10 maio 2010

Manchetes do Dia - 10-05-2010

Segunda, 10 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Ai jesus que o Benfica é Campeão, 24 Horas de 10-05-2010
 

Estava reservado o marquês de pombal. Estavam reservadas as principais artérias da capital, estava reservado o país inteiro. De lisboa ao Porto, de Évora a Vila Real, de Faro a Fátima, Beja, Portalegre, não houve grande cidade que não se pintasse de vermelho. Festa reservada e sem reservas. Excessos houve muitos. Só em Braga se estragou essa festa - que devia ser grande, pelo grande clube da cidade, mas foi pequena, mesquinha, quando adeptos dos dois clubes se confrontaram.



Campeões, A Bola de 10-05-2010
 

O Benfica conquistou, este domingo, o 32.º título de campeão nacional do seu historial, após ter vencido o Rio Ave por 2-1, em partida da última jornada do Campeonato. O paraguaio Óscar Cardozo fez os dois golos dos «encarnados», sagrando-se o melhor marcador da competição, com total de 26 remates certeiros.



Mar vermelho, Correio Manhã de 10-05-2010
 

À terceira foi de vez. Depois de dois fins-de-semana de festa adiada, milhares de adeptos benfiquistas encheram ontem as ruas e praças de Norte a Sul do País, celebrando o 32º Título de Campeão Nacional de Futebol. A maré vermelha explodiu ainda antes de terminado o encontro na Luz, onde as águias voltaram a voar mais alto. Foi uma festa bonita e emotiva, que entrou madrugada dentro, manchada apenas por incidentes em Braga. No Porto, a Polícia protegeu os adeptos encarnados.



Presos gastam 8 milhões, Correio Manhã de 10-05-2010
 

A falta de controlo na prescrição e distribuição de medicamentos dentro das cadeias obriga os Serviços Prisionais a gastar perto de 8 milhões de euros por ano em fármacos. Cada recluso custa, em média, 1140 euros em medicamentos que consome - três vezes mais do que o cidadão médio em liberdade : 331 euros.



Benfica campeão 2010 , Diário Económico de 10-05-2010
 

Depois de Fernando Cabrita, Mário Wilson e Toni, o Benfica, que ontem assegurou a conquista do 32º campeonato nacional, tem em Jorge Jesus o quarto treinador português a chegar ao título e 18º treinador do seu historial (63 técnicos) a consegui-lo. É a concretização de uma convicção manifestada logo na cerimónia de apresentação, a 17 de Junho do ano passado, quando Jesus, entre Luís Filipe Vieira e Rui Costa, foi taxativo: "Não vim por questões económicas. Quero fazer parte da história do clube e conquistar títulos aqui. Vim com a certeza e convicção de que vou ser campeão nesta casa."



Governo estuda aumento do IVA e novo imposto sobre salários, Diário Económico de 10-05-2010
 

Para além da antecipação de várias das medidas de austeridade previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) já para 2010, o Governo está a avaliar a introdução de uma tributação autónoma sobre os salários. Esta é uma das medidas adicionais que está em cima da mesa, a par da hipótese de aumentar o IVA, para trazer o défice orçamental para os 7,3% já este ano, apurou o Diário Económico.



Festa nacional, Diário Notícias de 10-05-2010
 

Cinco anos depois o Benfica fez a festa do título e Jorge Jesus, o treinador, a quem muitos creditam grande parte do êxito, chorou como uma criança na sala de imprensa quando lhe fizeram uma alusão ao pai. "Há muitos benfiquistas a festejar, mas há também um sportinguista, que torce por si, que deve estar contente", questionaram. Jesus não respondeu. Não conseguiu. As lágrimas não deixaram.



Grandes obras. Adiamento divide PS. Críticos acusam Sócrates de ceder à direita, I de 10-05-2010
 

Sócrates acalmou uma frente, mas incendiou outra. Ao ceder ao ministro das Finanças e ao Presidente da República, anunciando a suspensão de investimentos como a terceira travessia do Tejo, o primeiro-ministro desfez-se da principal bandeira da campanha eleitoral de Setembro e arrisca-se a provocar um terramoto dentro do PS.



Só para benfiquistas, I de 10-05-2010
 

Os encarnados cumpriram e derrotaram os vilacondenses. Cardozo bisou e garantiu o título de melhor marcador. O Benfica volta a ser campeão, cinco anos depois.



Avaliação dos prédios para pagar IMI é ilegal, Jornal Negócios de 10-05-2010
 

As avaliações de prédios que as Finanças estão a fazer desde 2004, altura em que entraram em vigor as novas regras de tributação do património, são ilegais. Quem o diz é o Tribunal Central Administrativo do Sul e tudo por causa de uma formalidade: o Ministério das Finanças não mandou publicar, em Diário da República, o valor exacto dos coeficientes de localização (que fazem depender o valor dos prédios do sítio onde estão implantados) em cada concelho. A sentença aplica-se ao caso concreto de um contribuinte que reclamou, mas poderá generalizar-se a todos os que, no futuro, contestem em tribunal as avaliações de que sejam alvo, com base nos mesmos argumentos. A menos que o Governo mude a lei ou publique em Diário da República os milhares de indicadores.



Ataque "de larga escala" contra a especulação, Jornal Negócios de 10-05-2010
 

Um fundo global com capacidade para mobilizar até 750 mil milhões de euros por ano: foi esta a resposta dada nesta madrugada pelo ministros das Finanças da União Europeia para travar o "ataque" contra o euro. Portugal e Espanha comprometerem-se, por seu turno, com novas metas mais ambiciosas para a redução dos défices. Os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram esta madrugada a criação de um novo "mecanismo de estabilização financeira" que permitirá emprestar até 500 mil milhões de euros aos países em risco de entrar numa situação de incumprimento.



Vermelho vivo, Jornal Notícias de 10-05-2010
 

O Benfica conquistou, ontem, domingo, o 32.º título da história do clube na principal liga portuguesa. Os encarnados apenas precisavam de um ponto para fazer a festa, mas ganharam com justiça (2-1) ao Rio Ave, acabando com um jejum de cinco temporadas.



traficantes espanhóis libertados após falha judicial, Jornal Notícias de 10-05-2010
 

Uma das principais investigações da PJ de combate ao tráfico de droga, que conduziu à apreensão de cerca de uma tonelada de cocaína, foi posta em causa por uma falha judicial que conduziu à libertação dos quatro arguidos, de nacionalidade espanhola, soube o JN.



Campeão, O Jogo de 10-05-2010
 

Está feito. Sem goleada, sem nota artística, mas com uma vitória pela margem mínima sobre o Rio Ave, o Benfica conquistou (ou confirmou) o 32º título do seu historial. Depois de tanta reserva para a festa de um título anunciado que a derrota no Dragão e o bravo Braga tinham adiado mesmo até ao limite, o Benfica só precisava de um ponto para celebrar o fim de um jejum de meia década, mas conquistou os três e nem sequer teve de saber o resultado dos minhotos.



Londres fora do plano para a Zona Euro, OJE de 10-05-2010
 

O ministro das Finanças britânico, Alistair Darling, disse ontem que o seu país não vai contribuir para o plano de apoio aos paises da Zona Euro em dificuldades, mas que vai apoiar os esforços para establizar a situação. Falando na cadeia de televisão Sky News antes da cimeira dos ministros dos 27 em Bruxelas, convocada para definir esse plano, Darling disse que "apoiar o euro é um assunto para os países do euro", mas sublinhou que é preciso tomar medidas para estabilizar os mercados financeiros.



Contrato do TGV custa 1,4 mil milhões, OJE de 10-05-2010
 

O líder do consórcio que ganhou a concessão do troço de alta velocidade ferroviária Poceirão-Caia anunciou, em comunicado enviado à CMVM, que o projecto e a construção da obra custam mais de 1440 milhões de euros, num investimento total de mais de 1494 milhões (como custos do investimento e os encargos inerentes à manutenção ao longo dos 40 anos de concessão). O Governo assinou este sábado o contrato de concessão do troço, que integrará a futura linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, adjudicado ao consórcio Elos - Ligações de Alta Velocidade, co-liderado pela Brisa e pela Soares da Costa (através da Soares da Costa Concessões, com 16,4%).



Vulcão: 308 voos cancelados em Portugal, OJE de 10-05-2010
 

Centenas de passageiros ficaram ontem em terra no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, o mais afectado em Portugal pela nuvem de cinzas libertada pelo vulcão islandês Eyjafallajokull, com 153 dos 308 voos cancelados ontem no país.



A noite da águia, Público de 10-05-2010
 

São 19h54. O árbitro terá apitado pela última vez neste jogo. Terá, não se ouve. Os jogadores do Benfica lançam os braços ao ar, dezenas de milhares no interior do Estádio da Luz e milhões, certamente, por todo o país e no mundo podem soltar o grito da vitória. Cinco anos depois, o Benfica volta a ser campeão nacional de futebol. Há confetti e foguetes, voltas de honra e pódio para receber a taça, não tarda muito um mar de buzinas invade a noite lisboeta, ecoando num estádio agora silencioso. A loucura saiu às ruas.



Bruxelas estuda pacote de 600 mil milhões para apoiar os países em dificuldades, Público de 10-05-2010
 

A União Europeia estava a discutir, ontem à noite, uma proposta da Alemanha no sentido de avançar com um pacote de 600 mil milhões de euros para estabilizar a moeda única face aos especuladores e evitar os riscos de contágio da crise grega aos restantes países da eurolândia. Os ministros das Finanças dos Vinte e Sete estiveram reunidos no fim-de-semana em Bruxelas para criar um mecanismo que garanta liquidez aos países em dificuldades. A proposta germânica é uma variação da ideia original da Comissão Europeia, que passava por contrair empréstimos no mercado financeiro garantidos pelo orçamento comunitário.



Super campeão, Record de 10-05-2010
 

O Benfica conquistou o título de campeão nacional 2009/2010, depois de ter vencido na última ronda o Rio Ave na Luz, a rebentar pelas costuras. Óscar Cardozo inaugurou o marcador logo aos 3' mas os vila-condenses empatariam aos 72', por intermédio de Ricardo Chaves. No entanto, o paraguaio voltaria a marcar aos 78'. Um golo que o torna o melhor finalizador do campeonato, com mais um que Falcão.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream