15 junho 2010

Manchetes do Dia - 15-06-2010

Terça, 15 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Espião da Costa do Marfim aposta em Portugal, 24 Horas de 15-06-2010
 

Desde que se tornou conhecimento de que trabalharia com Eriksson durante o Mundial 2010, Toni ganhou um novo cognome na praça pública- "o espião" . É obviamente exagerado, o próprio convive bem com a situação e define a sua colaboração com o seleccionador da Costa do Marfim como "observador e analista" dos adversários da equipa africana.



Heróis do Mar, A Bola de 15-06-2010
 

Para qualquer profissional de futebol, estar num Campeonato do Mundo é um privilégio, mas também uma enorme responsabilidade. Porque muito pesará, neles, o sonho de um país inteiro. Mais ainda quando se trata de um país sofredor e que acaba por ter no futebol a principal, mas obviamente insuficiente, razão de auto-estima e da capacidade colectiva de sucesso. Eram outros, os tempos em que o orgulho da Pátria vinha das conquistas que fizeram História no mundo. Quando as frágeis caravelas enfrentavam os fortes mares e os nossos navegadores, quase todos eles sem nome na História, se obrigavam a passar além da dor, como escreveu Pessoa no seu imortal Mar Português.É, afinal, em memória desses homens, cuja glória foi bem menor do que a coragem e a alma, que baptizámos de navegadores, aqueles, que cinco séculos depois, se defrontam com o desafio da História, nos mesmos lugares distantes em que os portugueses ganharam notoriedade e fama.



Portugal sem espaço para falhar, Correio Manhã de 15-06-2010
 

Carlos Queiroz diz que primeiro jogo é tão importante como o último, mas assume importância dos primeiros três pontos, com a Costa do Marfim.



Governo dá taluda a barão vermelho, Correio Manhã de 15-06-2010
 

A empresa de painéis fotovoltaicos da RPP Solar, dirigida por Alexandre Alves, vai receber 58 milhões de euros de incentivos financeiros directos para criar 1900 postos de trabalho nos próximos dois anos e meio, em Abrantes. O protocolo de cooperação assinado ontem entre a RPP Solar e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) significa que cada emprego custará mais de 30 500 euros. Instalada em Pego, num terreno com 82 hectares, comprado e disponibilizado ao 'preço simbólico' de 200 mil euros pela Câmara, que também isentou a empresa das taxas urbanísticas, a unidade implica um investimento de 1072 milhões de euros e a criação de 1900 empregos até 2012. No âmbito do protocolo com o IEFP, a firma de painéis solares vai receber 128 milhões de euros, 58 milhões dos quais em incentivos financeiros e os restantes 70 milhões em incentivos fiscais, ao abrigo do QREN. Trata-se de um Projecto Integrado de Energia Solar (PIES). O protocolo define as regras no que concerne ao recrutamento e formação dos trabalhadores, com "formação profissional à medida" e a utilização de medidas governa mentaisde apoio ao emprego. A mão-de-obra, sobretudo a indiferenciada, será recrutada aos níveis local e regional.



Agravamento da crise em Espanha provoca novas divisões na Europa, Diário Económico de 15-06-2010
 

Os analgésicos devem ter esgotado ontem no palácio de La Moncloa, sede do governo espanhol. É que era difícil Madrid começar a semana com mais dores de cabe ça.Aos rumores de um eventual pedido de ajuda a Bruxelas, que começaram no fim-de-semana, juntaram-se subidas do desemprego, anúncios de greves, quedas na bolsa e a vantagem do PP, principal partido da oposição, nas sondagens. Tudo isto a começar uma semana onde, na quinta-feira, Espanha terá que se submeter novamente ao teste dos mercados, com uma emissão de dívida a dez e 30 anos



PSD quer alargar contratos a prazo para os jovens, Diário Económico de 15-06-2010
 

Pacote do PSD para flexibilizar o mercado de trabalho, durante o PEC, prevê alargamento dos contratos a três anos para jovens à procura do primeiro emprego.



Viagem Lisboa-Porto vai ser 10% mais cara pelas SCUT, Diário Económico de 15-06-2010
 

A partir de 1 de Julho, quando forem introduzidas as portagens nas SCUT da zona Norte, vai passar a ser mais barato viajar de carro entre as duas principais cidades do País pela A1.



Ministério da justiça 'apaga' 14 721 crimes com armas de fogo, Diário Notícias de 15-06-2010
 

Em menos de um mês , o Ministério da Justiça fez desaparecer da sua base de dados oficial 14 721 crimes cometidos com recurso a armas de fogo. O número que constava em Maio era 28 192 e agora é 13 471, o que significa uma diferença superior a metade.



Inventor diz que bola favorece Ronaldo, Diário Notícias de 15-06-2010
 

Andy Harland é um dos criadores da tão polémica bola Jabulani propriedade da multinacional adidas. Ao contrário, contudo, da grande maioria, o engenheiro inglês, que também foi um dos pais da Roteiro, utilizada no campeonato da Europa de 2004, em Portugal, entende que esta é a "melhor bola de sempre". Testada em todas as superfícies e sob as melhores e piores condições climatéricas, Harland diz que a Jabulani proporcionará espectáculo. E jogadores como Ronaldo vão sair a ganhar.



Volta ao mundo cá dentro. Dever cumprido, faça-se á estrada e siga o repto presidencial, I de 15-06-2010
 

Quando Cavaco Silva sugeriu a 5 de Junho que os portugueses deviam fazer férias cá dentro, evitando sair para o estrangeiro, o intrépido explorador dentro de cada um de nós soluçou – e em desespero percorreu Copenhaga, Tóquio, Texas, Estocolmo e Oslo, tudo na mesma noite. Estes bares do Cais do Sodré podem servir para afogar as mágoas, mas não matam o bichinho de galgar quilómetros. "Neste tempo difícil que atravessamos, os portugueses devem fazer turismo no seu próprio país, pois é uma ajuda preciosa para ultrapassar a situação difícil em que o país se encontra", anunciou o Presidente da República depois de cortar a fita de um pavilhão desportivo em Albufeira.



Casamento gay:Clínicas questionam inseminação artificial em lésbicas, I de 15-06-2010
 

Casos concretos (ainda) não, mas dúvidas já começaram a bater à porta dos centros de procriação medicamente assistida (PMA). A formulação de uma norma da lei que regula a PMA parece abrir estas técnicas a casais de lésbicas e para ajudar a esclarecer as questões levantadas por centros médicos o Conselho Nacional de PMA vai elaborar, no final desta semana, um parecer sobre a matéria. Na Assembleia da República, PS e Bloco de Esquerda admitem alterações à lei, mas em sentidos diferentes. Numa primeira leitura, o artigo 6º da lei 32/2006 parece admitir como beneficiários casais homossexuais, já que fala em pessoas casadas sem qualquer outra referência (ver destaque à direita). Mas Eurico Reis, presidente do Conselho Nacional de PMA, sublinha que a questão não é tão linear como parece. Tudo porque o princípio da lei é a aplicação para fins terapêuticos, em situações de infertilidade. Prevêem-se coimas se este princípio não for cumprido, em valores que podem atingir os 50 mil euros.



Exames Nacionais: agora é tudo mais fácil? Faça os testes de Português e Matemática de 1943, I de 15-06-2010
 

É um paradoxo nacional. Quando os resultados dos exames nacionais melhoram, chovem críticas sobre o reduzido grau de dificuldade das provas. Amanhã arranca uma nova época de exames, com mais de 250 mil alunos chamados a prestar provas até ao final do mês. Nas próximas duas semanas, as preocupações serão as de sempre: passar de ano, entrar para a faculdade, conseguir um período completo de férias sem mais semanas de estudo e fazer a fotografia da praxe ao estado do ensino nacional. Os rituais são muitos, e chovem dicas sobre alimentação ou superstições (ver caixa). As prestações são preparadas desde o primeiro dia do ano lectivo e, no dia da prova, a segurança é máxima: os exames são entregues selados nas escolas, os professores da disciplina não podem estar na sala da prova a menos que o júri nacional de exames detecte um erro no enunciado. O resultado é uma prova sem nome no cabeçalho, e o corrector não chega a saber de quem é o exame que lhe chega às mãos. Segundo o Ministério da Educação, vão realizar-se 35 6127 exames do ensino secundário e 192 092 do básico, para os quais estão inscritos 96 042 estudantes - este ano mais 5 mil que em 2009.



Economia portuguesa é a que mais perde durante os jogos da selecção, Jornal Negócios de 15-06-2010
 

Os três jogos iniciais da selecção portuguesa, que arranca hoje a participação no campeonato do mundo de futebol frente à Costa do Marfim, provocam uma perda potencial de 32,28 dólares (26,3 euros) por trabalhador. Este é o valor mais elevado entre todos os países participantes no torneio que se disputa na África do Sul. Este valor só não é mais elevada porque os portugueses estão apenas no "meio da tabela classificativa" quanto à riqueza criada por cada hora de trabalho, a principal variável que mede a produtividade. Holanda, Dinamarca e Alemanha, países com o dobro da produtividade horária, seguem-se no "ranking" das maiores perdas potenciais per capita.



A nossa hora, Jornal Notícias de 15-06-2010
 

Portugal e Costa do Marfim entram hoje em campo, a partir das 15 horas (RTP e SportTV), no jogo de abertura do Grupo G, em Port Elizabeth. Uma vitória pode deixar qualquer das equipas em posição privilegiada para o apuramento.



CP recorre a autocarros para contrariar a greve, Jornal Notícias de 15-06-2010
 

A greve dos maquinistas da CP vai afectar a normal circulação de comboios até quarta-feira. O período mais conturbado será entre as 5 e as 10 horas de hoje, quando circulam apenas 10% dos comboios em todo o país. Em Lisboa e no Porto, haverá autocarros alternativos.



Governo alarga portagens a outros SCUT, Jornal Notícias de 15-06-2010
 

Ainda este ano, o pagamento de portagens poderá ser alargado a outras vias que não têm custos para o utilizador. Tudo depende dos resultados da avaliação que será feita no segundo semestre de 2010. O anúncio foi feito ontem, segunda-feira, pelo secretário de Estado.



Drogba ao almoço, O Jogo de 15-06-2010
 

A utilização de Drogba frente a Portugal continua a ser uma incógnita. Aliás, a decisão final só será tomada por Sven-Goran Eriksson uma ou duas horas antes do jogo. "Não sei se vai jogar, só vamos decidir depois de almoço", assumiu o seleccionador da Costa do Marfim em conferência de Imprensa. No treino de adaptação realizado no Estádio Nelson Mandela Bay, palco do jogo de hoje, Drogba trabalhou sem limitações e nos primeiros quinze minutos do apronto, abertos à comunicação social, o avançado realizou todos os exercícios do aquecimento sem problemas. Só não foi possível perceber se utilizou alguma protecção no braço direito, pois os jogadores treinaram-se de manga comprida devido às condições meteorológicas adversas.



Ryanair com 57 milhões para o Porto, OJE de 15-06-2010
 

A companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou ontem um investimento de 57,7 milhões de euros para reforçar a oferta no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com sete novas rotas e mais um avião.



Desemprego é o 4º mais alto da OCDE, OJE de 15-06-2010
 

A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo máximo em Abril alcançando 10,8% e sendo a quarta mais elevada da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que agrega as 30 economias mais desenvolvidas do mundo.A percentagem da população activa no desemprego em Portugal, medida pela OCDE, subiu 0,2 pontos percentuais em Abril, face aos 10,6% observados em Março, alcançando um novo recorde dos últimos 20 anos. Portugal ultrapassou a Hungria, que em Março era o quarto país com a taxa de desemprego mais elevada.



Leilões: Obra de Modigliani bate recorde com 43 milhões, OJE de 15-06-2010
 

Esta"Cabeça de mulher", esculpida em 1912 pelo pintor e escultor Amedeo Modigliani, foi ontem comprada por 43 milhões de euros num leilão da Christie's em Paris, batendo o recorde do preço mais elevado algums vez pago por uma obra de arte em França.



PSD quer renovações ilimitadas dos contratos de trabalho a prazo, Público de 15-06-2010
 

Os sociais-democratas têm pronta legislação laborai especial para vigorar durante o actual PEC (2013), mas que poderá prolongarse até final de 2015. Alargar para três e quatro anos o prazo dos contratos a prazo, quando hoje vão de 18 meses a dois anos, e permitir renovações ilimitadas destes é um dos pilares centrais da proposta de legislação laborai especial, a vigorai" durante a aplicação do Programa de Estabilidade e Crescimento (até final de 2013), que o PSD vai apresentaino Parlamento. No documento, a que o PÚBLICO teve acesso, o PSD defende que esta legislação visará "a salvaguarda dos direitos dos desempregados" e "impulsionar os empresários a não recearem arriscar na criação de postos de trabalho numa época de incerteza dos mercados e economias". "Desta forma, permite-se quebrar o ciclo vicioso e negativo do tempo de desemprego directamente proporcional à inoportunidade do regresso ao mercado de trabalho", acrescenta-se.



Mundial 2010, Público de 15-06-2010
 

O Mundial começou há quatro dias e os protestos em relação ás vuvuzelas têm vindo a subri de tom - Talves para se fazerem ouvir sobre o ruído das cornetas africanas.



Vamos lá Portugal!, Record de 15-06-2010
 

Chegou a hora - "ke nako", em sotho, uma das onze línguas oficiais da África do Sul - que os portugueses esperavam e os jogadores da Seleção Nacional mais do que ninguém. Se os adeptos podem manifestar esperança numa boa prestação da equipa neste Mundial sul-africano, não restam dúvidas que dentro do grupo capitaneado por Cristiano Ronaldo a motivação, a alegria e a predisposição para levar Portugal até onde nunca antes chegou valem desde já o título de campeões da determinação.Foi longo e difícil o caminho até aqui, na ponta mais austral do continente africano. Para trás ficaram as hesitações e as dúvidas típicas de quem tantas vezes tem medo de acreditar em si próprio. Ao longo desse caminho foram precisamente Carlos Queiroz e os seus jogadores a mostrar que era possível. Agora que aqui estão, todos os sonhos lhes são permitidos. Portugal pode, como tantas outras seleções, queixar-se da falta deste ou daquele jogador. Mas Portugal tem argumentos que nem todas as outras seleções possuem. A começar em Cristiano Ronaldo, mas não se esgotando no capitão. A Jabulani, de que tanta gente se queixa, parece já ter feito um pacto secreto com o capitão português e por isso o vemos feliz, rindo como um menino grande pronto para pregar umas partidas aos guarda-redes adversários (ontem, como as fotos mostram, as "vítimas" de ocasião foram os seus próprios companheiros de equipa).


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream