25 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 25-01-2010

Segunda, 25 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

A nova vida de Martunis, 24 Horas de 25-01-2010
 

A 26 de Dezembro de 2004, um maremoto arrasava o Sudeste Asiático e matava mais de 200 mil pessoas. Passados 19 dias, vestido com uma camisola da Selecção de Portugal, Martunis era salvo. Foi há cinco anos. Esta é a entrevista ao herói. Que recupera memórias, visita o presente e projecta o futuro.



Sempre em frente, A Bola de 25-01-2010
 

Sporting, FC Porto e Benfica juntos pela primeira vez nas meias-finais. Académica apurada como melhor segunda classificada.



Génio de Di María garante apuramento das águias, Correio Manhã de 25-01-2010
 

Com duas assistências de Cardozo, o Benfica voltou a vencer em Vila do Conde e continua a defender o título da Taça da Liga. Foi uma actuação modesta, mas em que os objectivos estiveram quase sempre sob controlo, pois apenas durante 12 minutos, no segundo tempo, a equipa de Jorge Jesus esteve virtualmente eliminada, até que o golo de Di María ditou a eliminação do Rio Ave.



Polícia detido por roubos à mão armada, Correio Manhã de 25-01-2010
 

Autoridades vigiavam os indivíduos e prenderam-nos em flagrante. Suspeito é agente da PSP do Porto e estava a fazer curso de subchefe.



RAVE lança concurso para TGV 'low-cost' , Diário Económico de 25-01-2010
 

Os responsáveis da RAVE - Rede Nacional de Alta Velocidade já decidiram: os comboios que vão integrar a frota portuguesa e circular nas diversas redes de TGV serão de 'low cost'. "O concurso de material circulante [locomotivas e carruagens] que vamos lançar para as linhas Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo prevê que os comboios a adquirir sejam muito aproximados ao que é o modelo francês e para que caminha o modelo espanhol", revelou Carlos Fernandes, administrador da RAVE ao Diário Económico.



Governo anuncia défice de 8,3% para 2010 a Portas e Ferreira Leite, Diário Económico de 25-01-2010
 

O Governo está a contar com um défice orçamental entre os 8,6% e os 8,7% para 2009, estabelecendo como meta para este ano fechar as contas públicas com um saldo negativo ligeiramente mais baixo, entre os 8,2% e os 8,3%. Este é o cenário macroeconómico que foi apresentado aos partidos da direita durante as negociações prévias da proposta de Orçamento, mas os números finais a inscrever no documento que será amanhã entregue à Assembleia da República ainda não estão fechados, apurou o Diário Económico.



Dinheiro para a Madeira ameaça Orçamento do Estado, Diário Notícias de 25-01-2010
 

O ministro das Finanças fez ontem o terceiro aviso público em apenas 10 dias: "Não é possível levar a cabo uma governação séria e exigente" se a oposição aprovar uma nova lei de Finanças Regionais. Para o Governo a questão é determinante: não admite uma só alteração à lei. "Nada", reiterou uma fonte do Governo ao DN. No momento preciso em que o Orçamento de Estado parece ter apoio garantido à Direita, esta passou a ser "a questão política central" - podendo conduzir a um bloqueio parlamentar. E, até aqui, há mesmo um impasse absoluto: o Governo nada quer, a oposição não cedeu. "Quarta-feira", diz ao DN Guilherme Silva, deputado do PSD, "é a hora da verdade".



Mundo junta-se para reconstruir o Haiti, Diário Notícias de 25-01-2010
 

Chorados os mortos do terramoto, o mundo concentra-se em tratar dos vivos. Os "países amigos" do Haiti reúnem-se hoje em Montreal no Canadá para discutir a fórmula para tirar o mais pobre país das Américas das ruínas. Os especialistas garantem que a reconstrução do Haiti vai demorar perto de uma década, mas a comunidade internacional tem uma missão mais urgente: construir abrigos antes da época dos furacões - de Maio a Setembro. Nos últimos anos, as tempestades tropicais fizeram centenas de mortos na metade ocidental da ilha de Hispaniola. Agora, com dois milhões de desalojados, a passagem de uma tempestade ameaça provocar uma matança.



Conversa de pilotos no Facebook abre guerra na TAP, I de 25-01-2010
 

.O que poderia ter sido um simples desabafo feito numa rede social originou um processo-crime e um aceso debate interno que pode até acabar em greve na TAP. Tudo porque os trabalhadores envolvidos num "diálogo privado" no Facebook foram convocados pela empresa para frequentar um curso de ética. Uma iniciativa que encaram como sanção indirecta e "ilegítima" da empresa.



Orçamento aprovado com a abstenções do PSD e do CDS-PP, chega amanhã ao Parlamento, I de 25-01-2010
 

Tudo está bem quando acaba bem: o orçamento vai ser aprovado com os votos favoráveis do PS e as abstenções do PSD e do CDS. A assombração da crise política iminente, alimentada pelo governo praticamente desde as eleições, acabou - pelo menos por agora. O acordo tripartido salva o orçamento do Estado e corresponde aos apelos generalizados, a começar pelo Presidente da República.



Governo avança com privatizações e redução mínima do défice, Jornal Negócios de 25-01-2010
 

O Orçamento do Estado para 2010, que hoje o Governo vai apresentar nas suas grande linhas aos partidos da oposição e aprovar em Conselho de Ministros, entra amanhã no Parlamento já viabilizado. A redução do défice público no valor mínimo exigido por Bruxelas, em meio ponto percentual do PIB, é um dos objectivos da proposta para as contas públicas. Privatizar para reduzir a dívida pública é outra das orientações que já se conhece para este ano. Não será apenas o BPN a ser vendido. O Governo irá avançar com a venda de mais empresas na tentativa de, por essa via, reduzir a dívida pública. O cenário económico em que se vai executar este Orçamento é de um crescimento inferior a um por cento, desemprego elevado e uma inflação que atingirá, no máximo 0,8%.



Governo cede pouco mas consegue abstenção do PP, Jornal Notícias de 25-01-2010
 

O CDS conseguiu pouco na negociação do Orçamento do Estado (OE), mas vai abster-se na generalidade. Na votação final, logo se verá. O Governo congratula-se e espera que, no limite, após a entrega do OE no Parlamento, amanhã, o PSD revele o mesmo sentido de voto. Finalmente, ontem à hora dos noticiários das 13 horas, Paulo Portas anunciou que o CDS-PP viabiliza o próximo Orçamento do Estado (OE) com uma "abstenção construtiva" quando o OE for votado na generalidade. Isto, quando ainda decorria no Ministério das Finanças a última reunião do Governo com a delegação do PSD.



Comandos prontos para tudo no Afeganistão, Jornal Notícias de 25-01-2010
 

É um regresso dos comandos ao teatro de operações do Afeganistão, num retomar da primeira missão, entre 2005 e 2008, mas agora num cenário bem mais perigoso. Cabul vai ser, mais uma vez, a base de operações e a força portuguesa, com um total de 163 homens, continua a poder ser empregue em todo o território afegão e em qualquer missão, enquanto reserva de intervenção do comando local da força multinacional da OTAN (ISAF).



Liedson reage à cabeçada, O Jogo de 25-01-2010
 

O Sporting bateu o Trofense por um único golo e reservou o seu lugar nas meias-finais da Carlsberg Cup, prova na qual nunca perdeu uma partida sem ser no desempate por meio de pontapés da marca de grande penalidade - nas duas finais já realizadas. Mais importante, porventura, que o triunfo e a qualificação foi o passo dado rumo à pacificação das relações com os adeptos e o adoptar da via do sucesso para uma correcta - tanto quanto possível - digestão do drama vivido ao longo dos últimos dias. É que, como não podia deixar de ser, a vitória foi alcançada com mais um golo de Liedson, que respondeu dentro de campo a todos aqueles que especulavam em torno do seu comportamento depois do episódio de pugilato que resultou na demissão de Ricardo Sá Pinto.



Banca portuguesa vai enfrentar perda de rentabilidade em 2010, OJE de 25-01-2010
 

A rentabilidade operacional da banca portuguesa será mais baixa no futuro. A análise do custo de fundos por parte da generalidade da banca nacional mostra o encarecimento do crédito desde a turbulência financeira de 2008. Parte desse custo terá de ir parar ao cliente, mas a banca deverá sofrer na sua rentabilidade.



Abstenção para "salvar" o Orçamento, OJE de 25-01-2010
 

Na impossibilidade de acordos assumidos entre as PS e CDS, por um lado, e PS e PSD, por outro, no termo dos encontros que se prolongaram este fim-de-semana, a hipótese mais provável para o Orçamento de Estado 2010 é que este seja aprovado apenas com os votos do partido do Governo e com a abstenção daquelas duas força partidárias. O PS necessitava de, pelos menos, os votos do CDS-PP para fazer aprovar o OE, mas Paulo Portas disse ontem que o seu partido irá optar pela abstenção, justificando que não foi possível consenso com o Governo em três áreas fundamentais.



Sampaio: Doutor Honoris Causa em Coimbra, OJE de 25-01-2010
 

Jorge Sampaio recebeu o grau de doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra. No seu discurso, referiu-se à reforma da justiça, que considerou implicar "um processo longo, firmado numa ponderação imune a demagogias".



PS quer nova segurança social para profissionais do espectáculo, Público de 25-01-2010
 

A criação de um regime de segurança social adaptável aos profissionais das artes e dos espectáculos está prevista nas alterações à lei que rege os profissionais do sector e que foi aprovada no primeiro mandato governamental de José Sócrates, sob tutela da então ministra Isabel Pires de Lima. Outra novidade será o regresso das carteiras profissionais, como modo de certificar os profissionais do sector, estando ainda em aberto se este documento será passado pela Direcção-Geral dos Espectáculos se por uma entidade a nomear ou a criar, explicou ao PÚBLICO Inês de Medeiros, vice-presidente da bancada do PS. Esta deputada é responsável pela preparação deste conjunto de alterações à lei, que deverão entrar na Mesa da Assembleia da República, no início do mês de Fevereiro.



Investimentos em parcerias público-privadas somam 51 mil milhões de euros até 2017, Público de 25-01-2010
 

Os compromissos já anunciados pelo Governo e que deverão ser contratualizados através de parcerias público-privadas (PPP) equivalem a lançar um projecto de alta velocidade por ano. Seriam 8,5 mil milhões de euros por ano, para totalizar os mais de 51 mil milhões de euros de investimento anunciados até final de 2017. Segundo os dados da Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP), Portugal é o segundo país europeu que mais tem apostado neste tipo de parcerias, com destaque para as infra-estruturas rodoviárias. O Governo vai criar um organismo centralizado para fiscalizar os custos e benefícios destes projectos, controlado pelo Ministério das Finanças.



Orçamento: Aprovação mais próxima com abstenção do CDS, Público de 25-01-2010
 

Se no CDS-PP a abstenção é dada como certa na votação do Orçamento do Estado, no PSD é também o cenário que está em cima da mesa. Consequências? O Orçamento será aprovado na generalidade a 11 de Fevereiro, mesmo admitindo os votos contra do BE e do PCP/PEV. Paulo Portas justificou ontem a decisão de abstenção do CDS-PP, chamando-lhe "abstenção construtiva", com a intransigência do Governo em ceder em questões que são bandeiras eleitorais dos centristas. Entre elas está a redução de 50 por cento do Pagamento Especial por Conta (PEC), o aumento de sete euros das pensões mais baixas e um recrutamento extraordinário de agentes para as forças de segurança. Hoje, os grupos parlamentares são ouvidos pelo Governo sobre o Orçamento do Estado e a proposta governamental é apresentada amanhã.



Só para grandes, Record de 25-01-2010
 

Liedson deixou a sua marca na Trofa. Di María carimbou apuramento das águias. Belluschi abriu caminho aos dragões.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream