28 abril 2010

Manchetes do Dia - 28-04-2010

Quarta, 28 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

"Só morre quem é esquecido", 24 Horas de 28-04-2010
 

Elisabeth Ribeiro está de coração partido com a morte do seu único filho, Thomas Ribeiro Loureiro. A professora do Liceu Francês, colégio privado de grande prestígio em Lisboa, era "muito apegada" ao jovem de 17 anos, que também estava naquela instituição e que morava com ela em Odivelas. "A família do Thomas está destroçada. A Elisabeth, então... tinha uma adoração imensa pelo miúdo, eram muito próximos" conta uma fonte ligada à família ao 24horas.



Polícia em força no Dragão para impedir ajustes de contas, 24 Horas de 28-04-2010
 

As autoridades estão em alerta máximo, no próximo fim-de-semana, devido à realização do escaldante FC Porto - Benfica, no Estádio do Dragão, que poderá coroar os encarnados campeões nacionais - ao Benfica basta pontuar. Depois, a festa pode rebentar nas ruas da Invicta. A festa, e não só... As forças policiais querem impedir a repetição dos graves incidentes ocorridos entre adeptos dos dois clubes, em Março, no Algarve, na final da Taça da Liga. E os alvos estão identificados: as claques dos dois clubes. A polícia tem já em curso uma megaoperação que, tal como o 24horas adiantou, terá cerca de 1200 agentes para tentar evitar que o jogo culmine na explosão de um barril de pólvora.



Sporting avança por central croata, A Bola de 28-04-2010
 

O Sporting está na perseguição de uma das estrelas emergentes do futebol croata: o defesa-central/trinco Domagoj Vida, 20 anos, jogador do NK Osijek, actual sexto classificado da Liga da Croácia e capitão da selecção sub-21 daquele país. É um jogador polivalente em termos defensivos, capaz de assumir qualquer posição mais recuada no terreno, inclusive as faixas laterais, apesar de jogar preferencialmente no centro da defesa ou uns metros mais à frente, como trinco.



Especuladores forçam novo aperto do cinto, Correio Manhã de 28-04-2010
 

O corte da classificação da dívida da República Portuguesa de A+ para A- comunicado ontem pela Standard & Poor's (S&P) lançou o pânico na Bolsa e provocou um 'toque a rebate' no Governo e na Oposição. Passos Coelho telefonou a José Sócrates e ambos combinaram para hoje um encontro em São Bento. Fonte próxima do gabinete do primeiro-ministro disse ao CM que "a mensagem a passar é de unidade nacional". Utilizando uma comparação com o mundo do futebol, a mesma fonte adiantou: "Não é tempo de pensar ao nível de clubes, de Benfica ou Sporting. É tempo de defender a selecção nacional".



Vieira longe de Pinto da Costa no Dragão, Correio Manhã de 28-04-2010
 

Luís Filipe Vieira vai ao Dragão apoiar a equipa do Benfica, mas irá ficar longe de Pinto da Costa no Estádio do Dragão. O Correio da Manhã sabe que o líder dos encarnados não pretende sequer aproximar-se do local onde o presidente dos portistas se irá sentar. Embora se mostre determinado em estar ao lado dos jogadores (no sábado viaja para o Porto no banco da frente do autocarro da equipa), Vieira não esquece as polémicas que os dois clubes têm mantido nos últimos anos. Ainda há pouco mais de duas semanas afirmou publicamente que com ele à frente dos destinos das águias as relações com os azuis-e-brancos não serão normalizadas enquanto Pinto da Costa permanecer no cargo que ocupa há mais de 25 anos.



Entendam-se!, Diário Económico de 28-04-2010
 

Com sentido de Estado, convicto de que Portugal "não é a Grécia", Passos Coelho demorou poucos minutos a reagir ao comunicado do ministro das Finanças em que este dizia ter chegado a hora "de Governo e PSD se entenderem". O líder do maior partido da oposição pegou no telefone, pediu uma audiência ao primeiro-ministro, que decorrerá hoje ao final da manhã, e prometeu "ajudar o Governo e o país" a enfrentar "o enorme ataque especulativo que desde sexta-feira está a ser feito à dívida soberana portuguesa". Com uma condição: "Não vale a pena amaldiçoar as agências de 'rating', devemos mostrar um compromisso o mais robusto possível para que o controlo do défice, das contas públicas e da dívida externa possam parecer um objectivo atingível".



Dívida portuguesa força encontro entre Sócrates e Passos Coelho, Diário Notícias de 28-04-2010
 

O primeiro-ministro e o líder da oposição reúnem-se esta manhã para negociarem a resposta a dar ao "ataque" dos mercados financeiros a Portugal. O anúncio da descida do rating português também pela S&P levou a que Pedro Passos Coelho ligasse a José Sócrates, a meio da tarde de ontem, tendo combinado um encontro para discutir as medidas a tomar de forma a evitar um colapso idêntico ao da Grécia.



Murros, ovos e bombas de fumo do Parlamento da Ucrânia, Diário Notícias de 28-04-2010
 

Foi numa sessão em que o caos reinou, por momentos, que o Parlamento ucraniano ratificou ontem o controverso acordo recentemente alcançado entre Kiev e Moscovo tendo em vista prolongar a permanência da frota russa na base ucraniana de Sevastopol, na Crimeia, por mais 25 anos, até 2042. Enquanto que no exterior do edifício irrompiam protestos de partidários da oposição pró-ocidental, na sala de sessões da Rada, os deputados do Bloco de Yulia Timoshenko (oposição) e do Partido das Regiões (no poder) trocavam insultos e partiam mesmo para a agressão física, num cenário de alguma gritaria e grande confusão, onde chegaram até a ser lançados artefactos que encheram o recinto de fumo, tendo ainda sido arremessados ovos e tomates em direção ao presidente do Parlamento.



Pacto de emergência, I de 28-04-2010
 

Juros em máximos históricos, nova descida do rating da república, bolsa em queda livre, bancos sob pressão: o dia pior na crise da dívida pública de Portugal obrigou o governo a mudar de estratégia, admitindo que não basta contrariar as comparações com a Grécia. Para afastar os ataques dos mercados é preciso responder com factos. Esta resposta, no actual momento de enorme pressão, passará por antecipar medidas de austeridade previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento e tentar um acordo de salvação nacional com o principal partido da oposição, o PSD.



Governo pressionado para aprovar mais medidas de austeridade, Jornal Negócios de 28-04-2010
 

A 14 de Janeiro deste ano, o primeiro-ministro grego afirmou, peremptório: "faremos o que for preciso" para controlar o descalabro das contas públicas. Desde então, o abismo financeiro só ficou maior. Ontem, foi a vez de Teixeira dos Santos repetir a frase. Partidos e economistas reconhecem o ataque, mas diferem nas soluções. José Sócrates reúne-se hoje com Passos Coelho e Cavaco Silva.



Sócrates e Passos ensaiam ataque à pressão externa, Jornal Notícias de 28-04-2010
 

Juros a subir, mais desemprego e menos ajudas do Estado. Será este o panorama previsível para o futuro próximo de Portugal, ainda que o país evite entrar num sistema de "dívida explosiva". Podem estar em causa novas medidas de "aperto de cinto". A Standard & Poor's reviu ontem a avaliação da dívida nacional de A+ para A-, a mais baixa de sempre, o que levou à imediata subida dos juros da dívida para um nível histórico. Provocou ainda a queda das bolsas e do euro. A agência entende que o Governo vai precisar de mais medidas de consolidação orçamental, admitindo a hipótese de um novo corte no rating.



Vigilância reforçada para a visita do Papa, Jornal Notícias de 28-04-2010
 

Estão a ser tomadas todas as diligências necessárias para garantir que a visita de Bento XVI a Portugal corra pelo melhor. A garantia é do ministro da Administração Interna que ontem, no santuário de Fátima, afiançou que não estão a ser "poupados esforços". Rui Pereira, que quis conhecer de perto o sistema de videovigilância do santuário, cuja responsabilidade de gestão pertence à GNR, garante que este sistema "é uma mais-valia para tudo, incluindo a segurança no âmbito da visita de Sua Santidade", na medida em que abrange toda a área do recinto.



O mundo de olho no clássico, O Jogo de 28-04-2010
 

Portugal vai parar no domingo para ver o clássico entre o FC Porto e o Benfica, mas o interesse no "jogo do título" ultrapassa as fronteiras do país. Quando falta pouco mais de um mês para o arranque do Mundial, a poucos dias do anúncio das convocatórias das selecções apuradas e numa altura em que se começam a dar os primeiros passos na preparação da próxima temporada, o clássico vai concentrar as atenções de alguns dos principais responsáveis do futebol a nível planetário.



S&P e Grécia provocam crash na Bolsa, OJE de 28-04-2010
 

O perigo de contágio da crise grega e a redução em dois níveis no rating de Portugal feito pela Standard&Poor's, que ainda ameaçou novos cortes e colocou dúvidas sobre as metas orçamentais do Governo, fizeram ontem afundar a bolsa portuguesa e disparar os juros da dívida pública e o custos dos CDS para máximos históricos. O PSI20 fechou ontem a perder 5,36%, naquela que foi a maior queda do índice que agrega as 20 maiores cotadas nacionais desde Outubro de 2008. Todos os títulos desvalorizaram.



Portucel sobe no papel e na energia, OJE de 28-04-2010
 

O volume de negócios da Portucel no primeiro trimestre aumentou 11,6%, em termos homólogos, influenciado pela subida das vendas da nova fábrica de papel e pela venda de energia. A nova unidade, que integra pasta em papel, permitirá aumentar a produção de papel em cerca de 48%. O negócio futuro da empresa vai passar pelo papel e energia, ficando a companhia menos exposta ao mercado da pasta. América do Sul e Moçambique são novas geografias de expansão da empresa.



Feira do Livro abre amanhã, OJE de 28-04-2010
 

A Feira do Livro abre amanhã em Lisboa, com um total de 444 paricipações. Descontos de 50% em livros, de segunda a quinta-feira entre as 22h30 e as 23h30, numa iniciativa denominada "Hora H", é uma das novidades da 80ª edição.



Juros de Portugal iguais aos da Grécia quando esta pediu ajuda, Público de 28-04-2010
 

Depois da Grécia, Portugal é a próxima vítima? A pergunta tem estado na boca do mundo nos últimos meses, dando forma aos receios de que a crise grega contagie a economia nacional. Mas, ontem, com o corte do rating da república portuguesa pela Standard & Poor's (S&P), os mercados internacionais parecem ter dado o sinal de que Portugal já é visto como um caso problemático por si só. Os investidores olharam para o país como estando em pré-falência e fizeram os níveis de risco da dívida portuguesa disparar para máximos. Na bolsa, há ordem para vender tudo.



O melhor restaurante do mundo é na Dinamarca, Público de 28-04-2010
 

Tem só 33 anos, o chefe de cozinha dinamarquês que derrubou o consagradíssimo Ferran Adrià do lugar de "melhor cozinheiro do mundo", segundo os critérios do júri da revista Restaurant. Chama-se René Redzepi e tem um restaurante em Copenhaga, o Noma.



«Paulo Sérgio é um líder», Record de 28-04-2010
 

O novo treinador, a ligação com Costinha, a relação com Jorge Mendes e as mudanças que possibilitarão ao clube encarar a próxima época com mais otimismo. De tudo falou o presidente do Sporting, numa entrevista coletiva realizada horas antes da visita a um ex libris do Canadá, as Cataratas do Niágara, na fronteira com os EUA.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream