07 maio 2010

Manchetes do Dia - 07-05-2010

Sexta, 7 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

"Amigo especial" de Rita é finalista do programa de dança da SIC, 24 Horas de 07-05-2010
 

Actriz diz que Tiago Careto é "bonito", "humilde" e promete "apoiá-lo" até ao fim no concurso. A estrela da TVI confirma relação "especial" com o concorrente de "Achas que Sabes Dançar?".



Airton outra vez no jogo do título, A Bola de 07-05-2010
 

Campeão da última jornada no Brasil,em Dezembro. Há menos de seis meses jogou pelo Flamengo com a obrigação de vencer... e venceu.



Crise acelera alta dos juros, Correio Manhã de 07-05-2010
 

Os bancos Portugueses vão "rapidamente" subir os spreads (diferença em que o preço a que as instuituições se financiam e o preço a que emprestam o dinheiro) do crédito "reflectindo no cliente final as crescentes dificuldades que têm para se financiar nos mercados internacionais", apurou o CM junto de várias instituições financeiras.



PJ e SIS investigam ameaças a Cavaco, Correio Manhã de 07-05-2010
 

Ameaças explícitas de morte ao Presidente da República estão na origem de uma investigação da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da Judiciária e fizeram disparar os níveis de alerta do SIS na vigilância a movimentos extremistas e anárquicos em Portugal, apurou o CM.



"Primeiro a Grécia, depois Portugal?... Não sei.", Diário Económico de 07-05-2010
 

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, em entrevista ao ETV, na sua edição inaugural, reiterou que há obras públicas, sobre as quais não foram assumidos compromissos que serão adiadas tendo em conta a situação que se vive no país.



Constâncio pressiona Governo para travar grandes obras , Diário Económico de 07-05-2010
 

Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, "acharia normal" que José Sócrates decidisse adiar as grandes obras públicas. Depois dos partidos da direita e do Presidente da República, ontem foi a vez do futuro vice-presidente do Banco Central Europeu admitir que esta poderia ser uma das opções a tomar para reduzir o défice orçamental.



31 mil funcionários do Estado com sistema de saúde em risco, Diário Notícias de 07-05-2010
 

Os 31 514 beneficiários do subsistema de saúde do Ministério da Justiça estão em risco de perder acesso a cuidados médicos, exames e análises garantidas por unidades de saúde que têm acordo com o Estado. Isto devido aos atrasos nos pagamentos aos médicos e clínicas por parte do Ministério da Justiça (MJ). O universo de beneficiários abrange funcionários da PJ, guardas prisionais no activo e reformados, familiares destes, funcionários judiciais, juízes e procuradores reformados.



Juíz quer tirar despachos sobre Sócrates ao PGR, Diário Notícias de 07-05-2010
 

O juiz de instrução do caso "Face Oculta" quer os despachos de arquivamento do procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, relativos ao crime de atentado contra o Estado de direito. António Costa Gomes, ao que o DN apurou, já enviou dois ofícios ao PGR pedindo os documentos que ainda se encontram na Procuradoria, mas que o juiz entende que fazem parte do processo "Face Oculta" de Aveiro. Mas, até ontem, nunca obteve qualquer resposta.



Pinto da Costa:"Sócrates quase pôs o Benfica como clube do regime", I de 07-05-2010
 

É uma catástrofe: pelo desemprego, pela falta de investimento, pela desmotivação, pela falta de uma voz política... Podemos verificar nos próprios partidos em que aqueles que são considerados como vozes do Norte não contam. Li no "Grande Porto" e fiquei muito chocado que, num almoço entre Francisco Assis e Aguiar-Branco, Francisco Assis tenha dito que um bom candidato a líder de uma futura Região Norte seria Rui Rio, porque era muito bem-visto em Lisboa... Até foi referido por alguém que ele ganhou aquela popularidade devido à guerra que fez contra o FC Porto... Nem no PSD, nem no PS existem vozes fortes do Norte. A última foi Fernando Gomes. A partir da sua saída, o Porto deixou de ter voz.



Pensionistas obrigados a mostrar contas bancárias, Jornal Negócios de 07-05-2010
 

Os reformados que recebem pensões sociais ou pensões mínimas (actualmente, são quase um milhão) vão ser obrigados a provar que não têm outras fontes de rendimento para continuarem a ter direito ao apoio do Estado.



Norte com mais praias azuis, Jornal Notícias de 07-05-2010
 

Catorze novas praias vão hastear a Bandeira Azul este ano, num total de 240 zonas balneares abrangidas em todo o país. Conheça todas as praias galardoadas. "Temos este ano um número recorde de 240 praias, mais 14 do que no ano passado, o que é muito significativo. Depois do Inverno que tivemos e depois de tudo o que aconteceu na Madeira conseguimos manter este número recorde", disse o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), José Archer. Para o responsável, este número recorde de praias com Bandeira Azul deve-se à preocupação de todos os portugueses em preservar a orla costeira.



Aeroporto de Lisboa pago com receitas de todos os outros., Jornal Notícias de 07-05-2010
 

Parte das receitas de sete aeroportos nacionais, incluindo o do Porto, servirá para financiar a construção do novo aeroporto de Lisboa. É uma das principais conclusões do estudo do decreto-lei que estabelece as bases de concessão do serviço aeroportuário à ANA.



Gaitán proibido de jogar, O Jogo de 07-05-2010
 

Gaitán está proibido pelo Benfica de participar nas duas últimas partidas que faltam disputar ao Boca Juniors no Torneo Clausura. O mais recente reforço das águias tem conhecimento de que não pode ser opção para esses jogos, pois poderá colocar em risco - em caso de lesão grave, por exemplo - a sua transferência para a Luz. Os próprios dirigentes do emblema das Pampas compreenderam e anuíram em ceder às pretensões do elenco liderado por Luís Filipe Vieira. O elevado investimento (8,4 milhões de euros) feito no atacante levaram os responsáveis encarnados a colocarem entraves à sua utilização nos últimos jogos, até porque o Boca já não corre por nenhum objectivo esta temporada e não necessita de utilizá-lo, arriscando um negócio que poderá ajudar a tirar o clube de uma situação financeira muito delicada.



Vivo salva receitas da PT, mas lucro cai, OJE de 07-05-2010
 

A PORTUGAL Telecom registou uma quebra de 39,7%, em termos homólogos, no resultado líquido relativo ao primeiro trimestre deste ano, ao fechar nos 100,3 milhões de euros. Em contraste, as receitas cresceram 10,5% para os 1,77 mil milhões de euros, estimuladas pela "performance" da participada brasileira Vivo.



Trichet: "Portugal e Grécia não estão no mesmo barco", OJE de 07-05-2010
 

O PRESIDENTE do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse ontem que a situação económica de Portugal não é comparável à da Grécia, salientando porém, que todos os países da Zona Euro devem fazer mais esforços para equilibrar as suas contas públicas.



EDP lucra mais com Brasil e renováveis, OJE de 07-05-2010
 

A EDP anunciou ontem ter registado um aumento de 17% nos lucros do primeiro trimestre deste ano devido à boa perfomance da Brasil e da EDP Renováveis que compensaram a estagnação do mercado ibérico. A eléctrica nacional apurou um resultado líquido de 309 milhões de euros que comparam com os 269 milhões de euros registados um ano antes.



Constâncio admite adiar grandes obras públicas, Público de 07-05-2010
 

Sem tempo, é como Vítor Constâncio diz que Portugal ficou com a crise da dívida pública europeia. E, agora, defende, é preciso fazer um ajustamento mais brusco, rápido e severo", que inclui fazer mais do que o previsto no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e, porque não, adiar algumas das grandes obras projectadas pelo Governo.



Eleições britânicas: Sondagens dão maioria relativa a Cameron, Público de 07-05-2010
 

As sondagens divulgadas ontem após o fecho das urnas no Reino Unido davam a vitória aos conservadores de David Cameron por uma margem superior ao esperado – terão conseguido 305 lugares –, mas insuficiente para permitir governar em maioria absoluta, o que não acontece no país desde 1974.



Menino de Jesus, Record de 07-05-2010
 

A direção do Benfica não quer desmantelar uma equipa que, ao longo da temporada, encantou os adeptos. As notícias sobre o assédio a alguns dos jogadores mais mediáticos sucedem-se, mas a intenção na Luz é unicamente vender dois jogadores que, à partida, serão Di María e Cardozo. Para a transferência de David Luiz também já surgiram propostas. Contudo, os dirigentes vão fazer tudo o que puderem para manter o central em Lisboa por mais uma época, pelo menos. Aos 23 anos o defesa é um dos jogadores mais queridos da massa associativa. Não há jogo em que não se vislumbrem nas bancadas cartazes pedindo a camisola (ou até algo mais exótico) ao camisola 23 que, no final das partidas, agradece sempre o carinho que lhe é dispensado e tenta aceder a todas as solicitações.



Governo a 2 vozes, SOL de 07-05-2010
 

Durante os dois Conselhos de Ministros dedicados à aprovação do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), os ministros de José Sócrates não se dividiram apenas por causa do controlo das despesas sociais: uma das questões que esteve em cima da mesa, em Março, foi o corte nas grandes obras públicas, soube o SOL. Entre os mais críticos deste tipo de medidas para controlar a despesa pública estiveram, desde logo, António Mendonça, ministro das Obras Públicas, e Vieira da Silva, pertencente à ala esquerda do PS e actual titular da pasta da Economia.



PGR fecha a sete chaves despachos sobre Sócrates, SOL de 07-05-2010
 

Os despachos de arquivamento das certidões que continham escutas de conversas entre Armando Vara e o primeiro-ministro estão guardados na Procuradoria-geral da República (PGR) e nem sequer foram enviados para o processo Face Oculta, no DIAP de Aveiro. Segundo o SOL apurou, Pinto Monteiro recusou enviá-los e promete que assim ficarão guardados na PGR, no arquivo de documentos confidenciais, sem possibilidade de acesso de quem quer que seja. O juiz de instrução deste processo, António Gomes, não se conforma e voltou a notificar esta semana o PGR para entregar os despachos.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream