30 abril 2010

Manchetes do Dia - 30-04-2010

Sexta, 30 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Pescadores mortos eram familiares de Postiga e Coentrão, 24 Horas de 30-04-2010
 

Uma pequena embarcação naufragou ontem ao largo da Póvoa de Varzim e matou dois irmãos que andavam na faina. Ambos eram primos dos futebolistas, também eles de Caxinas.



Capitães de Maio, A Bola de 30-04-2010
 

FC Porto e Benfica unidos num aperto de mão, o azul e o vermelho tingidos um no outro. Bruno Alves e Luisão estão convocados para a cerimónia protocolar do clássico da jornada, no Estádio do Dragão, instantâneo de uma rivalidade que se esgota nas semelhanças do ser e do querer dos dois capitães.



Casal obriga filhos a sexo em grupo, Correio Manhã de 30-04-2010
 

Crianças violadas e forçadas a manter relações sexuais entre si. Mãe libertada depois de confessar os crimes e assumir ter sido vítima de abuso em criança.



Governo gasta 13 mil milhões, Correio Manhã de 30-04-2010
 

Ministro confirma que avançam TGV, novo aeroporto, terceira travessia do Tejo e seis auto-estradas.



Passos Coelho ultrapassa Sócrates na corrida para primeiro-ministro, Diário Económico de 30-04-2010
 

Trinta e cinco dias depois de ter vencido as eleições directas no PSD com um resultado "inequívoco", a liderança de Pedro Passos Coelho dá os seus frutos. Segundo o barómetro de Abril da Marktest para o Diário Económico e TSF, se as eleições legislativas fossem hoje o PSD venceria com 40% dos votos (mais nove pontos do que no mês passado, ainda com Ferreira Leite como líder), deixando o PS pela primeira vez desde Janeiro de 2007 em segundo lugar, a seis pontos de distância. Mesmo tendo em conta a margem de erro da sondagem (3,46%), a supremacia do PSD de Passos Coelho face ao PS de Sócrates não sai beliscada.



Subida de impostos é o plano de emergência do Governo, Diário Económico de 30-04-2010
 

O Governo está decidido a fazer tudo o que for preciso para cumprir a redução do défice orçamental. Mesmo que isso implique subir os impostos. Se tudo o resto falhar, aumentar a carga fiscal é o plano de emergência do Governo. Segundo apurou o Diário Económico, esta possibilidade está a ser equacionada nas negociações com o PSD. Ontem, o ministro das Finanças já deixou uma mensagem clara: "Faremos tudo o que for necessário para cumprir os nossos objectivos". E repetiu: "Tudo", deixando implícito que aumentar taxas de impostos é uma possibilidade.



Este casal violava e obrigava os três filhos a ter sexo, Diário Notícias de 30-04-2010
 

Quando uma menina de 9 anos desabafa na escola primária que gostava de fazer sexo, a professora ficou alarmada. Mas ao ouvir que as relações sexuais eram praticadas com os pais e com os irmãos, de 11 e 13 anos, de imediato o caso chegou à polícia. O casal, um pintor da construção civil de 39 anos e uma operária fabril de 30, foi detido (ele ficou em preventiva) e as três crianças institucionalizadas.



Bancos vão esmiuçar a vida de quem quiser comprar casa, Diário Notícias de 30-04-2010
 

Conseguir a aprovação de um crédito à habitação junto da banca tornou-se numa tarefa ciclópica, ao alcance de poucos. Os níveis de rejeição de novos pedidos de empréstimo são elevados - apesar de a banca não revelar números - e quem o consegue pode considerar-se feliz se o spread negociado não ultrapassar 1,5 pontos. Com o aumento do desemprego, a precariedade laboral e o consequente aumento do crédito malparado, o risco dos portugueses agravou-se. Além disso, devido à crise da dívida pública, os bancos estão a financiar-se nos mercados internacionais a taxas de juro mais elevadas, obrigando a que se seja mais selectivo na concessão.



Urgências dos privados não cumprem mínimos, I de 30-04-2010
 

Das 27 urgências privadas no país, só oito têm pelo menos dois médicos e dois enfermeiros, o critério de base exigido aos serviços públicos para que os doentes sejam atendidos com segurança. E alguns nem estão em permanência no serviço. A conclusão é de um relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), o primeiro a fazer um levantamento dos recursos disponíveis nas unidades que se apresentam como tendo uma "urgência" fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para que o doente não seja enganado, a Reguladora sugere que sejam aplicados os mesmos critérios. Ou então que os serviços mudem de nome.



Plano de estabilidade ameaça pensões mínimas universais, Jornal Negócios de 30-04-2010
 

A atribuição das pensões mínimas poderá vir a obedecer a critérios mais exigentes caso o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) seja aplicado em toda a sua extensão. O documento, já aprovado pela Comissão Europeia, prevê a redefinição das "condições de acesso às prestações sociais não contributivas, por via da generalização da chamada 'condição de recursos' e da sua aplicação mais criteriosa". Isso mesmo foi reiterado pelo primeiro-ministro na terça-feira, prometendo avançar "muito rapidamente com a nova lei de condição de recursos". O fim assumido é o de baixar o tecto das despesas sociais com este tipo de subsídios.



Venda de quotas também vai ter que pagar imposto, Jornal Negócios de 30-04-2010
 

A nova lei sobre a tributação das mais-valias é, afinal, mais abrangente do que se supunha. Não atinge apenas os investidores particulares residentes em Portugal. Os comerciantes e empresários que vendam quotas da empresa, e que até aqui eram taxados a 10%, passam a ser alvo de um imposto de 20%. A lei aplica-se a todas as quotas alienadas a partir de 1 de Janeiro de 2010, tal como na venda de valores mobiliários. O diploma é omisso quanto ao horizonte de aplicação, o que esvazia o debate sobre a constitucionalidade.



Casal detido por violar três filhos durante dois anos, Jornal Notícias de 30-04-2010
 

Um casal foi detido anteontem pela Polícia Judiciária, em Vila do Conde, acusado de violar os três filhos repetidamente e de obrigar também as crianças, dois rapazes e uma rapariga, com idades entre os 9 e os 13 anos, a terem relações sexuais entre si. O caso foi detectado na escola frequentada pelas crianças por uma professora que, por sua vez, alertou a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho. A docente ter-se-á apercebido de comportamentos estranhos por parte dos alunos e insistiu até confirmar as suas suspeitas com relatos dos mesmos. Em apenas algumas horas, o Ministério Público foi posto ao corrente pela CPCJ, a Polícia Judiciária do Porto accionada e os mandados de detenção e de busca passados por um juiz e executados.



13 mortos no mar sempre sem os coletes salva-vidas, Jornal Notícias de 30-04-2010
 

Dois irmãos das Caxinas (Vila do Conde) morreram ontem, na Póvoa de Varzim, quando a embarcação onde seguiam se virou. A Marinha alerta que já houve 13 mortes no mar desde Janeiro e que nenhum desses pescadores usou equipamento de salvamento. "A embarcação saiu para o mar, como fazia todos os dias, às 6 horas, aqui do porto da Póvoa. Pelas 7, estavam a puxar as redes, quando uma vaga de mar lhes virou o barco. Estavam lá barcos à beira, mas já não conseguiram socorrer", contou José Festas, o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.



Mourinho e a 11ª final portuguesa, O Jogo de 30-04-2010
 

Desde que foi criada, em 1991/92, a Liga dos Campeões tem tido um gosto bem português. Entre jogadores e treinadores, o nosso país terá este ano com José Mourinho e talvez Quaresma a 11ª representação nas últimas 15 edições da prova.



Pressão abranda sobre dívida e Bolsa, OJE de 30-04-2010
 

Os mercados "arrefeceram" a pressão sobre a dívida pública portuguesa, com a percepção de que a ajuda à Grécia vai ser imediata, e a bolsa portuguesa subiu mais de 4%. O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Ollie Rehn, disse ontem que o pacote de ajuda internacional à Grécia está praticamente concluído. O programa, a executar ao longo de três anos "visa inverter a espiral do défice e restaurar a competitividade da economia grega".



Santander Totta mantém rentabilidade, OJE de 30-04-2010
 

O Santander Totta manteve a mais elevada rentabilidade no sistema financeiro nacional, tendo fechado o primeiro trimestre com um ROE de 19,1%, e que compara com os 22,9% há um ano. O nível de solvabilidade em termos de tier I é um dos melhores do sistema nacional, fixando-se nos 11,3%, enquanto o rácio de eficiência (inclui amortizações), manteve-se nos 41%.



Frida Kahlo em Berlim, OJE de 30-04-2010
 

Uma visitante observa o quadro de Frida Kahlo "A Coluna Partida", no Martin Gropius Bau em Berlim, que apresenta, até 9 de Agosto, a maior retrospectiva realizada na Europa da obra da pintora surrealista mexicana (1907-1954).



Corte do Governo nas obras públicas só sacrifica investimento em meia auto-estrada, Público de 30-04-2010
 

O anúncio feito pelo ministro das Finanças de que o Governo pretende reavaliar os projectos de investimento em obras públicas resumiu-se à amputação de um troço de uma auto-estrada. A novidade apresentada ontem pelo ministro das Obras Públicas, ao fim do dia, resume-se à (re) avaliação do caderno de encargos da auto-estrada do Centro, admitindo, o ministro que ela possa vir a resumir-se, nesta primeira fase, à construção do IP3, deixando cair a construção do IC2, entre Coimbra e Oliveira de Azeméis. "É um projecto benéfico, cujas receitas são seguramente superiores aos custos (...), mas, tendo em conta os objectivos mais gerais e as condições actualmente existentes, será objecto de reavaliação."



Como a situação do país é vista pelos portugueses, Público de 30-04-2010
 

A palavra crise pouco dirá a quem vive em crise desde que vive? "Quem é muito pobre quer lá saber da crise!", prega Esmeralda Mateus, presidente Associação de Moradores do Bairro de Aldoar, na zona ocidental do Porto. A reformada diz isto e logo o desdiz: "E se, com essa crise, acabam com o rendimento social de inserção [RSI]? De quê que esta gente vai viver?"



É para decidir já!, Record de 30-04-2010
 

Jesus tem manifestado alguma preocupação com o estado de ansiedade que começa a notar em alguns jogadores. Para eliminar definitivamente com o problema, o treinador já pediu ao grupo para garantir pelo menos um ponto no Estádio do Dragão, de modo a assegurar o título. Desta forma, o jogo com o Rio Ave será uma forma de os adeptos prestarem uma homenagem à equipa



'Corrupção já é legal em Portugal', SOL de 30-04-2010
 

O advogado Sá Fernandes considera que a absolvição de Domingos Névoa, e a sua própria condenação por difamação, constitui a «legalização da corrupção» em Portugal. E adianta que «passa a ser admissível que os políticos vendam a sua opinião e o seu silêncio aos interesses que estiverem dispostos a pagar-lhes».



As pessoas também abrem falência, SOL de 30-04-2010
 

Não são só as empresas que falem - isso também acontece às pessoas. A falência tem de ser declarada por um tribunal, e o 'falido' deixa de gerir os seus bens. Mas ao fim de cinco anos tem as dívidas perdoadas.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream