11 maio 2010

Manchetes do Dia - 11-05-2010

Terça, 11 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

O casamento de Fábio Coentrão um dia depois do título, 24 Horas de 11-05-2010
 

Fábio, de 22 anos, e Andreia, de 26, namoram há um ano e o casamento passou a fazer parte dos planos do casal depois de terem começado a viver juntos em Lisboa. Entretanto, Andreia engravidou e, por isso mesmo, o casal decidiu casar-se, para já, apenas pelo civil. "No final do ano, em Dezembro, vamos casar pela Igreja. Ainda não temos data marcada porque vai depender do campeonato, mas também queremos baptizar a nossa filha nessa altura", revelou Fábio, que em Julho vai ver nascer a primeira filha. Sobre o passo que concretizou ontem, o jogador dos encarnados declarou estar "deslumbrado" com a sua, agora, mulher. "Ela é uma excelente pessoa, que me dá imensa estabilidade. Não é fácil encontrar uma mulher assim. Por isso, marquei logo o casamento para ela não poder fugir", sublinhou, muito bem-disposto.



Foi uma época inesquecível , A Bola de 11-05-2010
 

Os dois golos que valeram a vitória sobre o Rio Ave e consequente conquista da Bola de Prata - que recebeu no relvado da Luz imediatamente antes da equipa ter erguido o troféu de vencedor da Liga Sagres - foram dos mais saborosos de uma carreira que conheceu, no Benfica, impulso significativo.



Pepe 'obriga' Queiroz a chamar mais um , A Bola de 11-05-2010
 

O dia 1 de Junho é a data limite estabelecida pela FIFA para as selecções apresentarem os grupos formais de 23 para a África do Sul e talvez seja mesmo necessário esperar pelo fim do prazo para se perceber a ordenação da Selecção Nacional. Portugal não está ainda com um grupo hermeticamente fechado, uma vez que Carlos Queiroz optou por lançar 24 nomes para o mundo, acrescentando mais um à lista.



Governo ameaça subsídio de natal, Correio Manhã de 11-05-2010
 

A aplicação de uma taxa sobre o 14.º mês, que o Governo pondera vir a aplicar para atingir um défice de 5,1% em 2011, terá como alvo um total de 6,6 milhões de portugueses, entre trabalhadores por conta de outrem e reformados.



União Europeia pressiona Portugal para reforçar medidas de austeridade, Diário Económico de 11-05-2010
 

Bruxelas vai avaliar em Junho se as medidas adoptadas pelo Executivo português são suficientes. Portugal não é o único neste barco. A vizinha Espanha também está sob o olhar vigilante de Bruxelas. É certo que os dois governos mudaram as medidas inscritas nos respectivos Programas de Estabilidade e Crescimento (PEC), com o objectivo de acelerar a consolidação orçamental. Mas as circunstâncias mudaram, diz um técnico da Comissão Europeia, prometendo que o exame, marcado para 2 de Junho, será "rigoroso e implacável", porque "os mercados estão alerta".



Bolsa de Lisboa dispara 10% na maior subida de sempre , Diário Económico de 11-05-2010
 

Mais de 10%. Foi a resposta do PSI 20 ao mega-fundo de 750 mil milhões de euros aprovado pela União Europeia (UE) para estancar a crise soberana na zona euro. A escalada de 10,73% foi a maior de sempre na bolsa nacional, com quase metade das cotadas a conseguirem amealhar ganhos de dois dígitos na sessão. A cavalgada de valorizações também se estendeu às principais praças do Velho Continente, com o mercado a aprovar com distinção o terceiro plano da UE para controlar a crise. Já o euro chegou a subir mais de 2%.



Portugal tem um mês para mostrar o que vale, Diário Notícias de 11-05-2010
 

A chanceler alemã disse ontem que a promessa de José Sócrates e a do Governo espanhol de novas medidas para reduzir o défice foram centrais para a estabilização dos mercados, mas deixou claro que, agora, as novas medidas estarão sob vigilância de Bruxelas. Também ontem, mas em Lisboa, Vítor Constâncio deixou um alerta ao Governo de José Sócrates: que tome "por si" as medidas necessárias, para evitar que o FMI entre em Portugal. Agora, é tempo de garantir um acordo com o PSD - o que será mais difícil se a solução passar, como admitiu Teixeira dos Santos, por um aumento de impostos. Passos Coelho quer assegurar que os sacrifícios serão bem distribuídos. Para já, os mercados reagiram bem ao acordo de Bruxelas.



Bento XVI chega hoje a Portugal, Diário Notícias de 11-05-2010
 

Espera-se 160 mil pessoas para a missa de Bento XVI em Lisboa. A cidade será vigiada por ar, terra e água. A organização previu um plano B, Faro ou Porto, para o caso de o avião não poder aterrar na Portela.



"Bento XVI é um grande professor numa escola a arder", I de 11-05-2010
 

João Paulo II deixava-o exausto. Bento XVI é menos cansativo, um professor admirável esmagado pelas crises da Igreja. É esta a opinião de John L. Allen Jr. Aos 45 anos, ganhou a pulso o título de vaticanista, nome dado aos jornalistas correspondentes no Vaticano. Mudar-se do Missouri, Estados Unidos, para o Vaticano fê-lo compreender os meandros da Igreja Católica. É correspondente da National Catholic Reporter e da CNN e escreveu a primeira biografia de Joseph Ratzinger em inglês, faz agora dez anos. Dizem que está mais brando. Ele defende-se com a única vocação: ser jornalista. É isso que o traz a Portugal esta semana.



Governo tem uma semana para cortar mais despesas e subir impostos, Jornal Negócios de 11-05-2010
 

A subida do IVA parece cada vez mais incontornável. Depois de o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ter admitido a possibilidade de subir impostos para levar o défice até aos 7,3% em 2010, ontem foi a vez do Banco de Portugal e da Comissão Europeia voltarem a pedir uma consolidação orçamental mais robusta já este ano. Um objectivo que, segundo os economistas contactados pelo Negócios, deverá passar pela subida do IVA.



Governo já admite subida de impostos, Jornal Notícias de 11-05-2010
 

Criar um imposto adicional sobre o 13.° mês e subir o IVA é a forma mais fácil e rápida de garantir a receita necessária para cumprir a nova meta do défice. Resta saber se o PSD está disponível para viabilizar estas medidas, caso seja esta a opção do Governo.



Surpresas na baliza e na defesa, Jornal Notícias de 11-05-2010
 

As paragens prolongadas de Pepe e de Ricardo Carvalho, por lesão, obrigaram Carlos Queiroz, seleccionador de Portugal, a convocar 24 jogadores para o Mundial da África do Sul. Zé Castro e Ricardo Costa foram chamados à condição.



Queiroz à Defesa, O Jogo de 11-05-2010
 

O técnico de audiovisual pode ter duvidado, quando recebeu a ordem final dos vídeos individuais que, pouco antes do directo televisivo, compuseram o anúncio inédito da convocatória da Selecção, a partir da Covilhã. Os 23 de Portugal eram, afinal, 24, e com alguns nomes inesperados. Mas, correu tudo bem, eram mesmo aqueles e o espectáculo decorreu sem sobressaltos.



PSI20 em máximos com plano da UE/FMI, OJE de 11-05-2010
 

O PSI20, principal índice bolsista nacional, disparou ontem mais de 10% a acompanhar as principais praças europeias, depois de anteontem a Comissão Europeia e o FMI terem aprovado um pacote de emergência de 750 mil milhões de euros para restaurar a confiança dos investidores. O PSI20 valorizou 10,73% naquela que foi a maior subida de sempre deste índice com todos os títulos das 20 maiores cotadas nacionais a subirem e, nove destas, com um crescimento superior a 10%. o Millennium bcp (+17,5%), a PT (+15,28%)e a EDP (+11,22%) dominaram as subidas.



Lisboa recebe hoje o Papa Bento XVI, OJE de 11-05-2010
 

O Papa Bento XVI chega hoje a Lisboa, às 11 da manhã, para uma visita de três dias que o levará ainda a Fátima e ao Porto. Ao fim da tarde, às 18h15, o Sumo Pontífice celebra missa no Terreiro do Paço.



Galp é nº2 ibérico no gás natural, OJE de 11-05-2010
 

A Galp Energia informou ontem que alcançou os 1,3 milhões de clientes de gás natural, o que lhe garante a segunda posição ibérica por clientes. De acordo com o comunicado da petrolífera, "a marca atingida tem por base um novo recorde em Portugal, onde se ultrapassaram os 900 mil clientes e também os mais de 400 mil decorrentes da aquisição de duas empresas de comercialização de gás natural em Madrid". A empresa refere que "o mercado espanhol de gás natural tem uma dimensão oito vezes superior à do mercado português, pelo que constitui a aposta de crescimento do negócio de gás natural da Galp Energia, tanto no sector residencial como industrial".



Governo estuda aumento do IVA e cortes no 13.º mês para poupar 3000 milhões de euros, Público de 11-05-2010
 

Nova subida de IVA e tributação extraordinária do subsídio de Natal de toda a população, duas medidas ponderadas pelo Governo para garantir o novo objectivo do défice, têm o potencial para, este ano, gerar uma receita adicional para o Estado de mais de 3000 milhões de euros. Para cumprir a promessa feita aos parceiros europeus no fim-de-semana de colocar o défice em 7,3 por cento já este ano (o valor que estava previsto era de 8,3 por cento), o Governo precisa de encontrar, até Dezembro, poupanças ou receitas adicionais de cerca de 1700 milhões de euros. Para garantir uma verba desta magnitude em tão curto espaço de tempo – e sabendo que o adiamento das grandes obras públicas gera uma poupança irrisória no curto prazo – o executivo está a virar-se para medidas de efeito mais imediato e garantido.



Papa em Portugal. Crise e Direitos Humanos na agenda de Bento XVI., Público de 11-05-2010
 

A atenção aos mais pobres e debilitados da sociedade e a defesa dos direitos humanos, incluindo o direito à vida e ao emprego, deverão ser temas a abordar pelo Papa Bento XVI durante a sua viagem a Portugal, que hoje se inicia e que decorre até sexta-feira. Lisboa, Fátima e Porto serão as cidades visitadas. Em declarações ao PÚBLICO, D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa e responsável pela organização da visita, diz que estes temas deverão ser abordados pelo Papa na tarde de quinta-feira, 13, quando se encontrar com responsáveis das instituições de solidariedade social.



O mundo é do Benfica, Record de 11-05-2010
 

"Até para o ano!" Foi esta espécie de promessa/desejo que Jorge Jesus lançou em direcção ao staff da Câmara Municipal de Lisboa numa das etapas de um dia verdadeiramente louco, no qual quase não foi à Câmara e cujo ponto mais alto terá sido o desfile pela cidade abaixo no autocarro descapotável propositadamente requisitado para a consagração do benfica. Ainda a manhã havia começado e já o treinador concedia uma entrevista à Rádio Renascença.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream