17 novembro 2009

Manchetes do Dia - 17-11-2009

Terça, 17 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Manela diz que Cavaco anda a dormir no caso das escutas , 24 Horas de 17-11-2009
 

Nem depois de ter sido afastada do "Jornal Nacional 6ª Feira" Manuela Moura Guedes deixa de ser uma voz incómoda para José Sócrates. Após ter pedido para se constituir assistente no processo "Face Oculta", a ex-subdirectora de informação da TVI - que está de baixa psiquiátrica, renovada em Outubro - desafia agora o Presidente da República a falar sobre o caso das escutas entre o primeiro-ministro e Armando Vara, arguido no processo.



Saviola "É lindo ganhar", A Bola de 17-11-2009
 

Não basta ganhar, é preciso dar espetáculo. Esta é uma das máximas do argentino que tanto gosta de marcar um golo como fazer um túnel, uma tabela com o inseparável Aimar... desde que o deixem, pois em Portugal «destrói-se muito o futebol». Assume-se «matreiro» na área e elogia Jorge Jesus:«Não perde um único detalhe.»



Padarias atacam rendimento mínimo, Correio Manhã de 17-11-2009
 

O Rendimento Social de Inserção faz concorrência desleal ao nosso sector. E é cada vez mais difícil contratar pessoas, porque muitas preferem viver do subsídio a ter de trabalhar numa padaria. Acham mais vantajoso", disse ao CM Carlos Alberto dos Santos, líder da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação. A crítica do presidente da ACIP à Segurança Social consubstancia-se na falta de 20 a 30 por cento de mão-de-obra no sector.



GNR defende Selecção na Bósnia, Correio Manhã de 17-11-2009
 

A selecção nacional foi ontem recebida em Sarajevo com aplausos do contingente português da GNR e com insultos e cuspidelas de cerca de seis dezenas de adeptos bósnios. Os aplausos dos militares portugueses na Bósnia, que pedem uma equipa de combate para o jogo de amanhã, acabaram por ser abafados pelo ruído e pelas provocações dos adeptos locais, que aproveitaram a passividade dos agentes de autoridade bósnios para encenar um espectáculo intimidatório. A intimidação começou antes, com a excessiva demora na alfândega, com todas as malas a serem abertas pelas autoridades, num tratamento bem diferente daquele que os bósnios receberam em Portugal na sexta-feira passada.



Novas escutas a Sócrates não têm relevância criminal, Diário Económico de 17-11-2009
 

As cinco novas escutas telefónicas entre Armando Vara e José Sócrates deverão ter o mesmo destino das escutas referentes às duas certidões extraídas do caso Face Oculta, que envolviam conversas sobre negócios da área da comunicação social: serão consideradas criminalmente irrelevantes e será pedida a sua destruição. Esta é a decisão que o PGR se prepara para anunciar até sexta-feira, segundo fonte judicial avançou ao Diário Económico. Pinto Monteiro deverá, assim, decidir novamente pela não existência de indícios criminais, cabendo ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça a última palavra: decidir se ratifica a posição do PGR e, caso concorde com Pinto Monteiro, se ordena a destruição das respectivas escutas tal e qual fez da primeira vez.



Crise força patrões a recorrer mais aos contratos a prazo, Diário Económico de 17-11-2009
 

"Hoje contratei um director fabril a termo incerto", conta Albano Alves, empresário responsável por uma 'holding' de sete empresas de várias áreas, da transformação do papel ao imobiliário. Esta contratação vem pôr fim a um período de vários meses durante o qual este patrão não integrou novos funcionários. A fábrica de papel que vai inaugurar, em Janeiro, em Sintra, obriga à contratação de novos quadros. Todos a prazo. "Vamos recrutar algumas pessoas a termo, outras à experiência", diz. E justifica: "Os trabalhadores são uma carta fechada". Para esta opção contribui também a lei laboral, excessivamente burocrática e pouco transparente, segundo o empresário.



Conheça as novas regras para proteger os depósitos bancários, Diário Económico de 17-11-2009
 

As novas regras para os depósitos, publicadas em aviso do Banco de Portugal a 20 de Agosto, entram em vigor a partir de amanhã. Com as novas exigências impostas pelo Banco de Portugal, as instituições bancárias passam a ter de ser mais claras na informação prestada sobre estes produtos, onde se incluem depósitos à ordem, a prazo e depósitos estruturados (duais e indexados). Uma das principais alterações incide sobre a facilidade de descoberto associada a uma conta à ordem, a qual vai passar a exigir que o cliente assine um documento exclusivo para este efeito. A medida visa prevenir que o cliente seja confrontado com a utilização de crédito sem que o tenha solicitado.



José Penedos não declara rendimentos há dez anos, Diário Notícias de 17-11-2009
 

O presidente da REN, José Penedos, não entregou qualquer declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional nos últimos dez anos. A última vez que o arguido, hoje ouvido no âmbito do processo "Face Oculta" em Aveiro, o fez foi na condição de deputado à Assembleia da República, no último trimestre de 1999. Nessa altura, o gestor declarou ter acções no BES e ser proprietário de três casas: uma em Armação de Pera, outra numa aldeia perto da Figueira da Foz e outra em Lisboa. A partir de 2001, José Penedos assume o cargo de presidente do Conselho de Administração da REN, que então se chamava Rede Eléctrica Nacional e era uma Sociedade Anónima, e desde então fez o seu percurso como gestor à frente da empresa. É aqui que as opiniões se dividem quanto ao dever ou não que teria perante a lei de continuar a declarar rendimentos. O especialista em Direito Administrativo, Fausto de Quadros, diz que "a lei não é clara", por isso deixa dúvidas.



Dois milhões em jogo no Algarve, Diário Notícias de 17-11-2009
 

Pela primeira vez, um dos mais prestigiados circuitos de poker da actualidade passa por Portugal. O European Poker Tour arranca hoje no Casino de Vilamoura com prémios na ordem dos dois milhões de euros. A entrada ascende a 5300 euros, o que garante uma fasquia alta entre participantes nacionais e estrangeiros. Em competição, no Algarve, estarão alguns dos melhores praticantes da actualidade como Bertrand "Elky" Grospellier, Peter Eastgate - o mais novo vencedor de sempre das World Series of Poker em Las Vegas - e Vanessa Rousso. Outros grandes nomes do poker mundial com presença marcada para Vilamoura são Luca Pagano, Katja Thater e Chad Brown. A "armada" portuguesa será representada por Henrique Pinho, Nuno Coelho e Luís Medina, membros da equipa Portuguesa PokerStars Pro.



Os melhores sítios para andar de skate em Lisboa e no Porto, I de 17-11-2009
 

Torcer o pé ou partir um pulso são coisas normais na Praça da Figueira, em Lisboa. Antes do terramoto de 1775 era aí que funcionava o Hospital Real de Todos os Santos. Hoje, todos os santos ajudam para que nenhum dos skaters que voam da estátua de D. João I vá parar ao hospital mais próximo. "Não é nas manobras mais difíceis que nos magoamos", conta André Neves, de 19 anos, skater desde os sete. "É mais por parvoíce, quando estamos a brincar." André vive em Mafra e trabalha à noite numa loja de roupa no centro comercial Colombo. Quando não está a trabalhar, está na Praça da Figueira, "um spot onde a polícia não chateia, bom para treinar truques básicos" em cima do skate. "Noutros sítios até me costumam revistar... Pensam que tenho droga, dizem que estamos a partir o chão da rua", revolta-se. "As rodas não partem nada, são de borracha... Se estivesse a jogar futebol não se metiam comigo." André não parte o chão, mas já partiu várias vezes os pulsos e torce pés quase todas as semanas. "O problema é que mesmo engessado continuo a andar. É um vício."



Presidente irritado com procurador, I de 17-11-2009
 

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, ficou a par das suspeitas do Ministério Público de Aveiro relativamente à actuação do primeiro-ministro a 24 de Junho. E nunca pôs o Presidente da República a par do que se passava. A indiferença de Pinto Monteiro pelo "mais alto magistrado da nação" deixou os elementos do staff presidencial em fúria: quando o antecessor de Pinto Monteiro na Procuradoria, Souto Moura, soube que o processo Casa Pia atingia membros de órgãos de soberania - no caso, Paulo Pedroso, deputado do PS -, informou o Presidente da República de então, Jorge Sampaio.



Mais de 150 mil empregos destruídos num ano, Jornal Negócios de 17-11-2009
 

José Manuel tem 25 anos e o nono ano de escolaridade. Trabalhou durante um ano e meio como ajudante de motorista. Trocou o Algarve por Lisboa em busca de trabalho e assim continua, já lá vão sete meses. Há um que procura emprego. Recebeu propostas, mas ninguém lhe paga mais que os 600 euros do subsídio de desemprego que terminará em breve. José Manuel é apenas uma entre as milhares de pessoas que perderam o seu posto de trabalho no último ano. Encaixa no perfil do grupo de portugueses mais afectados pela crise. É que a recessão não é igual para todos. O mercado de trabalho, onde num ano se destruíram em termos líquidos 151,9 mil empregos, também não.



EDP e Galp inspeccionadas pelas Finanças, Jornal Negócios de 17-11-2009
 

As investigação da Inspecção Geral das Finanças (IGF) às empresas que surgem mencionadas no processo "Face Oculta" vão abranger também a EDP e a Galp. "Todas as empresas públicas e participadas que foram publicamente mencionadas estão a ser objecto de acção inspectiva da IGF", sublinhou ao Negócios fonte oficial do Ministério das Finanças. A EDP e Galp - participadas pela Parpública em 20,49% e 7% , respectivamente - incluem-se nesta lista, confirma o Ministério das Finanças. A Galp não comenta e não foi possível obter uma reacção da EDP até ao fecho desta edição. O Ministério das Finanças também não detalha se estas empresas foram já alvo da actividade da IGF.



Um quinto das famílias cortou na alimentação, Jornal Notícias de 17-11-2009
 

Vistos no seu todo, os portugueses estão mais racionais nas compras, ainda que levem mais produtos para casa e estejam a gastar um pouco mais em 2009. Mas há 850 mil lares onde se cortou na conta do supermercado. A crise - real ou temida - está a reflectir-se de forma diferente nos hábitos de consumo das famílias. E há uma expressiva percentagem de portugueses (22% ou 2,7 milhões) que dizem não ter rendimento suficiente para fazer face a todas as despesas mensais. A alternativa tem sido cortar nas compras do supermercado - cujos gastos diminuíram este ano 3,1% face a 2008, segundo conclui um estudo da TNS Worldpanel.



Palmas da GNR e insultos bósnios, Jornal Notícias de 17-11-2009
 

A selecção portuguesa já está na Bósnia, onde foi insultada em pleno aeroporto por adeptos locais. O ambiente para o jogo de amanhã, quarta-feira, decisivo rumo ao Mundial, está escaldante. A FPF vai apresentar queixa à FIFA. A temperatura na Bósnia Herzegovina ronda os nove graus centígrados, mas o ambiente à volta do jogo é muito mais escaldante do que as condições atmosféricas fazem crer. A chegada da comitiva portuguesa a Sarajevo esteve longe de ser pacífica, houve insultos, cuspidelas, provocações e uma hostilidade local que ilustra bem a importância do desafio para os os dois adversários. Para a equipa das quinas é dos jogos mais importantes dos últimos anos: segurar o resultado de um golo na segunda mão do play-off, manter a vantagem na eliminatória e despedir-se do inferno bósnio com um sorriso rumo ao Mundial.



"Todos os dias vamos ter de matar um leão até ao fim da época" Ramires, O Jogo de 17-11-2009
 

A crise no Sporting não nos vai facilitar a vida. Pelo contrário. O jogo vai ser muito mais difícil, pois eles vão querer provar que estão bem.



Google avança com Beta do chrone Os, OJE de 17-11-2009
 

A GOOGLE deverá disponibilizar para download uma versão de testes do seu próprio sistema operativo ainda esta semana. A notícia do lançamento da versão beta do Chrome OS foi avançada pelo site especializado em tecnologia Tech- Crunch (www.techcrunch.com), que cita para o efeito fontes da própria Google. Contactada pelo jornal OJE , fonte oficial da Google em Portugal escusou-se a confirmar ou a desmentir a notícia, que circula desde sexta-feira na em vários sites.



S. da Costa quer mais África e Golfo, OJE de 17-11-2009
 

O grupo Soares da Costa procura novas geografias em África e no Medio Oriente para continuar a crescer. Embora a carteira de encomendas tenha crescido para os dois anos de actividade e espere superar este ano os 10 milhões de euros, a Soares da Costa quer encontrar novas áreas de negócio e novos países.



Gripe A. Trabalhos de casa por e-mail para alunos em quarentena, Público de 17-11-2009
 

Já há escolas que estão a enviar os trabalhos para casa (TPC) por e-mail quando as crianças estão de quarentena por causa da gripe A. Há professores que mandam trabalhos para casa, outros telefonam aos encarregados de educação e informam sobre o que os educandos podem ir fazendo. O problema, dizem alguns directores de escolas contactados pelo PÚBLICO, são as famílias que não têm acesso à Internet. Entretanto, as suspeitas de que a morte deum bebé no útero da mãe, em Portalegre, esteja relacionada com a vacina contra o H1N1 não foram confirmadas pela autópsia.



Noronha Nascimento vai a Belém antes de receber novas escutas, Público de 17-11-2009
 

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha Nascimento, é recebido esta tarde no Palácio de Belém pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para um encontro que não estava previsto e cuja realização só foi divulgada ontem. A presidência da República não adiantou se a decisão de realizar o encontro partiu de Cavaco Silva. O Presidente da República e Noronha Nascimento já se encontraram várias vezes desde o início do mandato de Cavaco Silva.



Carvalhal entra à defesa, Record de 17-11-2009
 

Chega ao Sporting protegido pelos dirigentes e com o discurso prudente. A contratação de Carvalhal não gerou, a avaliar pelas respostas de muitos sportinguistas às sondagens efectuadas, um entusiasmo desmedido.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream