30 novembro 2009

Manchetes do Dia - 30-11-2009

Segunda, 30 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

"Estamos inocentes", 24 Horas de 30-11-2009
 

Levinda Penedos, a mulher do presidente da REN agora suspenso, não se cansa de dizer aos vizinhos que o marido não é culpado. E garante que vai andar sempre de cabeça levantada. O casal e os filhos moram todos nos mesmos blocos de apartamentos de luxo, perto da sede da empresa pública. Os moradores da zona consideram-nos "muito boas pessoas".



Sporting negoceia Mexer, A Bola de 30-11-2009
 

Presidente do Desp. Maputo, Michel Grispos, diz que hoje recebe Paulo Cardoso. Expectante com a reunião com o director leonino. Garante ter em mãos quatro propostas pelo central. O presidente do Grupo Desportivo de Maputo, Michel Grispos, revelara na passada semana que tinha em mãos uma proposta do Sporting pelo defesa-central de 24 anos, Edson Sitoe, conhecido no meio futebolístico por Mexer. O mesmo dirigente revela agora a A BOLA que ainda hoje vai ter «uma reunião com o director» do departamento de scouting dos leões, Paulo Cardoso.



Ex-fuzileiro mata mulher e GNR , Correio Manhã de 30-11-2009
 

Vítima de violência doméstica durante anos a fio, Maria Manuela Costa sempre sofreu em silêncio. E a madrugada de ontem voltou a ser de pesadelo mas, logo pela manhã, a mulher de 35 anos encheu-se de coragem e foi à GNR de Montemor-o-Velho apresentar queixa. Encaminharam-na para o hospital, só que o marido, ex-fuzileiro, seguiu-a e foi matá-la com dois tiros de caçadeira, dentro da ambulância, em frente ao posto.



17 escuteiros perdidos na neve, Correio Manhã de 30-11-2009
 

Um grupo de 17 de escuteiros da Amadora esteve ontem cinco horas desaparecido na serra da Estrela depois de se ter desorientado durante uma caminhada. A GNR e bombeiros tiveram "muita dificuldade" em resgatá--lo devido às más condições climatéricas – queda de neve e nevoeiro. A neve, que caiu com muita intensidade em algumas zonas do Norte e Centro, cortou várias estradas e surpreendeu os turistas que estavam na serra da Estrela. Viveu-se momentos de grande aflição quando os escuteiros – 12 adolescentes e cinco adultos – emitiram um sinal de pedido de socorro, às 11h00. De imediato foi montada uma operação de busca que decorreu "sob condições muito complicadas", disse ao CM o sargento Fernandes, comandante adjunto do Pelotão de Montanha da GNR. Só cinco horas depois é que ficaram a salvo.



"Portugal tem mais a ganhar com o actual momento do Brasil", Diário Económico de 30-11-2009
 

A crise financeira acabou com o unilateralismo dos EUA. A emergência da China e do Brasil como grandes potencias na senda internacional foi inevitável. Na primeira reunião do G20, o presidente do Brasil Lula da Silva definiu em poucas palavras a grande ambição que o Brasil no novo contexto político internacional: "isto agora tem que ser assim", estava então a dizer tudo. Na segunda vez que Portugal recebe a Cimeira Ibérico-Americana, o presidente do Brasil, Lula da Silva concedeu uma entrevista ao Diário Económico, por 'email', na qual fala sobre seu país e da sua importância no mundo, dos desafios ambientais, jogos olímpicos, segurança. As relações bilaterais entre Portugal e o Brasil é outro tema analisado, bem com a escolha Dilma Rousseff para a sucessão politica.



Construtores dizem que os empréstimos estão cinco vezes mais caros, Diário Económico de 30-11-2009
 

O presidente da AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas) e ex-presifente, até Junho, da FEPICOP, acusa a banca de ter aumentado os 'spreads' às empresas de construção, contrariando as taxas de juro em queda. E defende que apenas as grandes obras poderão salvar um sector que só no primeiro semestre do ano perdeu 40 mil empregos.



Sete gestores públicos ganham mais que primeiro-ministro, Diário Notícias de 30-11-2009
 

O caso "Face Oculta" voltou a pôr os gestores das empresas públicas sobre escrutínio popular. Porém, enquanto o presidente da REN, José Penedos, nunca entregou uma declaração no Tribunal Constitucional (TC) nessa condição, são muitos os presidentes de empresas com capitais públicos que o fazem com regularidade. Conclusão: há pelo menos sete gestores públicos que ganham mais que o primeiro-ministro, que os nomeia. No topo salarial está Fernando Pinto, presidente do Conselho de Administração da TAP, que aterrou no primeiro lugar com um rendimento oito vezes superior ao de José Sócrates e cerca de 140 vezes maior de quem ganha o salário mínimo. No total são 816 330 euros por ano, segundo a declaração entregue em Junho no TC.



Mariza, a voz ibero-americana da cimeira, Diário Notícias de 30-11-2009
 

José Sócrates abriu ontem a XIX Cimeira Ibero-Americana com o aviso de que a comunidade internacional tem de saber "tirar as devidas lições" da "mais grave crise económica dos últimos 80 anos". "O mundo pagou um alto preço pela opacidade e a irresponsabilidade que dominou os mercados financeiros", afirmou o primeiro-ministro português, defendendo que a comunidade internacional deve agora apostar numa "regulação mais forte, que dê garantias de impedir a repetição do triunfo da especulação de curto prazo sobre as necessidades da economia real". O Presidente da República, Cavaco Silva, que encerrou a cerimónia, deixou o mesmo alerta, sublinhando que o mundo "vem enfrentando uma crise económica e financeira com gravíssimas consequências sociais, que só poderá ser verdadeiramente ultrapassada se dela soubermos extrair todos os ensinamentos".



Estudo inédito Gravidez afecta progressão na carreira, I de 30-11-2009
 

Países onde a licença de maternidade é maior revelam problemas na reintegração das mulheres. Mães têm mais dificuldades de progressão na carreira em países como a Suécia e o Reino Unido. Portugal está a meio da tabela.



Subsídio de Natal: o que fazer ao seu dinheiro, Jornal Negócios de 30-11-2009
 

Aproveitar o subsídio de Natal para amortizar o empréstimo à habitação é uma solução a ter em conta. Este ano em especial, dado que as taxas de juro estão em mínimos históricos. Amortizar o capital em dívida permite fazer poupanças no imediato e ao longo do contrato de crédito, isto porque se for amortizando o empréstimo vai reduzindo a factura mensal e no final pagará menos juros ao banco. O Negócios fez as contas e num empréstimo de 100 mil euros, indexado à taxa Euribor a seis meses de Novembro (0,993%), com um "spread" de 0,7%, amortizar 2.500 euros representa uma poupança de 8,88 euros por mês. Ainda que pareça uma redução de prestação pequena, ao final de um ano poupa 106,60 euros.



"Spreads" cobrados pela banca superam taxa de juro, Jornal Negócios de 30-11-2009
 

As taxas Euribor têm vindo a descer e a renovar mínimos históricos. Este mês, a média da Euribor a seis meses vai fixar-se abaixo de 1%, pela primeira vez na sua história. O que quer dizer que muitas famílias estão a pagar quase tanto de juros como de "spread" ao banco. E quem está nesta altura a contrair crédito vai ter acesso a "spreads" que superam mesmo os valor das taxas Euribor.



Mata a mulher à frente da filha e assassina GNR, Jornal Notícias de 30-11-2009
 

Uma mulher, de 35 anos, foi morta a tiro pelo marido, na sequência de uma cena de violência doméstica, ontem, em Montemor-o-Velho. O crime aconteceu à porta da GNR. No posto, o agressor puxou de uma pistola e matou um polícia e feriu outro. Por causa da violência constante, nos últimos tempos Maria Manuela Costa já nem vivia com o marido, Mário Joaquim, de 41 anos, na casa da família, em Carapinheira do Campo. Pegou na filha e no filho de ambos, de 13 e seis anos, e foi morar para casa da mãe (já falecida), em Porto Luzio, a poucos quilómetros de Montemor-o-Velho. Mas isto não bastou.



Empresas com dívidas ao Fisco podem receber apoios do Estado, Jornal Notícias de 30-11-2009
 

Em tempo de crise, os sectores em maiores dificuldades devem negociar aumentos salariais mais baixos para preservar o emprego; e os outros devem ter a noção de que a mobilização de todos, incluindo os trabalhadores, é básica para o aumento da competitividade, diz Vieira da Silva, um mês depois de ter trocado o Ministério do Trabalho pelo da Economia. Os apoios às empresas vão continuar em 2010, mas com uma lógica diferente: menos dinheiro para medidas "defensivas", como a manutenção do emprego, e mais para ajudar às exportações. E o leque das empresas elegíveis será alargado, incluindo quem tem dívidas ao Estado e aceite renegociá-las.



Suado, O Jogo de 30-11-2009
 

O melhor é começar pela parte final da partida. Foi aí que Varela decidiu um jogo que estava completamente encravado, por várias razões: pela ineficácia atacante dos portistas na hora de finalizar e pelo acerto do adversário, sobretudo do guarda-redes Carlos, autor de uma bela exibição. Mas, Varela soube estar no sítio certo e, beneficiando de alguma sorte que noutras ocasiões do jogo se transformou em azar, conseguiu desviar para a baliza um cabeceamento de Farías.



Seropositivos são discriminados nos lares para a terceira idade, Público de 30-11-2009
 

As associações que trabalham na área do HIV/sida sentem cada vez mais o problema da discriminação dos utentes seropositivos na entrada em lares de idosos. O aumento da esperança de vida, devido à melhoria dos tratamentos, está a agravar a situação, uma vez que cresce o número de seropositivos a atingir uma idade avançada. Há lares de idosos que invocam não ter condições para os acolher e as recusas são mais frequentes em lares privados.



Suiça abre precedente histórico ao proibir minaretes em referendo, Público de 30-11-2009
 

Os eleitores suíços decidiram ontem mudar a Constituição para proibir a construção de minaretes nas suas cidades, abrindo um precedente histórico na Europa. Por 57,5 por cento dos votos, a iniciativa da direita radical para tirar visibilidade aos templos da comunidade islâmica ganhou o referendo, quando as sondagens apontavam para que fosse derrotada. Apenas quatro dos 26 cantões da Confederação Helvética disseram "não" aos argumentos ultraconservadores do Partido Democrático do Centro e da União Democrática Federal, que falam de uma "islamização galopante" do país.



Alegria no balneário, Record de 30-11-2009
 

A exibição leonina no dérbi de sabádo não permitiu derrotar o Benfica, mas deixou boas indicações, no seio do grupo de trabalho: os jogadores ficaram entusiasmados com o modelo táctico preconizado por Carlos Carvalhal(4x2x3x1), enquanto treinador e restantes responsáveis registaram o comportamento e união da equipa no embate com os encarnados.



Sporting: casais gay sem direito a desconto nos bilhetes , Seleccionar de 30-11-2009
 

Tem o nome de "Gamebox Duo" e é uma promoção do Sporting para casais de sócios que queiram ter descontos na aquisição de lugares anuais no Estádio de Alvalade. Casais, sim. Mas apenas heterossexuais: embora não peçam documentos que comprovem a relação entre os sócios que queiram comprar o produto, os serviços comerciais do Sporting vedam o acesso a esta campanha a casais homossexuais, sejam eles gays ou lésbicas.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream