04 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 04-01-2010

Segunda, 4 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

"Como não há provas, Vara tem de voltar", 24 Horas de 04-01-2010
 

O terceiro maior accionista do BCP defende que sem provas no processo "Face Oculta", não há razão para o ex-ministro estar fora do banco. Vara regressa hoje ao trabalho, como consultor da administração.



Para Barça ver, A Bola de 04-01-2010
 

O Sporting entrou da melhor forma na Taça da Liga, recebendo e vencendo o Sp. Braga por 2-1, o mesmo resultado alcançado pelos arsenalistas em Alvalade há cerca de quatro meses, então para o Campeonato. Extraordinário golo de Miguel Veloso ditou o triunfo.



Fisco cobra 1,5 mil milhões à força, Correio Manhã de 04-01-2010
 

A cobrança à força de dívidas fiscais em atraso permitiu à Administração Fiscal superar a meta de 2009 em quase 250 milhões de euros.



Duas pessoas atropeladas morrem na auto-estrada, Correio Manhã de 04-01-2010
 

Duas pessoas morreram ontem depois de terem sido atropeladas em auto-estradas. Rui Paiva, 32 anos, era funcionário da Brisa e estava a tirar a sinalização de acidente na A4, em Águas Santas, na Maia. Sandra Mateus, de 26, prestava socorro a um acidentado na A29, em Maceda, Ovar, quando foi colhida por um carro. Ele teve morte imediata, ela acabou por morrer no Hospital S. António, no Porto. Tudo se passou no espaço de horas. Sandra seguia no carro com o namorado, no sentido Norte/Sul da A29, que liga Aveiro a Gaia. Pelas 02h30, o casal viu um jipe capotado, junto à saída de Ovar, e decidiu parar para ajudar. O namorado da jovem saiu primeiro do carro e quando Sandra o seguiu foi atropelada por uma viatura que se despistou. A vítima foi socorrida pelos bombeiros de Esmoriz e pelo INEM, chegando com vida ao hospital. Contudo, não resistiu aos ferimentos e morreu durante a manhã.



Ano explosivo para Cavaco e Sócrates, Diário Económico de 04-01-2010
 

O ano de 2010 será tumultuoso em Portugal. Política e economicamente. Assim parece, pelo menos, tendo em conta a análise que se pode fazer dos discursos do Presidente da República e do primeiro-ministro fizeram nesta época de transição. Ambos demonstraram ter uma visão diferente do País: Cavaco mais negro, Sócrates com mais esperança na recuperação da crise. Para já, o início do ano vai ser marcado pelo novo Orçamento do Estado, tema muito referido por Cavaco no seu já polémico discurso de ano novo.



Governo garante que quer manter BPP , Diário Económico de 04-01-2010
 

Numa resposta ao Tribunal de Contas, a Direcção-Geral do Tesouro diz claramente que "a manutenção do banco é um objectivo concreto". O Banco Privado Português (BPP) deverá continuar a funcionar. Isso mesmo é defendido pelo Ministério das Finanças, na resposta recente dada ao Tribunal de Contas (TC).



Saiba quais são as dez acções para ganhar mais em 2010, Diário Económico de 04-01-2010
 

Enquanto os economistas se dividem em grupos consoante as formas geométricas que acreditam que a recuperação da economia tomará (se em "V", se em "U" ou até no formato da raiz quadrada), os investidores estão mais preocupados em saber para onde seguirão as bolsas durante o ano e quais as acções que melhor se posicionam para recolherem os ganhos do mercado. Infelizmente não há uma bola de cristal capaz de prever o futuro mas, uma coisa parece garantida: não se avizinha uma tarefa nada fácil para os investidores que queiram expor as suas poupanças ao mercado accionista.



Torre mais alta do mundo pode ser vista a 100km de distância, Diário Notícias de 04-01-2010
 

A festa seria maior se não houvesse uma crise económica a ensombrar a inauguração, hoje, da maior torre do mundo: mais de 800 metros de betão a rasgar os céu do Dubai visíveis a cem quilómetros de distância. A Burj Dubai é um projecto faraónico assinado pelo arquitecto Adrian Smith e que promete ficar na história. A promotora imobiliária, Emaar Properties, tem mantido o segredo sobre a altura exacta da torre, que tem 160 andares. O emirado que tem fomentado a construção de projectos deste calibre está a braços com um processo delicado de renegociação da dívida pública e com uma grave crise imobiliária. A inauguração pretende fazer esquecer, pelo menos por um dia, as notícias que surpreenderam o mundo no final de Novembro, quando se soube que o emirado falhou o pagamento da dívida. "Somos fortes e perseverantes", disse então o sheik Mohammad Ben Rached Al-Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro. O emirado foi salvo da bancarrota pelo vizinho Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.



Empresários exigem acordo entre Governo e oposição, Diário Notícias de 04-01-2010
 

"Bom senso", pedem os empresários ao primeiro-ministro José Sócrates e à oposição. Uma crise política em 2010 "é a última coisa que o País precisa". O receio existe, ninguém o esconde. Mas os gestores de alguns dos principais grupos portugueses esperam que seja evitado o caminho da "situação explosiva", agitada pelo Presidente da República na mensagem de Ano Novo. Dez empresários e gestores portugueses, contactados pelo DN, nem querem ouvir a palavra instabilidade. Instabilidade política, entenda-se. Adicionada à crise económica e social, o País abria caminho a situação insustentável. "Ninguém compreenderia, num tempo de crise, regressarmos aos tempos de instabilidade política dos primeiros anos da década de setenta", alerta António Pires de Lima, presidente da Unicer.



Tribunal de contas diz que estado "camuflou" despesa, I de 04-01-2010
 

Negócios dos terrenos da Lisnave foi "camuflado" como dívida pública e "incorrectamente classificado", diz o Tribunal de Contas. Governo pagou 214 milhões pelo Fundo da Margueira. Finanças garantem que foi uma "opção contabilística" sem peso no défice.



Orçamento. PS ainda não fez contactos com a oposição, I de 04-01-2010
 

Oposição garante que o silêncio do PS é um sinal de que o próximo Orçamento do Estado será negociado sem acordos.



Ouro e emergentes serão investimentos da década, Jornal Negócios de 04-01-2010
 

Ao longo dos últimos dez anos, quem investiu em matérias-primas e nos mercados emergentes duplicou a poupança. E, dizem os analistas, a aposta mantém-se válida para a próxima década. O cenário para os mercados desenvolvidos também se afigura mais benigno. Se esta foi uma década perdida para os mercados accionistas desenvolvidos, quem procurou o risco saiu-se bem. Os mercados emergentes valorizaram, no seu conjunto, mais de 140%. Brasil, Índia, Rússia e China, os chamados BRIC, passaram de promessas a certezas.



66 líderes antecipam 2010, Jornal Negócios de 04-01-2010
 

Na edição de hoje do Negócios saiba quais as perspectivas sobre o ano que agora começou através do olhar de 66 líderes de opinião. Empresários, banqueiros, gestores, políticos, sindicalistas, sociológos advogados e presidentes de associações patronais apontam as principais tendências nacionais e mundiais, diagnosticam os maiores riscos, dizem qual será o principa foco de actuação na área em que estão envolvidos e apontam as prioridades para 2010. A galeria de notáveis que aceitou o desafio do Negócios é composta por personalidades como Belmiro de Azevedo, Henrique Granadeiro, Vasco Mello, Nuno Amado, João Proença, Mário Nogueiraa, Manuel Alegre, Rocha de Matos, António Ramalho, Pedro Gonçalves, Maria Filomena Mónica e Jorge Bleck, entre muitos outros.



500 milhões para salvar orla costeira da erosão, Jornal Notícias de 04-01-2010
 

Chegou ao Governo há pouco mais de dois meses, mas está por dentro dos dossiês dominantes da pasta do Ambiente, como os resíduos e a água. Dulce Pássaro foi construindo uma carreira de técnica e, sustentada nisso, assumiu a defesa de opções em que a decisão administrativa andou a par de escolhas políticas. Deu a cara no fervente processo de consulta às populações para a instalação de aterros de resíduos industriais perigosos e para a co-incineração nas cimenteiras. Ao tempo era Sócrates secretário de Estado do Ambiente, e depois ministro da mesma pasta. Agora, confiou-lha.



Sporting vence Braga, Jornal Notícias de 04-01-2010
 

O Sporting bateu o Braga e assumiu a liderança do Grupo B da Taça da Liga. Saleiro adiantou os leões, Alan empatou e, depois, Miguel Veloso, com um dos melhores golos da época, deu a vitória. E logo no dia em que se falou no Barcelona, Fiorentina e Tottenham... Com o Barcelona, a Fiorentina e o Tottenham à espreita, Miguel Veloso utilizou a montra para se mostrar ainda mais. Com um golão, deu a vitória ao Sporting, num jogo em que o resultado pode ser mais importante do que a liderança no Grupo B da Taça da Liga. É que, no final do mês, os leões jogam em Braga uma das partidas mais importantes da época e ganharam ânimo. Resta saber se lá estará Veloso.



Caça grossa. Miguel Veloso "Quero ajudar até ao final da época", O Jogo de 04-01-2010
 

O Sporting entrou em 2010 - e na Carlsberg Cup - a vencer, satisfez os desejos do seu treinador e animou os adeptos que ainda suspiram por uma recuperação no campeonato. É que, pela frente, estava o líder da Liga Sagres, o Braga, que já tinha saído vencedor deste mesmo estádio na corrente época.



Taxas de juro vão subir, mas devagar, OJE de 04-01-2010
 

É bem possível que na Primavera de 2010 as famílias e as empresas já sintam as consequências da subida das taxas de juro, embora o Banco Central Europeu possa manter a taxa de juro de referência em 1%, o mínimo histórico de sempre, até perto do final do ano.



2010. Um ano de concentração absoluta, OJE de 04-01-2010
 

O ano 2009 foi de "reinvenção" dos conceitos de negócio e 2010 vai continuar a exigir um foco absoluto nas questões essenciais. Gestores oriundos de várias áreas responderam a três questões colocadas pelo OJE e foram unânimes: os próximos 12 meses vão exigir concentração absoluta.



PSD quer criar novo registo para uniões civis entre homossexuais, Público de 04-01-2010
 

O PS chama-lhe casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto o PSD opta pela união civil registada. Os socialistas apelidam de cônjuges os candidatos ao casamento, os sociais-democratas chamam-lhes parceiros. Na proposta de projecto de lei que cria e confere protecção jurídica às uniões civis registadas entre pessoas do mesmo sexo, que hoje será entregue no Parlamento e a que o PÚBLICO teve acesso, o PSD, tal como PS, também exclui a adopção de crianças por casais homossexuais, mas entende que, com os termos usados e com a criação de um novo instituto, evita uma querela jurídico/constitucional que diz que vai existir se a proposta socialista for aprovada.



Terrorismo. EUA, Reino Unido e Espanha em alerta no Iémen, Público de 04-01-2010
 

Em sucessão, as embaixadas norte-americana e britânica na capital iemenita, Sanaa, foram ontem encerradas com os responsáveis diplomáticos a evocarem receios de eventuais ataques da Al-Qaeda. Mais comedida, a embaixada de Espanha restringiu o acesso público à sua missão no Iémen – consensualmente visto como um refúgio para militantes da organização terrorista fundada por Osama bin Laden, que reivindicou o atentado bombista falhado do dia de Natal, num avião norte-americano. Sem especificar se foi ou não detectado um plano concreto de ataque, a embaixada dos Estados Unidos justificou o encerramento com a "existência de ameaças da Al-Qaeda na Península Arábica contra interesses americanos no Iémen".



Oposição afasta cenário de crise no Orçamento, Público de 04-01-2010
 

O desequilíbrio do défi ce e a situação das contas públicas parecem empurrar os partidos com assento parlamentar para a viabilização do Orçamento do Estado (OE) para 2010, o que aliás aconteceu com os três governos minoritários pós-25 de Abril – um chefiado por Cavaco Silva e dois por António Guterres. Depois do apelo do Presidente da República a uma concertação política que "sirva o interesse nacional", o PS vem pedir aos partidos da oposição "sentido de responsabilidade" e estes afastam qualquer cenário de crise política. PSD e CDS põem a tónica na salvaguarda do interesse nacional, enquanto à esquerda BE e PCP pedem uma clara mudança em relação às políticas do passado.



Boas entradas, Record de 04-01-2010
 

Águias e leões começam o ano a ganhar.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream