26 novembro 2009

Manchetes do Dia - 26-11-2009

Quinta, 26 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Cuidadinho com o que dizem na net!, 24 Horas de 26-11-2009
 

José Alberto Carvalho criou um conjunto de recomendações e pediu aos jornalistas atenção quando opinassem nas suas páginas pessoais da Internet. Todos eles aceitaram as novas regras da direcção.



Estou com saudades de golos, A Bola de 26-11-2009
 

A noite de sábado marca o regresso de Cardozo aos relvados, e logo num palco de eleição: o Estádio José Alvalade, onde se jogará o Sporting-Benfica. Com 16 golos em 14 jogos, esta época, o agente encarnado do golo já recuperou a licença para 'matar', apreendida por 180 minutos após a expulsão em Braga, e está determinado em usá-la no 'derby'.



Prendas afastam Penedos da REN, Correio Manhã de 26-11-2009
 

José Penedos recebeu prendas de Natal de Manuel Godinho entre 2002 e 2007. O único ano em que nada lhe terá sido dado foi 2005, segundo a investigação da Polícia Judiciária de Aveiro. Foi esse o 'pagamento' detectado pelos investigadores que entenderam haver indícios da prática de corrupção passiva.



Nova lei ataca pequenos negócios, Correio Manhã de 26-11-2009
 

O novo Código Contributivo prevê que os trabalhadores independentes que forneçam serviços que impliquem a utilização de material terão de pagar Segurança Social sobre as vendas desses bens.



Manuel Fino ganha poder dentro da Cimpor, Diário Económico de 26-11-2009
 

A paz voltou a ruir na cúpula de poder da maior cimenteira portuguesa. Depois de Pedro Maria Teixeira Duarte, que foi presidente da Cimpor durante oito anos, ter renunciado ao cargo de administrador, em Agosto, é agora a vez de ser cooptado para o seu lugar um administrador, não executivo, com a categoria de independente, proposto por Manuel Fino. Pedro Abecassis Empis, não tem cargos públicos conhecidos, mas há quem fale da sua experiência na área dos petróleos.



Cheques carecas passados ao Estado duplicam com a crise, Diário Económico de 26-11-2009
 

Os contribuintes passaram quase 30 milhões de euros em cheques carecas ao fisco, entre Janeiro e Setembro deste ano - mostram os dados da conta provisória do Estado, publicada este mês em Diário da República. De acordo com o documento, o valor dos cheques carecas entregues ao Estado mais do que duplicou face ao mesmo período do ano passado. Isto significa que, por mês, a administração tributária detectou, em média, 3,3 milhões de euros em falta. Os impostos onde os contribuintes mais tentaram dar a volta ao fisco foram o IRC e o IRS. Só nestas duas rubricas o Estado deixou de arrecadar 23,4 milhões de euros, quase três vezes mais do que o verificado no mesmo período do ano passado.



Ajustes directos com Godinho levam à suspensão de Penedos, Diário Económico de 26-11-2009
 

O presidente da Redes Eléctricas Nacionais (REN), José Penedos, foi ontem suspenso das suas funções pelo juiz de instrução do tribunal de Aveiro, no âmbito do processo Face Oculta. Ao que o Diário Económico apurou, para a decisão da Justiça terão contribuído as falhas detectadas em parte dos 14 contratos celebrados entre a REN e o grupo de Manuel Godinho, nos últimos cinco anos. Fontes próximas do processo avançaram ao Diário Económico que, em causa, estarão várias adjudicações directas às empresas de Manuel Godinho.



PS e PSD chumbam reforma aos 40 anos de trabalho, Diário Notícias de 26-11-2009
 

PS e PSD preparam-se para inviabilizar uma proposta que beneficiaria 84 mil pensionistas com longas carreiras contributivas, em nome da "sustentabilidade" da Segurança Social. Em causa estão as propostas do Bloco de Esquerda e do PCP, que prevêem o acesso à reforma sem penalizações de todos os trabalhadores que tenham 40 anos de trabalho e descontos para a Segurança Social, independentemente da idade. O impacto foi ontem avançado pela socialista Sónia Fertuzinhos, num debate no Parlamento. Sem referir explicitamente o sentido de voto, a deputada foi clara quanto à posição do partido que suporta o Governo: "Com estas propostas, a ruptura da Segurança Social não era para daqui a uns anos, era no próximo Orçamento do Estado".



Governo deixa cair José Penedos, Diário Notícias de 26-11-2009
 

Os advogados de José Penedos já disseram ontem que vão recorrer da decisão do juiz que levou à suspensão de José Penedos como presidente da REN. Mas o Governo - sob pressão na Assembleia - não vai esperar. Dentro de dias, o conselho de administração deverá escolher o seu substituto.A reunião onde será tomada a decisão pode ser marcada hoje mesmo.



Oliveira Costa teve um ganho ilícito de 19,8 milhões de euros no BPN, I de 26-11-2009
 

O ex-presidente do BPN, que se encontra emprisão domiciliária, terá encaixado pelo menos 19,8 milhões de euros através de operações irregulares em sociedades do grupo SLN. As operações estão todas descritas na acusação ao ex-banqueiro e a outros 23 arguidos, a que i teve acesso.



Pequenas empresas têm mais medo da subida de impostos, I de 26-11-2009
 

Os empresários rejeitam uma subida dos impostos, apesar da derrapagem do défice. A medida assusta pequenas, médias e grandes empresas, mas as PME seriam as mais prejudicadas.



Regime simplificado de IRC deixa de ter imposto mínimo, Jornal Negócios de 26-11-2009
 

As empresas que tenham optado pelo regime simplificado no IRC não são obrigadas a pagar qualquer imposto se estiverem inactivas. E, mesmo que tenham receitas, podem ser apenas tributadas pelo seu lucro real, se provarem que o regime simplificado as prejudica. É esta a conclusão de um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA), emitido no início deste mês, que vem contrariar os habituais pressupostos de aplicação do regime simplificado, em que o lucro tributável é apurado com base em, pelo menos, o valor do salário mínimo mais elevado, havendo, na prática, sempre imposto a pagar. Fica aberto o caminho para outras entidades, em condições idênticas, contestarem liquidações adicionais junto do Fisco.



Penedos obrigado a sair da REN, Jornal Negócios de 26-11-2009
 

E ao terceiro dia, José Penedos falou. Mesmo que tenha sido para dizer que não vai falar. "Só falo no fim do processo. É só o que tenho a dizer". Assim - seco e com um semblante tenso que nunca antes se lhe tinha vislumbrado nas passagens anteriores pelo Juízo de Instrução Criminal de Aveiro. Mas ontem, e ao contrário das duas vezes anteriores em que foi ouvido, o presidente da REN tinha motivos para estar apreensivo.



Testemunha da Noite Branca raptada em Vigo e torturada, Jornal Notícias de 26-11-2009
 

Um comerciante de automóveis, de Gondomar, ligado ao tráfico de drogas e testemunha no julgamento de um dos homicídios do processo Noite Branca, foi sequestrado em Vigo, torturado e abandonado ontem, quinta-feira, em Vidago. J. Pires, 38 anos, foi atacado cerca das 04.30 horas, à saída de um hotel/bar situado junto ao aeroporto de Vigo, na Galiza. Quatro homens armados e encapuzados, chegaram num carro de matrícula portuguesa que bloqueou a passagem ao seu BMW. Saíram e efectuaram vários disparos, obrigando-o a sair do automóvel. Tão depressa como tinham aparecido fugiram pela auto-estrada, em direcção a Portugal, a grande velocidade, levando a vítima e o BMW.



Juíz suspende José Penedos da presidência da REN, Jornal Notícias de 26-11-2009
 

José Penedos entrou, ontem, no DIAP de Aveiro como presidente da REN e, duas horas depois, saiu suspenso dessa função, por decisão do juiz de instrução do processo Face Oculta. Advogados não pouparam críticas ao juiz. Para decretar as medidas de coacção a José Penedos - suspensão de funções e uma caução de 40 mil euros -, o juiz de instrução criminal de Aveiro considerou determinantes os indícios fornecidos através das escutas telefónicas ao filho do presidente da REN, Paulo Penedos - este terá dito, nessas conversas, que o pai estava a par de situações de alegado favorecimento ao grupo "O2 " na REN.



1º lugar bateu no ferro, O Jogo de 26-11-2009
 

Anelka voltou a dar uma lição de cinismo ao FC Porto, tal como já tinha acontecido em Londres. E a coisa resume-se assim: mais do que ter oportunidades, o que realmente conta é o que se faz com elas. Claro que um remate à trave dá nas vistas, jogar olhos nos olhos fica sempre bem, mas, no fim, a história resume-se à moral cínica da eficácia. A de Anelka, em particular, confirmou o primeiro lugar do Chelsea na tal passagem aos oitavos que ambos já tinham carimbado. Dito isto, que no fundo é tudo, sobra a ideia de equilíbrio, traduzida nas estatísticas, que resulta da mistura de duas coisas: a boa vontade do FC Porto, indiscutivelmente motivado para estas grandes batalhas, e o domínio de ritmos de um Chelsea que sabe acelerar e abrandar como lhe convém.



Barraqueiro ganha metro do Porto, OJE de 26-11-2009
 

O CONSÓRCIO liderado pela Barraqueiro ganhou o concurso para a subconcessão da operação e manutenção do metro do Porto para os próximos cinco anos, disse ontem à Lusa, fonte ligada ao processo. Segundo a mesma fonte, o relatório preliminar já foi enviado aos dois concorrentes. "O júri comunica que os atributos técnicos das duas propostas são semelhantes, sendo o preço o factor decisivo para o resultado do concurso", referiu.



Aquecimento global penaliza mais Portugal, OJE de 26-11-2009
 

A Economia portuguesa poderá ser das mais afectadas pelo aquecimento global, indica um estudo de Bruxelas sobre os custos económicos das alterações climáticas na União Europeia (UE), ontem divulgado. Segundo o relatório, elaborado pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, caso o clima previsto para 2080 se verificasse hoje, a UE enfrentaria perdas anuais no seu Produto Interno Bruto (PIB) de entre 20 mil milhões e 65 mil milhões de euros. Este valor depende do grau de aumento da temperatura, sendo os países do sul da Europa, entre os quais Portugal, os mais afectados.



Apenas seis clientes devem ao BCP 80% do valor do banco em bolsa, Público de 26-11-2009
 

Seis clientes do Banco Comercial Português (BCP) devem ao grupo financeiro cerca de 3,5 mil milhões de euros, o equivalente a aproximadamente 80 por cento da capitalização bolsista do grupo, que ontem totalizava 4,3 mil milhões de euros. Só a construtora Mota Engil tem responsabilidades assumidas para com o banco da ordem de 1,2 mil milhões de euros, cerca de 28 por cento do seu valor de mercado."O BCP não comenta relações com potenciais clientes. Em todo o caso, todas as operações respeitam os rácios impostos pelo Banco de Portugal", disse ao Público o porta-voz do banco presidido por Carlos Santos Ferreira.



Carreira dos professores volta a ser única mas paz ainda não está garantida, Público de 26-11-2009
 

Está a marcar o primeiro mês do segundo Governo de Sócrates, tal como marcou os últimos anos do primeiro. Embora com sinais contrários. Se Maria de Lurdes Rodrigues contribuiu para o PS perder a maioria absoluta, Isabel Alçada parece estar a aproximar-se do objectivo imediato para o qual foi nomeada: fazer as pazes com os professores. Até ao final do ano saber-se-á se consegue ou não.



Também são especiais, Record de 26-11-2009
 

"Carlos Carvalhal vai fazer bem", "Jesus já está no topo", refere José Mourinho na entrevista exclusiva a Record.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream