29 abril 2010

Manchetes do Dia - 29-04-2010

Quinta, 29 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Como esta crise nos vai mexer no bolso, 24 Horas de 29-04-2010
 

A casa, o carro ou as compras de supermercado podem ficar mais caros. A empresa onde trabalhamos pode ter de despedir gente ou fechar se não conseguir crédito. O Estado pode ter de cortar nos salários dos funcionários. Camilo Lourenço esclarece como a crise que vivemos pode influenciar as nossas economias.



«FC Porto deve reconhecer que Benfica foi o melhor», A Bola de 29-04-2010
 

Faz-lhe espécie assistir ao clima de guerra permanente no futebol português. Sobre o título, diz que o FC Porto deve reconhecer o mérito do Benfica, equipa em cujo futebol ofensivo se revê, elogiando Di Maria. Em conversa franca durante a apresentação do equipamento da selecção em Madrid, Cristiano Ronaldo falou também da Selecção e do Real.



Violador da net abusa da filha, Correio Manhã de 29-04-2010
 

Viciado em armas e violador de mulheres que seduzia na internet, Rogério Pebre, 43 anos, será também pedófilo, segundo uma outra investigação da Polícia Judiciária. Ao que o CM apurou, o vigilante da Prosegur que a Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo da PJ prendeu no domingo, em Alcoentre, agora por crimes de rapto e violação de duas mulheres, é suspeito de já ter abusado da fílha menor, infectando-a na boca com sífilis - doença sexualmente transmissível e que provoca lesões na pele.



Governo avança com obra de 1,2 milhões, Correio Manhã de 29-04-2010
 

A Estradas de Portugal (EP), a Ascendi, consórcio liderado pela Mota-Engil, e um grupo de 11 bancos assinaram ontem, no Hotel Altis, em Lisboa, os acordos financeiros do contrato da subconcessão do Pinhal Interior, dando um sinal inequívoco de que as grandes obras públicas vão avançar, apesar da enorme dívida do Estado.



Bloco Central chega a acordo para novas medidas de austeridade, Diário Económico de 29-04-2010
 

Foi preciso mais de um mês e um corte na notação da dívida da República para que o primeiro-ministro e o líder do PSD chegassem a acordo sobre a necessidade de passar à prática o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). Ontem, José Sócrates e Pedro Passos Coelho prometeram trabalhar em conjunto para acrescentar mais medidas de austeridade ao pacote já previsto. O Diário Económico sabe que em cima da mesa estão mais restrições nas despesas, no endividamento e nas obras públicas.



PSD recusa bloco central e teme entrada do FMI, Diário Notícias de 29-04-2010
 

José Sócrates e Pedro Passos Coelho conseguiram sossegar os mercados depois de uma manhã em que a bolsa abriu em forte queda. Num gesto inédito nos últimos anos, apareceram lado a lado, a prometer um combate conjunto à crise financeira. A declaração conjunta foi, assim, de paz e promessa de colaboração estreita. Mas se Passos Coelho usou da prudência, para assegurar a tranquilidade dos mercados, a verdade é que a nova direcção do PSD continua a temer pela situação do País. Em declarações ao DN, o vice-presidente Diogo Leite Campos frisa que Portugal "precisa de um orçamento rectificativo a sério". E teme que se o Governo não mudar de políticas o FMI tenha mesmo de regressar a Portugal.



Europol confirma bases da ETA em Portugal, Diário Notícias de 29-04-2010
 

Desde 2009 que Portugal é considerado pela Europol - a polícia de investigação europeia - como palco de bases logísticas da ETA, a organização separatista basca. Apesar de só este ano, com as detenções de três suspeitos etarras em território nacional, as autoridades oficiais terem assumido, pela primeira vez, a presença do grupo terrorista, a Europol já tinha esse facto como confirmado antes destes acontecimentos.



Bloco de regime ataca crise, I de 29-04-2010
 

Sob enorme pressão dos mercados financeiros, governo e PSD chegaram ontem a um entendimento para "trabalhar em conjunto" e impedir o agravamento da crise. Depois da primeira resposta de urgência para o exterior - reiterando a antecipação já feita na semana passada das algumas medidas previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) - o novo bloco central para as finanças públicas concordou num ponto: o PEC terá de ser reforçado desde já com novas medidas de austeridade. "A bola está agora no campo do governo - estamos dispostos a ouvir as propostas que irão fazer, as que estão no PEC ou outras", explica Diogo Leite Campos, que lidera a equipa económica do PSD. "Pela nossa parte iremos também apresentar propostas", acrescenta.



Cortes no valor dos subsídios de desemprego vão chegar até 20%, Jornal Negócios de 29-04-2010
 

As medidas ontem anunciadas pelo Governo implicam cortes no valor do subsídio de desemprego que chegam aos 20%. O corte directo na prestação deverá poupar os trabalhadores mais pobres, afectando sobretudo a classe média. O impacto será tanto maior quanto maior for o salário, atingindo a sua expressão máxima nos ordenados que rondam os 2.300 euros. A partir daí, a quebra no subsídio já não se fará sentir por causa do tecto máximo que impede que o subsídio ultrapasse os 1.258 euros.



Crise provoca cortes no subsídio de desemprego, Jornal Notícias de 29-04-2010
 

Menos 61 euros por mês: é esta a redução do subsídio de desemprego ontem avançada pelo Governo, para um salário bruto de 1000 euros. Com esta e outras medidas, para as quais conta com o apoio do PSD, Sócrates quer dar aos mercados sinais de estabilidade. Será com o calor do Verão que o bolso dos portugueses sentirá o impacto das medidas de corte nos gastos avançadas pelo Governo, numa tentativa de afastar os ataques especulativos em curso à dívida emitida pelo Estado e, genericamente, à moeda única. Entre elas está a descida do valor do subsídio de desemprego, explicado em maior pormenor na página seguinte, e com a qual o Governo espera reduzir a factura decorrente da alta taxa de desemprego, e que poderá subir ainda mais.



"O FC Porto tem de dar o braço a torcer", O Jogo de 29-04-2010
 

Em casa de Cristiano Ronaldo só o Real Madrid e a Selecção Nacional são consensuais; de resto, há lá adeptos sportinguistas - como ele próprio -, portistas e benfiquistas. O craque madeirense conta que todos se divertem imenso a ver a Liga portuguesa e que este ano os que preferem o Benfica andam eufóricos. Estão à beira - a apenas um ponto - de celebrar o regresso aos títulos, mas Ronaldo deixa-lhes já um aviso: "Não vou deixar que haja festa!"



Grécia, Portugal e Espanha custam 480 mil milhões, OJE de 29-04-2010
 

O resgate da dívida pública de Espanha, Portugal, Irlanda e Grécia poderá custar aos países da Zona Euro o equivalente a 8% do PIB global, ou seja, cerca de 600 mil milhões de euros, de acordo com economistas da Goldman Sachs Group, do JP Morgan Chase e do Royal Bank of Scotland Group, citados pela Bloomberg. O Barclays Capital faz contas a eventuais programas de apoio europeu e contabiliza 480 mil milhões de euros, mas apenas inclui Grécia, Portugal e Espanha.



Rating torna crédito mais caro, diz BCP, OJE de 29-04-2010
 

O presidente do Millennium bcp, Carlos Santos Ferreira, disse ontem que os cortes nos ratings da República e dos bancos portugueses vão tornar o crédito mais caro para as famílias e empresas, acrescentando que os tempos do crédito barato acabaram. "Há meses que andamos a falar no rigor na concessão de crédito. Os tempos do crédito barato e fácil acabaram", disse Santos Ferreira durante a apresentação de resultados do banco, reforçando que "terminou a festa". O responsável admitiu, porém, que o downgrade dos rating não terá um efeito imediato sobre o custo do crédito de famílias e empresas.



EXPO 2010: Inauguração sábado em Xangai, OJE de 29-04-2010
 

Um polícia assistindo ao fogo de artifício ensaiado na madrugada de ontem no recinto ainda deserto da Expo 2010 em Xangai. A inauguração do evento é já este sábado.



Auto-estrada de 1429 milhões avança no dia em que PS e PSD se unem contra a crise, Público de 29-04-2010
 

Em Janeiro, o Governo anunciou a intenção de adjudicar ao consórcio liderado pela Ascendi, do grupo Mota-Engil, a subconcessão Pinhal Interior - a maior e a mais cara de todo o pacote rodoviário da Estradas de Portugal. Ontem, foi formalizado o procedimento final que permite remeter o processo para o Tribunal de Contas. A Estradas de Portugal, o consórcio liderado pela Ascendi, dez bancos comerciais e o próprio Banco Europeu de Investimentos celebraram o financial close – o acordo financeiro – e assinaram o contrato para a construção. Continuou, assim, a ser executado o programa de investimentos rodoviários que o Governo assumiu no Orçamento de Estado, no mesmo dia em que o primeiro-ministro e o líder da oposição assumiram compromissos para cooperar de forma a que Portugal possa enfrentar a crise financeira.



Para escapar à extinção o ruivaco precisa de voltar aos rios, Público de 29-04-2010
 

O ruivaco-do-oeste integra um projecto para a conservação de peixes fluviais que estão a desaparecer. Nos tanques, a reprodução em cativeiro está a ser um sucesso, só falta poder trazê-los de volta para os rios.



'Benfica merece título', Record de 29-04-2010
 

"Temos de ser justos e claros: neste momento a equipa mais forte do campeonato português é o Benfica. É a equipa que está a jogar um futebol mais atrativo e mais bonito. Nos últimos anos tenho gostado do Sporting e do FC Porto, mas este ano temos de admitir que o Benfica foi a melhor equipa e vai ser um justo vencedor", afirma Cristiano Ronaldo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream