28 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 28-12-2009

Segunda, 28 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Impressões digitais de Miguel estão na arma disparada, 24 Horas de 28-12-2009
 

O internacional Miguel assumiu à polícia anteontem que pegou no revólver calibre 32mm, mas garantiu que não o disparou na altercação em que ele e o seu grupo se envolveram com os seguranças da discoteca RS Dreams, em Corroios, Margem Sul, na madrugada de domingo, apurou o 24horas com fontes policiais e com o próprio advogado do jogador, Pragal Colaço. O amigo de infância do jogador, Lamini Biai - o único do grupo que foi detido e constituído arguido por posse de arma ilegal - também garante que não disparou e que à hora do primeiro tiroteio, pelas 5h00, nem estava com o grupo.



Aí estão os reforços, A Bola de 28-12-2009
 

Alan Kardec (chega hoje) e Airton (esperado amanhã), primeiros reforços encarnados para 2010, são alternativas directas a Óscar Cardozo e Javi García. Têm características muito idênticas, mas são mais novos. Com épocas longas e desgastantes, é necessário ter plantéis equilibrados, com soluções de garantia para fazer frente às lesões, aos castigos e à fadiga. É por isso que se diz que muitos campeonatos são ganhos no banco.



Polícia lança caça à multa, Correio Manhã de 28-12-2009
 

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, admitiu, no início do mês, que o funcionamento da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) da GNR tenha de ser melhorada no futuro "para responder cada vez melhor às necessidades de fiscalização". "À luz da experiência de uma ano de actividade e dois anos de criação da UNT temos de fazer um balanço", disse o governante, numa sessão com deputados da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.



Ricardo Salgado passa Ano Novo no Brasil, Correio Manhã de 28-12-2009
 

Ricardo Salgado e Marcelo Rebelo de Sousa são duas das personalidades nacionais que trocaram o frio pelo calor e rumaram ontem ao Tivoli Ecoresort Praia do Forte, a 80 quilómetros da Bahia, no Brasil. O destino escolhido não acontece por acaso uma vez que o complexo turístico é propriedade do Grupo Espírito Santo a que Ricardo Salgado preside.



Governo injecta 70 milhões nos hospitais para pagar dívidas, Diário Económico de 28-12-2009
 

O Governo resolveu dar uma prenda de Natal aos hospitais. São 70 milhões de euros para reforçar o capital social de 15 hospitais EPE. Cada instituição vai receber entre um milhão e 9,4 milhões de euros. O despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Saúde foi assinado no dia 23 de Dezembro e é hoje publicado, com efeitos imediatos. A verba estava contemplada no Orçamento do Estado para 2009, mais precisamente no capítulo 60 do Ministério das Finanças, onde estão previstos os aumentos de capital, disse ao Diário Económico o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.



Saldos começam hoje com preços reduzidos para metade, Diário Económico de 28-12-2009
 

A época oficial de saldos arranca hoje. O anúncio dos descontos, que vão desde os 10% aos 50%, já enche as montras das lojas de Lisboa e Porto. Mas a proximidade do Natal faz com que nem todas as marcas comecem já as promoções. Grupos como a Inditex, dona da Zara, Sephora, de cosméticos e beleza, ou as luxuosas Rosa & Teixeira e Burberry vão arrancar com os saldos apenas no início do ano. As expectativas dos lojistas são enormes, porque a crise económica está a causar danos nos bolsos dos portugueses e os proprietários esperam uma coisa essencial: que os portugueses gastem o que pouparam antes do Natal.



Cinco líderes apontam soluções para a crise, Diário Económico de 28-12-2009
 

A primeira década do século XXI só termina oficialmente a 31 de Dezembro de 2010 mas, a um ano de distância, já é possível fazer pelo menos uma previsão: não vai deixar saudades. Ao longo deste período, a economia portuguesa acumulou recordes negativos de crescimento, divergiu da União Europeia, assistiu a um desemprego galopante e foi perdendo potencial. Uma autêntica "década perdida" que, avisam vários organismos internacionais, pode prolongar-se ao longo dos próximos anos.



Descoberta proteína que protege dos efeitos da quimioterapia, Diário Notícias de 28-12-2009
 

Investigadores do Reino Unido encontraram uma forma de impedir a expansão do cancro ao mesmo tempo que se protege as células saudáveis dos efeitos da quimioterapia e se intensifica os seus benefícios. Os resultados foram publicado na Nature na última edição, a mesma em que foram publicados os resultados de um estudo que identifica os dois genes mais associados ao glioblastoma, o quarto cancro mais fatal. Segundo os dados do primeiro estudo, há uma família de proteínas (small ubiquitin like modifier) que consegue reparar os estragos provocados no DNA e que estão associados ao aparecimento ou alastramento das células cancerígenas. Estas proteínas ligam-se às proteínas normais e conduzem-nas às zonas danificadas do ADN, corrigindo os erros genéticos.



Ministra promete não prejudicar nenhum professor, Diário Notícias de 28-12-2009
 

O Ministério da Educação apresenta hoje a sua proposta final para a revisão do modelo de avaliação do desempenho e estatuto da carreira docente. Isabel Alçada adianta em exclusivo ao DN que várias propostas dos sindicatos foram tidas em conta e que durante as negociações foram dados passos importantes para o consenso. Sindicatos não estão muito optimistas.



Sporting. Negócios com PT e Câmara de lisboa ajudam a reforçar plantel, I de 28-12-2009
 

Clube vai receber 18 milhões pela venda de terrenos à Câmara de Lisboa. E já tem planos para criar um fundo de jogadores.



Portugal é dos países que menos investem na família, I de 28-12-2009
 

Relatório europeu mostra que Portugal só gasta 1,2% do PIB em apoios á familia. É o segundo pior registo na UE 15. Em Inglaterra, a estabilidade do casamento é a nova bandeira política do Labour.



O que vai mudar nos seus impostos em 2010, Jornal Negócios de 28-12-2009
 

A inexistência de uma maioria absoluta no Parlamento já abriu a porta a entendimentos entre os partidos da oposição para votarem medidas que mexem na tributação sobre as empresas e as famílias. A partir de hoje e até à edição da próxima quinta-feira, o Negócios mostra-lhe o que vai mudar na legislação fiscal durante o próximo ano. Hoje, fique a conhecer o que vai sofrer mudanças já em Janeiro.



Taxas de juro. Prepare-se para a subida, Jornal Negócios de 28-12-2009
 

As taxas de juro estão em mínimos históricos, mas esta realidade está próxima de conhecer o seu fim. Apesar de se prever que o Banco Central Europeu (BCE) só volte a subir os juros no segundo semestre do ano, a verdade é que as Euribor, os indexantes mais usados no crédito à habitação, vão começar a subir antes. E, no final de 2010, deverão estar muito próximas dos 2%, o dobro do actual nível.



Crianças usam fármacos sem garantia de eficácia, Jornal Notícias de 28-12-2009
 

Cerca de 10% dos ensaios clínicos realizados em Portugal envolvem crianças. É pouco: mais de 50% dos medicamentos usados em pediatria são adaptações de tratamentos de adultos, sem provas de eficácia e segurança. As regras comunitárias são recentes. Entraram em vigor em 2007 e são claras: qualquer medicamento com potencial utilização em crianças deve passar por ensaios clínicos que atestem a sua eficácia e segurança na população pediátrica. A decisão surge da constatação de que mais de metade dos fármacos usados em pediatria não foram estudados a pensar nisso, mas dois anos de aplicação não parecem ter alterado o panorama. Em Portugal, 10% dos ensaios envolvem crianças e nem todos são de medicamentos exclusivamente pediátricos. São, ainda, assim, mais do que em Espanha (2%).



Metro cresce para fora de Lisboa, Jornal Notícias de 28-12-2009
 

Especialistas dizem que falta planeamento para expansão da rede, inaugurada há 50 anos. Há 50 anos, quando foi inaugurada, a rede do Metropolitano de Lisboa servia só o eixo central da cidade. Com o correr dos anos, expandiu-se para a periferia e, actualmente, chega a outros concelhos. Terá o metro criado novas centralidades? Em Dezembro de 1959, a rede do Metropolitano de Lisboa (ML) tinha6,5 quilómetros de extensão e 11 estações. Com a forma de um «Y», era constituída por dois troços distintos - Sete Rios (actualmente, Jardim Zoológio)-Rotunda (actualmente, Marquês de Pombal) e Entre Campos-Rotunda -, confluindo num tronco comum, Rotunda-Restauradores.



Benfica fecha Éder Luís, O Jogo de 28-12-2009
 

Éder Luís, avançado do Atlético Mineiro, está muito perto de se tornar no terceiro reforço de Inverno do emblema da Luz. Ao que O JOGO apurou, o negócio está quase fechado, faltando limar algumas (pequenas) arestas para que possa ser oficializado. Com o jogador, de 24 anos, os encarnados já têm tudo acertado para assinar um contrato nunca inferior a quatro anos, e até os salários a auferir pelo atacante estão acordados. Esta operação deverá custar cerca de quatro milhões aos cofres da Luz.



Mais procura no turismo de fim de ano, OJE de 28-12-2009
 

A par da habitual enchente na ilha da Madeira, de Norte a Sul do país há muitos hotéis que já têm a lotação esgotada para a noite de passagem de ano e são unânimes em dizer que a procura superou a dos anos anteriores. "As ocupações para a época de fim de ano variam consoante a região geográfica, mas, em termos genéricos, esperamos obter ocupações superiores às do ano passado", disse a directora de Imagem e Comunicação do grupo Pestana.



Multinacionais dos emergentes conquistam mundo dos negócios, OJE de 28-12-2009
 

As novas multinacionais com origem nos mercados emergentes têm crescido organicamente mas o fenómeno está a alterar-se rapidamente. O mais recente crescimento em dimensão e importância é feito via aquisição de empresas europeias e norte-americanas. O recente dilema de grandes multinacionais do "velho continente" e dos EUA entre fechar as companhias ou vendê-las a países como a China ou a Índia tem permitido a transferência de grandes marcas. O sector automóvel está na primeira linha.



Fundações crescem mas sem transparência, Público de 28-12-2009
 

Número de aprovações sobe para 75 se se contabilizar as que foram reconhecidas pelo Executivo de Durão Barroso entre 2002 e 2004. A Fundação para as Comunicações Móveis (FCM), que tanta polémica tem suscitado nos últimos meses, é apenas uma das cerca de 50 que já foram aprovadas desde que José Sócrates chegou ao poder em Março de 2005.



Irão.Violentos confrontos no dia mais mortífero desde os protestos de Junho, Público de 28-12-2009
 

Foi o dia mais mortífero no Irão desde as grandes manifestações que se seguiram às eleições presidenciais de junho, com pelo menos cinco mortos em protestos especialmente violentas em Teerão. Houve alguns manifestantes mais radicais a pedirem o fim da República Islâmica e ouviram-se slogans chamando assassino ao Supremo líder, ayatollah Khamenei. No site norte-americano Daily Beast, Rouzbeh Parsi e Trita Parsi questionavam se poderia a teocracia iraniana cair no dia mais importante do calendário xiita. "O dia de ontem pode bem ser o ponto de ruptura do regime iraniano", escreveram os académicos.



Éder Luís no Benfica, Record de 28-12-2009
 

Éder Luís vai ser o terceiro reforço do Benfica na reabertura do mercado de transferências, segundo Record apurou. Depois de Airton e Kardec, os encarnados asseguraram a aquisição de mais um jovem valor brasileiro que deverá viajar para Lisboa nos próximos dias. Neste momento, faltam apenas limar algumas arestas no negócio, nomeadamente a percentagem do passe do atleta com que ficará o clube da Luz já que o Atlético Mineiro detém apenas 50 por cento do passe, que chegou a estar avaliado em 9 milhões de euros.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream