31 março 2010

Manchetes do Dia - 31-03-2010

Quarta, 31 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

"Foi o único patrão que me aumentou", 24 Horas de 31-03-2010
 

Manuela Moura Guedes não teme um eventual regresso de Miguel Paes do Amaral à TVI. Confrontada com a possibilidade de reencontrar o seu antigo patrão, que ainda recentemente acusou o casal Moniz de manipulação, a jornalista, há mais de seis meses de baixa, afirma-se tranquila. "Não faço comentários sobre futurologia", diz ao 24horas. "O que eu disse sobre ele no Parlamento disse e está dito", refere. Mas, perante a insistência do nosso jornal, Moura Guedes ainda utiliza ironia: "Alguma coisa contra Paes do Amaral? Não, nada disso. Eu até disse no Parlamento, e mantenho, que ele foi o único patrão que tive na TVI que me aumentou o ordenado. Na altura disse-me que eu era imprescindível, que a subida da informação da TVI era mérito meu e que, portanto, me aumentava".



Duelo de amigos, A Bola de 31-03-2010
 

Saviola foi companheiro de quarto do guarda-redes do Liverpool.



Pinto da Costa: "Podíamos ter contratado Jorge Jesus", Correio Manhã de 31-03-2010
 

Pinto da Costa, em entrevista à RTP 1, revelou ter "pensado" em Jorge Jesus para substituir Jesualdo e anunciou que vai recandidatar-se a novo mandato à frente do FC Porto.



Bispo força padre a falar, Correio Manhã de 31-03-2010
 

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, quer que seja esclarecida toda a verdade sobre o caso que envolve o cónego António Ferreira dos Santos, sacerdote que um jovem acusa da prática de abusos sexuais. Anteontem à noite, o prelado e o cónego estiveram reunidos no Paço Episcopal e conversaram longamente sobre a suspeita que envolve o reitor da Lapa. Da conversa sabe - se apenas que o cónego voltou a negar todas as acusações de que é alvo e que manifestou a intenção de, em breve, esclarecer publicamente todos os contornos deste caso.



''Luisão é o melhor jogador do Benfica'', Correio Manhã de 31-03-2010
 

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, revelou, em entrevista à SIC, que evitou ida do técnico para o Dragão, negou ter estado com Carolina Salgado ou ligado a qualquer árbitro.



Descubra as ofertas de última hora para as mini-férias da Páscoa, Diário Económico de 31-03-2010
 

Se não reservou antes, mas ainda quiser improvisar umas miniférias na Páscoa, tem poucas opções: terá de se render às ofertas das agências de viagens dentro de Portugal. Os destinos tradicionalmente mais procurados pelos portugueses, como Brasil, Caraíbas, Cabo Verde e Disneyland Paris esgotaram há mais de 15 dias. Restam algumas viagens para a Madeira, Algarve, Alentejo e Norte de País. Segundo explicou ao Diário Económico o director da agência Abreu, José Manuel Ferraz, "a Páscoa não é uma época muito flexível às marcações última hora, "porque, nesta altura, os dias de partidas são os mesmos para todos, enquanto que no Verão as partidas dilatam-se por três meses".



Constâncio alerta para descida do nível de vida dos portugueses, Diário Económico de 31-03-2010
 

São duas das várias notícias negativas deixadas pelo Banco de Portugal: o rendimento disponível dos consumidores vai diminuir em 2010 e 2011 e as condições do mercado de trabalho vão deteriorar-se. Para justificar a primeira previsão, a instituição liderada por Vítor Constâncio aponta quatro razões: o anunciado congelamento dos salários reais, quer para os trabalhadores da administração pública, quer para os do sector privado; o também previsto aumento dos impostos que consta do Programa de Estabilidade e Crescimento; a previsível subida das taxas de juro; e a pressão que os elevados números do desempregados fazem sobre quem está empregado. Razões que levam o Banco a antecipar "uma queda do rendimento disponível real no horizonte de projecção".



Mota Amaral não vê obstáculos ao envio dos despachos do PGR, Diário Económico de 31-03-2010
 

Não há motivo para que os documentos solicitados pela Comissão de Inquérito ao negócio PT/TVI sejam negados à Assembleia da República, defende Mota Amaral. O presidente da comissão argumenta que os documentos pedidos "foram identificados como sendo relacionados e dentro dos objectivos do Parlamento". Um critério que vale também para os despachos do procurador-geral da República: "O PGR resolveu essa questão logo na resposta que deu à comissão, dizendo que não há qualquer processo judicial em curso que interfira com o objecto da comissão", clarificou Mota Amaral em declarações ao Diário Económico.Na reunião anterior dos coordenadores da comissão, Mota Amaral chegou a insurgir-se contra o requerimento do PSD a pedir os despachos do PGR.



CERN, a nova era na busca da origem do universo, Diário Notícias de 31-03-2010
 

Foi com champanhe e aplausos que físicos e engenheiros saudaram ontem no CERN, centro europeu de investigação nuclear, em Genebra, as primeiras colisões entre protões lançados em direcções contrárias no acelerador LHC a uma velocidade próxima da luz. Passava pouco das 12.00 (em Portugal) quando isso aconteceu, depois de duas tentativas falhadas durante a manhã. Mas com essas primeiras colisões a uma energia de 7 TeV (teraelectrão-volt) nunca antes alcançada "fez-se história" e deu-se "início de uma nova era na física", como disseram os entusiasmados físicos no CERN.



Alemanha investiga corrupção nos submarinos comprados por Portugal, Diário Notícias de 31-03-2010
 

A investigação do Ministério Público alemão à alegada prática criminosa de responsáveis do grupo Ferrostaal, a quem Portugal comprou dois submarinos em 2003, teve novos desenvolvimentos nos últimos dias com a prisão de dois quadros da empresa alemã. Os novos dados, noticiados ontem pela revista Der Spiegel, abrangem a acção do Governo português, então liderado pelo primeiro-ministro Durão Barroso e tendo Paulo Portas na pasta da Defesa.



33 pedem audiência a Cavaco. Ex-ministros PSD atacam aposta de Sócrates nas renováveis, I de 31-03-2010
 

É mais um manifesto da sociedade civil que junta personalidades políticas, economistas, engenheiros e empresários contra opções do governo PS. Depois das Obras Públicas, é a política energética e a aposta nas energias renováveis, uma das principais bandeiras de José Sócrates, que vai ser posta em causa. Os argumentos serão apresentados em conferência de imprensa e vão ser pedidas audiências ao governo e ao Presidente da República.



Aviões vão estacionar na base aérea de Beja, Jornal Negócios de 31-03-2010
 

A base militar da Força Aérea em Beja é a alternativa à falta de estacionamento no aeroporto da Portela. A gestora dos aeroportos nacionais tem encetado conversações com a Força Aérea, no sentido de encontrar uma solução para as companhias aéreas que necessitem de estacionamento prolongado na Portela. A ANA, desde Julho do ano passado, está a cobrar às transportadoras que estejam estacionadas no aeroporto de Lisboa mais de 18 horas uma sobretaxa, o que tem provocado alguma contestação, nomeadamente das companhias de voos não regulares.



Porto e Lisboa recusam aliviar factura de IRS dos contribuintes, Jornal Negócios de 31-03-2010
 

Desde a semana passada que os reembolsos de IRS começaram a cair na conta bancária dos contribuintes. A crescente rapidez com que as Finanças devolvem o seu a seu dono já constitui por si uma boa notícia, mas se viver num dos 63 concelhos que em 2009 concederam um desconto de IRS aos moradores, o benefício será a dobrar. Em Albufeira, Caminha, Castro Marim, Óbidos e Vila do Bispo, só para citar os cinco casos de maior generosidade fiscal, as autarquias vão permitir que as famílias poupem, em média, entre 50 e 70 euros de IRS, segundo cálculos efectuados pelo Negócios a partir das últimas estatísticas concelhias publicadas pela Direcção-Geral dos Impostos.



Pinto da Costa diz que o Benfica está bem lançado para ganhar a liga dos túneis, Jornal Notícias de 31-03-2010
 

A demissão de Hermínio Loureiro da presidência da Liga, após a revogação, pelo Conselho de Justiça (CJ) da FPF, dos castigos de Hulk e Sapunaru, foi explicada, ontem, de forma diferente por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD), e por Pinto da Costa. O presidente do F. C. Porto afirmou ontem, em entrevista à RTP, que Hermínio Loureiro renunciou ao cargo de presidente da Liga depois de Ricardo Costa se ter recusado a pedir a demissão da presidência da CD. A seguir, em declarações à SIC Notícias, Ricardo Costa revelou que se disponibilizou para acompanhar Hermínio na saída da Liga, após o anúncio da revogação dos castigos de Hulk e Sapunaru, mas que este lhe pediu para não o fazer.



Poder de compra baixa nos próximos dois anos, Jornal Notícias de 31-03-2010
 

O nível de vida das famílias vai piorar nos próximos anos. Com o desemprego a aumentar e os vencimentos quase congelados, vai ser preciso esticar o salário para pagar ainda mais impostos e juros, prevê o Banco de Portugal. O rendimento real, portanto, vai baixar. O Boletim de Primavera ontem revelado prevê que a economia cresça perto de metade do valor estimado pelo Banco de Portugal (BdP), no anterior boletim de Outono, e pelo próprio Governo. Agora, o BdP aponta para um crescimento da riqueza de 0,4%, este ano, e de 0,8%, no próximo.



Villas-Boas preso por um milhão, O Jogo de 31-03-2010
 

A mês e meio de distância do ponto final numa campanha devastada por deficiências na preparação do plantel e na gestão do futebol profissional, ainda não é absolutamente líquido que o comando da equipa do Sporting venha a ser entregue a André Villas-Boas, mas nesta altura são cada vez mais fortes os indícios de que o treinador desejado pelo presidente José Eduardo Bettencourt para suceder a Carlos Carvalhal se mude mesmo de Coimbra para Lisboa no próximo mês de Maio, altura em que a cláusula de rescisão contratual do técnico pode ser activada mediante o depósito de 500 mil euros na conta da Académica.



PEC corta crescimento do PIB para metade, OJE de 31-03-2010
 

As medidas de consolidação orçamental lançadas pelo Governo no Orçamento do Estado de 2010 e no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) vão cortar para metade o ritmo de crescimento da economia este ano e no próximo, disse ontem o Banco de Portugal. Segundo o Boletim Económico de Primavera, a economia nacional deverá expandir-se 0,4% em 2010 e 0,8% em 2011, uma perfomance que compara com o crescimento de 0,7% e 1,4% para este ano e no próximo respectivamente, avançada há três meses.



Martin Ramirez no Rainha Sofia em Madrid, OJE de 31-03-2010
 

Duas visitantes do museu Rainha Sofia em Madrid observando o quadro "O Cavalo e o Cavaleiro" do pintor mexicano Martin Ramirez (1895-1963). É a primeira retrospectiva de Ramirez realizada na Europa e está patente a partir de hoje.



Investimento da PT nos 1.200 milhões, OJE de 31-03-2010
 

A Portugal Telecom prevê continuar com um investimento forte em 2011, com destaque para o esforço ao nível da quarta geração de telecomunicações móveis em Portugal e no Brasil, disse ontem o chief technical officer, Alfredo Batista, citado pela Reuters. O investimento do grupo PT para este ano deverá situar-se entre os 1.200 milhões e os 1.250 milhões de euros, avançaram analistas no início do mês, não tendo o CEO da empresa, Zeinal Bava, sem rejeitar esse número. Recorde-se que o nível de investimento recorde da empresa aconteceu em 2009 com 1.268 milhões de euros.



Banco central alerta para risco de recessão no curto prazo, Público de 31-03-2010
 

O Banco de Portugal reviu ontem em baixa as previsões de crescimento da economia portuguesa este ano e no próximo. O PIB deverá registar um incremento de 0,4 por cento este ano (a anterior previsão apontava 0,7 por cento) e de 0,8 por cento em 2011 (1,4 por cento nas previsões de Inverno de 2009). A instituição diz que "é fulcral a prossecução de uma estratégia de consolidação orçamental credível", mesmo existindo o risco de "impactos recessivos de curto prazo".



Caiu para metade apoio a longas-metragens desde 2001, Público de 31-03-2010
 

O Instituto do Cinema e do Audiovisual investiu 8 milhões de euros no apoio à criação e à produção cinematográfica em 2009. São cinco milhões a menos do que o dinheiro disponível em 2000 e 7,5 milhões a menos do que em 2001. Esta é uma das razões que levaram mais de 2300 pessoas, num manifesto encabeçado por Manoel de Oliveira, a exigir "uma intervenção de emergência" da ministra da Cultura (na foto, rodagem do filme Conexão, de Leonel Vieira).



Carvalhal está fora, Record de 31-03-2010
 

A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira, confirmou a saída do técnico leonino, Carlos Carvalhal, no final da presente temporada.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream