24 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 24-12-2009

Quinta, 24 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Como eles passam o Natal atrás das grades, 24 Horas de 24-12-2009
 

António Godinho, Alfredo Morais, Mário Ribeiro, Maria das Dores, Oliveira e Costa, cabo António Costa ou Bruno Pidá vao ter refeições especiais, mas alguns não terão direito a uma única visita.



David Luiz "Importam-se que vos dê o presente só em Maio?", A Bola de 24-12-2009
 

Os caracóis tornaram-se imagem de marca, a forma de estar em campo também e é já um dos preferidos da família encarnada. David Luiz converteu-se ao Benfica e fala disso em entrevista a A BOLA. «Cada vez mais amo o Benfica e sinto que é o clube da minha vida», diz. «Estava muito longe de imaginar que era isto, o Benfica é uma vida. É impossível descrever, é só sair na rua e sentir a paixão das pessoas, olhar para o lado e pensar que naquela multidão a maioria sente o mesmo amor que nós», explica ainda o jogador, que não tem qualquer problema em abordar, numa altura em que se fala insistentemente do Real Madrid, uma eventual saída da Luz.



Fuga de gás mata avó e neta, Correio Manhã de 24-12-2009
 

Esquentador avariou enquanto a menina de oito anos tomava banho. Vítimas adormeceram e a morte chegou em silêncio.



Equipa de Manuela Moura Guedes despedida da TVI, Correio Manhã de 24-12-2009
 

A estação de televisão não renova contratos com dois repórteres do jornal de Manuela Moura Guedes.



Novos Magalhães só depois da Páscoa, Diário Notícias de 24-12-2009
 

Jurista contactada pelo DN indica que o concurso público internacional para encontrar o substituto do 'Magalhães', no e-escolinhas, levará no mínimo quatro meses. Assim, o portátil será presente de... Páscoa. Tudo indica que o sucessor do Magalhães no programa e-escolinhas - que poderá até ser a segunda versão do portátil da J. P. Sá Couto - só chegará às mãos das crianças, na melhor das hipóteses, por altura da Páscoa, em Abril.



Cavaco já é o presidente recordista do número de vetos políticos, Diário Notícias de 24-12-2009
 

O actual Presidente vetou 13 diplomas, mais um que Jorge Sampaio. A um ano de terminar o mandato, Cavaco Silva é o chefe do Estado que mais leis chumbou. Cavaco Silva é o Presidente da República que mais diplomas vetou durante o primeiro mandato. Com o chumbo à proposta que punha fim a duas taxas moderadoras na Saúde, anunciada ontem, Cavaco elevou para 13 o número de leis chumbadas em Belém. O actual chefe do Estado ultrapassa assim o até agora recordista de vetos, Jorge Sampaio, que nos primeiros cinco anos no cargo chumbou 12 diplomas. O actual Presidente da República demonstra outra especificidade. É que Mário Soares e depois Jorge Sampaio dividiram os vetos entre os decretos do Governo e os da Assembleia da República. Já o actual chefe do Estado não chumbou um único dos diplomas apresentados directamente pelo Executivo a Belém. Chegou a devolver diplomas a São Bento para que fossem reformulados, mas formalmente nunca chumbou nenhum. Significa isto que as 13 leis chumbadas pelo Presidente têm, todas elas, origem na Assembleia da República (algumas resultam de projectos de lei do PS, outras são propostas do Governo, mas que têm de passar pelo Parlamento). O que traduz uma enorme diferença face a Sampaio e Soares. De acordo com a contabilização dos vetos dos dois ex-presidentes, feita pelos politólogos André Freire e António Costa Pinto no livro O Poder dos Presidentes, Sampaio chumbou quatro decretos do Parlamento nos primeiros cinco anos em Belém (num total de 12 vetos). Mário Soares fez o mesmo por cinco vezes (num total de sete chumbos). Cavaco chega agora aos 13, quando falta um ano para terminar o mandato.



Crise? Portugueses voltam a poupar menos e a gastar mais, I de 24-12-2009
 

Com mais poder de compra, as famílias estão a cortar nas poupanças e a regressar ao crédito bancário. Economistas avisam para os perigos.



Basilio Horta " Ainda bem que Isabel dos Santos investe em Portugal", Jornal Negócios de 24-12-2009
 

"Ainda bem que Isabel dos Santos investe em Portugal. Assim serão maiores as raízes de Angola em Portugal". O desabafo é de Basílio Horta e ilustra a forma como o presidente da Aicep - Portugal Global avalia a entrada de capital angolano no mercado português. A aquisição de 10% da Zon por 164 milhões de euros, protagonizada pela empresária, e a OPA (oferta pública de aquisição) sobre a Cimpor, lançada pelos brasileiros da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), reacenderam o debate sobre a importância do triângulo formado por Portugal, Brasil e Angola. "A minha opinião não pode ser mais favorável", sublinha o presidente da agência de investimento, questionado sobre as vantagens das ligações empresariais entre os três países.



Governo transfere dinheiro de offshores para a caixa, Jornal Negócios de 24-12-2009
 

A Segurança Social vendeu a polémica participação que o Fundo de Capitalização tinha em offshores à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Contudo, não se desvinculou totalmente dos investimentos: exige ter direitos de preferência sobre a compra dos títulos, na hora em que o banco público resolva desfazer-se deles. Para o Tribunal de Contas (TC), o facto de o Governo ter recorrido à CGD e a uma solução não definitiva foi uma forma de conseguir ver-se livre da pressão política sem perder o rasto nem a influência sobre as aplicações em offshores.



Familias incapazes de pagar as dívidas, Jornal Notícias de 24-12-2009
 

3,7 mil milhões de crédito malparado nos clientes particulares da banca. É o valor mais alto dos últimos 11 anos e significa aumento de 28,9% num ano.



Face Oculta. Pinto Monteiro não divulga escutas de Sócrates e Vara, Jornal Notícias de 24-12-2009
 

Por vontade de Pinto Monteiro, o teor concreto das conversas telefónicas entre Sócrates e Armando Vara nunca será conhecido. O PGR alega que, se divulgasse o seu despacho, estaria a violar decisões do presidente do Supremo. De acordo com a explicação pública ontem fornecida pelo procurador-geral da República (PGR), os dois despachos que incidiram sobre as 11 escutas em que o primeiro-ministro era apontado pelo procurador do DIAP do Ministério Público do Baixo Vouga como suspeito de um crime de atentado ao Estado de Direito incluem detalhes sobre o teor das conversas.



"Hulk foi provocado do início ao fim", O Jogo de 24-12-2009
 

Mais do que a notícia da suspensão preventiva de Sapunaru e Hulk, determinada pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga, o risco de um castigo longo justificava a pergunta: como reagiu Hulk a essa hipótese? "Ele continua no Brasil a passar o Natal, mas já falámos e está tranquilo", garante a O JOGO o empresário do brasileiro, Teodoro Fonseca.



Já há assinaturas suficientes para pedir referendo, Público de 24-12-2009
 

Estão já recolhidas as 75 mil assinaturas necessárias para a Assembleia da República debater a convocação de um referendo sobre o casamento entre homossexuais. Os promotores preparam-se agora para desencadear uma batalha político-parlamentar sobre a matéria.



Chuva e vento fizeram estragos em todo o país, Público de 24-12-2009
 

Depois de o mau tempo ter deixado um rasto de destruição no Porto na madrugada de terça- feira, ontem foi a vez de outras zonas do país serem fustigadas pelo vento e pela chuva. O temporal incidiu em força sobre a região Oeste, deixando pelo menos 25 pessoas desalojadas. E vários concelhos estiveram sem electricidade. Para hoje, as previsões meteorológicas apontavam para céu muito nublado e chuva, com abertas a partir da tarde.



Micael com os olhos no Sporting, Record de 24-12-2009
 

As recentes exibições do jogador do Nacional, Ruben Micael, têm despertado a cobiça de muitos clubes europeus. Nesse lote de potenciais interessados encontra-se o Sporting, que já tem o médio, de 23 anos, referenciado desde o final da temporada transata.



Sócrates não deixa sair Luís Amado, SOL de 24-12-2009
 

Luís Amado foi sondado para suceder a Rui Machete na presidência da Flad, mas o primeiro-ministro opôs-se. O cargo deverá ser ocupado por um ex-governante socialista.



" Se o Orçamento for chumabdo deve haver eleições", SOL de 24-12-2009
 

Vital Moreira, cabeça de lista do PS nas europeias, diz que Socrates não pode aceitar governar com um Orçamento apresentado pela opsição, admite que a candidatura presidencial de Manuel Alegre é um facto irreversível mas constitui um problema para o PS, refere-se aos casamentos gay afirmando que a adopção já hoje é possível.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream