07 outubro 2009

Manchetes do Dia - 07-10-2009

Quarta, 7 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

"Essa senhora não percebe nada disto", 24 Horas de 07-10-2009
 

As sondagens dão-lhe a vitória no próximo domingo, mas Rui Rio diz que ainda não ganhou. Pela terceira e última vez, concorre à câmara, para terminar o trabalho que está em andamento. Mantém-se na sua: vai demolir o Aleixo e não permitirá a construção no Parque da Cidade. E não poupa críticas à sua principal adversária, Elisa Ferreira.



O cromo que pôs Portugal a rir, 24 Horas de 07-10-2009
 

O sonho parece comandar a vida de João Pedro Matos. É verdade que o portuense não encantou o júri do "Ídolos", que estreou na SIC do último domingo, mas está a viver os seus 15 minutos de fama. Na rua já não consegue passar despercebido e todos parecem reconhecer o "cromo" que foi a figura central da estreia do programa, acompanhada por um milhão e cem mil espectadores.



Melhor ataque no mundo, A Bola de 07-10-2009
 

Pegando nos melhores ataques dos 20 principais campeonatos europeus, dos melhores cinco sul-americanos, dos melhores três africanos e três asiáticos e do melhor da Oceânia, conclui-se que a produção atacante do Benfica até à sétima jornada de 2009/2010 tem sido de facto excepcional. Os encarnados vão lançados com uma soberba média de 3,43 golos por jogo o que significa que (e este é obviamente um mero exercício teórico...), se mantiverem esta pedalada, chegam aos 103 golos.



Real Madrid quer Ronaldo no Mundial, Correio Manhã de 07-10-2009
 

Soou o alarme no Real Madrid com a possibilidade emergente de Cristiano Ronaldo poder falhar a presença no Mundial do próximo ano, a realizar na África do Sul. O clube espanhol já fez contas e chegou à conclusão de que a ausência do craque madeirense da prova da FIFA poderá resultar num prejuízo superior a 100 milhões de euros, para além da própria desmotivação do atleta, com os custos desportivos associados.



Kit de espionagem com venda livre, Correio Manhã de 07-10-2009
 

Discretamente sentadas ao canto do restaurante, altas figuras do Estado são alvos fáceis de escutar ao almoço. Qualquer um pode ouvir a conversa até à confortável distância de 25 metros. Basta ter um auscultador de 20 euros e apontá-lo ao alvo, eliminando ruído das mesas à volta. E este é apenas um em dezenas de aparelhos de espionagem à venda na internet – a par de malas, canetas ou óculos de sol com câmaras. Vender é legal, comprar também, e a pena de prisão até um ano pode ser trocada por uma simples multa.



Bolsas ignoram alertas de gurus sobre a especulação, Diário Económico de 07-10-2009
 

A euforia está instalada nos mercados accionistas mundiais. Nos últimos sete meses, a tendência tem tido um sentido único: uma escalada nunca vista que tem catapultado as bolsas para máximos anuais sucessivos. Apesar de se tratar de uma boa notícia para os accionistas, que vêem o seu investimento crescer, esta euforia poderá ser desmedida. Nos últimos dias surgiram várias vozes a dar o alerta ao mercado. Desde o prémio Nobel da economia Joseph Stiglitz, ao bilionário George Soros, passando pelo professor Nouriel Roubini, todos concordam que o optimismo dos investidores é excessivo tendo em conta os riscos que ainda persistem relativamente à total recuperação económica mundial.



Novo Simplex vai permitir consultas médicas à distância, Diário Económico de 07-10-2009
 

Os ministros ainda não estão escolhidos e as pastas não foram atribuídas, mas já está a ser preparada uma nova vaga de medidas simplex. O objectivo é utilizar as redes de nova geração no relacionamento entre o Estado e os cidadãos. As áreas prioritárias serão a Saúde e a Educação. "Queremos passar para o Simplex 2.0", adiantou Maria Manuel Leitão Marques, secretária de Estado da Modernização Administrativa, ao Diário Económico. Descomplicando, significa que os serviços públicos deverão progressivamente utilizar a televisão e o telemóvel como forma de comunicar com os cidadãos, ao mesmo tempo que ganham interactividade.



Detido cérebro do genocídio no Ruanda, Diário Notícias de 07-10-2009
 

Um dos principais responsáveis do genocídio de 1994 no Ruanda, o capitão Ildephonse Nizeyimana, conhecido como o "carniceiro de Butare", foi capturado pela Interpol numa pensão de Campala, a capital do Uganda, no dia em que completou 46 anos. Nizeyimana constava da lista dos 12 mais procurados do Tribunal Penal Internacional para o Ruanda (TPIR). A prisão de Nizeyimana foi efectuada segunda-feira à noite numa pensão da cidade, onde se encontrara com outras pessoas, mas a notícia da captura daquele que é um dos principais cérebros dos massacres da maioria tutsi e dos hutus moderados só foi divulgada ontem.



385 mil pessoas dependem do rendimento mínimo, Diário Notícias de 07-10-2009
 

Há mais 11,3% de pessoas a receber o rendimento social de inserção (RSI) este ano do que em 2008, num total de 385 164. E, destas, 68 409 (17,8%) já dependeram desta prestação para sobreviver. Têm baixas qualificações, empregos instáveis e dois em cada cinco têm menos de 19 anos. As famílias com filhos recebem, em média, 360,57 euros mensais. Os dados são do relatório do 1º semestre de 2009 do RSI e demonstram que há mais pessoas com dificuldades económicas, e que muitas das que tentam viver sem este apoio acabam por regressar ao sistema. "Tem a ver com a situação económica e com o facto de algumas pessoas estarem a perder outros mecanismos de protecção social", justifica Edmundo Martinho, presidente do Instituto de Segurança Social, sublinhando que mais de 90% dos 149 133 agregados familiares beneficiados assinaram acordos de inserção social.



Depois da TVI, Ongoing investe nos jogadores do Benfica, I de 07-10-2009
 

A Ongoing, que assinou na semana passada a compra de até 35% da Media Capital, a dona da TVI, aos espanhóis da Prisa, estreou-se no mundo do futebol. O seu mais recente investimento chama-se Benfica. Segundo uma fonte contactada pelo i, a entrada da holding presidida por Nuno Vasconcellos no clube encarnado concretizar-se-á através do Benfica Stars Fund, um fundo especial de investimento que tem como activos os passes de 12 jogadores do Benfica, avaliados em 40 milhões de euros (ver lista). Segundo o mesmo responsável, o montante do investimento da Ongoing é superior ao efectuado pela Benfica SAD, de seis milhões de euros, ou seja, 15% do valor total do fundo. A participação poderá ser, acrescentam as mesmas fontes, de quase 50%, o que a ser verdade, significaria a compra de unidades de participação que totalizariam cerca de 20 milhões de euros.



Compare as propostas de Costa e Santana para Lisboa, Jornal Negócios de 07-10-2009
 

Os programas dos dois principais candidatos à Câmara de Lisboa apresentam propostas para as mesmas áreas de governo da autarquia: desde as mais "tradicionais", como reabilitação, urbanismo, comércio e segurança, até às preocupações mais "modernas", como a eficiência energética. Na edição de hoje do Negócios, pode comparar as soluções propostas por António Costa e Santana Lopes nestas áreas, assim como aquilo que os distingue em temas polémicos como o novo aeroporto ou o túnel no Saldanha. Nesta edição, o Negócios faz ainda uma análise às contas da câmara da capital.



Pai entra na sala de aula e agride filho de 11 anos, Jornal Notícias de 07-10-2009
 

Um homem irrompeu por uma sala de aulas, numa escola em Montalegre, e agrediu o filho, de 11 anos, por este, alegadamente, lhe ter retirado 20 euros da carteira. GNR participou a agressão ao Ministério Público e à Comissão de Protecção de Crianças. Uma turma de quinto ano da Escola Bento da Cruz, em Montalegre, foi, na quinta-feira da semana passada surpreendida por um pai irado que irrompeu pela sala e agrediu o filho diante de todos, confirmou uma fonte da GNR ao Jornal de Notícias. Ao que conseguimos apurar, o caso ocorreu a meio da tarde. E a agressão, classificada como violência doméstica, já foi participado pela GNR ao Ministério Público e à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Montalegre.



Terceira morte na época de caça, Jornal Notícias de 07-10-2009
 

Desde Junho, registaram-se três mortes em acidentes na caça, a última das quais no fim-de-semana. "Todos fruto de desatenção ou manuseamento sem segurança das armas", lamentou Jacinto Amaro, da FENCAÇA. O número de acidentes na caça está a aumentar, apesar de os caçadores estarem a diminuir. Em duas décadas, 2009 é o ano em que menos caçadores renovaram as suas licenças: são menos 20 mil do que em 2008. O saldo destes quatro meses é trágico, mais fatídico do que pelo menos nos últimos anos, admitiu Jacinto Amaro, que não nega que "acidentes acontecem todos os anos, mas os mortais são mais raros".



"Seria um orgulho jogar para sempre no Sporting", O Jogo de 07-10-2009
 

Estrangeiro é sonho, mas obsessão. Interesse de colossos europeus não o afecta e a baliza da Selecção é algo que tem tempo para conquistar. Quebra após exibição conseguida no Dragão "não tem explicação".



Pescanova aumenta em 100 milhões, OJE de 07-10-2009
 

A Pescanova, grupo galego que detém uma unidade de aquicultura em Mira, anunciou ontem que vai realizar um aumento de capital de 100 milhões de euros, o maior da empresa dos últimos 33 anos, de acordo com o jornal espanhol La Voz de Galicia. De acordo com as informações avançadas na última reunião de accionistas, esta operação destina-se a reforçar e fortalecer a empresa para aproveitar as oportunidades de mercado. Em comunicado enviado à Comisión Nacional del Mercado de Valores espanhola, a Pescanova refere que o aumento terá um preço de referência de "15,60 euros por acção, sendo o valor total efectivo da emissão de 100.577.162,40 euros".



Desfile Chanel na semana de Paris, OJE de 07-10-2009
 

O desfile da colecção Primavera-Verão 2010 da Chanel foi ontem um dos pontos altos da semana de Moda de Paris, com o mítico estilista alemão Karl Lagerfeld a encenar para os seus modelos um ambiente bucólico no Grand Palais.



TMN com Windows Phones a 50 euros, OJE de 07-10-2009
 

A TMN vai lançar em Portugal quatro novos Windows Phones a partir de 49,9 euros. A TMN foi o primeiro operador europeu seleccionado pela Microsoft para o lançamento dos smartphones com o novo sistema operativo Windows Mobile 6.5. A TMN apresentou os novos Bluebelt II e o Silverbelt, desenvolvidos em exclusivo pela chinesa ZTE para a PT. Estes dois modelos vão custar 49,9 euros, mediante a adesão a um plano de fidelização de voz e dados de 24 meses. O Samsung Lite B7300 e o Omnia II i8000 são os outros exclusivos TMN que estarão marcados a partir de 59,9 e 99,9 euros, respectivamente.



Fisco notifica contabilistas por dívidas dos clientes, Público de 07-10-2009
 

A Direcção-Geral dos Impostos notificou vários Técnicos Oficiais de Contas (TOC) comunicando-lhes que se encontram numa lista de devedores fiscais no âmbito de processos-crime, não porque tivessem dívidas, mas porque representam contribuintes, esses sim, com impostos em falta. A Câmara dos TOC já escreveu ao director-geral dos Impostos exigindo o fim das notificações sob pena processar os responsáveis de finanças. Fonte oficial das Finanças diz que se tratou de um lapso, já corrigido.



"O que mais me entusiasma é ver a fotografia do Porto em 2013", Público de 07-10-2009
 

Encontraram-se, estugaram o passo avenida abaixo até ao café Guarani e, ainda antes de se sentarem para a entrevista, já discutiam o Porto. Neto de um presidente da câmara portuense, Artur Santos Silva assumiu o papel de entrevistador interveniente; Rui Rio revisitou os temas fortes do seu mandato e deixou no ar a tese de que a sua obra só em 2013 estará pronta.



1 milhão para Jesus, Record de 07-10-2009
 

Jorge Jesus ficou a perder dinheiro com a mudança de Braga para a Luz, mas o técnico encarnado pode vir a receber uma soma avultada caso consiga aquilo que tanto ele como a SAD benfiquista mais desejam: a conquista do campeonato. Na cidade dos arcebispos, Jesus tinha um salário superior aos cerca de 500 mil euros por ano que aufere nas águias, um terço daquilo que José Antonio Camacho e Quique Flores ganhavam em Lisboa.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream