12 novembro 2009

Manchetes do Dia - 12-11-2009

Quinta, 12 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Luciana Abreu pode deixar a SIC, 24 Horas de 12-11-2009
 

O contrato termina no final do ano e a estação quer renovar. Só que outro canal já fez uma proposta tentadora à estrela. Lucy só não diz se foi a TVI ou a RTP. Luciana Abreu arrisca-se a vir a ser protagonista da mais sensacional transferência televisiva. Isto porque a actriz/apresentadora termina o contrato com a SIC no final do ano, como a própria confirma ao 24horas, e, apesar de o canal de televisão pretender renovar o acordo, como também confirma, há outra estação a assediá-la. "É verdade que existe uma grande proposta de outro canal", diz. Mas não abre o jogo. "Não posso revelar qual é o canal porque me pediram sigilo absoluto". A proposta é demasiado tentadora, como revela: "Têm vários projectos para mim, a nível musical, de entretenimento e da ficção". Mas a SIC também tem na calha novos desafios para ela. "Aliás, já tinha antes de se começar a falar da renovação do contrato". O 24horas contactou a estação de Balsemão para saber em que pé estão as negociações, mas ninguém se mostrou disponível para esclarecer.



ENKE recusou ser internando para não perder a filha, 24 Horas de 12-11-2009
 

Os motivos que levaram Robert Enke a atirar-se para baixo de um comboio foram ontem esclarecidos por Teresa, a mulher do antigo guarda-redes do Benfica, e Valentin Markser, o psiquiatra que o acompanhava desde 2003. Os dois deram a cara numa conferência de imprensa conjunta com muitas lágrimas, onde revelaram que o guarda-redes sofria de uma grave depressão e recusou ser internado. Enke temia que isso lhe desse cabo da carreira. E mais importante, que lhe fosse retirada a custódia da filha, de oito meses, que adoptou em Maio. "Ele tinha medo de perder a filha se se soubesse que ele estava doente", admitiu Teresa, de 33 anos, sublinhando que os últimos meses "foram difíceis". Depois de ter perdido a filha biológica Lara, de 2 anos, em 2006, Enke tinha agora pânico de perder a pequena Leila, de 8 meses.



André Villas Boas cada vez mais perto, A Bola de 12-11-2009
 

Ponto final na especulção de nomes: André Villas Boas, 32 anos é o treinador eleito por José Eduardo Bettencourt para suceder a Paulo aBento no comando técnico do Sporting, mas ainda ainda não estão reunidas todas as condições que permitam oficializar a ligação nas próximas horas, até porque ainda faltará o sim definitivo do ainda treinador da Académica, que estuda as condições que lhe foram propostas, embora as indicações sejam as que estará inclinado a abraçar o risco que a situaçao envolve.



Bancos lucram 5 milhões por dia, Correio Manhã de 12-11-2009
 

Os maiores bancos tiveram nos primeiros nove meses um lucro combinado superior a 1,4 mil milhões de euros, numa altura em que sobe o spread. Os cinco maiores bancos do País apresentaram entre Janeiro e Setembro de 2009 um lucro combinado de 1,4 mil milhões de euros. Feitas as contas, BES, CGD, Santander Totta, BCP e BPI, que representam mais de 80% da Banca nacional, um lucro combinado de 5,19 milhões de euros por dia desde o arranque do ano.



Ministro modera aumentos, Correio Manhã de 12-11-2009
 

Os patrões defendem congelamento salarial no próximo ano, enquanto os sindicatos afirmam que as empresas podem fazer cortes noutras despesas. O ministro da Economia, Vieira da Silva, utilizou a sua primeira intervenção pública para defender aumentos' salariais ajustados aos diferentes sectores, alegando que uma actualização geral de 1,5% poderá "não ser sustentável". "Não será sustentável seguirmos políticas de rendimentos e políticas salariais desajustadas do ciclo económico em que vivemos, pois não vejo como é possível que a riqueza seja distribuída se não for criada consistentemente" sustentou o governante num encontro, em Lisboa, que assinalou o Dia da Competitividade.



Sonae vai abrir hipermercados Continente em Angola, Diário Económico de 12-11-2009
 

A entrada do grupo de Belmiro de Azevedo no mercado angolano inclui área das madeiras e será em parceria com grupo local.O grupo Sonae está prestes a entrar no mercado angolano com a abertura de hipermercados Continente e o lançamento de projectos industriais na área das madeiras, revelaram ao Diário Económico fontes do processo. A entrada em Angola será feita com um parceiro local importante, e constitui uma viragem na estratégia do grupo liderado por Belmiro e Paulo Azevedo que sempre recusaram fazer investimentos importantes no mercado angolano.



Constâncio na calha para ser vice-presidente do BCE, Diário Económico de 12-11-2009
 

O governador do Banco de Portugal é um dos nomes mais falados em Bruxelas para o lugar de vice-presidente do Banco Central Europeu. O cargo vai ficar vago em Maio de 2010. Um belga e um luxemburguês estão na corrida. Vítor Constâncio, o actual governador do Banco de Portugal, é dado como um dos favoritos para ocupar a vice-presidência do Banco Central Europeu, substituindo o grego Lucas Papademos que abandona o cargo no final de Maio de 2010. Na lista de nomes citados por várias fontes ao Diário Económico, em Frankfurt e em Bruxelas, figuram ainda o belga Peter Praet e o governador luxemburguês Yves Mersch.



2010 será um ano de contenção nos aumentos salariais, Diário Económico de 12-11-2009
 

Com as negociações salariais à porta e sem querer fixar uma bitola máxima para os aumentos das remunerações, o ministro da Economia apontou ontem para um cenário de contenção salarial. Os patrões aplaudiram as suas palavras; já os sindicatos consideram a mensagem "inaceitável". Porque quando o assunto é sensível todas as palavras contam, Vieira da Silva não quis ontem falar em "moderação salarial" e preferiu a expressão equilíbrio concertado". No entanto, questionado sobre a importância de manter os aumentos abaixo de 1,5% - o valor considerado razoável pelo governador do Banco de Portugal há cerca de duas semanas - o ministro da Economia sublinhou: "Não será sustentável seguirmos políticas de rendimentos desajustadas do ciclo económico em que vivemos" . E isto significa ter em conta que o país atravessa um quadro de "redução dos preços e até de inflação negativa", e um cenário de "crise internacional muito severa ", explicou o governante.



Noronha quer Ministério Público excluído da investigação criminal, Diário Notícias de 12-11-2009
 

"De momento não." Mas, com o tempo, quem sabe? PS e Bloco de Esquerda, sobretudo estes últimos, não descartam a hipótese de um inquérito parlamentar promovido no contexto do caso"Face Oculta". O PS, através do seu lider parlamentar, Francisco Assis (ver questionário) afirma que "não vê necessidade nenhuma" desse inquérito. Mas acrescenta: "Neste momento não"- o que deixa a porta aberta para uma evolução futura num outro sentido. O DN confrontou Francisco Assis - como aliás todos os lideres parlamentares, excepto Bernardino Soares, do PCP,que recusou responder - com a hipótese de uma comissão parlamentar de inquérito às responsabilidades políticas do Governo nas empresas públicas cujos gestores são arguidos no processo "Face Oculta" (as mais conhecidas são a REN e a REFER).



Famílias com dois desempregados disparam no segundo semestre, Diário Notícias de 12-11-2009
 

Desemprego a dois atinge 21% dos lares onde há desempregados. Trabalha Peso das famílias com dois elementos desempregados atingiu no segundo trimestre o valor mais alto desde, pelo menos, 1998. O risco de pobreza é maior nestes casos. Mais de um quinto das famílias que enfrentam situações de desemprego têm dois membros do agregado nessa situação. E o problema tem vindo a ganhar expressão, revela Nuno Alves, investigador do Banco de Portugal. As estimativas, que se referem ao segundo trimestre deste ano, mostram que em 21 % das famílias que enfrentam situações de desemprego há duas pessoas à procura de trabalho. Os dados do economista, que trabalhou a partir da informação apurada pelo Inquérito ao Emprego, do Instituto Nacional de Estatística (DME), apontam para a proporção mais alta desde, pelo menos, 1998. Mesmo nos anos mais recentes, a percentagem não foi além dos 19%.



Presidente do Suoremo ataca Ministério Público, I de 12-11-2009
 

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça disse ontem que não percebe porque é que certidões importantes" chegam aos bochechos, aos bocadinhos". O alvo de Noronha Nascimento era a actuação de Ministério Público e PJ no processo Face Oculta. Ferreira Leite exigiu esclarecimentos a Sócrates.



Função Pública vai ter aumentos irrisórios, I de 12-11-2009
 

Vieira da Silva aceita: aumentos de 1,5% "não são sustentáveis" para a economia. Salários públicos são a referência. Os salários da função pública, uma das maiores referências para as políticas de custos do sector privado em Portugal, deverão ter aumentos reais irrisórios no próximo ano. Vieira da Silva sinalizou ontem que que subidas nominais superiores a 1,5% em 2010 podem não ser sustentáveis para a economia. Em termos reais, dá um aumento de 0,4%. Bruxelas quer que Lisboa reduza o défice dos actuais 8% para 3% do produto interno bruto (PIB), ou menos em 2013. Se em 2010 é cedo para desligar o doente (a economia) da máquina (os apoios públicos à actividade e ao emprego), como ilustrou o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, então como mostrar à Comissão Europeia que existe vontade em atacar desde já o problema do défice? O melhor é começar pela despesa pública, designadamente por travar a expansão dos 20 mil milhões de euros que anualmente são gastos com os salários dos 700 mil funcionários do Estado.



Gripe A. Crianças até aos cinco anos começam a ser vacinadas, I de 12-11-2009
 

A vacinação contra a gripe A das crianças até aos cinco anos pode avançar já na segunda-feira, na quarta semana da campanha. O grupo que se segue é o das crianças sem patologias, primeiro até aos cinco anos, depois abrangendo progressivamente até aos 12 anos e então o resto, em função da disponibilidade das vacinas", adiantou ontem Ana Jorge, admitindo a antecipação da imunização contra o vírus H1N1 em relação ao calendário previsto. Tudo depende da evolução da epidemia.



Fisco promoveu arguido da Face Oculta, Jornal Negócios de 12-11-2009
 

Fisco promoveu arguido que estava acusado de abuso de confiança fiscal. Primeiro foi acusado, acabaria mesmo por ser condenado, mas, ainda assim, o Fisco promoveu-o. Agora, Mário Sousa Pinho volta a estar indiciado pela prática de um crime de corrupção para acto ilícito e foi suspenso do cargo de chefe de finanças de São João da Madeira. Não é a primeira vez que Mário Sousa Pinho, o agora suspenso chefe de Finanças de São João da Madeira e arguido no processo "Face Oculta", se vê a braços com a Justiça. Na sua carreira de funcionário do Fisco, numa altura em que acumulava as funções de adjunto em Ovar com a presidência de um clube de futebol local, o Arrifanense, Mário Sousa Pinho foi acusado de abuso de confiança fiscal, crime pelo qual acabaria por ser julgado e condenado com pena suspensa. Em causa estavam retenções de impostos, que o clube fazia e não entregava aos cofres do Estado.



Caso Vara "foi um passo atrás para o BCP", Jornal Negócios de 12-11-2009
 

"Estas notícias [sobre o envolvimento de Armando Vara na operação 'Face Oculta'] são um passo atrás relativamente a um processo que tinha sido iniciado. Mas um passo atrás permite sempre dar dois passos à frente". Foi desta forma que o presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira, reconheceu ontem que o envolvimento do seu primeiro vice-presidente em suspeitas de alegadas práticas corruptivas afecta o banco. No entanto, o banqueiro espera que, após este passo atrás, o banco possa seguir em frente. Foi isso que a instituição fez ontem com a nomeação de Miguel Maya, até aqui chefe de gabinete de Santos Ferreira, para a administração. O gestor, que chegou a ser candidato a administrador na lista de Filipe Pinhal - que desistiu por recomendação do Banco de Portugal -, vai assumir os pelouros que eram de Vara: banca de investimento e empresas e operação em Moçambique. Já a tutela de Angola passa a ser competência do presidente, que passa a ter apenas um vice-presidente, Paulo Macedo.



Escolas recebem mais mil milhões de euros, Jornal Negócios de 12-11-2009
 

CONSTRUÇÃO Renovação das escolas deverá contar com mil milhões de euros do BEI A Parque Escolar ficou encarregue de levar a cabo a modernização de mais de 300 escolas e para isso está a negociar uma nova fase de financiamentos com o BEI. Depois de já ter assegurado 300 milhões, a Parque Escolar espera obter um total de mil milhões. Neste momento está em cima da mesa a segunda tranche, de cerca de 500 milhões.



Europa arrasa plano de barragens, Jornal Notícias de 12-11-2009
 

Um relatório pedido pela Comissão Europeia a uma equipa de peritos europeus - que o Governo conhece desde Julho arrasa o Programa Nacional de Barragens. O Governo desvaloriza e prepara-se para contestar. O relatório do grupo de peritos, que terá sido elaborado por uma empresa espanhola envolvendo técnicos de vários países, incluindo um português, é do conhecimento do Ministério do Ambiente desde Julho, mas só anteontem foi revelado pela SIC. Orlando Borges, presidente do Instituto da Água (INAG), justifica-se dizendo que, tratando-se de um documento pedido pela Comissão Europeia, não é ao Governo português que compete divulgá-lo.



Cinco maiores bancos lucram 5,1 milhões/dia, Jornal Notícias de 12-11-2009
 

Somam 1403 milhões de ganhos em nove meses, o que equivale a subida de 4,2%. Ranking é liderado pelo Santander e CGD foi o único que teve queda. Os cinco maiores bancos a operar em Portugal fecharam o terceiro trimestre de 2009 com lucros de 1403,9 milhões de euros. Quase todos registaram subida nos resultados, mas a forma de o conseguir foi diferente. Contenção de custos, recuperação da margem financeira e das comissões, impacto da actividade no estrangeiro (positiva para alguns bancos e negativa para outros) e alienação (algumas com mais outras com menos-valias). Foram estes alguns dos factores que influenciaram os resultados do terceiro trimestre dos cinco maiores bancos a operar em Portugal. No seu conjunto, nestes nove meses, viram os lucros subir 4,25% para 1403,9 milhões de euros (o que equivale a cerca de 5,1 milhões de euros por dia). Mas registaram também maiores necessidades de provisionamento do crédito.



Sá Pinto director do futebol, O Jogo de 12-11-2009
 

Estrutura da SAD está definida e coração de leão é o director para o futebol. Fará a ponte entre a equipa técnica e a SAD, cujo Conselho de Administração passará a contar com novo membro. Amizade do antigo ídolo das bancadas com Villas-Boas pode ser um factor decisivo.



CMVM aperta controlo a anlaistas finaceiros, OJE de 12-11-2009
 

A CMVM vai apertar o controlo aos analistas financeiros, tendo já criado um novo regulamento, a apresentar em breve, apurou o OJE junto de fonte oficial da entidade de supervisão. Uma proposta de regulamento que visa sujeitar os analistas financeiros a um controlo ainda mais apertado, através de um registo prévio junto da Comissão, foi já apresentada e esteve em consulta pública. A versão definitiva será apresentada, para aprovação final, dentro em breve, garantiu a nossa fonte. Acrescenta que, com este novo regulamento, "a Comissão poderá efectuar um controlo prévio dos recursos humanos, técnicos e materiais que são utilizados pelo analista e será elaborado também um registo dos instrumentos financeiros que cada analista detém".



BCP lucra mais 25% e descarta BPN, OJE de 12-11-2009
 

O BCP anunciou ontem ter registado uma subida de 25,3% nos lucros dos primeiros nove meses do ano face a igual período do ano passado para 178,1 milhões de euros e negou ter interesse na compra do BPN ou do BPP. Em comunicado, o banco presidido por Carlos Santos Ferreira informou que a margem financeira situou-se em 998,2 milhões de euros que comparam com 1,276 mil milhões no período homólogo de 2008, "tendo registado uma evolução favorável do segundo para o terceiro trimestre de 2009", refere. As comissões líquidas totalizaram 533,8 milhões de euros uma queda de 3,5%.



Muitos portugueses não acreditam que os preços estejam a descer, Público de 12-11-2009
 

A taxa de inflação oficial calculadapelo Instituto Nacional de Estatística (INE) está a cair em Portugal, algo a que já não se assistia há quase meio século, mas são ainda muitas as pessoas para as quais não há dúvidas, como comprovou o PÚBLICO nas ruas e confirmam os inquéritos de opinião feitos à população, de que os preços continuam a subir. Os receios provocados pela crise e pelo desemprego, os métodos estatísticos utilizados pelo cálculo da inflação e os padrões de consumo específico de cada cidadão são algumas das causas para que se mantenha uma persistente divergência entre a inflação calculada oficialmente e a percepção de evolução dos preços por parte da população.



"Férias no Dubai" levaram Jaime Gama a mudar as regras das viagens dos deputados, Público de 12-11-2009
 

O presidente da Assembleia da República (AR), Jaime Gama, há meses que queria fazê-lo. Mas só agora conseguiu impor as alterações ao regulamento interno que estabelece o regime de viagens dos deputados que integram as delegações que representam o Parlamento português em organismos internacionais, que ontem foi votado na Assembleia da República. Em causa estão duas alterações substanciais ao regime em vigor até ontem. Os deputados deixam de poder viajar em primeira classe e passam a viajar apenas em executiva. E deixam de poder desdobrar bilhetes, ou seja, trocar o seu lugar em primeira classe por dois lugares em executiva, de modo a viajarem acompanhados.



Volta o coração de leão, Record de 12-11-2009
 

Ricardo Sá Pinto está certo na renovada estrutura do Sporting. O portuense, de 37 anos, é a escolha de José Eduardo Bettencourt para o lugar que era ocupado por Pedro Barbosa, de director de futebol, e será o elo de ligação do balneário com a cúpula da SAD.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream