26 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 26-01-2010

Terça, 26 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

O dia louco das estrelas que pararam Lisboa, 24 Horas de 26-01-2010
 

Apesar do forte aparato de segurança, os futebolistas deram autógrafos e posaram para as fotografias com os fãs. À sua espera tinham carros de luxo que os conduziam a um hotel de cinco estrelas, guardado pela polícia. Os craques internacionais vieram jogar contra a pobreza.



Manuel Fernandes mais perto do Leão, A Bola de 26-01-2010
 

Mudou o cenário para Manuel Fernandes no Valência e o Sporting prepara-se para voltar a atacar o médio internacional português. O clube espanhol já aceita ceder o jogador por empréstimo e agora, em Alvalade, renasce a esperança de poder contar com o jogador até final da temporada. No início do ano, altura em que reabriu o mercado de transferências, os leões informaram-se sobre a possibilidade de acolher, por seis meses, o médio. O Valência, na altura, recusava o empréstimo mas nos últimos dias, com o jogador a continuar sem ser opção para o treinador Unay Emery, o emblema che mudou de opinião.



Bancária assassinada por ex-namorado, Correio Manhã de 26-01-2010
 

Luísa Travanca, bancária de 42 anos, foi abatida a tiro pelo ex-namorado. Ainda tentou matar filho da vítima.



Governo sacrifica Função Pública, Correio Manhã de 26-01-2010
 

Governo quer dar sinal aos mercados financeiros de que redução do défice avança já em 2010.



Défice vai ser reduzido à custa dos salários e do investimento, Diário Económico de 26-01-2010
 

Este ano, o Estado vai gastar menos em despesas com pessoal. O valor reservado para pagar os salários dos funcionários públicos em 2010 é mais baixo do que o utilizado no ano passado, segundo uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para este ano, a que o Diário Económico teve acesso. De acordo com o documento, as remunerações certas e permanentes do subsector Estado vão registar uma queda - ainda que residual - ao contrário do verificado em 2009. Esta redução deverá ser explicada pela "adopção de uma política de moderação salarial em 2010, a par do efeito de saídas líquidas de entradas, com reflexo no decréscimo das remunerações certas e permanentes", lê-se na proposta.



Novas regras tiram três mil milhões em capitais à banca, Diário Económico de 26-01-2010
 

Se as novas regras de Basileia para a solidez e resistência financeira da banca entrassem hoje em vigor, as três instituições que integram o PSI 20 precisariam de cerca de 3,7 mil milhões de euros para conseguir manter os rácio de capital actuais. Este número está longe de ser uma preocupação imediata ou um motivo de alarme, tendo em conta o horizonte temporal de mais de três anos até que as novas exigências se concretizem. No entanto, espelha a dimensão e impacto que a proposta de Basileia poderá ter no sector bancário europeu e, neste caso, para a banca portuguesa.



Mais de cem exames periciais por violações todos os meses, Diário Notícias de 26-01-2010
 

Em 2009, o Instituto Nacional de Medicina Legal fez 1270 exames a alegadas vítimas de crimes sexuais, 60% das quais crianças, uma média de mais de 100 perícias todos os meses. Entre estas vítimas estão pelo menos oito, seis que terão sido atacadas pelo "violador de Telheiras", o homem procurado pela polícia há mais de dois anos, e duas, atacadas pelo "violador de Benfica", detido há duas semanas. O número de perícias está longe do de casos de violação investigados pela Polícia Judiciária. Só quando as suspeitas se confirmam é que o processo transita para investigação. Os dados de 2009 ainda não foram publicados, mas a PJ comunicou durante o ano a detenção de 56 violadores, enquanto em 2008 foram detidos 33.



Função Pública sem aumentos reais, Diário Notícias de 26-01-2010
 

"Este ano não haverá aumentos reais para a função pública", afirmou, peremptório, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, na conferência após a aprovação do Orçamento de 2010 em Conselho de Ministros. Depois de ganhos reais de 3,8% no ano passado, os funcionários públicos vão agora pagar uma grande parte da factura de um défice orçamental que anda próximo dos 9% do PIB. Na melhor das hipóteses, para os cerca de 700 mil funcionários públicos haverá "aumentos reais zero". Isto significa que o Governo poderá oferecer aumentos até ao intervalo da inflação, estimada entre 0,7% e 0,8% . Se os aumentos a anunciar se situarem abaixo deste intervalo, ou se a inflação média no final do ano for superior à projectada, então existirá uma perda real nos salários.



Função Pública sem aumentos em 2010, I de 26-01-2010
 

Este ano não haverá aumentos reais dos salários na função pública, confirmou ontem o ministro das Finanças, naquela que é uma das poucas medidas duras de controlo do défice até agora conhecida. Os sindicatos da função pública, que pediam aumentos entre 2,5% e 4%, não aceitam o congelamento salarial e garantem: 2010 será um ano de "tensão", com recurso a greves e manifestações.



Os MBA que fazem a diferença, I de 26-01-2010
 

Não fique feliz só porque conseguiu tirar um MBA (Master Business Administration) numa universidade estrangeira ou portuguesa. Os milhares de euros gastos na formação académica podem servir de pouco na hora de se candidatar a um lugar de topo de uma grande ou média empresa. Mais do que um diploma é preciso saber escolher a instituição. "As escolas que têm menos peso são irrelevantes", avisa Luís Delgado, partner da Jason Associates, empresa de consultoria de gestão de recursos humanos. Por isso, o primeiro passo para tomar a decisão certa é conhecer o ranking mundial dos 100 melhores MBA divulgado ontem pela revista americana "Financial Times".



PSD admite reavaliar lei das finanças regionais, Jornal Negócios de 26-01-2010
 

A proposta de OE para 2010 prevê um importante reforço das transferências para os municípios. Este ano, as autarquias deverão receber três mil milhões de euros da administração central, mais 20% que em 2009. Este aumento de 500 milhões de euros compara com os 100 milhões registados no ano passado, quando as autarquias receberam apenas 2,5 mil milhões. O crescimento decorre da Lei das Finanças Locais que prevê que quando a colecta de impostos do Estado central aumenta (foi o que aconteceu em 2008), também crescem as transferências destinadas ao financiamento dos serviços das autarquias.



Juízes mantêm privilégio da reforma aos 60 anos, Jornal Negócios de 26-01-2010
 

Os juízes poderão continuar a aposentar-se aos 60 anos de idade e 36 anos de serviço, beneficiando de um regime mais favorável do que a generalidade dos funcionários públicos. Esta tem sido a decisão tomada por vários tribunais, dando razão aos magistrados e contestando a forma como a Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a aplicar o Estatuto da Aposentação aos juízes, obrigando-os a reformar-se mais tarde. Em pelo menos dois casos, tribunais superiores ficaram ao lado dos juízes e decidiram que as novas regras da aposentação, aprovadas em 2005, só podem aplicar-se aos juízes depois da revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais.



Estrelas, Jornal Notícias de 26-01-2010
 

No fim, houve empate, ontem, segunda-feira, entre Benfica All Stars e os Amigos de Ronaldo e Zidane. O jogo foi descontraído e levou 51312 pessoas à Luz. Com bilhetes a dez euros, terá sido angariado meio milhão para o Haiti, mas a receita oficial só será divulgada depois. O resultado foi o menos importante e o jogo, como era de prever, descontraído. Para todos acabou por ser uma noite especial. Primeiro para Eusébio que, ontem, completou 68 anos e viu 51.312 pessoas aplaudirem-no, ao intervalo, após a fadista Kátia Guerreiro lhe cantar os parabéns. Foi Eusébio quem deu o pontapé de saída. As vítimas do sismo no Haiti foram lembradas, tal como Miklos Féher, falecido fez, ontem, seis anos. Jean Sony, futebolista haitiano do Leixões, agradeceu o apoio ao seu povo.



Corte na CREL provoca caos nos acessos a Lisboa, Jornal Notícias de 26-01-2010
 

O corte da CREL entre o nó de acesso à A16 e o nó de Belas, em Sintra, provocou uma manhã de caos nos acessos a Lisboa. E há más notícias para os condutores: as obras de remoção das terras, depois da derrocada de sexta-feira, não devem terminar tão cedo. Muitos carros, alguma desorientação e pouca paciência para percorrer, em largos minutos de pára-arranca, um caminho que costuma ser bem mais rápido e simples - este foi o cenário da manhã de ontem em vários acessos à capital.



Estado usa Fisco como moeda de troca para saldar dívidas, Jornal Notícias de 26-01-2010
 

As empresas vão poder trocar dívidas ao Fisco quando são credoras do Estado. A medida integra o OE, que hoje, terça-feira, é entregue na AR, e visa contribuir para o reforço da tesouraria das empresas. O rendimento dos deficientes sujeito a IRS vai manter-se nos 90% em 2010. Os constrangimentos de tesouraria que algumas empresas enfrentam levaram o Governo a agilizar e tornar operacional o mecanismo que permite aos contribuintes compensarem (abaterem) as suas dívidas fiscais em crédito que tenham sobre o Estado, soube o JN. A medida consta da proposta orçamental que hoje é apresentada e caberá ao contribuinte tomar a iniciativa de pedir essa compensação. Esta "troca" de uma dívida por um crédito é possível para qualquer tipo de imposto em falta, mas está limitada aos processos que se encontram já em fase de execução fiscal.



51 mil na Luz solidários com o Haiti, O Jogo de 26-01-2010
 

Zinedine Zidane ainda destila magia. Luís Figo idem, Rui Costa idem aspas, e de Kaká nem se fala. Mas o melhor do mundo, pelo que se viu ontem, afinal é... Fabrizio Miccoli. Dos pés do Piccolo Bombardieri saíram os melhores momentos de futebol na noite, 90 minutos que, para quem ama o futebol, mais se assemelharam a um sonho, tão improvável que seria juntar tantos craques daqueles que já só se poderiam conjugar em colecções de cromos. Estiveram alguns dos melhores dos anos 70, dos anos 80, 90 e por aí fora. Cinco ou seis gerações juntas para deleite dos 51 mil espectadores que foram à Luz e dos milhões que viram pela TV. E, além do prazer, o mais importante que proporcionaram estas barriguinhas cheias: ajudar a compor um pouco as dos que, no Haiti, estão por esta altura quase vazias.



PSD e CDS viabilizam Orçamento para 2010, OJE de 26-01-2010
 

A líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, anunciou ontem que vai propor ao grupo parlamentar do PSD a abstenção na votação do Orçamento de Estado para 2010, que é entregue hoje pelo Governo no Parlamento, e que será viabilizado depois do CDS-PP ter também informado que irá abster-se na votação do diploma. Já o líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar Branco disse ontem que o défice das contas públicas deverá ter ficado "um bocadinho acima" dos 8,7% que o executivo terá indicado aos partidos com quem negoceia o Orçamento do Estado. "Para 2009, as perspectivas do défice poderão ser um bocadinho mais altas do que têm sido indicadas, para 2010 é dentro do quadro que estava a referir, entre 8,0% e 8,3%" do PIB, disse, questionado pelos jornalistas à entrada para uma reunião com o Governo sobre o OE para este ano.



Ajuste directo em 97% dos contratos, OJE de 26-01-2010
 

Mais de 97% dos contratos de obras públicas celebrados desde o final de Junho do ano passado foram feitos por ajuste directo, segundo dados disponíveis na página na Internet do Observatório das Obras Públicas (OOP). Desde 26 de Junho de 2009, data em que o OPP começou a recolher informação, dos 10.057 contratos celebrados até sexta-feira, em 9.811 houve ajuste directo, o que corresponde a 97,5%. De acordo com a agência Lusa, que cita os dados do OPP, 5,6 milhões de euros, foi o preço mais elevado de todos os ajustes directos efectuados nesse período.



Galliano nos desfiles de Paris, OJE de 26-01-2010
 

Um modelo mostra uma criação do estilista francês John Galliano para a Dior durante a apresentação das colecções de Haute Couture para a Primavera-Verão de 2010, ontem em Paris.



Mortalidade precoce diminuiu em todas as idades até aos 65 anos entre 2004 e 2008, Público de 26-01-2010
 

A mortalidade precoce está a diminuir e os números oficiais provam a evolução verificada nos últimos anos. A mortalidade até aos 65 anos em Portugal baixou entre 2004 e 2008 em todos os escalões etários, revelam os indicadores do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2004-2010. Considerando as patologias analisadas, a evolução também é genericamente positiva, à excepção do que se passa com os cancros do colo do útero, do cólon e recto e as doenças atribuíveis ao álcool. O fenómeno merece uma referência elogiosa nas Grandes Opções do Plano de 2010. "A tendência é geral. Morre-se cada vez mais tarde", acentua a alta comissária da Saúde, Maria do Céu Machado.



Governo compensa Madeira para travar Lei das Finanças Regionais, Público de 26-01-2010
 

A pressão sobre o PSD foi subindo desde o fim-de-semana, quando a presidente do PSD se reuniu, em São Bento, com o primeiro-ministro. Objectivo: travar a Lei das Finanças Regionais, proposta pela Assembleia Legislativa Regional da Madeira. A mesma que o Governo dizia poder criar "um sério problema político" se fosse aprovada na Assembleia da República – uma forma suave de falar em crise política. Ontem, Manuela Ferreira Leite tentou aliviar essa pressão, separando o dossier Orçamento do Estado (OE), que o PSD viabiliza pela abstenção, das Finanças Regionais. Com o relógio em contagem decrescente para a votação na especialidade, amanhã, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, a pressão continuou ontem, feita "em termos duros", na ronda do Governo com os partidos para apresentar as orientações do OE de 2010.



Sá Pinto culpa Liedson, Record de 26-01-2010
 

Sá Pinto explicou, numa declaração pública sem direito a perguntas por parte dos jornalistas, a sua versão dos acontecimentos ocorridos no decorrer (e no final) do jogo entre Sporting e Mafra - referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal - e que levaram à sua saída do cargo de director do futebol do clube de Alvalade. Embora realçando que não guarda rancores a Liedson, jogador com quem se envolveu num confronto físico no balneário da equipa, Sá Pinto fez questão de dizer que foi a postura errada do luso-brasileiro que o levou a reagir "com mais emoção do que razão". De forma bem directa, o ex-dirigente realçou que, não estando em causa as qualidades futebolísticas do avançado, Liedson "precisa de rever e rectificar a sua postura enquanto profissional".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream