agradar. O Estado já reiterou a sua oposição à actual proposta pela Vivo, ao mesmo tempo que os privados querem vender por temerem uma OPA espanhola. Pelo meio, a Telefónica vai classificando a sua oferta de "impecável".



Trabalhadores da Autoeuropa exigem aumento de 3,8%, Diário Económico de 09-07-2010
 

Os trabalhadores da fábrica VW Autoeuropa, em Palmela, preparam-se para negociar o novo acordo laboral que irá vigorar entre Outubro de 2010 e Setembro de 2011. A comissão de trabalhadores apresentou ontem, em plenário, o pacote de reivindicações que avança com um aumento salarial de 3,8%, com um mínimo de 40 euros, para todos os colaboradores. Um valor acima da inflação prevista de 1,1% para este ano do Governo. Em declarações ao Diário Económico, António Chora, coordenador da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, afirmou que o valor em cima da mesa é um ponto de partida para se iniciar as negociações com a administração. "Esperamos conseguir o melhor acordo possível com a administração. Para já, tivemos uma boa reacção dos trabalhadores e a expectativa é que seja aceite."



Baixaram as notas em metade das disciplinas, Diário Notícias de 09-07-2010
 

"A Matemática passei com dez. Geometria Descritiva A correu mal. Tive um quatro. Acho que correu mal a muita gente, até o nosso professor disse que muito poucos conseguiriam fazer os dois primeiros exercícios." O relato de Tomás Marques, 16 anos, aluno do 11.° ano da Secundária Camões, em Lisboa, não é diferente do que o DN ouviu ontem de outros estudantes, quer deste liceu quer da Secundária Pedro Nunes, também na capital. Geometria Descritiva A, com uma média nacional de 8,2 valores, acabou mesmo por ser protagonista de um dos maiores trambolhões em relação a 2009 - nada menos do que 1,6 valores. Mas não foi caso único.



Bruno: a história do guarda-redes acusado de matar a amante, Diário Notícias de 09-07-2010
 

O guarda-redes do Flamengo entregou-se anteontem às autoridades policiais brasileiras que investigam o alegado assassínio de Eliza Samudio, de quem teve um filho, nascido de caso extraconjugal. Após várias tentativas de Bruno para convencer a rapariga, de 24 anos, a abortar, Eliza desapareceu. Relatos de testemunhas apontam para que o atleta e amigos a tenham assassinado.



Nova derrapagem no caso Freeport, I de 09-07-2010
 

A partir de 27 de Julho o inquérito do caso Freeport deixa de estar em segredo de justiça. O i soube, porém, que a acusação não deverá estar concluída nessa data. Isto apesar de o relatório final da Polícia Judiciária ter já sido entregue aos procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria no final de Junho. Mesmo não havendo ainda acusação - prometida, na última versão, até ao final deste mês -, os arguidos Charles Smith e Manuel Pedro e os seus advogados cruzar-se-ão na consulta dos vários volumes que os autos já contam com todos aqueles que se constituíram assistentes no processo e com os vários jornalistas que entretanto venham a requerer a sua consulta.



Filhos contra pais: 500 casos em tribunal para exigir pagamento da pensão, I de 09-07-2010
 

Aos 25 anos, B. ainda está a frequentar o curso de Educação e Infância. Para trás ficou uma mudança de faculdade, outra de licenciatura e um percurso escolar que o tribunal classificou de pouco "linear". Filha de pais separados, em 2004 iniciou uma acção contra os dois, para exigir uma pensão de alimentos que lhe permitisse continuar a estudar. Depois de contestação e de um recurso do pai, que invocou o insucesso escolar da filha para defender não ser "razoável" manter "a obrigação alimentar", em Março deste ano o Tribunal da Relação de Guimarães deu razão a B.. O pai terá de lhe pagar 225 euros por mês. E a mãe, desempregada, 125.



Portugueses levantam dez milhões por dia dos fundos de investimento, Jornal Negócios de 09-07-2010
 

Os portugueses retiraram mais de 10 milhões de euros, em média, por dia dos fundos de investimento, perfazendo um total de 1.304,7 milhões de euros durante o primeiro semestre. Este valor é nove vezes mais elevado que os resgates de 143,2 milhões de euros registados em igual período de 2009. O pessimismo que se apoderou dos mercados financeiros em 2010, e se agudizou desde Abril , continua a levar os investidores nacionais a saírem destes veículos de investimento. Só último mês, os fundos registaram subscrições de 414,6 milhões de euros, enquanto os resgates totalizaram os 772,9 milhões, o que perfaz um saldo negativo de 358,3 milhões, de acordo com o relatório mensal da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).



Patrick Monteiro de Barros sondado para tomar posição no capital da Galp, Jornal Negócios de 09-07-2010
 

Patrick Monteiro de Barros é apontado como um dos futuros accionistas da Galp, na sequência da saída da Eni do capital da petrolífera portuguesa. Os italianos controlam 33,34% da empresa, sendo que 25% desta participação deverá ficar com os brasileiros da Petrobras. Os restantes 8% seriam vendidos a accionistas nacionais, por intermédio da Caixa Geral de Depósitos. O empresário, accionista de referência da Petroplus, o maior grupo refinador independente europeu, terá sido sondado para ficar com uma participação até 5% da Galp.



"O que tem faltado a Portugal, dramaticamente para nós, é sentido de orientação", Jornal Negócios de 09-07-2010
 

Em entrevista ao Negócios o presidente da Carris, José Silva Rodrigues, afirmou que o transporte público é olhado como modo de transporte daqueles que não têm alternativa. Sobretudo o autocarro. É muito visto como o "transporte dos pobres". Ao longo da entrevista José Silva Rodrigues falou nos últimos investimentos da Carris na renovação da rede.



Ronaldo longe do filho ao lado de Irina, Jornal Notícias de 09-07-2010
 

Cristiano Ronaldo e Irina Shayk foram vistos segunda-feira em Nova Iorque a almoçar no Da Silvano, um dos restaurantes favoritos das estrelas norte-americanas. Enquanto o casal de diverte nos EUA, o filho do jogador está no Algarve ao cuidado da avó Dolores e da tia Katia.



Média nacional de Matemática continua a subir, Jornal Notícias de 09-07-2010
 

Os resultados no exame de Física e Química voltaram a ser os piores do Secundário - 8,1 de média e 25% de taxa de reprovação. A Sociedade Portuguesa de Física entregou, na anterior legislatura, um projecto de um plano para a cadeira. Não saiu do papel. Face às melhorias a Matemática, Física e Química parece ser o novo "pesadelo" dos alunos. Desde que os conhecimentos às disciplinas são avaliados no mesmo exame, em 2006, que os resultados são sempre dos piores no ensino secundário.



Valdés garantido, Drenthe a caminho, O Jogo de 09-07-2010
 

Chileno chega por cerca de três milhões de euros, holandês virá emprestado pelo Real Madrid.



Via aberta para negociar a Vivo, OJE de 09-07-2010
 

A Portugal Telecom e a Telefónica vão continuar a negociar a melhor saída para todas as partes na brasileira Vivo, após a golden share ter sido declarada ilegal, disse o chief executive officer da PT, Zeinal Bava, citado pela Reuters. "Nós, agora temos de ser pragmáticos, virar a página, trabalhar em cima desses factos para fazer aquilo que é certo para a nossa empresa e para todas as partes envolvidas", disse o gestor à margem de uma conferência. Recorde-se que o Tribunal de Justiça Europeu (TJE) declarou, ontem, ilegal a golden share que o Estado tem na PT, e que foi usada pelo Governo para vetar a venda à Telefónica da posição da PT na Brasilcel/Vivo, depois de 74% dos accionistas presentes em AG terem votado pela venda.



Zurique com temperaturas inéditas, OJE de 09-07-2010
 

Zurique tem estado quente pelo ambiente financeiro que rodeia o sistema bancário, com valorização sistemática do franco, mas não só: a cidade suíça continua a ser bafejada com temperaturas inéditas numa região geralmente mais fresca.



Receitas da hotelaria sobem 4,6% em Maio, OJE de 09-07-2010
 

As receitas totais da hotelaria registaram, em Maio, uma subida homóloga de 4,6%, para 167,1 milhões de euros, enquanto as de aposento cresceram 5,3% para a fasquia dos 110,6 milhões de euros, indicou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). Ainda de acordo com o INE, todas as regiões do Continente apresentaram resultados positivos em ambos os indicadores, próximos dos 12% no caso do Algarve. Quanto às Regiões Autónomas, nos Açores observou-se um aumento dos proveitos totais e um ligeiro decréscimo nos de aposento (-0,7%), enquanto na Madeira se mantêm as quebras homólogas acentuadas.



Maioria das agências de viagens só tem caução mínima para os clientes, Público de 09-07-2010
 

Entre as 819 agências de viagens a operar em Portugal, 86,3 por cento têm uma caução de 25 mil euros, o valor mínimo exigido por lei para precaver situações em que os clientes possam sair prejudicados, como a falência da empresa. A Associação Portuguesa de Viagens e Turismo assinala que para muitas agências, de muito pequena dimensão, o valor é justificado, mas admite que há casos em que as cauções disponíveis estão bastante abaixo do que deveriam. A Marsans, com uma facturação de 38 milhões de euros em 2009, tem uma caução de apenas 25 mil euros, um valor que é claramente insuficiente para fazer face aos 260 pedidos que já foram feitos pelos clientes lesados pelo incumprimento da agência nas suas obrigações.



Fariñas abandona greve de fome após 135 dias, Público de 09-07-2010
 

Foram 135 dias em greve de fome que ontem chegaram ao fim. O dissidente cubano Guillermo Fariñas decidiu parar o protesto, um dia depois de o Governo cubano ter anunciado que libertará 52 presos políticos. Fariñas recebeu no Hospital de Santa Clara, onde se encontra internado, um grupo de opositores que o convenceram a voltar a comer. "Termina a greve a partir de agora", anunciou a opositora Gisela Delgado. Inicialmente, Fariñas tinha reagido com contenção ao anúncio da libertação dos presos ao dizer que só abandonaria o protesto quando 12 deles saíssem da prisão. Depois recebeu o bispo de Santa Clara, Arturo Gonzalez Amador, e disse "esperar a liberdade dos cinco primeiros". Acabou por decidir abandonar o protesto mesmo antes de qualquer libertação.



Português com notas abaixo da Matemática nos exames nacionais, Público de 09-07-2010
 

É a segunda vez em 14 anos de exames nacionais que a média da notas a Matemática (10,8) é superior à de Português (10,1). Este é o terceiro ano consecutivo com médias positivas no exame de Matemática A, o que é considerado como um bom sinal pela Sociedade Portuguesa de Matemática, embora os resultados continuem muito abaixo do desejável. A nota mais baixa voltou a ser a de Física e Química A (8,1) e também Biologia e Geologia voltou a ter média negativa (9,6) e ambas funcionam como prova de ingresso para os cursos de Medicina. As médias subiram em dez provas e em sete não se registaram reprovações.



Sporting avança para Drenthe, Record de 09-07-2010
 

Esquerdino do Real Madrid é o novo alvo dos leões.



Escritório de Vitorino não avisou Sócrates, SOL de 09-07-2010
 

Foi a sociedade de advogados de que o ex-ministro socialista e ex-comissário europeu António Vitorino faz parte que montou o negócio proposto à PT pela espanhola Telefónica, de compra da operadora móvel brasileira Vivo, avança a edição do SOL esta sexta-feira.



Queiroz aponta o dedo a Madaíl, SOL de 09-07-2010
 

Em declarações ao SOL, Carlos Queiroz diz-se «muito satisfeito» com a atitude do seu staff no Mundial da África do Sul. E aponta o dedo à Federação Portuguesa de Futebol.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream