11 novembro 2009

Manchetes do Dia - 11-11-2009

Quarta, 11 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Guerra pessoal chega ao insulto, 24 Horas de 11-11-2009
 

O verniz estalou entre Luís jardim e Manuel Moura dos Santos. Os dois trabalharam juntos nas duas primeiras edições de "Ídolos" e até são cunhados, mas agora não se entendem. O jurado de "uma Canção para ti" diz que o presidente de "Ídolos" não percebe "patavina" de música e que prefere nem o encontrar.



Ex-guarda redes do Benfica suicida-se na linha de comboio, 24 Horas de 11-11-2009
 

Antigos colegas do guarda-redes alemão em Portugal ficaram chocados com a trágica notícia."A vida por vezes por vezes é estúpida"disse ao 24horas o treinador Toni, que orientou Enke há década no estádio da Luz.



Luisão operado de urgência, A Bola de 11-11-2009
 

Luisão foi, ontem á noite operado de urgêNCIA, no Hospital da CUF Infante Santo, confirmou a BOLA segundo fonte hospitalar. O central começou a sentir dores intensas na zona abdominal pouco depois da hora do jantar, confirmando-se posteriormente tratar-se de uma apendicite.



Investigação a Sócrates travada, Correio Manhã de 11-11-2009
 

A decisão de Noronha de Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que trava uma investigação a José Sócrates - considerando nulas as escutas a Armando Vara que envolvem o primeiro-ministro - foi baseada em questões formais. O magistrado alegou que não foram cumpridos os procedimentos que a lei exige e entendeu que a nulidade em causa não é sanável. Na primeira certidão, a escuta terá sido transcrita, o que, segundo o juiz-conselheiro, só poderia ter sido feito por si próprio. Nas restantes já foram enviadas as cassetes com as conversas integrais, mas ainda não há decisão. Há depois uma questão de prazos, que, para o magistrado do Supremo, tornam as escutas ilegais: o juiz de instrução não terá ouvido as mesmas nas 48 horas seguintes.



Ministra muda avaliação dos professores, Correio Manhã de 11-11-2009
 

Governo e sindicatos enterraram ontem o machado de guerra e comprometeramse a avançar para negociações com vista à elaboração de novo modelo de avaliação de desempenho no quadro de nova revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD). Isabel Alçada recebeu todos os sindicatos, que ao longo do dia se foram mostrando confiantes na mudança, e ao final do dia a própria ministra da Educação confirmou-a. "Vamos iniciar um diálogo e, com base nas propostas dos sindicatos e das escolas e em relatórios técnicos como o do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e da OCDE, vamos equacionar o novo modelo de avaliação e o novo ECD. Tudo faremos para que os professores se reconheçam neles" disse Isabel Alçada, acrescentando: "Precisamos que os professores tenham serenidade, invistam o seu esforço na sala de aula e que o tempo que dedicam à avaliação não seja excessivo." Uma vez que o actual modelo de avaliação será abandonado, a ministra anunciou que irá dispensar as escolas de efectuarem trabalho desnecessário com vista ao próximo ciclo avaliativo.



Trinta mil professores que recusaram avaliação não vão progredir na carreira, Diário Económico de 11-11-2009
 

Os professores que recusaram ser avaliados segundo o modelo actualmente em vigor vão ser penalizados, garantiu o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, no programa Prós e Contras da RTP. Segundo o governante, "os docentes que não se submeteram à avaliação terão a consequência em termos de progressão da carreira, que decorre desse incumprimento da lei". Fora da avaliação estão, neste momento, 30 mil professores. Para quem recusou ser avaliado a pena pode ir desde a não progressão na carreira até à própria demissão do cargo. Caso a falha na avaliação tenha sido causada pelo facto da escola não ter terminado o processo a tempo, será o dirigente desse estabelecimento de ensino a sofrer as consequências.



Jerónimo Martins abre mais supermercados Biedronka na Polónia, Diário Económico de 11-11-2009
 

A dona do Pingo Doce vai investir 1,3 mil milhões a três anos. Polónia recebe 70% do bolo. A Polónia vai receber 70% dos 1,3 mil milhões de euros que a Jerónimo Martins vai investir entre 2010 e 2012, avançou ontem a retalhista, no plano de investimentos apresentado no âmbito do seu Dia do Investidor. A retalhista liderada por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha da Silva disse que vai abrir 550 lojas Biedronka, na Polónia, 20 Pingo Doce e cinco lojas de 'cash&carry' Recheio nos próximos três anos (em Portugal). Esta repartição do investimento corresponde, de resto, ao que Luís Palha da Silva, presidente-executivo do grupo, avançara aquando da apresentação de resultados relativa a 2007. Aquele exercício "foi o último em que Portugal recebeu um investimento superior ao da Polónia", afirmou na altura o gestor, assinalando a aposta crescente no mercado polaco.



Progressões na Função Pública vão ser investigadas, Diário Económico de 11-11-2009
 

Irregularidades nas progressões extraordinárias investigadas. Prioridade da Inspecção-Geral de Finanças para o próximo ano. As progressões na carreira decididas pelos dirigentes e a negociação dos salários nos concursos de admissão de novos funcionários serão duas das principais prioridades da Inspecção- Geral de Finanças (IGF) no próximo ano. As auditorias foram anunciadas ontem pelo secretário e Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, e pretendem responder aos problemas detectados na aplicação da Lei e aos casos em que a justificação dessas decisões foi pouco clara. 'Têm-nos chegado ecos de condutas que ignoram a Lei", alertou à margem do 7º Congresso da Administração Pública que hoje termina. Questionado sobre o número de irregularidades detectadas nas progressões decididas pelos dirigentes, Castilho dos Santos respondeu de forma genérica: "Há casos muito pontuais em que a fundamentação é aparentemente deficiente. Mas essa não é a regra".



Deloitte avalia 14 contratos entre a REN e Manuel Godinho, Diário Económico de 11-11-2009
 

A auditoria externa poderá não estar pronta a tempo de ser apresentada hoje. A auditoria externa encomendada pela REN à Deloitte para analisar as relações entre a Redes Eléctricas Nacionais e as empresas do sucateiro Manuel Godinho vai debruçar-se sobre 14 contratos de tratamento de resíduos, num valor inferior a 14 milhões de euros, assinados entre 2004 e 2009. Ao que o Diário Económico apurou a consultora está a passar a pente fino todos os procedimentos que deram origem a estas 14 adjudicações, sendo natural que sejam encontradas algumas irregularidades. O que não quer dizer que o relatório da Deloitte - que deveria ser discutido hoje na reunião do Conselho de Administração da REN, embora, ao que tudo indica, poderá não estar pronto a tempo tenharelevância para a investigação criminal.



Oposição une-se para suspender avaliação dos professores, Diário Notícias de 11-11-2009
 

Governo vai enfrentar já na próxima semana o que designou como "coligações negativas": partidos da oposição preparam-se para unir esforços para suspender o actual regime de avaliação. Uma notícia que acaba por surgir precisamente depois de uma ronda negocial em que ministra e sindicatos abriram uma janela de entendimento nesta matéria. "Eu não sou a favor de nenhuma suspensão e sugiro que isso não seja feito, seria absolutamente irresponsável." As palavras são de José Sócrates, durante o debate do programa do Governo, mas a oposição prepara-se para ignorar olimpicamente a"sugestão"do primeiro-ministro. PSD, CDS, BE e PCP vão levar a debate e votação vários diplomas que visam a suspensão do actual modelo de avaliação dos docentes, bem como o fim da divisão entre professores titulares e não titulares. E preparam-se para votar favoravelmente todos os projectos em cima da mesa.



Morreu o sucessor de Preud'Homme, Diário Notícias de 11-11-2009
 

Desapareceu o herdeiro de Michel Preud'Homme no Benfica Alemanha. O guardião, de 32 anos, foi colhido numa linha de comboio. Actual n.° 1 do Hannover e da selecção alemã ficara marcado pela morte da filha única, em 2006. De 1999 a 2002, o futebol do Benfica viveu alguns dos piores momentos da sua história. Zero troféus e um 6.° lugar na Liga deixaram muitos poucos jogadores na memória dos adeptos dos encarnados. Um desses poucos foi Robert Enke, jovem alemão que rendeu Michel Preud'Homme nas balizas da Luz. O antigo guarda-redes encarnado, agora do Hannover 96, morreu. Tinha 32 anos. A morte do guardião, habitual convocado da selecção alemã (foi titular nos primeiros jogos de apuramento para o Mundial e era o n.º1 do seleccionador Joachim Löw), deixou em choque o futebol germânico. Enke parou o seu carro no meio de uma linha de comboio, em Hanôver."Posso confirmar que foi suicídio", reconheceu o amigo e agente Robert Neblung.



Partidos mudaram lei para blindar escutas ao primeiro-ministro, Diário Notícias de 11-11-2009
 

'Face Oculta' As duas mais altas figuras da Justiça não querem falar sobre as escutas ao primeiro-ministro. Pinto Monteiro remete os esclarecimentos para Noronha do Nascimento, presidente do Supremo. Este diz que só o PGR pode falar. A ilegalidade das escutas espera confirmação. As duas mais altas figuras da Justiça,o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o procurador-geral da República, estiveram, ontem, a empurrar um para o outro o caso das escutas a Armando Vara que apanharam o primeiro-ministro, José Sócrates. Para já, os factos confirmados são estes: Armando Vara foi escutado ao telefone com José Sócrates; o Ministério Público de Aveiro extraiu certidão das conversas; o PGR diz que compete ao presidente do STJ autorizar a consulta dos seus despachos; o presidente do STJ, por sua vez, remete a questão para o PGR. Sem uma explicação cabal, fica tudo por esclarecer sobre as escutas a Sócrates.



Escutas a Sócrates. Supremo Tribunal e Procuradoria em guerra, I de 11-11-2009
 

O que o primeiro ministro-ministro José Sócrates falou com Armando Vara, o Vice presidente do BCP, entretanto suspenso e constituído arguido no processo Face Oculta, ningém saberá, pelo menos por enquanto. O presidente do Supremo Tribunal de Justiça(STJ), Noronha de Nascimento considerou que não estavam autorizadas escutas ao primeiro-ministro e, por isso, as informações são nulas, avançou ontem o "Expresso". As escutas não podem, desta forma, dar origem a um inquérito próprio. Isto apesar de terem sido interceptadas por acaso, o que impedia que tivessem sido autorizadas previamente.



Morreu empresário que Angola tinha debaixo de olho, I de 11-11-2009
 

António Figueiredo, líder do grupo empresarial ETE, morreu ontem aos 78 anos numa clínica na Suiça. O empresário era um dos três cidadãos portugueses que, segundo o Estado Angolano, podiam dar esclarecimentos sobre os 104 milhões de euros que Luanda mobilizou para o Banif.



Progressões na Função Pública vão ser investigadas, Jornal Negócios de 11-11-2009
 

As progressões na carreira decididas pelos dirigentes e a negociação dos salários nos concursos de admissão de novos funcionários serão duas das principais prioridades da Inspecção- Geral de Finanças (IGF) no próximo ano. As auditorias foram anunciadas ontem pelo secretário e Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, e pretendem responder aos problemas detectados na aplicação da Lei e aos casos em que a justificação dessas decisões foi pouco clara. 'Têm-nos chegado ecos de condutas que ignoram a Lei", alertou à margem do 7º Congresso da Administração Pública que hoje termina. Questionado sobre o número de irregularidades detectadas nas progressões decididas pelos dirigentes, Castilho dos Santos respondeu de forma genérica: "Há casos muito pontuais em que a fundamentação é aparentemente deficiente. Mas essa não é a regra".



Saiba que grandes empresários doam dinheiro aos partidos, Jornal Negócios de 11-11-2009
 

Saiba que grandes empresários doam dinheiro aos partidos. Os empresários e gestores que partilham os custos da democracia. Dezenas de gestores fizeram donativos nas últimas campanhas eleitorais. Horácio Roque e Jorge Armindo aceitaram falar sobre o tema. Apoiar a democracia é um dever, defendem. São calhamaços e mais calhamaços com a contabilidade das várias campanhas eleitorais realizadas nos últimos anos. Nos dossiês depositados no Tribunal Constitucional sucedem-se os nomes dos empresários e gestores que têm feito donativos a título individual aos vários candidatos. São os "custos da democracia", defende Horácio Roque. O presidente do Banif contribuiu com 20 mil euros (quase o montante máximo permitido) para a campanha presidencial de Cavaco Silva em 2006. Este não foi um acto isolado, pois o banqueiro assume que fez outras doações. "Acredito que a democracia é o melhor sistema para se viver. Mas tem custos e, por isso, é preciso contribuir", explica. Enquanto empresário, os dividendos que retira destes financiamentos são, diz Horácio Roque, aqueles que advêm com a estabilidade do País. "É preciso ter pessoas capazes à frente das instâncias democráticas e estes donativos são uma forma de se apostar naqueles em que se acredita", detalha Horácio Roque faz questão de salientar que os donativos que faz são com recurso a dinheiro seu.



Supremo e PGR não sabem quem fala nas escutas, Jornal Notícias de 11-11-2009
 

A maior parte das certdões enviadas para o Supremo Tribunal de Justiça não identifica os intervenientes nas escutas telefónicas. Noronha do Nascimento ainda só emitiu despacho sobre duas certidões e Pinto Monteiro já pediu mais informação.



Ministra empenhada em novo modelo de avaliação, Jornal Notícias de 11-11-2009
 

A nova ministra da Educação, Isabel Alçada, mostrou-se, ontem, empenhada em construir um "novo modeleo de avaliação e um " Estatuto de Carreira Docente em que os professores se reconheçam". A bem das escolas. Depois de uma primeira ronda negocial com os sindicatos dos professores, que se prolongou por todo o dia no Ministério da Educação, parecem ter regressado as tréguas às instalações da 5 de outubro.



Luisão em risco para o dérbi, O Jogo de 11-11-2009
 

Luisão deu ontem à entrada num hospital da capital para ser operado a uma apendocite, apurou o JOGO. À de fecho desta edição ainda não era possível saber pormenores, até porque esta situação acabou por apanhar de surpresa o próprio departamento médico benfiquista. O camisola 4 foi submetido a uma apendicectomia, apesar de na maioria das situações já ser permitida actividade física sete dias após a operação, tudo depende da gravidade da lesão" sofrida pelo jogador.



Barril de petróleo a 100 dólares em 2020, OJE de 11-11-2009
 

A AGÊNCIA internacional da Energia (AIE) espera uma subida do preço do barril de petróleo para 100 dólares em 2020 e 115 dólares em 2030, segundo o relatório sobre as perspectivas energéticas mundiais publicado ontem e citado pela Lusa. Os preços médios de 2009 deverão estabelecer-se à volta dos 60 dólares, num contexto de declínio da actividade, antes de voltar a subir "por causa da retoma da economia" para atingir os 115 dólares dentro de vinte anos, em dólares constantes de 2008 (sem ter em conta a inflação), indica a AIE, que representa os interesses dos paises consumidores. Em 2008, o preço médio do barril estabelecera-se em 97 dólares.



JM quer 12 mil lojas em 2012 na Polónia, OJE de 11-11-2009
 

A JERÓNIMO Martins estima investir 1,3 mil milhões de euros entre 2010 e 2012, com a Polónia a manter-se o motor do crescimento potencial e a absorver 70% do capex, anunciou a Jerónimo Martins numa apresentação citada pela agência Reuters. A retalhista adianta que irá manter praticamente o montante de capex previsto até 2011 e que irá abrir 550 novas lojas da polaca Biedronka, o que lhe permitirá alcançar as 2 mil lojas em 2012. Em Portugal, a Jerónimo Martins prevê abrir 20 novos supermercados Pingo Doce, para alcançar as cerca de 350 unidades, e cinco cash-and-carry Recheio.



Portucel vai produzir papel em Moçambique, Público de 11-11-2009
 

O grupo Portucel-Soporcel está a ultimar as negociações com o Governo moçambicano para adquirir 200 mil hectares de terrenos para plantar eucaliptos, junto dos quais irá edificar também uma fábrica de pasta de papel. Segundo afirmou ao PÚBLICO a primeira-ministra de Moçambique, Luísa Dias Diogo, já foram localizadas terras que preenchem cerca de dois terços das necessidades da empresa portuguesa. A sua área total é equivalente à de 200 mil campos de futebol.



Procurador deve arquivar duas certidões que incluem Sócrates, Público de 11-11-2009
 

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, deverá arquivar as duas primeiras certidões remetidas pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Aveiro no âmbito do processo Face Oculta, relativas a dezenas de conversas telefónicas entre Armando Vara, arguido no inquérito, e o primeiro-ministro José Sócrates, escutado acidentalmente pelos investigadores. A decisão torna-se quase inevitável após o despacho do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento, que há mais de dois meses declarou nulas tais escutas.



Este Aimar não se vende, Record de 11-11-2009
 

A vontade férrea do Benfica de não abrir mão de Aimar levou a Lazio a desistir de o contratar. Conhecedor da preponderância de El Mago no onze de Jorge Jesus, Filipe Vieira irá tentar por todos os meios segurá-lo, pelo menos até ao Mundial da África do Sul,não sendo crível que o clube da Luz abdique dele antes desse certame por um valor inferior à cláusula de rescisão, ou seja, 20 milhões de euros.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream