16 junho 2010

Manchetes do Dia - 16-06-2010

Quarta, 16 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Nem verde-esperança nem vermelho-ketchup, 24 Horas de 16-06-2010
 

Desde sábado que sou perseguida por uma imagem: um relvado coberto de ketchup a fazer lembrar a famosa tomatina das festas de Valência, em Espanha. E os jogadores da Selecção imparáveis, a correr sobre aquela papa toda, e a explodir perante um adversário completamente impotente. No fundo, desejava que esta caricatura resultante das palavras do Cristiano Ronaldo viesse a ganhar vida nos jogos da Selecção. Ontem, às 17h00, arrumei de vez com esta ideia parva.



Encalhádos, A Bola de 16-06-2010
 

Encalhámos logo no primeiro jogo. Agora, vamos lá safar a caravela e navegar... melhor que a primeira parte foi, do ponto de vista do espectáculo,aborrecida.Mais ainda para quem viu o jogo ao vivo e ao frio. Tirando aquele lance genial do ronaldo, logo aos 11 minutos,quando atirou a bola ao poste,uma apagada e vil tristeza, como diria o escritor.



Jesus confirma Roberto, A Bola de 16-06-2010
 

Vários nomes foram apontados à baliza encarnada, sendo certo que Roberto, esclarece Jorge Jesus, «foi uma das grandes prioridades» para reforçar o plantel do Benfica versão 2010/2011.«Conheço-o bem, não vem para o Benfica por acaso. Observámo-lo durante o campeonato. Chamou a minha atenção principalmente nos jogos Saragoça-Barcelona e Real Madrid-Saragoça. A partir daí tivemo-lo sempre debaixo de vista, analisando as suas prestações», explica o treinador dos encarnados. «Felizmente, o presidente [Luís Filipe Vieira] e o Rui Costa conseguiram trazê-lo... Penso que conseguiram. Só está certo quando se assina e ele ainda não assinou, mas foi uma das nossas grandes prioridades», indica. Roberto, guarda-redes espanhol de 24 anos, alinhou meia época de 2009/10 no Saragoça, por empréstimo do At. Madrid.



Hospitais cortam na comida dos doentes, Correio Manhã de 16-06-2010
 

Plano de cortes não abrange apenas horas extras e medicamentos. Doentes estão preocupados e presidente dos administradores hospitalares pede cautela.



Deco arrasa Queiroz, Correio Manhã de 16-06-2010
 

"A maneira de abordar o jogo na segunda parte não foi a mais correcta. Apostar no jogo directo não foi a melhor solução", prosseguiu o jogador, de 32 anos. "Não fico chateado por sair, entendo é que não é assim que conseguimos resultados. O erro foi querer ganhar o jogo em 45 minutos. Isso criou ansiedade e até podíamos ter perdido. Não fizemos as coisas bem feitas", acrescentou o médio do Chelsea, que deu o seu lugar a Tiago aos 62 minutos do encontro. Apesar do descontentamento, Deco acredita que continua tudo em aberto: "Temos de ganhar o segundo jogo."



Proposta da telefónica de mais dividendos pode ser ilegal, Diário Económico de 16-06-2010
 

A Telefónica deverá ser impedida de levar à assembleia-geral da PT de 30 de Junho a sua proposta de distribuição de um dividendo extraordinário de um euro por acção, com a qual pretende aliciar os accionistas da operadora portuguesa a aceitarem a venda da Vivo por 6,5 mil milhões de euros. Embora a decisão final esteja nas mãos do presidente da mesa da assembleia, António Menezes Cordeiro, os juristas ouvidos pelo Diário Económico consideram que a proposta é ilegal e não deverá ser aceite.



Bancos nacionais duplicam pedidos de financionamento ao BCE, Diário Económico de 16-06-2010
 

No último mês todos os caminhos foram dar a Frankfurt. Face às muitas reticências do mercado interbancário, os bancos nacionais recorreram em força aos empréstimos junto do Banco Central Europeu (BCE) e os números não deixam lugar a dúvidas: o financiamento do sistema financeiro português junto do BCE mais do que duplicou em Maio face a Abril. Foram mais 18 mil milhões de euros.



Admissão de professores prometida para 2011 ameaçada pela crise , Diário Notícias de 16-06-2010
 

O Ministério da Educação está a pôr em dúvida a abertura do concurso para entrada nos quadros previsto para o próximo ano, adiantou a Fenprof, após uma reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura. Segundo o sindicalista Mário Nogueira, o governante não deu garantias que seja possível abrir concurso no próximo ano, "em virtude dos constrangimentos que decorrem do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC)". E se houver concurso "não pode ser assegurada a dimensão das entradas", acrescenta.



Deco faz críticas e Queiroz dá desculpas, Diário Notícias de 16-06-2010
 

Deco não se calou após o encontro de Portugal com a Costa do Marfim (0-0) e criticou duramente o seleccionador Carlos Queiroz. Substituído a meio do segundo tempo, o médio saiu directamente para os balneários, com cara de poucos amigos e nem cumprimentou o treinador. Quando falou aos jornalistas não calou a revolta e demonstrou insatisfação para com as opções do técnico português.



Arranque tremido: Portugal empata, Queiroz ataca árbitro, Deco critica Queiroz, I de 16-06-2010
 

.O empate a zero com a Costa do Marfim não convenceu Deco, que considera que Portugal não entrou bem na segunda parte. "Apostar no jogo directo não foi a melhor solução", começou por explicar. "Fui colocado mais no lado direito e toda a gente sabe que não sou extremo." O jogador do Chelsea disse que não ficou triste por ter sido substituído, mas reforçou o tom crítico: "Não fico chateado por sair. Entendo é que não é assim que conseguimos resultados." A "ansiedade" e os "nervos" foram os maiores inimigos da selecção portuguesa, nas palavras de Deco. "O erro foi querer ganhar em 45 minutos. Isso criou ansiedade e até podíamos ter perdido." De qualquer, "tudo está em aberto", garante o médio.



Cavaco pressionado "Portugueses têm o direito de não pagar impostos", I de 16-06-2010
 

Uma declaração em forma de trunfo para os que contestam o pagamento da nova sobretaxa do IRS nos cinco meses anteriores à entrada em vigor da nova lei. "O direito de não pagar impostos com carácter retroactivo é um direito fundamental dos cidadãos", defendeu ontem o constitucionalista Jorge Miranda em entrevista à Rádio Renascença, juntando-se aos críticos desta medida incluída no pacote de austeridade do governo para consolidação orçamental e redução do défice excessivo. "O ministro das Finanças, se bem entendi, invocou um estado de necessidade: exigências do Estado, contra os cidadãos. Isto não pode acontecer. Não pode admitir-se uma lei retroactiva em matéria fiscal em qualquer país do mundo", argumentou Jorge Miranda na entrevista à jornalista Raquel Abecasis.A nova lei, que agrava a taxa de IRS 1% para cidadãos com rendimentos até 18 mil euros e 1,5% para os que tenham rendimentos acima deste montante, entrou em vigor no dia 1 de Junho. Mas incide sobre os rendimentos dos portugueses ao longo de todo o ano. Uma decisão que o CDS já tinha defendido ser inconstitucional, apelando ao PSD para que não viabilizasse a proposta do governo. A abstenção social-democrata levou mesmo Paulo Portas a acusar o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de ser "cúmplice da lei da selva fiscal".



Governo paga dívida do BPP aos bancos, Jornal Negócios de 16-06-2010
 

O Governo já pagou o empréstimo de 450 milhões de euros que seis bancos portugueses concederam ao Banco Privado Português (BPP), com aval do Estado. O crédito - formalizado em Dezembro de 2008 para viabilizar a instituição - foi denunciado pelo consórcio bancário, na sequência do processo de revogação da licença bancária desencadeado pelo Banco de Portugal (BdP), em meados de Abril. Um mês depois, em Maio, os bancos receberam o dinheiro. Segundo confirmou ao Negócios fonte oficial do Ministério das Finanças, "o Estado, na sequência da incapacidade do BPP para efectuar o reembolso do empréstimo de 450 milhões de euros contraído junto do consórcio de bancos nacionais, foi interpelado por estes para efectuar o pagamento em causa, na sequência da prestação da garantia de Estado ao referido empréstimo. Assim, no passado dia 10 de Maio, o Estado efectuou o pagamento da importância garantida".



Bruxelas quer muito mais cortes em 2011, Jornal Negócios de 16-06-2010
 

A Comissão Europeia veio ontem dizer que, apesar de o quadro orçamental traçado para 2010 ser credível e sustentado, os objectivos de redução do défice para 2011 podem obrigar o Executivo a apresentar mais medidas de corte de despesa pública O "buraco" que falta cobrir ascende a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 2.500 milhões de euros. O documento entregue à imprensa diz apenas que é uma questão de "especificação" de medidas no próximo Orçamento, uma expressão suficientemente evasiva para poder ser lida como um pedido para que o Governo português detalhe melhor as medidas já apresentadas. Mas na conferência de imprensa o comissário europeu Olli Rehn já falou em novas medidas, "substancialmente mais significativas", segundo a agência Lusa. O que deixa no ar a possibilidade do Governo ter de avançar com mais um pacote de consolidação orçamental já no Orçamento do Estado para 2011.



Hospitais à beira da ruptura financeira, Jornal Notícias de 16-06-2010
 

Através da análise dos casos de três hospitais do sector empresarial do Estado, cujo nome não é referido no Relatório, os autores do documento sobre a Saúde indicam aumentos muito significativos do crescimento anual de consumos e custos de funcionamento.



Falsa partida, Jornal Notícias de 16-06-2010
 

Longe vão os tempos em que a desorganização era imagem de marca das selecções africanas. A Costa do Marfim tem um núcleo de observadores topo de gama, ao ponto de saber a direcção de todos os penáltis marcados por Cristiano Ronaldo.



Deco critica Queiroz, O Jogo de 16-06-2010
 

Na análise aos factos, o Mágico considerou que "estava bem" e não deixou de lançar críticas às opções tácticas do seleccionador Carlos Queiroz, que o colocou a jogar numa posição em que não se sente confortável. "Não me surpreendeu sair cedo. O que me surpreendeu foi o treinador ter-me colocado no lado direito. Todos sabem que não sou extremo e que sempre joguei no meio. Passados cinco minutos saí. Ninguém gosta de sair, e eu também não, mas respeito a decisão do treinador. Não estávamos a fazer um grande jogo, mas confiava que iríamos melhorar", sustentou Deco.



Portugal não destruiu emprego até Março, OJE de 16-06-2010
 

Os países da Zona Euro conseguiram travar a destruição de emprego no primeiro trimestre do ano, face aos três meses anteriores, com Portugal a acompanhar a tendência, segundo os dados divulgados ontem pelo Eurostat. De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), Portugal - à semelhança de Espanha, Alemanha e França – não criou nem destruiu emprego entre Janeiro e Março, relativamente ao trimestre anterior.



Telefónica dá dividendo extra na PT, OJE de 16-06-2010
 

A telefónica quer distribuir um dividendo extraordinário de 1 euro por acção da Portugal Telecom, caso o negócio de compra dos 50% da Brasicel (que detém 60% da Vivo) à PT se concretize. Na prática, a Telefónica quer que parte dos rendimentos com a venda da articipação na Brasicel sejam distribuídos aos accionistas, com a Telefónica a receber mais de 76 milhões de euros, tendo em conta a sua posição no capital da PT.



Arte: Feira de Basileia arranca hoje, OJE de 16-06-2010
 

A Feira"Art 41 Basel" arranca hoje em Basileia, na Suíça, com mais de 300 galerias de todo o Mundo a apresentarem até Domingo obras de cerca de 2500 artistas contemporâneos. Na imagem, a série "Black and White Boxer" de Marianna Gartner.



Mundial 2010 faltou-lhes coragem para mais, Público de 16-06-2010
 

Quando partiu para a África do sul,a selecção portuguesa já sabia que estava no chamado " Grupo da Morte" , com um fortíssimo candidato (Brasil), um forte concorrente ( costa do marfim) e um outsider desconhencido á procura da surpresa (coreia do norte).



Hospitais violam tempo de espera nas consultas mais urgentes, Público de 16-06-2010
 

Há cada vez mais pessoas à espera de uma primeira consulta de especialidade: em 2009, houve cerca de 700 mil pedidos, mais 224 mil do que em 2008. A lei determina que o tempo máximo de espera por uma consulta de especialidade muito prioritária não deve ultrapassar um mês. Mas no ano passado os doentes a aguardar pelas primeiras consultas hospitalares mais urgentes esperavam o dobro do tempo, em média. E, nos casos da Oftalmologia, a espera média atingia os 123,5 dias, quatro vezes mais do que a lei prevê. Em 2009, aliás, dos mais de 700 mil pedidos de primeira consulta de especialidade enviados pelos médicos dos centros de saúde para os hospitais (contra cerca 476 mil, em 2008), cerca de um terço teve de transitar para este ano. São dados adiantados no relatório de 2010 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), que, agora com o apoio da Fundação Gulbenkian, começou a montar uma metodologia para efectuar uma análise rigorosa dos números do programa Consulta a Tempo e Horas. Depois de centrar anos a fio as suas críticas nas listas de espera para cirurgias, conseguidas melhorias substanciais a este nível, o OPSS decidiu este ano desviar a sua atenção para os prazos de resposta nas primeiras consultas hospitalares de especialidade. O objectivo é monitorizar anualmente o grau de aplicação da Lei 41/2007, que definiu tempos máximos de espera (de um, dois e cinco meses, para casos muito prioritários, prioritários e sem prioridade, respectivamente).



«Deco anda a gasóleo», Record de 16-06-2010
 

Jorge Jesus e Paulo Sérgio, técnicos de Benfica e Sporting, foram ontem os comentadores do jogo de estreia da Seleção a convite da Rádio Renascença. Ambos se mostraram críticos em relação à prestação de Portugal e Jorge Jesus chegou mesmo a fazer destaques pela negativa, designadamente em relação a Deco. "A gasóleo e com esta velocidade não precisa de ser marcado", afirmou ao intervalo. De início, no entanto, as perspetivas eram boas. Paulo Sérgio salientava o valor da Costa do Marfim "com jogadores explosivos", enquanto Jorge Jesus não tinha dúvidas. "Portugal é muito melhor. As equipas de África estão a quilómetros das europeias." Ambos consideraram uma vantagem "Drogba não jogar", apesar de o técnico leonino ter manifestado o desejo de o ver em campo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream