12 julho 2010

Manchetes do Dia - 12-07-2010

Segunda, 12 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Senhores do Mundo, A Bola de 12-07-2010
 

Campeã europeia em título, a selecção espanhola é, a partir deste domingo, também a nova campeã do Mundo. Golo solitário de Iniesta, na segunda parte do prolongamento, valeu vitória suada na final disputada com a Holanda.



Filho de Ronaldo nos braços de ama, Correio Manhã de 12-07-2010
 

Jogador deverá juntar-se hoje à família. Primeiras imagens do filho do craque captadas ontem pelo CM em exclusivo. Família refrescou-se na piscina.



Estado muda 922 carros, Correio Manhã de 12-07-2010
 

Em plena crise financeira, Executivo autorizou a renovação da frota do Estado. 608 viaturas novas terão custado 7,7 milhões de euros.



Estradas de Portugal querem devolução de IVA para resolver défice, Diário Económico de 12-07-2010
 

A Estradas de Portugal (EP) tem com a Direcção-Geral das Contribuições e Impostos, uma discussão jurídica sobre um montante de 220 milhões de euros que o Fisco já cobrou como IVA, mas que a EP considera dever ser devolvido. É certo que as Finanças podem, a qualquer momento, decidir enviar estes 220 milhões de euros para a EP, resolvendo de imediato a questão do défice de tesouraria da empresa em 95 milhões de euros. É com esse dinheiro que a EP está a contar para equilibrar a sua tesouraria, apurou o Diário Económico junto de fontes próximas do processo.



"Não contem com o PSD para aumentar impostos em 2011", Diário Económico de 12-07-2010
 

Paula Teixeira da Cruz, número dois do PSD, garante que o Governo não conta com o maior partido da oposição para aumentar mais impostos em 2011, aconselha o PS a ponderar substituir o primeiro-ministro e diz que enquanto a situação económica continuar a degradar-se dificilmente o PSD abrirá uma crise política.



Não houve um só dia sem faltas no Parlamento, Diário Notícias de 12-07-2010
 

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, disse no início da legislatura que não aceitaria "deputados em part-time". Mesmo assim, ao fim de menos de nove meses, já houve 652 faltas em sessões plenárias, 72 das quais não foram justificadas. A assiduidade no plenário - um dos factores que mais beliscam a imagem dos deputados - continua a não ser brilhante no início desta legislatura e nas 77 sessões que já decorreram não houve nenhuma em que o hemiciclo estivesse cheio. Nem na sessão inaugural. Contas feitas, a média é de 8,5 faltas por plenário.



O único grande título que ainda faltava ao desporto espanhol, Diário Notícias de 12-07-2010
 

Todas as finais precisam de um "herói", mas esta teve dois: Iniesta, que resolveu mais uma vez (116'), e Casillas, que assegurou a chegada ao momento decisivo com duas fantásticas defesas aos pés de Robben (61' e 82'). A Espanha ganhou com justiça e podia ter dispensado o prolongamento da final com a Holanda. Em dois anos, graças a uma magnífica geração de futebolistas, comandada ainda pela arte de Xavi e os golos de David Villa, a Espanha conquistou o planeta futebol e tornou-se a terceira selecção a juntar o título mundial ao europeu (depois de Alemanha e França), a primeira a ganhar o maior troféu fora do Velho Continente.



Caso Freeport. O Pinóquio não era Sócrates, I de 12-07-2010
 

Carlos Guerra, o antigo presidente do Instituto da Conservação da Natureza (ICN), que foi constituído arguido no âmbito do processo Freeport, afirmou nos autos que o "Pinóquio", mencionado em correspondência trocada entre Charles Smith e a sociedade Freeport PLC, é José Manuel Marques, antigo vice-presidente do ICN e consultor da Câmara Municipal de Alcochete - e também arguido no processo. Esta é uma das revelações que constam do relatório da Polícia Judiciária (PJ) do processo Freeport - investigação que durou seis anos - que foi entregue a 21 de Junho aos procuradores do Ministério Público que acompanham o caso.



Mundial 2010. Golo de Iniesta dá primeiro título à Espanha, I de 12-07-2010
 

Depois da Europa, o mundo. A Espanha venceu a Holanda no prolongamento, com um golo de Iniesta, e juntou o título europeu ao mundial.



Bancos podem precisar de 100 mil milhões, Jornal Negócios de 12-07-2010
 

Os testes de "stress" à banca da Europa deverão obrigar a aumentos de capital num valor próximo dos 100 mil milhões de euros. A estimativa é do Deutsche Bank, que acredita que a maioria das instituições irá ser aprovada neste exame. Os resultados só serão revelados pela Comissão dos Supervisores da Banca Europeia (CEBS) no final da próxima semana.



Boato falso. BCP suspeita de ataque organizado, Jornal Negócios de 12-07-2010
 

O Millennium bcp vai apresentar, ainda hoje uma queixa na CMVM, e na segunda-feira junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), de modo a apurar quem é o autor da mensagem fraudulenta, descobrir a sua origem e repor o bom-nome e a imagem do banco, de acordo com o "Correio da Manhã". Em causa está um e-mail e um SMS que dizem que a instituição liderada por Santos Ferreira se encontra em graves dificuldades, sendo que o nome do banco surge erradamente como "BCP Millennium". O "CM" e o "Diário de Notícias" revelam que os clientes têm procurado informações junto dos balcões e que o BCP diz não se estar a verificar levantamentos extraordinários por parte dos clientes.



E viva Espanha, Jornal Notícias de 12-07-2010
 

A Espanha sagrou-se ontem, pela primeira vez, campeã mundial, graças a uma vitória dramática sobre a Holanda (1-0), numa final decidida apenas no prolongamento. Mais uma vez, foi um herói catalão (Iniesta) a decidir tudo a favor da selecção espanhola. Um dia depois de, em Barcelona, cerca de um milhão de pessoas se ter manifestado contra uma decisão do Governo espanhol que, basicamente, diminui o estatuto autonómico da Catalunha, um herói catalão deu o primeiro título mundial à Espanha. De resto, os oito golos da selecção espanhola no Campeonato do Mundo, que ontem terminou, foram marcados por jogadores do Barcelona (cinco de David Villa, contratado antes do Mundial ao Valência, dois de Iniesta e um de Puyol).



Mais vagas para entrar no Superior, Jornal Notícias de 12-07-2010
 

O número de vagas no Ensino Superior para o próximo ano lectivo de 2010/2011 sobe mais 4% em relação a 2009. Tal como nos anos anteriores, a oferta de cursos em horários pós-laborais continua a crescer, tal como as vagas no Ensino Superior Politécnico. As novas modalidades de acesso - alunos com mais de 23 anos e cursos de ensino à distância - conhecem, igualmente, um crescendo do número de vagas, abrindo as portas das instituições a novos públicos.



Walter na boca do Dragão, O Jogo de 12-07-2010
 

A novela Walter está a terminar e com o final antecipado por O JOGO no último sábado, quando todos davam o negócio como perdido para o Shakhtar: o avançado vai mesmo ser reforço do FC Porto. Roberto Siegman, assessor do Internacional de Porto Alegre, confirmou a O JOGO que o acordo tinha sido formalmente fechado ontem, faltando apenas, acrescentou, "detalhes que dizem respeito ao FC Porto" para anunciar o jogador .



Preços dos automóveis caíram 6,7%, OJE de 12-07-2010
 

Os preços dos automóveis, em termos reais, baixaram 6,7% em Portugal em 2009, enquanto na Zona Euro e União Europeia (UE) as quedas foram de 2,1 e 0,6%, respectivamente, revelou a Comissão Europeia (CE). A redução do preço final dos automóveis foi especialmente vincada em Portugal, por comparação com outros países da Zona Euro e da UE. Fontes ligadas ao mercado explicaram ao OJE que esta quebra se fica a dever "à política agressiva de descontos que foi praticada por quase todos os importadores nacionais" para fazer face à quebra acentuada das vendas. As políticas fiscais constituem outra explicação, já que os impostos apresentam duas componentes de cálculo – cilindrada e emissões de CO2 – sendo que nesta última se beneficiam os carros menos poluentes.



Roma: Semana da moda, OJE de 12-07-2010
 

Depois de Paris, chega agora a vez de Roma promover a sua "Semana da Moda", uma das mais reputadas do calendário anual. Na foto, um modelo de alta costura do criador italiano Fausto Sardi, da colecção Outono-Inverno 2011.



Como uma vitória no Mundial pode impulsionar a economia, OJE de 12-07-2010
 

A vitória no Mundial de Futebol não tem apenas impacto nas campanhas dos patrocinadores, nos direitos de televisão ou nos bolsos dos jogadores: ela vai mais longe, ao funcionar como um motor para a economia do país vencedor, defendem analistas. A euforia da vitória tem implicações directas no estado de espírito da população, em especial tratando-se de um país inserido num continente como o europeu, que se encontra mergulhado na depressão de uma crise de finanças públicas, com implicações directas na aplicação de medidas de austeridade. Os analistas consideram que esta euforia é potenciadora do consumo, num movimento que pode representar um crescimento adicional do PIB.



Aumento de vagas no ensino superior para este ano deixa de fora cursos de Medicina, Público de 12-07-2010
 

O número de vagas no ensino superior público continua a crescer. Este ano há mais 2068 a concurso. O aumento verifi ca-se sobretudo nas universidades, que oferecem mais 1295 lugares. Nos ambicionados cursos de Medicina, a oferta mantém-se praticamente igual. Começa amanhã a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Os candidatos têm à sua disposição quase 54 mil lugares, o que representa um crescimento do número de vagas em quatro por cento comparativamente com 2009.



O irresistível balanço do tiqui-taca, Público de 12-07-2010
 

O Mundial africano prolongava-se, não queria acabar. O mundo apontado ao Soccer City, ao Sowetto. Já lá vão 116 minutos e nenhum dos ganapos quer ir para casa. O sol volumoso deu lugar a uma noite fria e as meias solas nos sapatos já têm buracos do tamanho de um rand. Iniesta, alça da camisola em frangalhos, emporcalhada pela poeira da township, pegou na bola de trapos. É dele, só dele. Saiu disparada por certeiro pontapé que voou pelo meio das balizas formadas por dois montes de casacos, bonés e sacolas. Está feito!



Frango à espanhola, Record de 12-07-2010
 

O Benfica foi derrotado pelo Sion. Depois da vitória de ontem por 3-0 ao FC Monthey, a equipa encarnada bateu-se com o Sion e perdeu por 1-2. As águias estiveram quase sempre em cima da turma suíça, sem, no entanto, exercer um grande domínio. Gaítan exibiu-se a bom nível e já demonstrou bom entendimento com os restantes colegas. O guardião Roberto foi o mais infeliz e esteve mal nos dois golos sofridos pelo Benfica.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream