08 julho 2010

Manchetes do Dia - 08-07-2010

Quinta, 8 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

David Luiz na porta de saída, A Bola de 08-07-2010
 

Trinta e cinco milhões de euros é valor de fazer arregalar os olhos e levar a SAD a equacionar abrir mão de David Luiz. É esta a quantia que, alegadamente, e segundo A BOLA apurou, o Manchester City já fez saber junto da SAD encarnada estar na disposição de investir para conseguir dar ao técnico italiano Roberto Mancini uma das prendas mais ambicionadas para a nova época. O City já chegara aos 32 milhões de euros, recusados por Luís Filipe Vieira e seus pares da administração da SAD, sob o argumento que o central não deixará a Luz por menos que o valor da cláusula de rescisão, 50 milhões de euros.



Marsans paga viagens com dinheiro alheio, Correio Manhã de 08-07-2010
 

O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro encontrou-se ontem com o director-geral da Marsans em Portugal, José Sampera, para perceber o que está a ser feito para defender o interesse dos consumidores lesados. Segundo José Sampera, a Marsans garante as viagens marcadas para ontem. Garantidas também e ao que parece, estão também as viagens de hoje. As restantes viagens adquiridas, dependem, segundo a Marsans, da cobrança de dívidas junto de grandes clientes.



"Foi o dia mais caro da minha vida", Correio Manhã de 08-07-2010
 

Dois dias depois de ter anunciado ser pai - no último sábado -, Cristiano Ronaldo terá transferido mais de 12 milhões de euros para a conta da misteriosa barriga de aluguer que deu à luz o seu primeiro filho, como forma de pagar o seu silêncio e garantir a custódia exclusiva da criança. A notícia foi avançada pelo jornal inglês 'The Sun', que destaca uma confidência do craque do Real Madrid a um amigo: "Foi o dia mais caro da minha vida."



Bancos estão a financiar a 100% compra de casas penhoradas, Diário Económico de 08-07-2010
 

Descontos nos imóveis superiores a 30% face ao valor de mercado, 'spreads' competitivos, financiamento total e isenção de várias despesas. Estas são as armas usadas pelos bancos nacionais para facilitarem a venda, em leilões imobiliários, das casas penhoradas e escoarem o 'stock' de malparado em carteira. Para os potenciais compradores, particulares ou investidores, encontrar condições idênticas nos tradicionais canais de venda de imóveis assume-se como uma missão (quase) impossível na actual conjuntura.



PT e Telefónica cedem à pressão política e voltam a negociar, Diário Económico de 08-07-2010
 

A Portugal Telecom (PT) e a Telefónica vão dar início a discussões sobre o futuro da Vivo, apurou o Diário Económico junto de fontes ligadas ao processo. As conversações visam responder aos apelos dos governos de Lisboa e Madrid para alcançar uma solução dialogada que permita superar o veto à venda da empresa brasileira, por parte de José Sócrates, garantem as mesmas fontes.



IRS volta a subir em 2011 com tectos nas deduções e nos benefícios fiscais , Diário Económico de 08-07-2010
 

Os contribuintes vão voltar a pagar mais IRS no próximo ano. Sérgio Vasques, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, esclareceu ontem que os tectos mais apertados às deduções e benefícios fiscais serão sentidos já ao longo de 2011. O governante falava aos deputados, na Comissão de Orçamento e Finanças. Depois do aumento do IRS em Junho deste ano, os contribuintes podem começar a preparar-se já para uma nova subida dos impostos sobre os rendimentos em 2011. A medida não é nova e está anunciada desde a primeira apresentação do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), em Março. Contudo, o Executivo nunca tinha sido tão claro quanto ao momento da sua aplicação. Tanto Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, como Sérgio Vasques tinham já dito que a medida até seria aplicada já este ano, mas a intenção acabou por ficar pelo caminho no decurso das negociações com o PSD.



Europa quer reformas só a partir dos 70 anos, Diário Notícias de 08-07-2010
 

A Comissão Europeia quer que os Estados membros subam progressivamente a idade da reforma até aos 70 anos em 2060, medida indispensável para evitar a ruptura dos sistemas de pensões e a sustentabilidade das finanças públicas. Bruxelas apresentou ontem o Livro Verde para Um Sistema de Pensões Europeu Adequado, Sustentável e Seguro, cuja discussão prossegue até 15 de Novembro.



"Tenho de conquistar o coração dos portugueses para as políticas que vamos ter de realizar", Diário Notícias de 08-07-2010
 

Foram cem dias "muito positivos". Pedro Passos Coelho diz ao DN que durante este tempo viu o PSD mudar a atitude em relação ao País e o País a olhar de forma diferente para os sociais-democratas. Não só o mostram as sondagens, que já posicionam o partido como uma alternativa ao PS, como se nota igualmente na adesão de muita gente às iniciativas lançadas "e que vão desde a revisão constitucional à discussão dos problemas reais". O momento não é "para embandeirar em arco", há ainda muito a fazer e, tal como disse no encerramento do Congresso do partido, "o mais difícil está para fazer nos próximos tempos".



PT e Telefónica negoceiam Vivo. Governo já admite dar luz verde, I de 08-07-2010
 

Uma semana depois de ter vetado o negócio, o governo abre agora a porta à possibilidade da venda da participação da Portugal Telecom na operadora brasileira Vivo, sabe o i. Desde que se encontre uma solução que permita manter a dimensão estratégica e internacional da PT. Decisiva para o volte-face foi a vontade manifestada ontem pela Telefónica para negociar directamente com a administração da Portugal Telecom "na procura de soluções possíveis para concretizar a operação de maneira a que as partes interessadas se sintam confortáveis".



Governo assume novo corte nos salários em Janeiro de 2011, Jornal Negócios de 08-07-2010
 

O Ministério das Finanças esclareceu ontem que a imposição de um tecto para o valor global das deduções e benefícios fiscais terá reflexo nas tabelas de retenção na fonte que se aplicarão logo no início de 2011. Na prática, isto significa que os trabalhadores dependentes e pensionistas a partir do terceiro escalão de IRS terão de fazer, a partir de Janeiro, retenções de imposto mais altos, o que se traduzirá em salários e pensões líquidas mais baixas. Está assim em aberto a hipótese de um segundo corte nos salários e nas pensões no espaço de apenas meio ano, depois de, em Junho, as tabelas terem sido revistas para acomodar a taxa adicional de IRS de 1% ou 1,5%, com efeitos retroactivos a todo o ano 2010.



Pressão poítica força Telefónica a negociar Vivo com a PT, Jornal Negócios de 08-07-2010
 

O anúncio da disponibilidade da operadora espanhola antecipou-se à provável sentença condenatória do Tribunal Europeu de Justiça da "golden share" do Estado português na PT. Ontem, em comunicado, a Telefónica mostrou disponibilidade para negociar, mas manteve como data final para a proposta o próximo dia 16 de Julho. No entanto, os accionistas da PT acreditam que esta data se poderá prolongar, caso até essa altura não seja encontrada solução. O Negócios sabe que os encontros iniciam-se nos próximos dias.



À campeões, Jornal Notícias de 08-07-2010
 

A Espanha está pela primeira vez na final do Mundial de futebol, após vitória sobre a Alemanha, por 1-0. O encontro das meias-finais teve lugar no estádio Moses Mabhida, em Durban, África do Sul.



Milhares sem dinheiro para pagar propinas, Jornal Notícias de 08-07-2010
 

Há universidades a implementar planos extraordinários de regularização de propinas em atraso. Na UMinho, o valor a receber ronda os dois milhões de euros. Na UTAD, dos sete mil alunos, três mil são bolseiros e têm um plano especial de pagamento em dez prestações. É norma geral que os alunos com propinas em atraso não têm as notas afixadas e, consequentemente, não podem matricular-se.



A "vida secreta do Museu do Prado", O Jogo de 08-07-2010
 

O nome é, em si mesmo, uma tentação, "O Prado escondido: A vida secreta do museu", e "esconde" um workshop de uma semana nos bastidores do museu de Madrid. "Adão" e "Eva", de Albrecht Durer, está actualmente em restauro.



Gaitán entra no onze, O Jogo de 08-07-2010
 

E na primeira sessão que houve Aimar - até ontem, vinha fazendo gestão de esforço -, eis que Jorge Jesus começa a definir com traços bem mais vincados o onze da águia versão 2010/11... com dois dos quatro reforços para já assegurados: Roberto e Gaitán. No dia do primeiro treino no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon, e ainda sem os mundialistas que, à partida, irão estar entre as primeiras escolhas, o técnico fez questão de brindar os emigrantes com uma amostra daquilo que será a equipa encarnada na luta pelo campeonato. Na baliza, Roberto actuou na peladinha contra os "titulares", um sinal de que será a primeira escolha. O guarda-redes espanhol mostrou todo o à-vontade com os colegas, algo que já tinha assegurado à Benfica TV, antes da partida para a Suíça. "Estamos a pensar de forma positiva e com vontade que comecem os jogos", afirmou.



EDP e Galp vendidas sem golden share, OJE de 08-07-2010
 

A privatização do capital remanescente da Galp Energia e da EDP - Energias de Portugal vai avançar este ano e sem "golden share". O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, disse ontem no parlamento, em sede da Comissão de Orçamento e Finanças, que não irá propor "golden shares" nas empresas públicas constantes do plano de privatizações, caso da Galp, EDP, REN e ANA. Frisou que pretende, este ano, avançar com as privatizações das empresas ligadas à energia, onde se incluem a Galp, EDP e REN e ainda vender o Banco Português de Negócios.



Emprego terá de aumentar 4%, diz OCDE, OJE de 08-07-2010
 

Portugal precisa de criar 170 mil empregos para anular o impacto da crise no mercado de trabalho, um esforço de 4%, que fica acima da média de 2,7% na União Europeia (UE). De acordo com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), para regressar aos níveis de actividade que tinha no último trimestre de 2007, o emprego em Portugal terá que crescer 4% até ao final de 2011. No caso da União Europeia (UE) e da OCDE, o emprego terá que acelerar 2,7%, enquanto na Zona Euro terá de ser 3,1%.



Portugal pode crescer 1,2% este ano, diz a Católica, OJE de 08-07-2010
 

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Universidade Católica (NECEP) projecta, na análise de Julho, um crescimento do PIB em 2010 de 1,2%, mais 0,5 pontos percentuais acima do anunciado em Maio. Os analistas justificam as novas perspectivas com o bom desempenho da economia no primeiro trimestre deste ano e que, segundo o Eurostat, subiu 1,1%, a terceira expansão em cadeia mais forte entre os países da UE. Os analistas acreditam que o segundo trimestre foi ligeiramente inferior ao anterior, com um crescimento de 0,6%.



Espanha chega pela primeira vez à final, Público de 08-07-2010
 

A plataforma giratória espanhola foi mais forte do que a tão elogiada "mestiçagem" alemã e o adversário da Holanda vai falar castelhano, uma final do Mundial surpreendente e que irá consagrar o futebol europeu e duas selecções que privilegiam o bem jogar, sendo certo que da África do Sul irá sair um campeão nunca visto. Ontem, no reencontro dos finalistas do último Europeu, só mudou o nome do marcador do único golo do jogo. Se em Viena tinha sido a perícia de Fernando Torres a fazer o resultado, ontem, em Durban, a proeza resultou do vigor do defesa Puyol, diferença que até está de acordo com o que se viu e separa os dois jogos.



Governo estuda entrega à CGD de direitos da golden share na PT, Público de 08-07-2010
 

O Governo está a estudar a venda da golden share na Portugal Telecom à Caixa Geral de Depósitos, procurando garantir para o Estado o direito de veto em questões estratégicas da empresa. O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias deverá hoje pronunciar-se contra a golden share na PT. Entretanto, a Telefónica anunciou ontem estar disposta a falar com a operadora portuguesa sobre o negócio da Vivo.



Cortes nas deduções vão ser antecipados, Público de 08-07-2010
 

O Ministério das Finanças deixou ontem claro que os cortes nas isenções e nas deduções fiscais a incluir no Orçamento para 2011 serão sentidas pelos contribuintes logo no início do próximo ano e não quando, em 2012, entregarem a sua declaração de IRS. O Governo antecipa assim um aumento de receita de 450 milhões de euros.



Valdés chega hoje, Record de 08-07-2010
 

O processo que conduziu à aquisição do internacional chileno está, assim, perto do final. Só faltam mesmo os resultados positivos dos testes médicos para a ligação entre o Sporting e Jaime Valdés ficar oficialmente formalizada por um período de três temporadas, mediante um salário anual de cerca de 800 mil euros.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream