27 novembro 2009

Manchetes do Dia - 27-11-2009

Sexta, 27 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Pai conta como viu o filho a ser raptado, 24 Horas de 27-11-2009
 

Rui Lopes está desesperado com o rapto do filho Manuel, de 9 anos, que foi levado na passada sexta-feira por três homens na rua em frente a sua casa, em França, mas já sabe que a criança está em Portugal. Ao 24horas, o pai do rapaz conta como foi a cena violenta do rapto, que ele sabe ter sido orquestrado pela mãe da criança, de quem está separado há seis anos, mas cujo processo de regulação do poder paternal ainda corre em Portugal.



Tudo por Saviola, A Bola de 27-11-2009
 

Tudo para contar com o avançado argentino em Alvalade. Reavaliação clínica confirmou contusão na coxa direita. O nome de Javier Saviola deverá ser confirmado, hoje, entre os eleitos de Jorge Jesus para o derby de Alvalade. Uma convocatória que, por prevenção, será, tudo o indica, alargada a mais de 18 futebolistas (o que não constituirá novidade), num quadro em que subsistem ainda dúvidas sobre a condição física de alguns atletas, questão que a sessão de treino desta manhã, a última antes do jogo com o Sporting, pode ajudar a clarificar.



Lesão de Saviola preocupa Jesus, Correio Manhã de 27-11-2009
 

Perante a possibilidade de o n.º 30 não recuperar, o técnico está hesitante entre Nuno Gomes, Keirrison e Weldon para formar dupla com Cardozo.



Recibos verdes taxados em 26 milhões, Correio Manhã de 27-11-2009
 

Se o Código Contributivo entrar em vigor no dia 1 de Janeiro, os trabalhadores a recibo verde deverão entregar mais de 26 milhões de euros aos cofres da Segurança Social.



Presidente da Endesa sondado para o lugar de Penedos na REN, Diário Económico de 27-11-2009
 

Rei morto, rei posto. A sucessão de José Penedos à frente dos destinos da REN, detida em 51% pelo Estado, já está a ser negociada com os accionistas privados empresa. São dois os nomes apontados pelo Governo para ocuparem o cargo deixado vago por José Penedos, depois do juiz de instrução do processo Face Oculta o ter suspendido de funções, sujeitando-o a uma caução de 40 mil euros e impedindo-o de contactar qualquer funcionário da empresa.



Saiba como proteger-se da próxima subida dos juros, Diário Económico de 27-11-2009
 

Para o bem ou para o mal, ninguém lhes fica indiferente. As taxas de juro são daqueles assuntos transversais a todos os agentes económicos: Estado, empresas, consumidores e investidores. E, se no último ano, todos ganharam com os níveis historicamente baixos das taxas de juro - Estado, empresas e consumidores passaram a pagar menos por operações de financiamento, enquanto quem investiu nos mercados accionistas sentiu os efeitos positivos da redução das taxas no balanço das empresas e a maior liquidez existente no mercado - tudo indica que, em 2010, só os investidores figurem no "lote dos vencedores". Isto porque existem investimentos que lhe permitem beneficiar da subida de juros.



Plano da Orey para salvar BPP está em risco, Diário Económico de 27-11-2009
 

O Ministério das Finanças poderá voltar a criar obstáculos à proposta de viabilização do Banco Privado, que está a ser preparada pela Privado Holding e pela Orey Antunes. Isto porque o novo plano para viabilizar o BPP implica uma substituição das actuais contra-garantias, que o banco prestou ao Estado para que este concedesse o aval ao empréstimo bancário de 450 milhões de euros. O problema está precisamente no valor atribuído ao valor dessas contra-garantias, inicialmente calculado em 672 milhões de euros. O Estado considera que os activos do BPP, que servem de contra-garantia ao aval, valem hoje mais do que à data do referido empréstimo (Dezembro de 2008), por causa da recuperação dos mercados.



Como ela furou a segurança da Casa Branca, Diário Notícias de 27-11-2009
 

Para alguém conseguir entrar numa festa sem convite, basta sorte, atrevimento e capacidade para se misturar com a companhia. O casal americano Tareq e Michaele Salahi teve tudo isto, mas também precisou de certo grau de loucura. Os Salahi participaram no banquete oficial de terça-feira na Casa Branca, em honra do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. E segundo confirmaram os serviços da presidência americana, nenhum dos dois tinha convite. Michaela e Tareq entraram na festa em condições ainda não inteiramente esclarecidas, passaram por todas as barreiras de segurança e passearam-se no local do banquete, num verdadeiro desafio ao serviço secreto que protegia a festa e aos jovens marines que serviam os convidados.



Oposição suspende novas taxas sobre as empresas até 2011, Diário Notícias de 27-11-2009
 

A oposição vai aprovar hoje a suspensão do novo Código dos Regimes Contributivos, adiando a entrada em vigor do diploma, prevista para 1 de Janeiro do próximo ano. À segunda semana com votações, o PS vê assim concretizar-se a primeira "coligação negativa" na Assembleia da República. Ontem, depois de uma tarde marcada por uma enorme confusão quanto ao agendamento ou não das propostas para a suspensão do código contributivo, uma conferência de líderes parlamentares extraordinária acabou por marcar para hoje o debate e votação dos projectos do CDS, PSD e Bloco de Esquerda. À saída, os partidos da oposição deixaram claro o seu posicionamento - é preciso suspender o diploma.



Freeport em risco. Atrasos em Londres encravam o processo, I de 27-11-2009
 

Depois de marinar durante mais de três anos na PJ e de mais um ano de investigações lideradas pelo Ministério Público(MP), o caso que envolve José Sócrates encontrou outro obstáculo: desde Novembro de 2008 que o Mp aguarda documentos pedidos a Inglaterra.Até agora, nada.



Portugal vai pagar crédito mais caro, Jornal Negócios de 27-11-2009
 

O mercado global de dívida pública sofreu ontem um abanão, depois do Dubai ter solicitado a recalendarização do pagamento da dívida da sua maior empresa pública, a Dubai World, considerada a jóia da coroa do emirado. O custo do seguro de crédito ("credit default swap") disparou, sobretudo, na região do Golfo. Mas a desconfiança que tomou conta dos investidores contagiou também Portugal. O custo dos CDS da dívida portuguesa a cinco anos, subiu 4,63%, atingindo os 67,8333 pontos. Embora a subida tenha sido substancial, é menos de metade do aumento registado quando o Governo anunciou a necessidade de um Orçamento Rectificativo devido à derrapagem do défice público.



Grande Entrevista: António Mota, Jornal Negócios de 27-11-2009
 

"Nas últimas eleições, a certa altura falava--se tanto do Dr. Jorge Coelho e da Mota Engil que eu já não percebia bem se estavam a concorrer contra o Eng. José Sócrates, se estavam a concorrer contra o Dr. Jorge Coelho. Não percebi." Numa entrevista rara, sem papas na língua, o "chairman" da Mota-Engil não aceita que o sector da construção seja especialmente associado a "gente menos honesta". "Passa-se na construção como em todos os sectores - do jornalismo à advocacia. Não aceito essa visão", "senão acabem com ela! Digam! Não terei problema em mudar a sede para outro país qualquer".



"Agora percebem a pressão que exerciam sobre mim", Jornal Notícias de 27-11-2009
 

Afastada da televisão desde Setembro, Manuela Moura Guedes vive agora para si. O tempo livre tem sido dedicado ao que lhe dá prazer: estar mais tempo com a família, ir ao ginásio, ler, ver filmes... e ir às compras. O regresso ao ecrã ainda não está definido.



Grávidas não se vacinam e a gripe A já matou duas, Jornal Notícias de 27-11-2009
 

Entre as 96 mil pessoas já vacinadas contra a gripe A figuram apenas cinco mil grávidas. Podiam ser 60 mil. As autoridades lembram que já morreram duas e culpam o circo em torno de mortes fetais sem relação com a vacina. Um mês após o início da campanha de vacinação contra a gripe A foram imunizados em Portugal 96 mil pessoas - o que corresponde a 67% das vacinas distribuídas no país. Para o director-geral da Saúde, "ainda é cedo" para se concluir o sucesso ou fracasso da campanha, mas admitiu que a vacinação de grávidas e enfermeiros está "aquém" do esperado. Efectivamente, num universo estimado de 60 mil mulheres grávidas, "apenas foram vacinadas cerca de cinco mil" - ou seja, pouco mais de 8% de um grupo que, face ao resto da população, tem mais 10% de probabilidades de contrair o vírus.



Como eles preparam os jogos grandes, O Jogo de 27-11-2009
 

Trilhos distintos têm sido escolhidos por Jorge Jesus e Carlos Carvalhal rumo ao comum objectivo de alcançar superioridade face ao rival que a cada fim-de-semana, lhes surge pela frente. O dérbi de sábado, o primeiro das suas carreiras, não escapará à matriz utilizada, tantas outras vezes, como oponentes de um grande do futebol português. Ambos, no preparar dos guerreiros, têm sido, igualmente por estes dias, fiéis aos princípios que defendem, expressos a O JOGO por quem bem os conhece e por eles suou. O "mestre da táctica", como alguns - antagonistas de guerras verbais até - denominam Jesus, faz jus aos predicados e não deixa escapar pormenores de centímetros, já Carvalhal, o académico, colhe horas de estudo de quem tem pela frente e fragmenta a mensagem, curta e rigorosa, pela semana de trabalho e, depois, no final, dizem-se prontos para a luta.



Dívida do Dubai abala os bancos, OJE de 27-11-2009
 

A banca europeia está fortemente pressionada perante o receio do incumprimento de uma companhia bandeira do Dubai. A empresa imobiliária Nakheell, participada pelo Dubai World, um ícone da economia do país, solicitou uma moratória de seis meses aos bancos credores para o pagamento de uma dívida que se vence a 14 de Dezembro próximo. De imediato a agência de notação financeira Moody's baixou a notação de rating de seis empresas ligadas ao Governo do Dubai. Recorde-se que este país solicitou créditos da ordem dos 80 mil milhões de dólares nos últimos quatro anos para transformar o país num centro turístico e financeiro mas, nos últimos 12 meses, o Dubai sofreu quedas no imobiliário da ordem dos 50%.



TAP com prejuízo de 60 milhões, OJE de 27-11-2009
 

A TAP apurou, até Setembro deste ano, um prejuízo de 60 milhões de euros e conseguiu reduzir a dívida para 1,4 mil milhões de euros, disse ontem o presidente executivo da transportadora. À margem do XXXV Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre em Vilamoura, Fernando Pinto não quis adiantar a dimensão dos prejuízos para 2009, apenas assegurando que os resultados serão melhores que em 2008, quando apurou perdas de 285 milhões de euros.



Oposição unida vai adiar Código de Contributivo, Público de 27-11-2009
 

Ontem foi um dia de nervos no PS e percebe-se porquê. Hoje vai ser o dia da primeira coligação negativa da oposição na Assembleia da República. E os socialistas só se aperceberam, à última hora, que arriscavam primeira derrota num Parlamento onde já não têm maioria absoluta. Tudo por causa de um projecto de lei que o CDS-PP agendou "por arrastamento" com o pacote de leis anticrise apresentadas pelo PSD: o adiamento da entrada em vigor, por um ano, do Código Contributivo.



Irregulares no grupo BPN detectadas 2000 pelo Banco Portugal, Público de 27-11-2009
 

O Banco de Portugal detectou a existência de concentração de risco na Sociedade Lusa de Negócios, que detinha o BPN, durante o ano de 2000. O banco central mandou corrigir as falhas, mas sem verificar se os procedimentos tinham sido de facto alterados.



"Há enorme vontade de vencer", Record de 27-11-2009
 

Sá Pinto deu ao "Record" a primeira grande entrevista como director de futebol do Sporting. Há poucos dias no cargo e apesar de conhecer bem os cantos à casa, o antigo capitão está ainda a mergulhar numa realidade que lhe exige uma responsabilidade que quer assumir de corpo e alma com toda a competência.



Gripe A. Apenas se vacinaram 8% das grávidas, 18% dos enfermeiros e 32% dos médicos, Seleccionar de 27-11-2009
 

A maior campanha de vacinação realizada em Portugal, que custou 45 milhões de euros aos cofres públicos, está a esbarrar na recusa dos portugueses em serem imunizados, com as grávidas e os profissionais de saúde no topo da lista. "Provavelmente nem as grávidas com doenças associadas se vacinaram todas", lamenta a subdirectora de saúde, Graça Freitas. Um mês depois de começar a imunização contra da pandemia, só aceitaram receber a dose a que têm direito 5 000 parturientes. Contas feitas, são apenas 8% do total e só metade das que têm patologias associadas. Mesmo sabendo que têm dez vezes mais risco de serem internadas que o resto da população, recusaram a vacina.



Suspeitos foram avisados das escutas, SOL de 27-11-2009
 

Os arguidos no 'processo Face Oculta' deixaram de usar os seus telemóveis habituais a partir de 25 de Junho, no auge da polémica causada pelo negócio PT/ TVI, existindo a suspeita de uma fuga de informação nessa altura, quando começaram a chegar a Lisboa as primeiras certidões enviadas pelo DIAP de Aveiro. A Polícia Judiciária conseguiu, porém, descobrir os novos contactos dos arguidos e restabelecer as escutas, que se prolongariam durante pelo menos mais dois meses. O empresário Manuel Godinho, figura-chave no caso, alguns dos seus mais próximos colaboradores e Armando Vara estão entre esses arguidos.



ERC abre inquérito sobre pressões políticas à imprensa, SOL de 27-11-2009
 

A Entidade presidida por Azeredo Lopes decidiu abrir inquérito sobre notícias dando conta de pressões políticas e económicas sobre jornais, designadamente o SOL e o Público. As suspeitas envolvem também processos mediáticos como o 'caso Freeport, avança a edição do SOL desta sexta-feira. A ERC vai investigar as denúncias de José António Saraiva, director do semanário SOL , sobre as tentativas de estrangulamento financeiro do jornal, por parte do BCP liderado por Carlos Santos Ferreira e Armando Vara, e as tentativas de ingerência do Governo de José Sócrates na linha editorial do jornal.



Médicos das urgencias vão poder passar baixas, SOL de 27-11-2009
 

Os médicos dos consultórios privados, os especialistas de Medicina no Trabalho e as equipas de urgência dos hospitais públicos vão poder passar os atestados médicos para as faltas ao trabalho por causa da gripe A, avança a edição do SOL desta sexta-feira. O Governo prometera, no Verão, alterar o regime de baixas para cobrir as situações de excepção criadas pela nova doença mas, segundo soube o SOL, só agora o Ministério do Trabalho e Segurança Social chegou a uma formulação final. O decreto que regulamenta este novo regime será, por isso, aprovado «dentro de dias», assegurou fonte oficial daquele ministério.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream