23 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 23-12-2009

Quarta, 23 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Como o islamismo vai mudar a vida a Abel Xavier, 24 Horas de 23-12-2009
 

A religião obriga-o a deixar de beber álcool e comer carne de porco. Terá de rezar cinco vezes por dia e entregar 2,5 por cento do seu ordenado à Mesquita.



João Pereira no Sporting, A Bola de 23-12-2009
 

"As coisas vão mudar. Tudo irá endireitar-se e arrancaremos para um bom campeonato". O jogador assinou por quatro épocas e meia e já esteve num jantar da Juve Leo. Minimiza picardias antigas e promete dar a vida pelo seu novo clube. Diz que foi tudo muito rápido e que alguém terá de o ajudar com a mudança.



Rendimento mínimo custa 1,3 milhões/dia, Correio Manhã de 23-12-2009
 

Gastos com o rendimento de inserção ascendem a 463,1 milhões de euros em 2009. Um aumento de 91% face a 2004, numa prestação criticada pela sua eficácia.



Homem morre esmagado à espera do autocarro, Correio Manhã de 23-12-2009
 

Para quem mora junto à rua João Amaral, na Alta de Lisboa, ver o 'Catota' conduzir a alta velocidade já não é novidade. Quem o conhece diz que é muitas vezes movido pelo excesso de álcool. Ontem, pelas 17h30, perdeu o controlo do seu Seat Córdoba e foi contra uma paragem de autocarro – onde estavam sentados um homem, uma mulher e uma criança. Estes últimos sobreviveram por milagre, mas Paulo Trindade, aos 40 anos, teve morte imediata.



Fundo do BPP aprovado pela CMVM só no próximo ano, Diário Económico de 23-12-2009
 

O registo do fundo que vai gerir os activos dos clientes do Banco Privado Português (BPP) que contrataram produtos de retorno absoluto só deverá acontecer no próximo ano. Isto apesar de o Ministério das Finanças ter definido o início desta semana como prazo para que o fundo obtivesse "luz verde" da CMVM. O atraso na definição, nomeadamente, do âmbito da utilização do Fundo de Garantia de Depósitos e do Sistema de Indemnização aos Investidores (SII), assim como os elementos ainda em falta para que, por lei, possa ser concedido o registo não irão permitir, à partida, que o mesmo aconteça este ano.



Sócrates demarca-se da OPA mas confirma contacto com brasileiros, Diário Económico de 23-12-2009
 

O Governo português não apoia a OPA - Oferta Pública de Aquisição lançada pela cimenteira brasileira CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. A garantia foi deixada ontem pelo próprio primeiro-ministro José Sócrates, durante o debate quinzenal no Parlamento. Sócrates confirmou ainda que foi informado da operação na véspera da informação ao mercado e apenas a "título de cortesia", como tinha avançado ao Weekend Económico.



Saiba em que mercados deve investir em 2010 para ganhar 10%, Diário Económico de 23-12-2009
 

No próximo ano, as acções um pouco por todo o mundo deverão dar continuidade aos ganhos alcançados este ano. No entanto, as valorizações esperadas para os principais índices mundiais são moderadas, excluindo as perspectivas para os mercados emergentes como a China, que deverá atingir ganhos superiores a 27%. Este é o consenso para o próximo ano de 28 casas de investimento consultadas pela agência Reuters a 16 de Dezembro. "No final de 2009 e no início de 2010 espera-se uma ténue recuperação económica, sustentada pelos últimos sinais mais favoráveis ao nível da actividade (crescimento PIB, produção industrial)", referiu o analista do banco Big João Lampreia ao Diário Económico. Estes dados levaram a que os analistas melhorassem este mês as estimativas para as bolsas mundiais, relativamente a Setembro, onde tinham uma visão mais conservadora.



PGR já decidiu manter escutas em segredo, Diário Notícias de 23-12-2009
 

O procurador-geral da República (PGR) já decidiu e não vai divulgar o teor dos despachos de arquivamento sobre as escutas entre Armando Vara e José Sócrates. Pinto Monteiro negou, esta semana, ao PSD o acesso aos documentos e hoje deverá anunciar publicamente a decisão de não os submeter ao escrutínio público. A tese do PGR para a não divulgação dos despachos foi explicada, a 18 de Dezembro, aos deputados do PSD José Pedro Aguiar-Branco e Fernando Negrão (que tinham pedido cópia dos despachos proferidos por Pinto Monteiro) através de um ofício a que o DN teve acesso. E pode ser resumida em três pontos: o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha do Nascimento, ordenou a destruição "de todos os suportes" relativos às escutas; os despachos do procurador contêm "partes dos relatórios referentes às gravações em causa"; logo, divulgar os despachos seria revelar algo que o presidente do STJ mandou destruir.



Mais de 10 mil funcionários públicos perdem 14% da reforma, Diário Notícias de 23-12-2009
 

Os funcionários públicos estão a sofrer maiores penalizações com as reformas antecipadas. Num ano em que mais de 10 mil funcionários optaram por essa solução, a redução média do valor da pensão subiu para 13,8%. Em 2008, segundo dados então divulgados, a penalização média foi de 11%. O agravamento acontece numa altura em que dispara o recurso às pensões antecipadas. A informação solicitada pelo DN ao Ministério das Finanças revela que este ano 10 493 funcionários se aposentaram antes do tempo, o número mais elevado desde pelo menos 2002. O aumento é de 69% face ao que foi registado no ano passado, e de 150% em relação a 2007.



Agências de rating. São elas que dizem quanto vale Portugal, I de 23-12-2009
 

S&P, Fitch e Moody's: as três agências de rating estão preocupadas com o estado das contas públicas, mas os economistas garantem que é necessária uma reforma urgente na forma como avaliam o risco dos países. A incapacidade destas agências preverem a crise financeira deixou marcas.



Há cada vez mais brasileiros a pedir ajuda para sair de portugal, I de 23-12-2009
 

Número de pedidos triplicou desde 2007. Saem empurrados pela falta de emprego em Portugal e pelas novas oportunidades que surgem no Brasil.



Reformados por invalidez impedidos de deduzir PPR, Jornal Negócios de 23-12-2009
 

Os contribuintes que tenham passado à reforma por invalidez não podem usufruir de quaisquer benefícios fiscais em sede de IRS, seja qual for a sua idade ou o grau de incapacidade que tenham, isto é, independentemente de poderem ainda exercer algum tipo de actividade laboral até que venham a reformar-se por atingirem a idade legal para o efeito. Apesar de a lei não ser totalmente clara nesse sentido, será essa a interpretação que os serviços de Finanças passarão a fazer dela daqui para a frente, na sequência de uma informação vinculativa emitida na semana passada pela DGCI, com a concordância do director-geral, José Azevedo Pereira.



"Se todos tivessem o nível de vida de Portugal, eram necessários dois planetas", Jornal Negócios de 23-12-2009
 

O sobreendividamento vai ser "uma fortíssima condicionante da próxima década. Tal como o ambiente internacional, pois "não se dissiparam as consequências desta última crise", alerta do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian. Ao longo de toda a entrevista, Rui Vilar manifesta-se preocupado com o caminho que o mundo hoje percorre. Os portugueses terão de corrigir os seus padrões de consumo e poupar mais. "Se todos tivessem o nível de vida de Portugal, eram necessários dois planetas", adverte.



Listas de espera de cirurgias na net, Jornal Notícias de 23-12-2009
 

Utentes a aguardar cirurgia podem, a partir de hoje, quarta-feira, consultar a posição no rol de inscritos e o tempo previsível de espera. Já a marcação de consultas online ainda só cobre meio país. O programa chama-se e-SIGIC e arranca às 11 da manhã. Ao utente inscrito bastará aceder ao portal do Ministério da Saúde na Internet. Depois de se registar e criar uma palavra-passe, ficará a saber tudo sobre o seu processo na lista de espera para cirurgia.



Socorro chegou com atraso em noite de temporal, Jornal Notícias de 23-12-2009
 

Quatro acidentes de trânsito, estradas cortadas e condicionadas marcaram a manhã de ontem, terça-feira, no Grande Porto, que foi afectado por uma tromba de água durante a madrugada. Fonte da GNR adiantou à Agência Lusa, ao início da manhã, que o cenário na cidade era de caos. "Os acidentes começaram a ocorrer sobretudo hoje de manhã, sendo que muitos são despistes alegadamente devido a lençóis de água", contou. A meio da manhã, fonte da GNR informou que uma perseguição policial após uma tentativa de carjaking redundou num acidente de viação, um dos quatro registados no Grande Porto pela Divisão de Trânsito da GNR.



Suspensão preventiva para Hulk e Sapunaru, O Jogo de 23-12-2009
 

A primeira parte da decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, depois de analisar os relatórios do árbitro e dos delegados da Liga presentes no clássico, está tomada: foram instaurados processos disciplinares a Hulk e Sapunaru, pelo comportamento de ambos no túnel de acesso aos balneários, e também ao Benfica, pela "conduta dos assistentes de recinto desportivo".



Natal: Peregrinos afluem à Igreja da Natavidade, OJE de 23-12-2009
 

Com a chegada do Natal, milhares de peregrinos cristãos afluem à Igreja da Natividade em Belém, na Palestina, onde se encontra o local onde Jesus Cristo terá nascido, de acordo com a tradição.



Obras do TGV arrancam já em 2010, OJE de 23-12-2009
 

O governo quer que as obras da rede ferroviária de alta velocidade – o TGV – arranquem já no próximo ano. "Em 2010, vamos pela primeira vez fazer sair o TGV do papel para a obra. Vamos avançar com o projecto para o benefício da economia e da competitividade das empresas portuguesas", afirmou ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, no debate quinzenal no Parlamento. A rede do TGV vai representar um investimento por parte do Estado de 9 mil milhões de euros. Em Novembro, foi adjudicada a concessão do primeiro troço da rede entre o Poceirão e o Caia ao consórcio da Brise e Soares da Costa, num investimento de 1,4 mil milhões de euros. Brevemente será anunciado o vencedor para a construção do segundo troço que ligará Lisboa ao Poceirão, uma infra-estrutura que incluirá a ligação ao novo aeroporto de Lisboa e a terceira ponte sobre o rio Tejo.



Sócrates assume críticas a Cavaco, dramatização divide bancada do PS, Público de 23-12-2009
 

O debate quinzenal, ontem, na Assembleia da República, mostrou que a crispação política não está a abrandar. O primeiro-ministro assumiu as críticas a Cavaco Silva e disse aos deputados que quem governa é o Governo. Mas a estratégia de confronto está a gerar divisões na bancada socialista no Parlamento. O discurso de José Sócrates, anteontem, no jantar de Natal do grupo parlamentar do PS, gerou mal-estar entre os socialistas. O primeiro-ministro elogiou a "combatividade" de apenas dois dos 12 vice- presidentes da bancada, Ricardo Rodrigues e Sérgio Sousa Pinto, aqueles que nos últimos dias mais ataques desferiram a Cavaco Silva a propósito do casamento entre homossexuais.



Hot Clube. Após o fogo, São Jorge pode ser alternativa provisória, Público de 23-12-2009
 

A água utilizada pelos bombeiros para apagar um incêndio no último piso do prédio onde está instalado o Hot Clube de Portugal, em Lisboa, acabou por encharcar as paredes escurecidas pelo fumo da cave do mais antigo clube de jazz do país. A Câmara de Lisboa, proprietária do imóvel, considerou que o espaço inundado não reúne, para já, condições para voltar a receber espectáculos. A autarquia e a direcção do Hot Clube estão agora a estudar localizações possíveis para o funcionamento provisório da instituição, o que "em princípio" acontecerá numa das salas do cinema São Jorge.



"Sporting até à morte", Record de 23-12-2009
 

João pereira custa 3 milhões e assina por 4 épocas e meia. Lateral formado no Benfica jura fidelidade aos leões.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream