17 junho 2010

Manchetes do Dia - 17-06-2010

Quinta, 17 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

O drama do inspector da ASAE desfigurado em bar de alterne, 24 Horas de 17-06-2010
 

Os amigos conhecem-no como "um durão armado em pintas" ou como um "tipo que ferve em pouca água". O ex-forcado de Vila Franca de Xira e inspector da ASAE de Santarém, Ricardo Machado Lourenço, 40 anos, entra para a história da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica no papel de vítima e não de durão. Na terça-feira, pelas 18h00, o inspector Ricardo foi agredido selvaticamente num bar de alterne, com um murro nos óculos escuros que trazia colocados.



Vieira foi a Madrid , A Bola de 17-06-2010
 

Novo avanço entre Benfica e Real Madrid por Di María. Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, deslocou-se na passada quarta-feira a Madrid para se reunir com o homólogo do Real Madrid, Florentino Pérez, com quem alcançou, já noite dentro, segundo apurámos junto de fonte do clube merengue, um princípio de acordo para a transferência de Angel Di María. À hora de fecho desta edição desconheciam-se ainda pormenores, tais como as verbas colocadas em cima da mesa para a concretização do negócio sendo certo que o Benfica desde sempre manifestou a intenção de não colocar jogadores no processo, tal como o Real pretendia sob forma de baixar os valores pretendidos pelos encarnados.Luís Filipe Vieira, recorde-se, tem mostrado intransigência em negociar abaixo da cláusula de rescisão, de 40 milhões de euros, valor considerado elevado pelos espanhóis. Vieira e Florentino encontraram-se, tendo por companhia a presença do empresário FIFA Jorge Mendes, e tudo indica que se terá obtido um aproximar de posições fundamental para que o negócio fique concluído nas próximas horas.



Leão em força, A Bola de 17-06-2010
 

A cerimónia servia para apresentar os reforços a Maniche, Evaldo e André Santos, era sobre eles que,supostamente, incidiam os holofotes. Mas a verdade de é que, com estes reforços garantidos, a estrela da tarde acabaria por ser... José Eduardo Bettencourt.



Deco forçado a pedir perdão, Correio Manhã de 17-06-2010
 

Deco pediu desculpas públicas a Queiroz, retractando-se das críticas lançadas ao seleccionador no final do empate (0-0) com a Costa do Marfim.'Nunca tive e não tenho qualquer problema com o treinador e jamais foi minha intenção pôr em causa as decisões e liderança do professor Carlos Queiroz', garantiu Deco, acrescentando que as suas palavras foram proferidas 'a quente' e 'sem discernimento', sendo motivadas pela frustração de não ter podido ajudar a equipa a conseguir melhor resultado.



Moniz pede parecer a Vara, Correio Manhã de 17-06-2010
 

Vara acrescenta que uma alteração de presidente "não afectará as relações" do banco com o Benfica. Contactado pelo CM, José Eduardo Moniz confirma esta conversa, às 17h32 de 18 de Junho, três horas e meia antes de revelar que não era candidato e em pleno ataque do Governo à TVI. No entanto, garante que não ligou para saber a opinião de Vara sobre a candidatura, mas sim "na eventualidade de ganhar, saber se isso teria impacto na relação" do BCP com o clube. Moniz diz mesmo que, para ele, a opinião de Vara era irrelevante e que "esta conversa em nada influenciou" a sua decisão. José Eduardo Moniz adianta que falou com Vara enquanto administrador do BCP, tendo contactado responsáveis de outros bancos. " Sempre disse que era fundamental perceber a real situação financeira do Benfica", diz para explicar estes contactos.



Crise obriga Portugal a adiar maior emissão de dívida do ano, Diário Económico de 17-06-2010
 

O Ministério das Finanças vai adiar uma emissão de três milhões de euros por causa da turbulência nos mercadps



Governo espera défice mais baixo de 7,1% no final do ano, Diário Económico de 17-06-2010
 

O Secretário de Estado do Orçamento garantiu, ontem, que "não são necessárias medidas adicionais" para atingir objectivo orçamental de 2011.



Empresários assustados com chegada do FMI a Espanha, Diário Económico de 17-06-2010
 

O director do FMI, Strauss-Kahn, vai amanhã a Espanha, que continua a dizer que não precisa de ajuda. Deste lado da fronteira, os empresários estão preocupados.



Vêm aí mais cortes nos apoios sociais, Diário Notícias de 17-06-2010
 

Comparticipação de medicamentos, taxas moderadoras, acção social escolar, RSI, apoio a acamados, quase nada fica de fora das novas medidas de austeridade que prometem cortes nas prestações sociais. A partir de 1 de Agosto entram em vigor as novas regras que definem quem tem ou não direito a apoios sociais, em função dos novos conceitos de "rendimentos" e de "agregado familiar", ontem publicadas em Diário da República. Os beneficiários destes apoios têm, ainda, de abdicar do sigilo bancário e fiscal, sob pena de os mesmos lhes serem retirados.



20 mortes em França por causa do mau tempo, Diário Notícias de 17-06-2010
 

Chuvas torrenciais mataram 20 pessoas no Sudeste da França e atingiram áreas importantes das Astúrias, em Espanha, obrigando a retirar centenas de pessoas das zonas inundadas. As áreas mais atingidas são as francesas, sobretudo a cidade de Draguidnan, onde morreram oito pessoas. Nesta localidade, a água chegou a subir dois metros.



Cardeal Patriarca critica políticos"envergonhados", I de 17-06-2010
 

Bagão Félix já disse que não várias vezes, mas os activistas católicos acreditam que ainda vão conseguir convencer o ex-ministro das Finanças a candidatar-se à Presidência da República. Todos os dias aparecem novos apelos para que Bagão se apresente às eleições contra Cavaco Silva. Isilda Pegado, a ex-deputada do PSD que protagonizou os movimentos anti-aborto e pelo referendo ao casamento gay, vê "com bons olhos a candidatura do dr. Bagão Félix" e lembra o recente exemplo do social-democrata Paulo Rangel - que começou por recusar candidatar-se à liderança do PSD e depois mudou de ideias - para sustentar que "todos nós já vimos na política alguns 'nãos' converterem-se em "sins". Ontem, o cardeal-patriarca de Lisboa fez um discurso fortíssimo de apelo ao envolvimento dos cristãos na política. "Estamos a cair na situação anacrónica que qualquer intervenção da Igreja, de modo particular da hierarquia (...) é facilmente julgada como intervenção na esfera do estritamente político, esquecendo que o domínio político é todo o interesse pelo bem da 'polis'", defendeu o cardeal. E se a hierarquia "por decisão própria e em defesa do carácter específico do seu ministério, abstém-se habitualmente de se imiscuir no âmbito estritamente político", já "os cristãos leigos não são a isso obrigados e devem ser porta-vozes, no seio da sociedade, dos autênticos valores cristãos". Ora, D. José Policarpo "pressente" que "virá dos leigos a energia para esta renovação da intervenção da Igreja na sociedade".



Governo corta apoios, Jornal Negócios de 17-06-2010
 

É uma autêntica revolução no sistema de protecção social. O Governo vai rever a atribuição de prestações sociais que beneficiam hoje mais de dois milhões de pessoas. E a estimativa é conservadora, já que o diploma ontem publicado em Diário da República vai mais longe do que o previsto. A comparticipação de medicamentos e de taxas moderadoras, de pensões de alimentos ou de apoios no âmbito da acção social escolar, tal como os outros apoios atribuídos pela administração central, também vão estar sujeitos a regras mais apertadas de aferição de rendimentos, nomeadamente através do recurso à informação fiscal e bancária Candidatos de famílias com um património mobiliário superior a 100.612,8 euros deixarão, por exemplo, de ter acesso aos apoios.



Mortes dentro do carro, Jornal Notícias de 17-06-2010
 

Promessas de casamento por cumprir, que já tinham originado acessões entre um ex-casal, terminaram em tragédia. 0 homem terá morto a mulher a tiro e suicidou-se. Os corpos foram encontrados ontem dentro de um carro junto ao cemitério de Quarteira, em Loulé.



AMI já não tem alimentos para responder aos pedidos, Jornal Notícias de 17-06-2010
 

A Assistência Médica Internacional (AMI) não tem alimentos suficientes para responder às necessidades de quem a procura Há cada vez mais famílias a pedir ajuda às organizações, mas os excedentes do programa comunitário e as ajudas já não chegam.



Novos leões, O Jogo de 17-06-2010
 

Estão aí os reforços! Depois de um período de (in)definições, foram ontem consumadas as contratações de Maniche até 2012 e de Evaldo até 2014 e apresentados os três reforços garantidos até ao momento para 2010/11, na medida em que o jovem André Santos mereceu iguais honras às prestadas aos ex-jogadores do Colónia e do Braga.



Portugal paga o dobro para emitir dívida, OJE de 17-06-2010
 

Portugal fez ontem uma nova emissão de dívida pública, com um prazo de nove meses, e pagou o dobro da emissão anterior que, aconteceu em Maio. Na emissão de ontem, de 718 milhões de euros, a taxa média situou-se nos 2,689%, que compara com 1,046% da emissão anterior. A procura foi o dobro da oferta, mas a pressão no mercado da dívida, essencialmente provocado por rumores sobre as dificuldades de Espanha, prejudicou Portugal.



Efacec reforça em Espanha com Fasymon, OJE de 17-06-2010
 

A efacec adquiriu 75% do capital da empresa espanhola Fasymon para reforçar a presença neste mercado estratégico. A nova empresa, refere a Efacec em comunicado, situa-se em Sta. Barbara, na Catalunha, tem um volume de negócios previsto de 4,5 milhões de euros este ano e emprega 20 pessoas.



Alemanha: ThyssenKrupp inaugura hoje nova sede, OJE de 17-06-2010
 

A nova sede da ThyssenKrupp, em Essen, vai ser hoje inaugurada após três anos de construção. Ocupa uma área de 20 hectares, com uma zona administrativa, a academia da empresa, um centro de conferências e um hotel.



Exames Camões surpreendeu alunos na prova de português mas foi bem recebido, Público de 17-06-2010
 

Com pó, vigas, alguns tijolos e as protecções das obras de remodelação da escola como cenário, Inês Pino, Daniel Martins, Jorge Pinto e Nuno Rodrigues avançaram com passos determinados, que disfarçavam bem o receio que tinham dos 150 minutos que se seguiam. Estes quatro alunos do curso de ciência e tecnologias da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, fizeram ontem à tarde o exame nacional de Português do 12.° ano - o princípio do fim de um ciclo que se fecha e que esperam que lhes abra as portas do Instituto Superior Técnico. Dentro de uns anos querem conquistai- o título de engenheiros. Parte desta responsabilidade esteve nas mãos de Camões. Ou melhor, da forma como responderam às perguntas sobre o excerto de Os Lusíadas que saiu na prova e que dizem ter sido uma "completa surpresa". Nesta escola cerca de 400 outros alunos realizaram ontem a mesma prova. No ano passado, em todos os exames do ensino secundário a escola ultrapassou as 1000 provas, o que a coloca entre os estabelecimentos de ensino que mais alunos levaram a exame nacional. Ao todo no país, segundo dados do Ministério de Educação, estavam inscritos para a prova de ontem do ensino secundário 75.875 alunos. Contudo, o número efectivo de estudantes que compareceu ao exame só será divulgado hoje. No ano passado estavam inscritos menos alunos nesta primeira fase de exames (73.740) e fizeram a prova 64.993. Quanto a médias, desde que os exames arrancaram em 1997 a mais baixa a Português registou-se em 2008: 9,7 valores numa escala de zero a 20. A média mais elevada, de 11,8, aconteceu em 2001.



Apoios sociais vão acabar para quem tem mais de 100 mil euros, Público de 17-06-2010
 

As pessoas que estão a receber rendimento social de inserção (395 mil), subsídio social de desemprego (120 mil pessoas) ou abono de família (1,7 milhões de agregados) verão as suas prestações serem reavaliadas à luz das novas regras ontem publicadas e que entram em vigor a 1 de Agosto. Na prática isto significa que muitos destes subsídios poderão baixar ou mesmo ser cortados, uma vez que o rendimento dos beneficiários passará a ter em conta os juros de depósitos bancários, as rendas, as pensões pagas por fundos de pensões ou os apoios ao nível da habitação social, que até agora não eram contabilizados. O conceito de agregado familiar também se alteia e fica claro que só terão direito às prestações (RSI, subsídio social de desemprego, abono de família, acção social escolar, comparticipação de medicamentos, subsídio a pessoas com deficiência) os agregados que tenham um património mobiliário (dinheiro e acções) inferior a 100 mil euros no momento em que pediram o apoio. Depreendese da leitura do diploma que todos os beneficiários nestas condições perderão o direito às prestações.



Três de uma Vez, Record de 17-06-2010
 

Um mês e meio depois do final da última época, o Sporting começou ontem a renascer para o futuro e pela primeira vez em muitas semanas os aplausos voltaram a ouvir-se no auditório do Estádio José Alvalade.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream