06 outubro 2009

Manchetes do Dia - 06-10-2009

Terça, 6 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Bruxo de Ronaldo conta tudo, 24 Horas de 06-10-2009
 

Uma mulher "de muito boa posição económica", que alega ter namorado com Ronaldo e sido traída por este, solicitou os serviços de "el brujo" Pepe, a quem vai pagar pelo menos 30 mil euros. Esta é uma história contada na primeira pessoa pelo "profissional" do oculto que está a usar vudu e outras magias negras.



Águias de raça, A Bola de 06-10-2009
 

Jorge Jesus conseguiu a vitória 100 no seu trajecto como treinador na prova maior, o Benfica atingiu também um número redondo no que diz respeito aos triunfos nas 75 presenças na Liga principal do futebol português, mas mais importante que esses dados estatísticos são os três pontos que os encarnados levam para casa da Mata Real.



Águias ganham mas acabam a sofrer, Correio Manhã de 06-10-2009
 

Três golos de grande espectáculo, estrondosos e inapeláveis, ao jeito de pim, pam, pum, com aproveitamento rigoroso das bolas paradas, em jogo de muito trabalho e luta, ditaram ontem mais uma vitória do Benfica em Paços de Ferreira. Jorge Jesus considera que o Benfica fez "uma primeira parte brilhante, das melhores que fez fora de casa". O técnico considera ainda que o resultado peca por escasso: "Fizemos três golos, mas podíamos ter marcado quatro ou cinco."



BPP congela 70 milhões de Angola, Correio Manhã de 06-10-2009
 

Empresários e elementos do governo angolano depositaram mais de 70 milhões de euros no Banco Privado Português (BPP). As poupanças foram captadas pelo escritório do banco na África do Sul e canalizadas para Produtos de Retorno Absoluto com garantia de capital. À semelhança dos restantes depositantes, os investidores angolanos têm os seus investimentos congelados desde Dezembro de 2008.



Marcelo ganha apoios para candidatura à liderança do PSD, Diário Económico de 06-10-2009
 

Manuela Ferreira Leite, em plena campanha das legislativas, estendeu a mão a Marcelo: "Consigo primeiro-ministro o país seria outro!". O elogio da ainda líder do PSD ao comentador da televisão pública, dias antes de ser derrotada por Sócrates, já deixava em aberto a ideia que hoje une grande parte do seu 'inner-circle': se o mandato da actual direcção do PSD não for cumprido é no professor que residem as esperanças. Aliás, só Marcelo seria capaz de colocar sob a mesma batuta os históricos cavaquistas e os apoiantes de Marques Mendes e da própria Ferreira Leite. Mira Amaral resume numa frase a mais valia de Marcelo: "Se fosse candidato há um ano hoje era primeiro-ministro, ao contrário do que aconteceu com a senhora que está no partido. Tem notoriedade, popularidade e sentido de Estado. É um grande nome".



Plano de recuperação da TAP está pronto e prevê privatização, Diário Económico de 06-10-2009
 

O primeiro esboço do que promete ser o modelo de recapitalização da TAP será entregue ao Governo por Carlos Veiga Anjos nos próximos dias. Sem adiantar as medidas sugeridas à tutela, o presidente do Comité de Reestruturação Económico-Financeira da transportadora áerea portuguesa confirmou que "o primeiro 'draft' será entregue nas próximas duas semanas". Este grupo de trabalho foi criado pelo Governo na última assembleia-geral da TAP, com a missão de se focar na "concretização de um plano de capitalização da companhia, desenvolvendo acções para a captura de 'cash-flow' no curto-prazo", bem como no desenvolvimento das condições para a concretização do processo de privatização da companhia".



Novas regras contabilísticas ameaçam empresas, Diário Notícias de 06-10-2009
 

Mais de 70% das empresas portuguesas correm o risco de sofrerem coimas da Comissão de Normalização Contabilística, entre os 500 euros e 15 mil euros. Em causa está a passagem do Plano Oficial de Contas, (POC) para o Sistema de Normalização Contabílistica (SNC), obrigatório a partir de 1 de Janeiro de 2010, e que poderá resultar em deficiências na contabilidade, segundo um inquérito efectuado por um gabinete de gestão a 300 sociedades.



Cardozo é o líder dos goleadores, Diário Notícias de 06-10-2009
 

Benfica somou a sexta vitória consecutiva na Liga em Paços de Ferreira (1-3) e manteve o segundo lugar no campeonato, a dois pontos do Braga. Cardozo fez um golo e isolou-se na lista dos melhores marcadores, com oito golos, mais um que Falcao (FC Porto).



O apelo de Cavaco aos portugueses: não se queixem, participem!, I de 06-10-2009
 

"As nações todas são mistérios. Cada uma é todo o mundo a sós." Quando Portugal se questiona, é frequente que o faça com recurso aos seus poetas mais consagrados. À procura de explicações, também, mas sobretudo em busca das palavras certas para traduzir estados de alma seculares. Fernando Pessoa, por exemplo, foi ontem invocado por Basílio Horta enquanto analisava o discurso do Presidente da República nas comemorações do 5 de Outubro. "Temos de vencer a tendência para nos lamentarmos de tudo e de todos, e de pouco fazermos para melhorar o que é de tudo e que é de todos", apelou Cavaco Silva. Palavras que levaram o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal a recordar o poeta. E depois a ser mais prosaico: "Portugal é o que é".



25% das câmaras está em situação de ruptura financeira, Jornal Negócios de 06-10-2009
 

Há de tudo entre as 308 autarquias que este domingo vão a votos. Mas se tirarmos uma fotografia de conjunto, o retrato da família municipal sai tremido: a dívida é grande e não há dinheiro para pagar a quem vem bater à porta. E 25% está mesmo em ruptura financeira. A saída tem sido cortar nas obras. A Câmara de Lisboa é um caso paradigmático do que se passa pelo País fora. Até 2004 viveu desafogadamente: os investimentos iam sendo lançados e, sempre que as receitas não chegavam para acudir às despesas, a banca estava pronta a emprestar.



Fundos de Pensões da PT investem na Ongoing, Jornal Negócios de 06-10-2009
 

A Portugal Telecom (PT) entrou em fundos geridos pela Ongoing com um investimento de 75 milhões de euros, apurou o Negócios. E fê-lo através dos seus fundos de pensões, que têm também participações noutros accionistas, como a Telefónica e o Banco Espírito Santo (BES) e em alguns instrumentos da Caixa Geral de Depósitos. A Ongoing entrou em 2006 como accionista da PT, onde tem 6,74%. Agora a PT investe na Ongoing. Já gastou 75 milhões de euros, mas garante que este valor não serviu para financiar a compra por parte da Ongoing de uma posição na Media Capital, dona da TVI.



Famílias perdem 17 mil milhões com a crise, Jornal Notícias de 06-10-2009
 

A crise levou 17 mil milhões de euros às famílias e os próximos tempos adivinham-se difíceis, sobretudo para os jovens e pessoas com rendimentos baixos, mais sujeitos ao desemprego. Os juros vão voltar a subir. O impacto da crise financeira nas poupanças das famílias foi analisado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia, que deixou alguns avisos: 2009 continuará a ser um ano mau para os grupos sociais mais frágeis, entre os quais os jovens e as pessoas com mais baixos rendimentos que, por norma, têm menos qualificações e são também mais sujeitas ao desemprego.



Amália hoje, Amália sempre, Jornal Notícias de 06-10-2009
 

Amália, a voz universal que simboliza o fado mas transcende os limites da canção nacional, faleceu há dez anos. Um pretexto mais para regressar a uma artista cuja obra se confunde com a própria identidade de Portugal. Mais consensual agora do que no auge da sua carreira, Amália Rodrigues, que morreu com 79 anos, até pode ser hoje incensada pelos mesmos que, no passado, a cobriram com acusações várias e até antagónicas - de aliada do regime salazarista a defensora dos ideais comunistas-, mas a importância do seu legado resiste sem dificuldade às súbitas mudanças de opinião.



De rajada, O Jogo de 06-10-2009
 

Águias devoram Paços de Ferreira na primeira parte. Atordoada com o desvio de cabeça de David Luiz logo aos 3', a equipa de Paulo Sérgio só tomou a consciência do que estava a acontecer na segunda parte e, nessa altura, já os encarnados dançavam à chuva. Ou seja, geriam o resultado de 0-3. Carlos Martins fez de Aimar...e bem.



Lucy Skaer candidata ao Turner Prize, OJE de 06-10-2009
 

A Instalação "Black Alphabet 2008", uma série de 26 esculturas de carvão da autoria de Lucy Skaer, está patente na Tate Britain. A artista britânica é uma das candidatas ao Turner Prize, que será anunciado em Dezembro.



Filkemp impulsiona vendas na China, OJE de 06-10-2009
 

A Filkemp, empresa portuguesa de monofilamentos, vai tornar-se na maior fornecedora da China de monofilamentos de PET para produção de telas para máquinas de papel e uma das três maiores do mundo depois de ter concluído um negócio neste país asiático. Wolfgang Kemper, CEO da Filkemp, revelou ainda ao OJE que a nova máquina da Portucel, um equipamento de última geração instalado em Setúbal, trabalha igualmente com telas feitas com matéria-prima da empresa.



Software luso no Windows Phone da TMN, OJE de 06-10-2009
 

A Microsoft apresenta hoje, em mais de 20 países, a nova marca Windows Phone que irá designar os terminais móveis baseados no sistema operativo Windows Mobile. Em Portugal, os telemóveis serão lançados em parceria com a TMN. Os dispositivos foram criados por mais de 30 fabricantes, incluindo a HTC, a Samsung e a ZTE. O rol completo dos fabricantes, modelos, preços e a estratégia serão conhecidos esta manhã. Para já, sabe-se que os telemóveis se distinguem pela tecla "Windows" que facilita a navegação.



Pobres com vergonha de pedir vão poder trocar vales por bens essenciais, Público de 06-10-2009
 

A Cáritas Portuguesa irá iniciar a distribuição de vales de refeição com o objectivo de combater o fenómeno da pobreza envergonhada. Através de um protocolo que será assinado, no próximo dia 14, com a Ticket Restaurant, a Cáritas irá facultar tickets de refeição com valores de cinco, dez ou 15 euros, para pessoas que vivem situações de privação e que nem sequer conseguem pedir ajuda a instituições de solidariedade. "Já estão a aparecer pessoas sem subsídio de desemprego, porque acabou o tempo" desse apoio social, e "é de prever que a situação se agrave no próximo ano", diz ao PÚBLICO Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas.



– Acha que é a verdadeira anti-Rio? – Não. Sou a verdadeira pró-Porto, Público de 06-10-2009
 

António Lobo Xavier foi o primeiro a chegar ao encontro marcado para o café Majestic e já tinha lido uma parte da revista The Economist e tomado o café quando a entrevistada chegou, como de costume, de táxi. Não muito atrasada. Durante mais de uma hora o jurista, do CDS-PP, perguntou o que quis à candidata do PS à Câmara do Porto.



Prego a fundo, Record de 06-10-2009
 

"Carrega Benfica" foi a tarja que os adeptos encarnados levantaram no momento da vénia que já começa a ser tradicional nos encarnados. A equipa seguiu a instrução à risca e no final da 1.ª parte vencia com a folga de três golos. Mas faltou uma coisa - faltou continuar com o dedo a carregar no botão da pressão. O que proporcionou, a meio da 2.ª parte, um breve momento em que o Paços esteve quase a conseguir reativar o jogo, e Cristiano prestes a reduzir para 3-2.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream