18 novembro 2009

Manchetes do Dia - 18-11-2009

Quarta, 18 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Desemprego atinge máximo histórico das últimas décadas, Público de 18-11-2011
 

Os efeitos da crise no mercado de trabalho continuam a sentir-se. A taxa de desemprego passou de 9,1 por cento da população activa, no segundo trimestre, para 9,8 por cento nos três meses terminados em Setembro. É o valor máximo desde o início de 1986. A crise económica ainda se faz sentir. Segundo os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) ontem divulgados, o número de desempregados atingiu, no terceiro trimestre deste ano, um novo máximo histórico desde 1986 (9,2 por cento no 3.º trimestre). Só desde Junho de 2008, quando se iniciou a retracção do emprego fruto da crise económica, destruíram-se 210 mil postos de trabalho e a taxa de desemprego saltou de 7,3 para 9,8 por cento.



Horários de Rodrigues dos Santos irritam colegas da RTP, 24 Horas de 18-11-2009
 

Aparece três horas por dia e passa o tempo a responder a e-mails de leitores e fãs dos seus livros, acusam os colegas, que até o apelidaram de "Elefante Branco". Ele diz que não está para ficar a olhar para as paredes.



Vamos para cima deles!, A Bola de 18-11-2009
 

Carlos Queiroz vai cumprir o 41º jogo como seleccionador português. E tal como há 16 anos, quando foi seleccionador pela primeira vez, decide tudo no último jogo. Então foi no grupo de qualificação; agora é num play-off; o clima é o mesmo, só o teórico poder do adversário é bem diferente, porque a Bosnia não é evidentemente a Itália. Há 16 anos, Queiroz e a equipa falharam. Hoje, não se admite que falhem. Mas cuidado: precisam, Queiroz e a selecção, de ter um coração do tamanho do País. No mínimo.



"Vamos para cima deles", Correio Manhã de 18-11-2009
 

Carlos Queiroz, seleccionador nacional, desvaloriza o mau estado do relvado e assume o favoritismo, lembrando que a Bósnia sofreu 9 golos nos jogos com a Espanha e Turquia, os adversários mais fortes do seu grupo.



Nova grávida vacinada perde bebé, Correio Manhã de 18-11-2009
 

Uma mulher de 34 anos, grávida do terceiro filho, perdeu o bebé, segunda-feira à noite, três dias depois de ter sido vacinada contra a gripe A. Trata-se da segunda morte de um feto, num espaço de três dias, após a imunização da mãe, depois do caso ocorrido em Portalegre. Em ambas as situações, as mulheres estavam grávidas de 34 semanas. A mulher de 34 anos deu entrada no Hospital da CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, já com o feto sem vida. Tinha sido vacinada na sexta-feira. Segundo fonte do hospital, a mulher encontrava-se ontem à noite em trabalho de parto induzido. A autópsia só será realizada caso os pais assim o decidam.



Crise destrói 178 mil empregos em apenas um ano, Diário Económico de 18-11-2009
 

Em apenas um ano, há menos 178,3 mil postos de trabalho em Portugal. No terceiro trimestre, a destruição de empregos verificou-se ao ritmo de quase 20 mil por mês. O resultado é a taxa de desemprego mais elevada de sempre em Portugal: 9,8% - quase uma em cada dez pessoas não tem trabalho, mostram os dados publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística. Foi o maior salto na população desempregada desde o segundo trimestre de 2003 e significa que já há 547,7 mil pessoas à procura de trabalho. Este será, por certo, um número várias vezes repetido no Parlamento pelos deputados da oposição, quando estes pedirem contas ao Governo.



Finanças proíbem taxas no multibanco e nos pagamentos com cartão, Diário Económico de 18-11-2009
 

Quase 20 anos depois de ter surgido a primeira tentativa por parte da banca nacional, a cobrança de taxas sobre as operações feitas com cartão de débito nas caixas Multibanco será finalmente proibida. A polémica em torno de uma futura "taxa multibanco" a aplicar pelos bancos sobre os levantamentos feitos pelos portugueses nas caixas automáticas é uma matéria que as Finanças querem arrumar de vez, com força de lei. Em declarações ao Diário Económico, o ministério tutelado por Teixeira dos Santos garante que já está a trabalhar na proposta legislativa para impedir a banca de aplicar comissões pela utilização do Multibanco. As iniciativas do Governo não ficam no entanto por aqui. É que depois de a taxa multibanco regressar à discussão pública a propósito da transposição de uma directiva europeia sobre serviços de pagamentos, o ministro está também a preparar a legislação que impedirá os comerciantes de cobrar aos clientes taxas pelos pagamentos com multibanco.



"A Justiça preocupa Cavaco Silva", Diário Notícias de 18-11-2009
 

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) admitiu ontem, à saída de uma audiência com o Presidente da República, que é passível de recurso a sua decisão de anular, e fazer destruir, as escutas do processo Face Oculta onde surgem conversas do primeiro-ministro com um dos principais arguidos do processo, Armando Vara. "A competência do tribunal é definida pelo próprio tribunal" e só "em sede de recurso pode haver alteração da decisão", afirmou Noronha do Nascimento, que esteve reunido cerca de uma hora com Cavaco Silva.



O teste decisivo à selecção de Queiroz, Diário Notícias de 18-11-2009
 

De hoje à noite não passa, Portugal vai ficar a saber onde estará no próximo Verão, se no Mundial de futebol da África do Sul - conseguindo a sexta presença seguida numa grande prova -, ou em casa a ver tudo pela televisão. A equipa lusa tem a vantagem de 1-0 que trouxe da Luz, mas nesta segunda mão do play off vai enfrentar, em Zenica, um adversário motivado, apoiado por 13 mil adeptos fanáticos. E para este fanatismo continua a contribuir o seleccionador bósnio, o croata Miroslav Blazevic. Porque, se o ambiente em redor da selecção portuguesa já não é hostil como se viu à chegada a Sarajevo, parece forçada e claramente estratégica a paz que desde então se instalou. Blazevic, o mesmo que, no dia do sorteio, chegou junto dos jornalistas portugueses para saber... o nome do seleccionador nacional, insiste nos mind games, no jogo psicológico.



Gripe A leva hospitais a admitir cancelar operações, Diário Notícias de 18-11-2009
 

Os hospitais admitem cancelar as cirurgias programadas devido à gripe A, caso precisem de ventiladores e de libertar camas para os doentes mais graves, no pico da pandemia. Uma medida que não afectará as operações urgentes nem as oncológicas, garantem os médicos ao DN. "Se houver uma fase de grande concentração de doentes graves, admito que as oito camas que temos reservadas podem não ser suficientes. Nesse caso teremos de reduzir a actividade programada", explica Luís Mourão, do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.



Nunca houve tantos portugueses no desemprego: são 547 mil, I de 18-11-2009
 

Os portugueses estão a fugir do mercado de trabalho: a taxa de inactividade - o peso dos estudantes, reformados e outros inactivos na população total - está no valor mais alto dos últimos oito anos. O Instituto Nacional de Estatística (INE), que ontem divulgou os resultados do inquérito ao emprego do terceiro trimestre, diz que existem 3,46 milhões de inactivos em Portugal, mais 2,7% do que em igual período de 2008. Trata-se da maior subida da série que remonta a 1998. Basicamente, quase 40% da população portuguesa está fora do mercado de trabalho. Vários especialistas sublinham que as razões para este cenário são as piores - crise, recessão, indústrias obsoletas e endividadas - mas que os efeitos a prazo até podem ser benéficos. Muitas pessoas optaram por estudar, cá ou fora do país, para mais tarde, no regresso ao mercado laboral, terem mais sucesso em matéria de emprego: serem relativamente mais bem pagas a fazer algo que realmente gostem e em que sejam boas.



Armando Vara "sente-se profundamente inocente", Jornal Negócios de 18-11-2009
 

Armando Vara "sente-se profundamente inocente". Esta convicção é expressa por Tiago Rodrigues Bastos, o advogado do vice-presidente do BCP, que suspendeu o seu mandato depois de ter sido constituído arguido no processo "Face Oculta". Tiago Rodrigues Bastos sublinhou, em declarações ao Negócios, que está a haver uma "crucificação na praça pública" do seu cliente. "Não há predisposição para olhar para ele como alguém sobre quem apenas recaem suspeitas", acrescentou o advogado.



Fisco admite adiar prazo de entrega de impostos por causa da Gripe A, Jornal Negócios de 18-11-2009
 

A Direcção-geral dos Impostos (DGCI) admite "alargar os prazos de cumprimento das obrigações fiscais" durante o período crítico de duração da Gripe A. Outra medida prevista será a suspensão temporária de notificações automáticas para que as pessoas compareçam nos serviços de Finanças, avançando, em simultâneo, com campanhas publicitárias a sensibilizar as pessoas para a importância de cumprirem as suas obrigações declarativas e fazerem os pagamentos através da Internet em vez de irem às repartições. A nível interno, serão suspensas nos serviços todas as reuniões "que não sejam absolutamente imprescindíveis".



Falha na investigação anula escutas de Sócrates, Jornal Notícias de 18-11-2009
 

Uma irregularidade atribuída aos investigadores do caso "Face Oculta" foi determinante para a anulação de seis escutas de José Sócrates, por decisão do presidente do Supremo. As conversas não deveriam ter sido analisadas pelo juiz de instrução. De acordo com informações recolhidas pelo JN, o despacho de Noronha Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, de 3 de Setembro passado, considera nulo o procedimento até àquele momento seguido pelo Ministério Público (MP), Polícia Judiciária e magistrado de instrução criminal de Aveiro quanto ao controlo e fiscalização de seis comunicações telefónicas em que Armando Vara fala com o primeiro-ministro.



Derrapagem da Ponte Europa em tribunal, Jornal Notícias de 18-11-2009
 

A Ponte Europa foi inaugurada há cinco anos, com uma gigantesca derrapagem financeira, e a Estradas de Portugal, há dois meses apenas, avançou com um processo judicial contra o projectista. Quer ser indemnizada por prejuízos. O alvo é o engenheiro António Reis, que o JN não logrou ouvir, mas a sociedade Estradas de Portugal (EP) não quis revelar o valor da indemnização reclamada. A derrapagem, essa, nunca foi claramente quantificada, pelas entidades que analisaram a travessia do Mondego, em Coimbra, mas foi enorme.



Guerra Fria, O Jogo de 18-11-2009
 

Antes do tudo ou nada, Blazevic diz uma coisa aos bósnios e outra aos portugueses. Não está confundido, é tudo parte de uma estratégia. Queiroz não lhe fica atrás, mas para procurar que a paz impere até à hora do desafio. Depois,com mais ou menos adeptos fanáticos contra si, a selecção vai dar tudo pela sexta presença seguida numa grande competição.



Exterior já vale mais de metade na PT, OJE de 18-11-2009
 

A PORTUGAL Telecom afirmou ontem que o negócio internacional representa agora mais de 50% das receitas operacionais do grupo, no mesmo dia em que reportou uma quebra de 14,2% do resultado líquido referente aos primeiros nove meses do ano devido ao aumento dos custos com benefícios de reforma,amortizações e juros. De acordo com o comunicado remetido pela operadora de telecomunicações à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o lucro recuou para 372 milhões de euros, um valor que compara com os 433,5 milhões registados no mesmo período do ano anterior.



Economia vai contrair 2,9% em 2009, OJE de 18-11-2009
 

O BANCO de Portugal fez ontem uma revisão em alta da evolução da economia em 2009 devido ao comportamento acima do esperado da procura interna, responsável por 60% da economia, e das exportações durante o ano.Segundo o Boletim Económico de Outono, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá contrair 2,9% este ano, face aos 3,5% previstos no Verão pelo banco central, numa estimativa mais optimista que a avançada recentemente pela Comissão Europeia, que espera uma contracção de 3,0% em 2009.



Vara continua a receber 30 mil euros por mês do BCP, Público de 18-11-2009
 

Armando Vara, vice-presidente do BCP, vai hoje ser interrogado no Tribunal de Aveiro no âmbito do processo Face Oculta. O gestor suspendeu as suas funções no banco, mas continua a receber um salário de 30 mil euros brutos mensais. O Ministério Público acredita que Vara integra a "rede tentacular" criada pelo empresário Manuel José Godinho para assegurar negócios com grandes empresas ligadas ao Estado, como a REN, a Refer, a Galp e a EDP. Vara, através do seu advogado de defesa, Tiago Bastos, diz que pretende "esclarecer tudo".



Batalha final, Record de 18-11-2009
 

Hoje fica tudo decidido, Portugal qualifica-se para a fase final do Mundial 2010... ou não. De uma forma simplista, dir-se-á que basta o empate para carimbar o passaporte para a África do Sul. Mas até a derrota, desde que por apenas um golo de diferença(com Portugal a marcar), serve. Se Portugal perder 0-1 o jogo vai a prolongamento e se no final nada se alterar, a decisão será feita através da cobrança de penáltis. Mas o melhor mesmo é que não sejamos obrigados a tamanho sofrimento. Numa noite de inspiração, a nossa selecção pode ganhar e atingir, pela terceira vez consecutiva, o maior certame do mundo do futebol.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream