01 abril 2010

Manchetes do Dia - 01-04-2010

Quinta, 1 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

A dor de Durão com a morte da mãe, 24 Horas de 01-04-2010
 

Elisabeth Durão morreu ontem, aos 87 anos, na Cova da Piedade, margem Sul do Tejo, onde residia. José Manuel Durão Barroso viajou no mesmo dia para Lisboa para acompanhar o velório da mãe, na Basílica da Estrela. Aterrou no aeroporto da Portela às 14h00 e seguiu para a sua casa, em Lisboa, junto ao jardim das Amoreiras. O presidente da Comissão Europeia já tinha marcado o regresso à capital portuguesa para passar a Páscoa em família - os serviços da Comissão estão encerrados entre hoje e segunda-feira devido à quadra. Foi traído pelo destino. Elisabeth Durão, que teve algumas complicações de saúde devido a gripes, não resistiu ao peso da idade.



Génios à solta, A Bola de 01-04-2010
 

Liverpool e Benfica voltam a encontrar-se quatro anos depois de a formação portuguesa ter eliminado os ingleses na Liga dos Campeões. Rafael Benitez até reconhece que o Benfica está melhor agora, mas garante que a sua equipa também está num bom período. «O Benfica parece estar melhor. É muito boa equipa, muito forte a atacar e a defender. Estão a ganhar jogos e cheios de confiança, por isso será muito duro. Mas nós também estamos bem e também podemos vencer», afirmou o técnico espanhol, em conferência de imprensa realizada na noite desta quarta-feira na unidade hoteleira na qual a comitiva inglesa está instalada em Lisboa.



Luvas de 6,4 milhões para quatro políticos, Correio Manhã de 01-04-2010
 

Compra dos navios investigada em Portugal e na Alemanha. Quatro pessoas ligadas ao Governo PSD/CDS-PP terão recebido cada uma 1,6 milhões de euros.



Governo quer demitir gestores públicos que violem endividamento, Diário Económico de 01-04-2010
 

Os gestores públicos que ultrapassem os limites de endividamento que lhes vão ser impostos pelo Governo correm o risco de vir a ser destituidos com justa causa. A 'ameaça' do Governo está prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e o Ministério das Finanças confirmou ao Diário Económico que as mesmas serão concretizadas dentro de seis meses. Para que a ameaça seja uma realidade, o Governo vai alterar a legislação referente ao Estatuto dos Gestores Públicos e aos contratos de gestão, onde ficará expresso que passa a constituir motivo de destituição com justa causa o incumprimento dos limites de endividamento.



Director-geral do Orçamento sai em conflito com o ministro, Diário Económico de 01-04-2010
 

O director-geral do Orçamento pediu a renúncia ao ministro das Finanças, por discordância com as políticas orçamentais seguidas pelo Governo, apurou o Diário Económico. A saída de Luís Morais Sarmento ocorre menos de um mês depois da difícil aprovação do Orçamento do Estado para 2010. A comissão de serviço do ainda director-geral do Orçamento só terminaria em 2011, mas o dirigente decidiu sair antes em divergência com o Executivo. "Foi ele que pediu para sair porque não está satisfeito com as políticas seguidas pelo Governo", assegurou uma fonte do Ministério das Finanças.



Conheça os novos apoios do Estado para as empresas exportadoras, Diário Económico de 01-04-2010
 

Quando se fala de exportações, fala-se do "maior e mais importante" contributo para o crescimento económico. A mensagem é do primeiro-ministro e foi transmitida ontem ao Parlamento num debate quinzenal que teve como tema a economia e as exportações. José Sócrates deu conta das linhas mestras do pacto para a internacionalização que vai contar com um fundo de 250 milhões de euros para apoiar as exportações, cujo peso no Produto Interno Bruto (PIB) o Governo pretende aumentar de 30% para 40% nos próximos anos.



Rede de empresas-fantasmas criada para pagar comissões, Diário Notícias de 01-04-2010
 

O Ministério Público (MP) alemão está a investigar suspeitas relacionadas com a criação de uma série de empresas-fantasmas que, por sua vez, terão sido utilizadas para o pagamento de comissões ilegais no âmbito do negócio da compra pelo Estado português de dois submarinos. De acordo com documentos do processo alemão, a que o DN teve acesso, são identificadas várias empresas que terão sido utilizadas para o esquema, assim como alguns cidadãos portugueses que estariam por dentro de todas as movimentações.



Viagem de finalistas fatal para aluno com notas de 18 que queria ser médico, Diário Notícias de 01-04-2010
 

Artur Pimentel queria ser médico. Com excelentes notas e a acabar o décimo segundo ano, o sonho do jovem estudante terminou ontem à tarde em Lloret Del Mar, na Catalunha, ao cair de uma varanda do hotel onde estava na companhia de mais duas dezenas de colegas a desfrutar a viagem de finalistas. A polícia espanhola diz que se tratou de um acidente, mas está a investigar a morte que, segundo um responsável local, será inédita em viagens de finalistas naquela zona.



Benfica desafia Oliveira. Jogos podem sair da Sport TV, I de 01-04-2010
 

O Benfica está a preparar o lançamento de um concurso internacional para vender os direitos televisivos dos seus jogos no campeonato português a partir de 2012, ano em que finda o contrato em vigor com a Olivedesportos de Joaquim Oliveira. O presidente do clube encarnado, Luís Filipe Vieira, anunciou a intenção de iniciar esta semana a negociação do processo, respeitando o direito de preferência da Olivedesportos. Mas já está a pensar nos passos seguintes: se Oliveira não acompanhar os números pretendidos pelo Benfica, o clube vira-se para o estrangeiro em busca de comprador. Em último caso, admite ficar com os direitos no canal Benfica TV, o que poderá dar origem a uma nova guerra de conteúdos entre a Zon (que detém 50% da SportTV) e a PT (que tem o exclusivo do canal benfiquista na Meo).



BPP é o primeiro banco a falir em democracia, Jornal Negócios de 01-04-2010
 

Já arrancou o processo que poderá culminar na primeira insolvência de um banco em Portugal. O Banco de Portugal (BdP) notificou os interessados sobre a possível revogação da licença bancária do Banco Privado Português (BPP). No caso, trata-se da Privado Holding, dona do banco, a quem foram dados 10 dias para dar a sua versão do processo, admitindo-se que seja apresentado novamente um plano de saneamento para a instituição. Caberá, depois, ao supervisor liderado por Vítor Constâncio decidir sobre o destino final do BPP.



"Ocupar a pasta das Finanças é ser carne para canhão", Jornal Negócios de 01-04-2010
 

Sempre teve uma "costela laranjinha". As palavras são suas. António Nogueira Leite, apoiante de Pedro Passos Coelho, é apontado como o ministro das Finanças sombra do novo líder do PSD. Mas esse é um "sacrifício" que só faria numa situação de emergência nacional, garante. Não lhe apetece ser carne para canhão. É generoso, mas não tanto. E a vida já o ensinou que quando faz aquilo que não quer, as coisas correm mal. Foi o que aconteceu quando Pina Moura o convenceu a integrar o Governo de António Guterres. A marca é funda.



Oposição faz perguntas, Sócrates quer respostas, Jornal Notícias de 01-04-2010
 

Uma, duas, três... oito foi o número de vezes que Sócrates lamentou o "silêncio da Oposição" em relação ao tema do debate, "não dando ideias nem fazendo propostas para apoiaras exportações". A Oposição fez perguntas e ficou à espera, em vão, das respostas.



Magistradas ainda à espera de papéis sobre submarinos, Jornal Notícias de 01-04-2010
 

As magistradas que investigam o negócio dos submarinos participaram em buscas na sede alemã da Man Ferrostaal, realizadas a seu pedido, mas não trouxeram para Portugal os documentos apreendidos. Um ano depois, a documentação permanece na Alemanha. "A empresa alemã interpôs recurso da decisão de entrega à autoridade portuguesa dos documentos apreendidos, não tendo até hoje sido remetida qualquer documentação", esclareceu ontem o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), onde trabalham as titulares do inquérito, Auristela Gomes Pereira e Carla Dias.



Saviola pára três semanas, O Jogo de 01-04-2010
 

Argentino está lesionado. Não se tem treinado e a sua utilização é incógnita, até, para jogo com a Naval. Fórmula utilizada no Algarve, agora com o 'dez' no apoio a Cardozo, deve ser a solução.



Governo anunciou desistência da compra da Cosec, OJE de 01-04-2010
 

Quase um ano depois de ter anunciado a "nacionalização" da maior seguradora de crédito do país, a Cosec, o Governo anuncia a desistência da compra da companhia. José Sócrates, afirmou ontem, no Parlamento, que as exigências feitas pelo sócio francês, que detém 50% da companhia, eram inaceitáveis. A opção estratégica do Governo passou por fazer acordos com as instituições financeiras que resultaram na modalidade OCDE II. Com este modelo, indica a Lusa, foram eliminados os limites de seguro por empresa exportadora e que aumentou até dez vezes os montantes máximos garantidos por importador estrangeiro.



BCP vende EUA e foca no mercado core, OJE de 01-04-2010
 

O Millennium bcp anunciou a venda da sua operação nos EUA, o Millennium bcpbank, a par da respectiva base de depósitos, no valor aproximado de 600 milhões de dólares (cerca de 445 milhões de euros). O comprador foi o Investors Savings Bank, ficando a operação sujeita às autorizações regulamentares e deverá estar concluída durante o terceiro trimestre do ano. O BCP refere, em nota enviada à CMVM, que estabeleceu um acordo de cooperação com o comprador no que respeita às remessas financeiras oriundas daquele país.



Haiti: Conferência de doadores promete 3 mil milhões, OJE de 01-04-2010
 

A União Europeia e os EUA prometeram ontem contribuir com quase 80% dos 3 mil milhões de dólares pedidos pela ONU para a reconstrução do Haiti, na conferência de doadores que decorre em Nova Iorque.



Inquérito às contrapartidas dos submarinos congelado pelo PS, PSD e CDS, Público de 01-04-2010
 

O caso dos submarinos ronda o Parlamento, mas não entra tão cedo. A comissão de inquérito parlamentar do Bloco de Esquerda sobre as contrapartidas à compra de material militar, incluindo as dos submarinos, que a investigação na Alemanha noticiada pela revista Der Spiegel ressuscitou, marca passo. Mais do que isso. "Está parada", admitiu ontem ao PÚBLICO José Manuel Pureza, líder parlamentar do Bloco, no dia em que se ficou a saber que José Sócrates achava "inaceitavelmente baixos" os níveis de cumprimento das contrapartidas.



Prestação das habitações ficou 40 por cento mais barata no espaço de ano e meio, Público de 01-04-2010
 

As taxas Euribor, indexante do crédito à habitação, continuam a bater mínimos históricos e teimam em manter-se abaixo da própria taxa de referência do BCE, actualmente situada em 1 por cento. Há um ano e meio, no seu pico, a Euribor atingiu quase 5,5 por cento. A quebra entretanto verificada fez com que as mensalidades a pagar ao banco caíssem cerca de 40 por cento desde Outubro de 2008. Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com spread de 0,7 por cento, a quebra na prestação é de 363 euros mensais. Quando é que as taxas voltarão a subir é a grande incógnita nos mercados. Os analistas inclinam-se a pensar que, dada a fragilidade da retoma, o Banco Central Europeu não mexerá na taxa de referência antes do final do ano ou mesmo só em 2011. Os mercados, no entanto, costumam incorporar estas mexidas com alguma antecedência.



Saviola KO, Record de 01-04-2010
 

A previsão de recuperação oscila entre duas e três semanas e, por isso, El Conejo não vai falhar apenas a partida desta noite: o camisola 30 das águias estará impossibilitado de competir no desafio de Anfield, daqui a uma semana e vai estar também ausente dos embates com a Naval (segunda-feira) e com o Sporting (13 de abril).



Governo admite anular contrato com dois submarinos alemães, SOL de 01-04-2010
 

Klaus Lesker, o administrador da empresa alemã Man Ferrostaal detido na semana passada no âmbito de uma investigação a suspeitas do pagamento de subornos para obter contratos noutros países, esteve em Portugal em Fevereiro. Teixeira dos Santos e Santos Silva comunicaram a Klaus Lesker o descontentamento de Portugal, classificando como «inaceitavelmente baixos os níveis de cumprimento das contrapartidas neste contrato dos submarinos» – como afirmou ontem o primeiro-ministro no debate mensal no Parlamento.



Os homens de passos, SOL de 01-04-2010
 

Passos Coelho e o seu núcleo duro estão em black out até ao congresso. Os convites para a equipa de dirigentes do novo líder do PSD serão feitos apenas na próxima semana e, como é habitual, só mesmo no próprio congresso as listas ficarão fechadas. Mas já existem várias certezas. A primeira é a aposta numa renovação de cerca de 80% dos rostos da primeira linha no PSD.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream