10 novembro 2009

Manchetes do Dia - 10-11-2009

Terça, 10 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Se te lesionas devolves-nos o dinheiro do teu ordenado, 24 Horas de 10-11-2009
 

Saiba como o Presidente do Real Madrid pressionou Ronaldo para ele não jogar pela Selecção. O Real queria que o craque português assinasse uma carta que confirmava que a sua vontade era ficar em Madrid e não defrontar a Bósnia. Mas Ronaldo recusou-se a fazê-lo. O jogador está a ser presionado e já levou um aviso sério.... De uma reunião entre o Presidente do Real Madrid e o jogador nasceu um pacto. Ronaldo terá de pagar ao clube caso sofra, ao serviço da selecção, uma recaída da lesão. Mas Pérez não o convenceu a assinar uma carta decisiva.



Estrelas da TVI voltam às palhaçadas na gala de Natal, 24 Horas de 10-11-2009
 

A ideia, brinca Júlia Pinheiro, é mostrar que a equipa da estação é "talentosa e transtornada". Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades. A TVI volta a conceber uma gala de Natal bem ao jeito das idealizadas por José Eduardo Moniz, quando ainda era director-geral da estação: com toda a gente a mostrar o que vale nas cantorias e na dança. O 24horas apurou que o espectáculo de Natal da TVI vai "ter jornalistas e pessoas da programação a cantar e a dançar". Algo que Júlia Pinfieiro, directora de formatação de Conteúdos, confirma. "A ideia é surpreender e mostrar que, mais uma vez, somos uma equipa talentosa e transtornada", brinca. "Vamos todos para o palco mostrar que sabemos fazer mais qualquer coisa. Com mais ou menos mérito artístico, mas com muito boa vontade", atesta. A responsável avança que, em matéria de apresentação, a tradição é para cumprir: "Como sempre, apresentamos todos um bocadinho!"



Goleada de emoções, A Bola de 10-11-2009
 

Benfica é o grande vencedor da 10º Jornada. (Benfica 1 - 0 Naval) Golo de Javi García no último minuto garante, para já, 5 pontos de vantagem sobre o FC Porto e 11 sobre o Sporting. Jorge Jesus: "esta foi uma vitória à campeão",



Real guerra por Ronaldo, A Bola de 10-11-2009
 

Selecção. Queiroz toma hoje posição no conflito com os espanhóis. Decisiva operação da Selecção marcada por polémica em torno de Ronaldo. Começo a conta-gotas. Liedson quer voltar a fazer golos



Javi derruba muro da Naval perto do fim, Correio Manhã de 10-11-2009
 

Parecia impossível derrubar o espesso muro amarelo erguido por Augusto Inácio, para manter em branco pela segunda jornada consecutiva o ameaçador ataque ddo Benfica, privado do seu artilheiro principal, quando Javi García, de cabeçe, assegurou a conquista do três pontos mas difíceis da época.



Cheques da 'Face Oculta' chegam ao CDS, Correio Manhã de 10-11-2009
 

Godinho dá dois cheques ao CDS. Pagamentos de 20 mil euros feitos nas eleições autárquicas. Totalizam cerca de 20 mil euros e foram enviados para o CDS-PP em Novembro e Dezembro de 2001. Estávamos na altura em eleições legislativas, Paulo Portas era candidato à Câmara de Lisboa e presidente do partido. Os dois cheques, encontrados pela Polícia Judiciária de Ayeiro durante a investigação do 'Face Oculta' saíram da conta de Manuel Godinho, agora em prisão preventiva. Há ainda um outro cheque de 10 mil euros para um então dirigente do CDS, Narana Coisseró, que já assumiu em entrevistas públicas ter sido advogado do empresário da sucata, após o negócio da Expo'98. As autoridades põem tudo, no entanto, no mesmo rol e fazem a ligação ao partido em ambos os casos.



Futuro das escutas a Sócrates em suspenso mais uma semana, Diário Económico de 10-11-2009
 

Pinto Monteiro anunciou ontem que só na próxima segunda-feira se saberá se escutas entre Sócrates e Vara justificam a abertura de uma investigação. O país terá de esperar mais alguns dias para saber se o Ministério Público está ou não a investigar o teor das escutas telefónicas entre o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ex-ministro socialista Armando Vara. O Procurador-Geral da República prometeu ontem que tudo será "esclarecido" na próxima semana. Mas deixou em aberto a hipótese de as certidões extraídas do processo 'Face Oculta' darem origem a novos inquéritos.



PPR do Estado dão mais dinheiro mas estão a perder adeptos, Diário Económico de 10-11-2009
 

Posições detidas no final de 2008, a maioria das quais se mantém, está a ter um bom contributo para o Fundo de Estabilização da Segurança Social. PPR do Estado dão mais dinheiro mas estão a perder adeptos. Os certificados de reforma renderam mais de 8% nos últimos doze meses, mas são cada vez menos os portugueses que optam por investir neste produto de reforma. O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) está a acertar nas escolhas. Depois do fraco desempenho dos mercados accionistas em 2008, este ano está a revelar-se de ganhos para os títulos da Europa, Estados Unidos e Japão, onde o fundo investe. As maiores participações deste fundo continuam a recair em cotadas nacionais. Desde o início do ano, a carteira de acções valorizou 15%, o que se traduz num reforço de 21,6 milhões de euros.



Bruxelas exige ao Governo novas medidas para baixar o défice, Diário Económico de 10-11-2009
 

Consolidação em 2010 exige novas medidas, diz Bruxelas, contrariando posição do governo. Ministro responde hoje. A Comissão Europeia vai amanhã pedir ao governo português que indique as medidas de correcção do défice público que tenciona tomar nos próximos quatro anos, considerando - ao invés do ministro de Finanças - que retirar os estímulos não chega. Na proposta de recomendação para sanear as finanças públicas portuguesas, que será amanhã apresentada em Bruxelas, a Comissão exige que o país "especifique as medidas que são necessárias para atingir a correcção de um défice excessivo em 2013", ou seja como vai trazer o défice de 8%, este ano, para menos de 3% do PIB, dentro de quatro anos. Contudo, Bruxelas admite que o grosso do ajustamento se faça no final desse período, altura em que o crescimento seja mais sólido.



PGR recebeu há dois meses despacho do Supremo sobre escutas a Sócrates, Diário Notícias de 10-11-2009
 

PGR esconde decisão de Supremo sobre Sócrates. Procurador-geral da República resolveu fazer "suspense" à volta do caso que envolve as escutas telefónicas a Armando Vara que apanharam José Sócrates. Ontem à tarde, Pinto Monteiro foi categórico em afirmar que já havia "dois despachos finais" (um dele próprio, outro do Supremo Tribunal de Justiça) sobre o assunto. Já durante a noite, em resposta ao DN, afirmou que as conclusões serão "oportunamente divulgadas". Sendo certo que, como revelou, a primeira certidão que foi para o Supremo "foi despachada em Setembro", disse o PGR. No meio de tanta confusão, Pinto Monteiro não quer ainda esclarecer o essencial da questão: a certidão que envolve Armando Vara e José Sócrates deu origem a uma investigação autónoma ou foi tudo arquivado?



Movimentos cívicos católicos querem refereno ao casamento homossexual, Diário Notícias de 10-11-2009
 

Casamentos homossexuais. Bispos criticaram ontem a legalização das uniões 'gay'. A mesma posição têm os grupos cívicos que já lutaram contra o aborto e que agora exigem uma consulta popular. Acto que, diz a Ilga, servirá para atrasar direitos. Os movimentos cívicos que lutaram contra a legalização do aborto já estão a preparar acções sobre os casamentos homossexuais, especialmente na defesa do referendo. Estes movimentos juntam-se à Igreja, na defesa da consulta popular. Ontem, os bispos, reunidos na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), deixaram claro a sua oposição à medida que José Sócrates quer aprovar até ao final do ano e que conta com o apoio do BE, PCP e os Verdes. Além disso, ainda ontem deputados do PSD anunciaram que admitem avançar com união civil registada para homossexuais.



Isabel Alçada vai hoje a exame com os sindicatos, I de 10-11-2009
 

O dia será longo para a ministra da Educação. das 10h da manhã as 17h30, Isabel Alçada estará fechada em reuniões sucessivas com os sindicatos dos professores. Os dez sindicatos coincidem nas principais reivindicações: suspensão do modelo de avaliação e revisão do estatuto de carreira. José Sócrates foi bastante claro no debate do programa do governo na Assembleia:suspender a avaliação"seria totalmente irresponsável" e sugeriu "que isso não seja feito".



Presidente do Supremo já ouviu as escutas a Sócrates e Vara, I de 10-11-2009
 

O futuro político do primeiro-ministro pode estar nas mãos do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento, que já se pronunciou sobre duas certidões retiradas do processo Face Oculta. A decisão foi concluída cerca de duas semanas antes das eleições legislativas. Conforme se pode ler na resposta que o procurador-geral da Répública enviou ao i, duas certidões do processo Face Oculta tiveram despacho de Pinto Monteiro a 23 de Julho de 2009, e foram enviadas para o presidente do Supremo Tribunal - o único com competência judiucial- que proferiu uma decisão a 3 de Setembro passado.



Avaliação dos funcionários públicos é a reforma por aplicar ''mais difícil'', Jornal Negócios de 10-11-2009
 

Avaliação dos funcionários públicos é a reforma por aplicar "mais difícil" A ideia de que o País precisava de "menos Estado e melhor Estado" está a ser substituída pela ideia de "mais e melhor Estado". Os liberais temem ineficiências do Estado, mas os intervencionistas aplaudem. Todos concordam que enfrenta novos desafios. Depois de quase trinta anos a ser marginalizado, o Estado voltou à ribalta do palco económico. A solidez desta reabilitação ditada pela crise ainda está por apurar, mas parece claro que nos próximos anos os governos vão gerir mais recursos. Se liberais e intervencionistas diferem na avaliação desta alteração, todos concordam que é essencial conseguir um melhor Estado. "O papel do Estado sairá reforçado com maior intervenção em alguns sectores, nomeadamente devido às nacionalizações", diz João Bilhim, presidente do ISCSP e coordenador do grupo que desenhou o programa de reestruturação do Estado (PRACE).



Torre eólica mais eficiente do mundo é feita em Portugal, Jornal Negócios de 10-11-2009
 

A torre eólica mais eficiente do mundo é feita em Sever do Vouga, distrito de Aveiro. Foi baptizada com o nome de E82, possibilita uma produção de energia eléctrica de mais 30% face às torres tradicionais e foi desenvolvida pelos alemães da Enercon. A empresa responsável pela sua construção é a A. Silva Matos (ASM), uma "holding" familiar criada há 30 anos, que começou pela área da metalomecânica e hoje aposta forte na área da energia. Adelino Silva Matos, fundador e presidente não executivo da ASM recebeu, há cerca de três anos, uma encomendada Enercon para desenvolver estas novas torres, numa altura em que o preço do aço estava no pico.



José Penedos insiste em ficar na REN até ao fim do mandato, Jornal Negócios de 10-11-2009
 

José Penedos vai manter-se no cargo de presidente da REN (Redes Energéticas Nacionais) até final do mandato. O gestor termina o seu mandato no final do ano e a sua saída do cargo tem sido exigida, após ter sido constituído no âmbito do processo "Face Oculta". Os accionistas privados da REN optaram por manter o silêncio em relação a este caso, enquanto o Estado tem optado por dizer que está a acompanhar a situação, mas José Penedos tem sido pressionado para abandonar o cargo, tal como o Negócios noticiou na sua edição da passada quinta-feira. O Estado tem 46% da empresa, através da Capitalpor. Entre os accionistas privados contam a Logoplaste e a EDP, com 8,4% e 5% do capital, respectivamente. O presidente da REN será ouvido pelo juiz do Tribunal de Aveiro no próximo dia 17, mas terá inclusive solicitado uma antecipação da data da inquirição, um pedido para o qual ainda não obteve resposta. O processo, até agora, não revelou quaisquer escutas de José Penedos, especialmente com o seu filho Paulo Penedos, também ele arguido, e com Manuel Godinho, o alegado arquitecto de uma "teia tentacular", que protagonizou crimes económicos, conforme foi catalogada pela acusação.



Ronaldo provoca guerra ibérica , Jornal Notícias de 10-11-2009
 

Madrid não quer ceder o jogador para encontro com bósnios em Lisboa. O Real Madrid não vai libertar, amanhã, Ronaldo, mas a Federação ainda não foi informada oficialmente da decisão. Uma guerra surda que, todavia, será incapaz de alterar um facto: Cristiano não vai jogar no play-off.



PJ no rasto de dinheiro entregue por Godinho ao PP, Jornal Notícias de 10-11-2009
 

Godinho financiou CDS-PP nas autárquicas de 2001: Dois cheques de cerca de dez mil euros cada foram juntos ao processo Face Oculta. O processo Face Oculta contém indícios de que o sucateiro de Ovar garantiu ao CDS-PP, antes das autárquicas de 2001, cerca de 20 mil euros. À época, as pessoas singulares só podiam dar, a cada partido, até 10 mil euros por ano. Os donativos terão sido feitos através de dois cheques, de cerca de dez mil euros cada, em Outubro e Novembro de 2001. Ou seja, em vésperas das eleições autárquicas de 16 de Dezembro de 2001. O JN apurou que as cópias dos cheques foram juntas ao Face Oculta. À época, o CDS-PP tentava manter a liderança das Câmaras de Vagos, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e São João da Madeira. Nessas eleições, o partido só ganhou em Oliveira do Bairro e não conseguiu recuperar a presidência da Câmara de Aveiro, que tinha perdido em 1997. Um resultado negativo que não impediu o líder do CDS-PP, Paulo Portas, de se apresentar às legislativas (antecipadas) de Março de 2002 como cabeça de lista por Aveiro. Fonte da distrital de Aveiro do CDS-PP disse ao JN que Godinho não é militante, desconhecendo se alguma vez contribuiu financeiramente para o partido.



Javi até ao topo, O Jogo de 10-11-2009
 

Benfica foi o grande vencedor de uma jornada em que ganhou pontos a todos os mais directos rivais, aproveitando a derrota de Braga e FC Porto e o empate do Sporting. Foi com este cenário em mente que os encarnados entraram em campo, nunca baixando os braços perante obstáculos e adversidades, até alcançarem um triunfo inteiramente justo, é indispensável afirmá-lo, mas que foi confirmado após um sofrimento que seguramente não esperariam os pupilos de de Jorge Jesus e os mais de 40 mil adeptos que se deslocaram à Luz.



Mercado liberalizado já representa 35%, OJE de 10-11-2009
 

O CONSUMO dos clientes do Mercado Liberalizado (ML) representava 34,7% do consumo global de electricidade em Setembro de 2009, contra apenas 2,4% no período homólogo de 2008, anunciou ontem a ERSE - Entidade Reguladora do Sector Energético. "(Este nível) é o mais elevado do processo de liberalização do sector eléctrico português, traduzindo a sequência de três trimestres de muito forte crescimento do mercado liberalizado", refere a ERSE. A ERSE anunciou, no seu relatório mensal, que o número de clientes do ML ascendeu a 254, 5 mil em Setembro último. O consumo em Setembro foi de 4.028 GWh, mais 2,1% que em Agosto e 2,6% acima do registado em Setembro de 2008. Em termos de consumo, em Setembro, registou-se um crescimento de 2,1% face ao mês anterior e de 2,6% face a Setembro de 2008.



Inapa aposta nos mercados emergentes, OJE de 10-11-2009
 

A INAPA - IPG vai centrar a internacionalização nos mercados emergentes, depois da forte aposta em Angola. José Félix Morgado, o chief executive officer da empresa, disse ao OJE que poderão vir a ser analisadas outras oportunidades. Nos primeiros nove meses deste ano, a Inapa mais que duplicou os resultados correntes para 1,5 milhões de euros (sem ganhos de mais-valias), versus os 700 mil euros gerados no período homólogo, sendo que 93% do negócio é externo. Nas vendas em volume registou-se uma queda de 9,7%, mas foi melhor do que a média do mercado europeu. Este é um sector que continua em consolidação, o que gera interesse por parte de investidores, tendo a cotação da acção Inapa duplicado nestes nove meses.



PGR diz que o presidente supremo decidiu destino das escutas de Vara com Sócrates, Público de 10-11-2009
 

A Procuradoria-Geral da República revelou ontem ao PÚBLICO que já está decidido o destino de duas das dez certidões extraídas do processo Face Oculta, relativa a dezenas de conversas telefónicas entre Armando Vara e o primeiro-ministro José Sócrates escutadas pelos investigadores do caso. As duas primeiras certidões, remetidas pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Aveiro para a PGR, foram enviadas posteriormente para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha de Nascimento, que as despachou no passado dia 3 de Setembro.



Líderes invocam exemplo do muro como inspiração para novos desafios, Público de 10-11-2009
 

Um a um, os líderes convidados para assinalar ontem os 20 anos da queda do Muro de Berlim evocaram o passado para falar do futuro. Um a um, pararam em frente à Porta de Brandemburgo, numa ordem previsível, até que Hillary Clinton anunciou a surpresa: e o Presidente norte-americano, Barack Obama, surgiu no écrã gigante para lembrar que "o trabalho de conquistar a liberdade nunca está terminado". "Este aniversário faz-nos lembrar que o destino humano é o que fizermos dele", disse Obama, dando o exemplo de dois líderes actuais: a chanceler alemã Angela Merkel, uma mulher do antigo Leste, e ele próprio, um homem de ascendência africana. Os outros líderes que falaram ontem em Berlim também aproveitaram o exemplo da determinação que levou à queda do Muro como inspiração para outras lutas, das alterações climáticas à pobreza em África.



Javi atira muro abaixo, Record de 10-11-2009
 

Foi à justa, mesmo em cima do minuto final, mas o futebol venceu o... não futebol e a hiperdefensiva Naval teve na Luz o castigo que mereceu pela forma como se dispôs em campo:com 11 jogadores, permanentemente atrás da linha de bola, com mais de metade da equipa plantada dentro da árrea e sem qualquer preocupação em tentar sequer, sair a jogar a partir do seu meio campo.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream