05 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 05-01-2010

Terça, 5 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Anjos chamam mentiroso a Moura dos Santos, 24 Horas de 05-01-2010
 

Todos ansiavam pela gala da música portuguesa em "Ídolos". Estavam era longe de imaginar que a emissão ia dar tanta polémica. Manuel Moura dos Santos criticou a escolha dos temas de Carolina Torres (BoîteZuleika) e Carlos Costa (Anjos). Os músicos atacados defendem que o presidente do júri do concurso da SIC não se limitou apenas a dar a opinião e a revelar gostos, pisou memso o risco ao falar em directo em "pop foleiro", ou "azeiteiro".



Éder Luis "Os defesas não gostam de mim", A Bola de 05-01-2010
 

Avançado de 24 anos apresenta-se. Na lista dos mais derrubados do Brasil. Especialidades são o pé direito e as assistências para golo. Éder Luís foi o último dos três brasileiros - chegaram ainda o ponta-de-lança Alan Kardec e o médio Airton - a assinar pelo Benfica e fê-lo por cinco anos e meio, o que não deixa dúvidas sobre a confiança dos encarnados no jogador. Aos 24 anos aventura-se na Europa e troca a segurança e o prestígio que gozava no Atlético Mineiro por uma nova aposta. Sem hesitações. No Velho Continente, Portugal incluído, poucos o conhecem, motivo pelo qual A BOLA mostra um pouco mais sobre o reforço benfiquista.



Comando das FP-25 mestre de gang, Correio Manhã de 05-01-2010
 

Perdão do presidente Mário Soares libertou Óscar Gonçalves, instrutor do gang que fez mais de 50 carjackings e 174 ataques a caixas ATM.



Éder Luís encanta adeptos do Benfica, Correio Manhã de 05-01-2010
 

Airton revelou pormenores, mas acusou falta de ritmo competitivo. Kardec tem pinta de goleador, mas ainda é diamante por lapidar.



EDP Renováveis investe em parques eólicos no Mar do Norte, Diário Económico de 05-01-2010
 

A EDP Renováveis é, em parceria com os escoceses da Sea Energy, um dos vencedores do concurso internacional lançado pelo Reino Unido para produção de energia eólica, em pleno Mar do Norte. Os contratos serão assinados no próximo dia 8, em Exeter, num evento que contará com a presença do primeiro-ministro britânico Gordon Brown. Segundo o Diário Económico apurou, o braço da EDP para as energias verdes, liderado por Ana Maria Fernandes, que controla 75% do consórcio, candidatou-se a um total de 1.500 megawatts (MW) 'offshore' na região de Moray Firth, ao largo de Aberdeen. Um projecto, que a preços de mercado, está avaliado em cerca de 4.500 milhões de euros.



Petrobras negoceia com ENI compra de 33% da Galp, Diário Económico de 05-01-2010
 

A Petrobras retomou as negociações com a Eni para adquirir a fatia de 33,34% detida pelo grupo italiano na petrolífera portuguesa Galp. O negócio é visto com bons olhos pelos governos português e brasileiro e as conversações foram retomadas no final de 2009, depois de interrompidas abruptamente no início de 2006, segundo o Brasil Económico. Embora contrariem a orientação da estatal brasileira de esvaziar os investimentos no exterior, para concentrá-los no pré-sal, os entendimentos também encontram apoio político nos corredores do Planalto.



Governo quer recuperar PEC no Orçamento de 2010, Diário Económico de 05-01-2010
 

O Governo quer repor o Pagamento Especial por Conta (PEC) na Proposta do Orçamento do Estado para 2010, contrariando as anteriores iniciativas legislativas dos partidos da oposição para extinguir este ano o imposto que funciona como uma espécie de colecta mínima para as empresas. Argumento: o plano financeiro das receitas e despesas do Estado para o período de um ano é a lei apropriada para tratar da matéria dos impostos. Objectivo: evitar o corte de 300 milhões de euros de receita fiscal nos cofres do Estado e evitar o aumento da fraude e evasão fiscal . A discussão sobre o PEC será, portanto, relançada.



Crédito bonificado volta a subir já em Fevereiro, Diário Notícias de 05-01-2010
 

Os portugueses que ainda possuem crédito bonificado vão começar o ano de 2010 com aumentos nas suas prestações. Janeiro é mês de revisão da taxa de referência para o cálculo das bonificações (TRCB), ou seja, o valor dos juros sobre os quais incide a participação do Estado nos empréstimos das famílias que ainda beneficiam de bonificações é alterado, com efeito em Fevereiro. À semelhança do que aconteceu no passado semestre, a TRCB voltou a descer. No final de Dezembro, a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças fixou esta taxa, que será aplicada até Junho de 2010, em 1,498%. Assim, a bonificação a pagar por cada consumidor passa a incidir sobre este valor, em vez dos anteriores 1,964% do anterior semestre.



15 mil idosos à espera de vaga em lares do Estado, Diário Notícias de 05-01-2010
 

Há milhares de idosos que vivem sozinhos, sem protecção da família nem cuidados básicos, e nem sequer estão sinalizados pela rede social, não beneficiando de qualquer apoio. Mas para os que procuram lugar num lar, o Estado também não tem resposta. "Estima-se que haja 15 mil pessoas em lista de espera", adianta ao DN Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (IPSS). Para acolhimentos temporários, as solicitações das famílias são cada vez maiores, nomeadamente em tempo de férias. Mas para estes casos não há sequer hipótese, diz Lino Maia, pois a maioria das IPSS não disponibilizam este serviço. A resposta pode ser apenas encontrada nos privados, e não sai barata, pois a maioria não precisa só de alojamento, mas de cuidados de saúde específicos.



Ficar sem emprego. Só os húngaros têm mais medo do que os portugueses, I de 05-01-2010
 

A esmagadora maioria dos portugueses receia ficar no desemprego. É o segundo pior registo da União Europeia. Investigadores alemães revelam as consequências desta angústia. Com a crise, os salários para os mais novos têm vindo a descer. Apesar dos números, o optimismo é a melhor arma. Conheça os casos – e os planos – de quem não tem medo da crise.



Conheça os gadgets da década que acaba de chegar, I de 05-01-2010
 

Las Vegas vai acordar na quinta-feira com mais de 20 mil gadgets a cheirar a novo. Durante três dias, 2700 empresas vão invadir o centro de convenções da cidade do jogo para o Consumer Electronics Show 2010, um dos maiores eventos tecnológicos do mundo. E vão trazer a promessa de uma entrada bombástica na segunda década do século XXI, com muitas estreias e novas tendências. Daquilo que já se sabe, as televisões 3D, os leitores de livros electrónicos, os híbridos net-smart-notebooks e as tecnologias verdes vão ser as principais estrelas do evento.



Técnicos de Contas acusam Fisco de falta de apoio às empresas na nova contabilidade, Jornal Negócios de 05-01-2010
 

O Sistema de Normalização Contabilística - que entrou este mês em vigor - exige mais trabalho aos gestores, maior flexibilidade da banca e mais atenção do Fisco. Uma situação que preocupa a classe contabilística. Domingues Azevedo, bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, alerta para a "pouca dinâmica" do Fisco no processo de adaptação das empresas às novas regras de contabilidade, que entraram este ano em vigor.



Fundos de acções renderam até 48%, Jornal Negócios de 05-01-2010
 

Os gestores de fundos de acções nacionais conseguiram em 2009, e pela primeira vez em quatro anos, superar o desempenho do índice PSI-20. Em média, os fundos que apostam nas cotadas portuguesas conseguiram um retorno de 42%, acima dos 33,5% registados pelo cabaz que agrega as 20 principais cotadas na Euronext Lisbon. O fundo Santander Gestão de Activos liderou.



Deficientes mentais eram agredidos e passavam fome, Jornal Notícias de 05-01-2010
 

Uma governanta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental começa hoje, terça-feira, a ser julgada por crimes de maus-tratos de que presumivelmente foram vítimas vários residentes na instituição, no bairro do Cerco do Porto. Um coelho teria de ser repartido por cerca de 12 utentes; a jardineira de carne só poderia ter um chouriço; a canja era feita apenas com massa e sem galinha; e o leite e iogurtes eram servidos com prazos de validade já ultrapassados e o arroz já tinha gorgulho. Estes são, segundo o Ministério Público, exemplos de refeições mandadas servir, a cidadãos portadores de deficiência mental, pela mulher, agora com 68 anos, que responde por seis ilícitos de maus-tratos.



1042 milhões em sete dias de saldos, Jornal Notícias de 05-01-2010
 

Os gastos com as prendas de Natal - traduzidos em recordes no multibanco - não travaram a vontade dos portugueses em "investir" nos saldos. De tal forma que entre 27 de Dezembro e 2 de Janeiro gastaram-se 1042 milhões de euros, mais 69 milhões que em 2008. A abertura oficial da época dos saldos fez novamente disparar os movimentos com o cartão multibanco. Dados ontem disponibilizados pela SIBS, mostram que nos sete dias corridos entre 27 de Dezembro e o dia 2 de Janeiro, os portugueses gastaram uma média de 148,85 milhões de euros por dia - ou 103 mil euros por cada minuto que passou. Um valor acima do registado no período homólogo do ano passado, apesar do agravamento da conjuntura de crise e de o desemprego se ter acentuado entretanto.



Reforços ao vivo, O Jogo de 05-01-2010
 

Os três reforços do Benfica para o mercado de Janeiro tiveram ontem a primeira oportunidade de se mostrarem aos adeptos, num encontro particular diante do Fátima que a formação secundária venceu por 2-1. Para já, Éder Luís sai na frente, tendo começado já a mostrar serviço. Jorge Jesus agendou para ontem um amigável com a formação que ocupa o sexto lugar na Liga Vitalis tendo a intenção de avaliar a reacção de Airton, Éder Luís e Alan Kardec em jogo, depois de praticamente uma semana de treinos com o conjunto da Luz. Os três jogadores foram titulares na equipa inicial lançada pelo técnico benfiquista, merecendo já alguns aplausos dos adeptos, sobretudo no caso dos dois avançados. Deixaram água na boca, mas ainda não serão opção para o embate contra o Rio Ave, no sábado, pois não foram inscritos.



Fundos de pensões deram 8,9% em 2009, OJE de 05-01-2010
 

Os fundos de pensões portugueses ganharam 8,9% em 2009, de acordo com dados da consultora Mercer. Para a boa performance dos investimentos realizados em 2009 contribuíram os 27,7% ganhos em acções e os 7,4% obtidos com as obrigações. As acções europeias geraram um rendimento médio de 28,6% e nas obrigações foi a classe da taxa variável euro que mais contribuiu para o valor final, depois de fecharem Dezembro com 8,7% positivos. Mas a classe da taxa fixa euro contribuiu com 6,9%, enquanto a classe de outras obrigações não euro gerou um rendimento de 5,1%.



Google lança hoje Nexus One, OJE de 05-01-2010
 

A google vai apresentar hoje o Nexus One, o primeiro telemóvel da maior empresa de Internet do mundo. O Nexus One foi desenhado pela Google em parceria com a HTC, de acordo com a agência Efe, e será vendido inicialmente online e sem recurso a parcerias de operadoras wireless. O equipamento só estará disponível inicialmente nos EUA e irá custar 530 dólares sem fidelização a nenhuma operadora, segundo o site Gizmodo.com, citado pelo Cinco Días. Este jornal espanhol refere ainda que os testes ao equipamento, que deverá ser mais fino e pequeno do que o iPhone, foram realizados com a T-Mobile.



Deputados da esquerda vão bloquear referendo ao casamento homossexual, Público de 05-01-2010
 

Bancadas do PS, PCP/PEV e BE unidas a Movimento pelo referendo não acredita que deputados "virem as costas" a 90 mil cidadãos a Perguntas e Respostas: o que está em causa com o referendo a Projecto do PSD consagra direito à herança a "parceiros" de uma "união".



Terrorismo. Revistas obrigatórias e scanners corporais nos aeroportos geram polémica, Público de 05-01-2010
 

Os Estados Unidos começaram ontem a exigir revistas corporais obrigatórias aos passageiros originários de uma lista de 14 países – ou que neles façam escala – e que voem com destino a cidades americanas, e ordenaram ainda um aumento dos controlos aleatórios a todos os viajantes. A lista dos 14 países não foi divulgada pela Administração de Segurança nos Transportes (TSA), que anunciou a medida, mas os jornais norte-americanos diziam tratar-se de Cuba, Irão, Sudão e Síria, que estão na lista de "países que apoiam terrorismo" do Departamento de Estado, e ainda do Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália e Iémen.



Scolari quer levar Nuno Gomes, Record de 05-01-2010
 

O FC Bunyodkor, do Usbequistão, clube treinado por Luiz Felipe Scolari, poderá ser o destino de Nuno Gomes. O avançado do Benfica não está satisfeito com a pouca utilização que Jorge Jesus tem feito de si, apesar de continuar a ser decisivo (como aconteceu no empate em Olhão e no passe para o golo de Saviola frente ao Nacional, no domingo), e a saída da Luz poderá acontecer neste mercado de janeiro.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream