31 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 31-12-2009

Quinta, 31 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Novo craque do Benfica, 24 Horas de 31-12-2009
 

Éder Luís não é filho único, mas é filho craque. "O meu menino é franzino, mas em todos os clubes por onde passou foi sempre o melhor do grupo." O senhor Ronaldo, 47 anos, pai da mais recente contratação do Benfica, fala do filho em "português com açúcar" - como eternizou Eça -, não apenas pelo facto óbvio de ser brasileiro, mas sobretudo pela doçura com que se lhe refere.



Jorge Mendes. Homem do ano, A Bola de 31-12-2009
 

O empresário, dono da Gestifute, possibilitou em 2009 a maior transferência de sempre de um jogador de futebol, Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid. Não é, porém, só por isso que A BOLA o distingue como Personalidade do Ano em 2009. É pelo caminho até 2009. Jorge Mendes não gosta de falar de si, preferindo destacar o apoio de quem o acompanha na profissão. Destaca o apoio da família, que consegue acompanhar mesmo quando é obrigado a passar horas ao telefone. O empresário recebeu o prémio num jantar em que A BOLA esteve representada pelo presidente do Conselho de Administração Mário Arga e Lima, pelo director Vítor Serpa, pelo sub-director José Manuel Delgado e pelo jornalista João Bonzinho.



Segurança Social caça 92 mil devedores, Correio Manhã de 31-12-2009
 

Desde Janeiro foram notificados 92 569 contribuintes com dívidas atrasadas na taxa social única. Só em 2008 foram recuperados quase 368 milhões de euros.



Touro à solta na auto-estrada, Correio Manhã de 31-12-2009
 

Os funcionários da área de serviço da A17, em Monte Redondo, Leiria, não ganharam ontem para o susto quando viram aparecer um touro bravo, vindo da auto-estrada. O animal, abatido mais tarde por elementos da GNR, tinha fugido de um camião que se despistara e capotara, ao quilómetro 20, no sentido Sul-Norte, provocando a morte a 15 bovinos. As autoridades temiam que o touro voltasse à auto-estrada, pondo em perigo os condutores, e optaram por abatê-lo.



Empresas de crédito rápido contornam novas regras dos juros, Diário Económico de 31-12-2009
 

"Portugal é dos países europeus com os juros mais elevados no crédito ao consumo". Esta foi uma realidade durante várias décadas, e que suscitou inúmeros protestos e exigências, sobretudo por parte das associações de defesa dos consumidores. Daí que a imposição de taxas máximas nos contratos de crédito ao consumo, em vigor a partir de amanhã, tenha sido das iniciativas legislativas mais aplaudidas por estas associações. Porém, nas vésperas do dia 1 de Janeiro de 2010, o Económico contactou as principais empresas especializadas na concessão deste tipo de crédito e conclui que a realidade no próximo ano não será muito diferente, por diversas razões.



"Não consigo imaginar-me a viver com 450 euros por mês", Diário Económico de 31-12-2009
 

Não imagina o que é viver com 450 euros por mês, mas diz que enquanto não existirem condições de produtividade será impossível aumentar o salário mínimo. Defende que este deve ser um projecto nacional, num Portugal que precisa de uma mentalidade internacional, de empreendedores e de elites que puxem pelo país. Aos 71 anos prepara-se para deixar a presidência da confederação dos patrões, lamentando a falta de capacidade para influenciar as decisões que podem mudar Portugal. Mas diz que o aeroporto em Alcochete é uma vitória pessoal.



Presidente do Supremo iliba Sócrates e arrasa juíz de Aveiro, Diário Notícias de 31-12-2009
 

O presidente do STJ considerou, a 27 de Novembro de 2009, que as escutas telefónicas entre Armando Vara e José Sócrates - obtidas no âmbito do processo Face Oculta - não continham nenhum indício do crime atentado contra o Estado de Direito contra o primeiro ministro. A decisão de Noronha do Nascimento, a que o DN teve acesso, não deixa margem para dúvidas: o conteúdo dos "produtos " em que interveio o PM, se pudesse ser considerado, não revela qual facto, circunstância ou referencia de ser entendido ou interpretado como indício ou sequer como uma sugestão de algum comportamento com valor para ser ponderado em dimensão de ilícito criminal", lê-se no despacho.



Telescópio "Hubble" revela novos sistemas planetários, Diário Notícias de 31-12-2009
 

Os mistérios do espaço continuam a ser investigados. Foram agora divulgadas imagens espectaculares de 30 dos 42 discos protoplanetários já identificados na nebulosa de Oríon. As fotografias do telescópio espacial 'Hubble' mostram futuros sistemas solares, com estrelas ao meio e nuvens de poeira e gás que darão origem a planetas e, talvez, a nova vida.



Igrejas vão ter mais benefícios fiscais em 2010, I de 31-12-2009
 

O anterior governo socialista foi generoso nos benefícios fiscais às igrejas e instituições que prestam apoio social. No ano que amanhã começa, o Estado deve reforçar esses laços com as instituições. Desde 2005, os benefícios fiscais (em sede de IVA e de IRS) aumentaram quase 70%, tendo totalizado 90 milhões de euros no final de 2008, mostram os relatórios da Conta Geral do Estado dos últimos anos. Para além disso, em Agosto último, o PS aprovou uma lei que potencia o valor dos benefícios concedidos nos próximos anos. A somar às benesses fiscais, a rede dos apoios sociais, muito ligada à Igreja Católica, recebe mais de mil milhões de euros por ano directamente do Orçamento do Estado. O dinheiro é transferido ao abrigo dos chamados "acordos de cooperação" e em nome da assistência que as instituições actualmente prestam a mais de 526 mil crianças, idosos, pobres e deficientes em todo o país.



Professores e Governo falham acordo, Jornal Negócios de 31-12-2009
 

Perante o falhanço das negociações e a ameaça de deixar nas mãos da Assembleia da República o destino da Revisão da Carreira Docente e do Modelo de Avaliação, a ministra da Educação anunciou ontem que irá apresentar uma nova proposta aos sindicatos dos professores já na próxima semana. Isabel Alçada esteve reunida com os sindicatos na que seria a última ronda deste processo negocial. Depois de a FNE se ter recusado a assinar um acordo, logo pela manhã, e quando, ao final do dia, tudo parecia estar perdido, Mário Nogueira, da Fenprof, saiu do encontro dizendo que "o Ministério solicitou à Fenprof uma nova oportunidade para apresentar uma proposta onde procure responder a esta exigência [a de que os professores que recebam avaliação "Bom" não sejam impedidos de atingir o topo da carreira]", avançou.



Funcionários autárquicos vão ser avaliados, Jornal Negócios de 31-12-2009
 

No próximo ano, os 126 mil trabalhadores das autarquias e mais de 220 mil funcionários públicos integrados em carreiras especiais passarão a ser avaliados deforma diferente e serão abrangidos por novas regras de progressão na carreira. Depois das mudanças feitas nos últimos quatro anos, que afectaram essencialmente os trabalhadores da Administração Central e os funcionários integrados em carreiras gerais, agora é a vez das câmaras e dos corpos especiais.



O pôr da década, Jornal Notícias de 31-12-2009
 

Vamos ter mais dinheiro, ficaremos pior ou vai continuar tudo na mesma? À porta do novo ano, o JN antecipa as grandes mudanças que chegam com 2010 e explica-lhe o que muda no seu bolso e na sociedade à sua volta. Em época de crise económica, o sobe e desce dos preços vai continuar a ocupar um lugar central na nossa vida, com aumento certo no preço da luz eléctrica, mas também do salário mínimo nacional - fixado em 475 euros. Socialmente, há mudanças maiores: vai ser possível que um homem case com um homem (e uma mulher com uma mulher). No ano em que celebramos os 100 anos da República, há momentos que já se adivinham marcantes: a Selecção vai estar no Mundial de Futebol (faltam 161 dias!) e em Maio, mês de Maria, o Papa Bento XVI vem pela primeira vez a Portugal.



Metade das barragens já está à beira da ruptura, Jornal Notícias de 31-12-2009
 

A chuva abundante deste mês deixou as albufeiras portuguesas perto do limite de armazenamento de água. Das 55 albufeiras monitorizadas, 23 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total. Os dados são do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos e revelam ainda que há 13 albufeiras com disponibilidades inferiores a 40%. O armazenamento de água verificado este mês é superior, na maior parte das albufeiras, às médias de armazenamento dos meses de Dezembro registadas nos anos hidrológicos de 1990/91 a 2008/09. Só que esta subida acentuada durante apenas um mês teve repercussões negativas, embora aquém do esperado, provocando cheias nas bacias hidrográficas dos rios Douro e Tejo, nomeadamente nos distritos de Vila Real e Santarém.



'Quero ajudar o Benfica na briga do título', O Jogo de 31-12-2009
 

Prudência nas palavras, confiança quanto baste e ambição a perder de vista - assim podemos descrever o estado de espírito de Éder Luís, o terceiro reforço de Inverno dos encarnados. O tom é sempre cordial e, para já, o avançado contratado para rivalizar com Saviola mostra que é predador na prosa. Em entrevista a O JOGO, deixa crescer água na boca dos adeptos pela vontade de singrar de águia ao peito e, logo que se lhe questiona o conhecimento que já tem do Benfica, não tarda a premir o gatilho.



Alçada não cede nas carreiras, negociação prossegue em 2010, Público de 31-12-2009
 

Aquele que supostamente seria o último dia de negociações sobre o estatuto da carreira docente e o novo modelo de avaliação dos professores acabou em clima de desorientação. Face ao desacordo das mais representativas federações sindicais, a ministra da Educação decidiu reformular a proposta, marcando nova reunião para a próxima quinta-feira. Mas ainda mal os sindicalistas tinham tido tempo de comentar a decisão já Isabel Alçada anunciava, em conferência, que não irá ceder num aspecto de que as duas federações dizem não abdicar.



As palavras da década, Público de 31-12-2009
 

Acreditámos durante anos que a prosperidade era ininterrupta e que um mundo sem conflitos era possível. A última década obrigou-nos a olhar para a realidade sem quaisquer ilusões. Dessa década emergiu uma sociedade à procura de confiança e de uma ideia de futuro. E dezenas de palavras - muitas delas novas - para a descrever.



Famílias pobres com filhos menores vão ter novos apoios, Público de 31-12-2009
 

Ninguém espera um milagre. Os tempos não estão para grandes optimismos, nota o padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Antipobreza/Portugal. Mas há que acreditar nalguns efeitos do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social que aí vem. O presidente do Instituto de Segurança Social (ISS), Edmundo Martinho, aposta que o mais marcante será o nascimento de um complemento destinado a retirar da pobreza famílias trabalhadoras com filhos.



Luís Figo, Prémio Artur Agostinho Record 2009, Record de 31-12-2009
 

Foi um dos melhores jogadores da história do futebol. Sete meses depois da despedida dos relvados, Figo faz o balanço de uma carreira extraordinária - em entrevista a Record, na qual explica muitas das opções que tomou ao longo de 20 anos. O futuro é ainda uma incógnita mas, para já, não sente a nostalgia da competição.



'Estou disponível para esclarecer tudo', SOL de 31-12-2009
 

Numa apreciação aos despachos do presidente do Supremo Tribunal de Justiça sobre as intercepções telefónicas a Armando Vara, revelados esta quarta-feira, o professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica considera nula a decisão de Noronha Nascimento em não validar as escutas. «O presidente do STJ não tem competência para o efeito da validação de escutas em que o PM é um mero terceiro na conversa», defende Paulo Pinto de Albuquerque.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream