19 novembro 2009

Manchetes do Dia - 19-11-2009

Quinta, 19 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Desemprego atinge máximo histórico das últimas décadas, Público de 18-11-2011
 

Os efeitos da crise no mercado de trabalho continuam a sentir-se. A taxa de desemprego passou de 9,1 por cento da população activa, no segundo trimestre, para 9,8 por cento nos três meses terminados em Setembro. É o valor máximo desde o início de 1986. A crise económica ainda se faz sentir. Segundo os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) ontem divulgados, o número de desempregados atingiu, no terceiro trimestre deste ano, um novo máximo histórico desde 1986 (9,2 por cento no 3.º trimestre). Só desde Junho de 2008, quando se iniciou a retracção do emprego fruto da crise económica, destruíram-se 210 mil postos de trabalho e a taxa de desemprego saltou de 7,3 para 9,8 por cento.



"Conseguimos dominar o tumor", 24 Horas de 19-11-2009
 

O actor António Feio, 54 anos, revelou ao 24horas que os dois tratamentos de químio e darioterapia que fez recentemente reduziram para metade o tamanho do tumor no pâncreas que o atormenta desde Março deste ano. António Feio está visivelmente satisfeito com as notícias: "A perspectiva de recuperação é boa. Conseguimos dominar o tumor, não há metástases e isso é positivo. Os meus médicos estão agora à procura de formas alternativas de tratamento", avançou.



Estamos lá!, A Bola de 19-11-2009
 

A Selecção Nacional adaptou-se bem ao tenso ambiente que os adeptos bósnios criaram, adaptou-se também ao péssimo estado do relvado e respondeu de forma positiva ao grande momento que se lhe deparava. O empate (ou mesmo uma derrota por um golo de diferença, desde que marcando um) chegava a Portugal, mas a equipa fez, com inteligência, o que Carlos Queiroz anunciara: controlou a partida, jogou pelo seguro e teve sempre os olhos na baliza da Bósnia. Na primeira parte. Raul Meireles, na cara Hasagic, permitiu a defesa o guarda-redes bósnio. Estava dado o sinal de que a equipa portuguesa jogava mesmo para ganhar.



Filho de Penedos afogado em dívidas, Correio Manhã de 19-11-2009
 

Paulo Penedos, um dos quinze arguidos no processo 'Face Oculta' e filho do administrador da REN, alegou ao juiz de instrução de Aveiro que está em falência.



Vitória na batalha bósnia, Correio Manhã de 19-11-2009
 

Muita serenidade e experiência profissional dos jogadores bastaram ontem para garantir com nova vitória 1-0 o apuramento de Portugal, em última instância, para o seu terceiro Campeonato do Mundo consecutivo no século XXI. A exibição podia não ser boa, mas o resultado tinha de ser favorável. A qualidade dos jogadores portugueses, em condições adversas, fez a diferença. A tranquilidade com que a equipa portuguesa iniciou a partida conduziu a uma rápida anulação do ímpeto bósnio e permitiu ganhar o controlo absoluto das operações, muito mais facilmente do que era esperado. Mérito do meio-campo, novamente sob as ordens de Pepe e com um rendimento mais contínuo e homogéneo do que na partida anterior, como consequência da troca de Deco por Tiago.



Vara saiu do tribunal a criticar fugas de informação, Diário Económico de 19-11-2009
 

Num dia em que o povo anónimo decidiu rodear as instalações do DIAP de Aveiro, o arguido Armando Vara chegou com o semblante sério e calmo que o caracteriza em qualquer situação. O ex-vice-presidente do BCP chegou em cima da hora da audiência, já passava das 15 horas. Saiu do automóvel, um Rover de gama média, mesmo à porta do tribunal, ao contrário dos outros arguidos que preferiram fazer a pé os últimos metros até ao DIAP. Vara confirmou aos jornalistas que iria responder às perguntas. "Eu sou o maior interessado".



Vagas para empregos na Função Pública aumentam este ano, Diário Económico de 19-11-2009
 

A criação de postos de trabalho no Estado aumentou em 2009, ano de eleições e da entrada em vigor em pleno da reforma da Função Pública, invertendo assim a tendência de queda registada desde 2005, altura em que o Governo anunciou a necessidade de emagrecimento da máquina do Estado. Segundo os dados da Bolsa de Emprego Público (BEP), a que o Diário Económico teve acesso, de Janeiro a Novembro foram criados 24.446 postos de trabalho no Estado, o que representa quase o triplo da criação de oportunidades de emprego verificada no mesmo período do ano passado (cerca de 8.800).



'Face Oculta' classificado como processo complexo, Diário Notícias de 19-11-2009
 

O procurador do Ministério Público de Aveiro, João Marques Vidal, vai avançar com um pedido ao juiz de instrução para que este decrete a "especial complexidade" do processo "Face Oculta". Segundo apurou o DN junto de uma fonte próxima do caso, a iniciativa do procurador deverá acontecer logo após os interrogatórios a todos os arguidos. Isto porque, segundo a lei, estes têm de ser ouvidos antes da decisão do juiz de instrução, António Costa Gomes.



Vitória suada vale terceiro Mundial consecutivo, Diário Notícias de 19-11-2009
 

Um golo de Raul Meireles confirmou hoje a qualificação portuguesa para o Mundial2010 de futebol, depois de ter conseguido um triunfo sobre a Bósnia-Herzegovina, por 1-0, na segunda mão do "play-off". Com a vantagem trazida da primeira mão (1-0), o médio do FC Porto, que dispôs de outras duas soberanas ocasiões, deu a vitória à "equipa das quinas", aos 56 minutos. A selecção lusa fez um jogo mais pragmático, sem arriscar muito, num encontro em que a defesa - com destaque especial para o trio Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Pepe - soube resistir sempre às ofensivas contrárias. Este triunfo permite a Portugal participar no seu quinto mundial e terceiro consecutivo, mantendo o pleno de qualificações para competições internacionais no século XXI.



Face Oculta: "Processo pode envolver figuras da hierarquia do Estado", I de 19-11-2009
 

Rodrigo Santiago, advogado de Manuel Godinho, considera que o empresário de Aveiro "é apenas a ponta de um iceberg" de um complexo processo que pode "envolver figuras da hierarquia do Estado". Referindo-se ao caso Face Oculta, que visa uma alegada rede tentacular de tráfico de influência, corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, Rodrigo Santiago diz que um sinal desse envolvimento é a suspeita que recai sobre o presidente da Rede Eléctrica Nacional(REN), José Penedos: "Manuel Godinho é a face visível", diz o advogado.



Vara critica violação do segredo de justiça, Jornal Negócios de 19-11-2009
 

Armando Vara afirmou, à saída do Juízo de Instrução Criminal de Aveiro, nunca ter pedido nem recebido dinheiro de ninguém. A audição do responsável foi suspensa e vai retomar no dia 27 de Novembro. "Nunca pedi dinheiro a ninguém. Nunca recebi dinheiro de ninguém", afirmou Armando Vara, que disse aos jornalistas ter respondido a todas as questões que lhe foram colocadas. O interrogatório de Vara foi interrompido e voltará a ser retomado no próximo dia 27. Armando Vara criticou ainda as fugas ao segredo de justiça, tendo designado as mesmas de "selectivas".



Adjunto de Sócrates avisado pelo presidente da Anacom, Jornal Negócios de 19-11-2009
 

"Os estatutos da Anacom conferem tal capacidade de independência que, se [um administrador] quiser ser [independente] é; se não quiser não é". Assim respondeu o presidente da reguladora das telecomunicações quando questionado sobre o efeito da nomeação de um ex-governante na independência da Anacom.



África minha, Jornal Notícias de 19-11-2009
 

Portugal qualificou-se, hoje, quarta-feira, para a África do Sul após uma exibição fantástica em Zenica, diante de uma Bósnia completamente presa pelos argumentos lusos. Raul Meireles foi o herói, a vitória só pecou por escassa. E pronto. Estamos mesmo no Mundial, após uma exibição que não deixou dúvidas sobre quem foi o melhor no play-off. Apesar de todas as reticências, motivadas pelo mau relvado e por um ambiente escaldante, a selecção deu uma lição de eficácia e pragmatismo frente a um adversário arrogante, que não conseguiu marcar um só golo em 180 minutos. É, também, um castigo para quem desrespeitou o hino nacional com assobios estridentes...



10 anos sem falhar, O Jogo de 19-11-2009
 

Como cresceu esta equipa portuguesa. Num jogo difícil, com um ambiente escaldante, dos mais terríveis dos últimos anos, e com um relvado em péssimo estado, a Selecção Nacional deu uma prova de maturidade e já está no Mundial'2010. Ontem houve alma, concentração máxima, humildade, espírito de entreajuda e garra. Portugal foi uma verdadeira equipa!



Zon procura negócios nos PALOP, OJE de 19-11-2009
 

O Presidente-Executivo da Zon Multimédia afirmou ontem que está à procura de novos negócios nos países de língua portuguesa, no mesmo dia em que foram publicados os resultados da operadora de telecomunicações referentes ao terceiro trimestre do ano. Em entrevista à agência Reuters, Rodrigo Costa adiantou que estes negócios passam pela televisão paga e distribuição de conteúdos. Em Junho, a Zon confirmou ao mercado que "em parceria com uma sociedade controlada pela Senhora Eng. Isabel dos Santos, está a estudar a oportunidade e a iniciar o estudo de um projecto de disponibilização de televisão por subscrição em Angola.



Eurodeputadas contra machismo, OJE de 19-11-2009
 

A mais jovem das eurodeputadas, a dinamarquesa dos Verdes Emilie Turunen, protestou ontem com várias das suas colegas contra o machismo dos líderes europeus que afirmam não existirem mulheres qualificadas para os novos cargos da UE.



Afinal foi fácil, Público de 19-11-2009
 

Segurança defensiva foi a base de uma exibição irrepreensível. Selecção transformou o cerco de Zenica num bluff e calou os bósnios. Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Pepe. Nenhum deles marcou, mas foi neste trio da defesa que assentou a segurança que permitiu a Portugal fazer, em Zenica, um jogo quase perfeito do ponto de vista táctico. A vitória na Bósnia (1-0) só peca por defeito e mostrou uma equipa capaz de se superar nos grandes momentos e de contrariar os ambientes difíceis. A coragem da defesa empolgou o ataque, que ficou a dever aos adeptos portugueses uma goleada das antigas.



Dez em cada cem doentes contraem infecções nos hospitais portugueses, Público de 19-11-2009
 

Quase dez em cada cem doentes (9,8 por cento) contraem infecções nos hospitais em Portugal, indicam os resultados preliminares do último inquérito de prevalência ontem divulgados no Porto por Cristina Costa, da Direcção-Geral da Saúde. Mesmo com estes números, Portugal está dentro das médias a nível internacional, que oscilam entre os quatro e os 12 por cento, diz Cristina Costa. "Tratamos doentes cada vez mais graves, com co-morbilidades", afirma. Em Portugal, não há dados sobre a mortalidade provocada por este grave problema de saúde pública. Mas na Europa todos os anos cerca de 4 milhões de doentes contraem infecções nos serviços de saúde e 37 mil acabam por morrer.



Estamos lá!, Record de 19-11-2009
 

Após uma longa e complicada caminhada, a Seleção Nacional confirmou a qualificação para o Mundial de 2010, voltando a derrotar um adversário atrevido, mas sem futebol para travar a equipa de Carlos Queiroz. Raul Meireles, aos 56 minutos, marcou o único golo de uma partida em que Portugal esteve sempre por cima, enquanto os locais pouco assustaram Eduardo


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream