30 março 2010

Manchetes do Dia - 30-03-2010

Terça, 30 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Padre Frederico perdoado pela mãe do miúdo que assassinou, 24 Horas de 30-03-2010
 

Gorete Correia recusou 8 mil euros de indemnização e perdoou ao padre que abusou e matou o seu filho. Católica e catequista, não está interessada no dinheiro e a única coisa que queria era ter o Luís Miguel de volta.



Jesus chama Aimar, A Bola de 30-03-2010
 

Argentino avança para ataque à Europa.



310 atropelados na passadeira, Correio Manhã de 30-03-2010
 

Foram atropeladas, só entre 1 de Janeiro e o dia de ontem, 310 pessoas quando atravessavam ruas em cima das passadeiras, em áreas urbanas patrulhadas pela PSP. Isto num total de 636 atropelamentos, em que se registaram oito mortos e 71 feridos graves. Os números foram ontem divulgados pela Direcção Nacional da PSP - que está preocupada com este fenómeno - e dão ainda conta de que Março foi o pior dos três meses: 216 pessoas atropeladas, face aos 208 e 212 casos de Janeiro e Fevereiro, respectivamente.



Suicidas fazem 38 mortos em Moscovo, Correio Manhã de 30-03-2010
 

Seis anos depois do ataque com explosivos que fez 41 mortos, o terrorismo voltou ontem a atingir o Metro de Moscovo com um duplo atentado em hora de ponta que causou a morte apelo menos 38 pessoas e feriu dezenas. Os ataques, cometidos por duas bombistas suicidas, não foram reivindicados, mas Alexander Bortnikov, responsável do Serviço de Segurança Federal (FSB), sucessor do KGB, afirma que as terroristas têm ligações aos grupos islamitas do C áucaso Norte.



Fisco põe à venda antiga sede da Federação Portuguesa de Futebol, Diário Económico de 30-03-2010
 

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) colocou à venda a antiga sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Praça da Alegria, em Lisboa, por pouco menos de um milhão e meio de euros. Em causa está uma dívida fiscal do Leixões Sport Clube que se encontra abrangida pelo acordo alcançado em 1998 entre o Estado, a Federação e a Liga de Clubes, e que ficou conhecido como Totonegócio.



Défice público sobe para 9,4% com revisão em baixa do PIB, Diário Económico de 30-03-2010
 

O défice do sector público administrativo (SPA) ficou nos 9,4% do PIB em 2009, uma décima acima do valor que o Governo previu no Programa de Estabilidade e Crescimento que apresentou recentemente. Este agravamento ficou principalmente a dever-se à revisão em alta do PIB, dizem as Finanças, mas também a um défice menor na administração central.



"Spreads" no crédito à habitação vão manter-se elevados até 2011, Diário Económico de 30-03-2010
 

Desde Janeiro de 2008, os 'spreads' mínimos praticados no crédito à habitação já triplicaram de valor. Um sinal de que, embora com taxas de juro em mínimos históricos, os bancos continuam a sentir a pressão dos custos de financiamento nos mercados internacionais, bem como a necessidade de controlar o risco das suas carteiras de empréstimos. Uma realidade que parece não ter fim à vista: "Os próximos trimestres vão caracterizar-se ainda por níveis de 'spreads' bastante superiores aos níveis pré-crise", nota Rui Constantino, economista-chefe do Santander.



PJ apreende cada vez mais notas feitas em casa, Diário Notícias de 30-03-2010
 

Há cada vez mais falsificações de notas de euros produzidas em impressoras caseiras e depois introduzidas no mercado em locais como discotecas e bares. Perante este esquema, a polícia tem dificuldade em chegar aos autores do crime devido à dispersão dos "passadores". Na maioria dos casos, a falsificação só é descoberta no banco. Os crimes relacionados com a passagem e a contrafacção de moeda falsa aumentar^ 20% no ano passado, tendo sido registados 11546 participações, mais 2171 que em 2008. As notas de 50 euros são as mais falsificadas em Portugal e, nos três meses do corrente ano, o Banco de Portugal já detectou a existência de 4827 notas falsas.



Moscovo viveu manhã de terror na linha vermelha, Diário Notícias de 30-03-2010
 

Em plena hora de ponta, duas bombistas suicidas fizeram-se explodir em duas estações de metro da capital russa. O pior atentado 2004 naquela cidade fez pelo menos 38 mortos e 64 pessoas ficaram feridas. As autoridades russas atribuem a responsabilidade pelo ataque à guerrilha do Cáucaso e procuram três cúmplices. O professor português João Mendonça conta ao DN como escapou à explosão por 20 minutos.



TVI: Pais do Amaral estuda regresso à Media Capital , I de 30-03-2010
 

Cinco anos depois, Miguel Pais do Amaral pode estar de volta à TVI. "Não excluo que possamos olhar para o dossier da Media Capital assim que ele estiver disponível. Se for interessante...", revelou o empresário ao i, remetendo uma eventual análise desta oportunidade de negócio para quando ela estiver disponível. Ou seja, para depois de quarta-feira, o dia seguinte ao prazo limite que o grupo Ongoing tem para consumar o acordo que assinou com a holding espanhola Prisa, tendo em vista a compra de uma participação de 35% na Media Capital (ver texto ao lado).



Empresas que o Estado quer privatizar dão prejuízo, Jornal Negócios de 30-03-2010
 

Entre 2010 e 2013, o Governo quer privatizar 17 empresas. Além das mediáticas EDP, Galp, REN ou BPN, a ementa inclui tecnológicas como a EID ou a Empordef TI, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a incontornável TAP ou meias surpresas, como os CTT. O Negócios mostra-lhe agora qual a saúde financeira dessas empresas. Seis das 17 empresas que o Estado vai privatizar dão prejuízo e uma delas, a CP Carga, não disponibiliza resultados, mas tudo indica que integra também a categoria das participadas deficitárias.



Governo já fechou 40 SAP nocturnos, Jornal Notícias de 30-03-2010
 

Desde 2006 já fecharam cerca de 40 serviços de atendimento nocturno em centros de saúde, sete desde 2008. E deverá continuar a acontecer, à medida das condições. A Oposição diz que não se verificam. E a população já começou a atravessar a fronteira. Segundo fonte do Ministério da Saúde, o encerramento de serviços de atendimento permanente (SAP) em centros de saúde não vai ficar por aqui. Apesar dos protestos. A garantia é a de que, logo que se verifiquem condições, as unidades com afluência mínima deixarão de atender durante a noite.



Prestação da casa desceu para metade em ano e meio, Jornal Notícias de 30-03-2010
 

Nunca as prestações da casa ao banco foram tão baixas e já são quase metade do valor de Outubro de 2008, quando a Euribor atingiu o máximo histórico. Mas, a confirmar-se a previsão de aumento dos juros, as mensalidades vão voltar a subir, ainda este ano. Quem tiver um crédito à habitação cuja taxa de juro seja revista em Abril terá mais uma boa notícia: o valor da prestação voltará a descer, para o valor mais baixo desde que existe moeda única.



Vem aí o jogo dos milhões, O Jogo de 30-03-2010
 

O jogo da próxima quinta-feira já tinha motivos de interesse de sobra, mas ganha ainda mais um: contra o Liverpool, o Estádio da Luz irá ultrapassar a barreira do milhão de espectadores esta época. Até agora, contabilizando a Eusébio Cup e o jogo de apresentação contra o Atlético de Madrid, a Catedral recebeu um total de 951 058 espectadores. Tendo em conta que hoje mesmo deverão voar os 3500 bilhetes que restavam para a recepção aos reds, a marca do milhão será até ultrapassada em mais de dez mil pessoas. Esta será, aliás, a melhor casa do Benfica nos jogos da Liga Europa. E com Inglaterra de olhos na Luz, o Benfica poderá pensar em mais milhões, relativos a transferências...



Lucro da Unicer aumentou 12% em 2009, OJE de 30-03-2010
 

O resultado líquido da cervejeira Unicer aumentou 12% em 2009, face ao exercício anterior, ao atingir os 20 milhões de euros, anunciou a empresa. O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu face a 2008, cifrando-se em 87,6 milhões de euros, com as vendas brutas da empresa a alcançarem os 851 milhões de euros. O volume de negócios líquido registou um ligeiro decréscimo para os 486 milhões de euros, marcado pela quebra de 10% das exportações, indica a companhia em comunicado.



S. da Costa quer Golfo e Mediterrâneo, OJE de 30-03-2010
 

A Soares da Costa vai crescer para novas geografias, concretamente para a zona do Golfo e ainda para o Sul do Mediterrâneo, enquanto em África, a empresa procura países em crescimento e com necessidades a nível de infra-estruturas, caso da Guiné-Equatorial, afirmou ontem o chief executive officer da empresa, Pedro Gonçalves. O gestor, que está a terminar o mandato na companhia, conseguiu, entre 2006 e 2009, aumentar os negócios em 67%, duplicar o lucro e aumentar uma vez e meia o cash-flow operacional. A cotação da empresa subiu 72% no mesmo período. A equipa de gestão que está a repensar o programa 2007-2012, está a enfocar a estratégia em novos mercados e a enquadrar a redução da actividade em Portugal.



Damien Hirst no Mónaco até 30 de Setembro, OJE de 30-03-2010
 

O Artista britânico Damien Hirst junto à sua escultura "Temple", que foi colocada frente ao Museu Oceanográfico do Mónaco, onde vai estar patente até 30 de Novembro "Cornucópia" uma exposição de quadros e esculturas da sua autoria.



Duplo atentado em Moscovo faz 38 mortos, Público de 30-03-2010
 

O duplo atentado bombista de ontem na rede de metropolitano de Moscovo, que causou 38 mortos, desferiu um duro golpe na imagem de "batalha vencida" contra a rebelião, propagada pelas lideranças russas nos últimos anos. Em particular pela do ex-Presidente e primeiro-ministro Vladimir Putin, que cimentou a sua base de poder no combate e derrota dos movimentos separatistas dentro da Federação Russa.



Desemprego afectou sobretudo os trabalhadores com salários baixos, Público de 30-03-2010
 

Os trabalhadores com baixos salários foram os mais afectados pela subida abrupta do desemprego. Entre Dezembro de 2007 e de 2009, enquanto subia o número de assalariados com ordenados acima de mil euros, desapareceram 246 mil empregos pagos aos trabalhadores que auferiam menos de 500 euros por mês. A conclusão retira-se dos dados sobre descontos para a Segurança Social no período em análise. Parte desta redução deveu-se a uma progressão salarial, mas a maioria destes trabalhadores foi parar ao desemprego. Em contrapartida, o número de pessoas com salários brutos superiores a 10 mil euros subiu de 1661, em 2007, para 1884 no final de 2009.



Casa forte, Record de 30-03-2010
 

Benfica invicto na Luz em jogos do campeonato da Europa. Inter de Mourinho é a única equipa com igual registo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream