02 outubro 2009

Manchetes do Dia - 02-10-2009

Sexta, 2 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Como Tony Carreira tenta salvar a vida a este miúdo, 24 Horas de 02-10-2009
 

Artista quer doar medula óssea ao pequeno Matias, de 6 anos, A estrela dos palcos promete fazer tudo para ajudar a curar o menino que está internado com leucemia. E vai hoje fazer testes de compatibilidade



Italiana que diz namorar Ronaldo até já fala em noivado, 24 Horas de 02-10-2009
 

Raffaela Fico cortou os longos caracóis que a caracterizam. A uma revista italiana, a beldade diz que só muda definitivamente de visual se o craque do Real Madrid assim o desejar. E assume que o noivado ainda não está decidido.



Inexperiência tem custos, A Bola de 02-10-2009
 

Madeirenses deixam escapar vitória perto do final (Austria Viena 1 - 1 Nacional)



Pinto da Costa agradece ao Benfica, A Bola de 02-10-2009
 

Presidente diz que olheiros encarnados tiveram papel importante na contratação de Falcão



Tesourinho deprimente, A Bola de 02-10-2009
 

Adeptos assobiam vitória do Sporting (Sporting 1- 0 Hertha) Paulo Bento e jogadores reconhecem pobreza da exibição. Salvou-se golo de Adrien que dá 4 pontos de vantagem no grupo.



Polícias envolvidos com bombista, Correio Manhã de 02-10-2009
 

Escutas do caso avião revelam. Pedem favores ao principal suspeito de matar o dono da antiga casa de alterne. Polícias pedem favores a bombista de O Avião. Jorge Chaves recorreu para o Tribunal da Relação a pedir para sair da cadeia até ao julgamento, mas, entre outros argumentos, os juízes desembargadores entenderam que o suspeito de ter morto à bomba o dono do bar O Avião, em Lisboa, fica preso por perigo de fuga para o estrangeiro. "O facto de viver numa ilha [São Miguel, Açores] não o impede de sair dali por diversos transportes" – e o empresário da noite "refere-se aos polícias da área de Ponta Delgada como 'colegas'". Nas escutas telefónicas do processo "há até casos de polícias que lhe pedem favores".



Italiana que diz namorar Ronaldo até já fala em noivado, Correio Manhã de 02-10-2009
 

Raffaela Fico cortou os longos caracóis que a caracterizam. A uma revista italiana, a beldade diz que só muda definitivamente de visual se o craque do Real Madrid assim o desejar. E assume que o noivado ainda não está decidido.



Cavaco e Sócrates calam-se sobre crise da vigilância a Belém, Correio Manhã de 02-10-2009
 

Cavaco dá 'luz verde' a Sócrates. Depois da publicação dos resultados das eleições vai realizar-se nova ronda de audiências com os partidos. Machados de guerra enterrados, pelos menos temporariamente, entre Cavaco Silva e José Sócrates depois de uma semana em que a tensão chegou ao rubro com a declaração de terça-feira do Presidente sobre o caso das escutas. Cavaco Silva falou ontem com José Sócrates durante 50 minutos e ambos concordaram em parar uma guerra que ameaçava claramente o relacionamento institucional entre os dois órgãos de soberania e que poderia abrir uma crise política de grandes dimensões numa altura em que a crise económica está longe de ter acabado.



Moura Guedes convidada a sair, Correio Manhã de 02-10-2009
 

Media Capital quer rescindir com jornalista. Ongoing alinha com espanhóis da Prisa para afastar antiga pivô do 'Jornal Nacional de 6.ª' Manuela Moura Guedes foi chamada pela administração da Media Capital (MC) para rescindir o contrato de trabalho que a liga à TVI. Esse terá sido um dos motivos que levou a ex-pivô do 'Jornal Nacional de 6ª' a meter baixa médica e a faltar à reunião de quarta-feira com Bernardo Bairrão, administrador da MC. O CM apurou que a ordem veio dos espanhóis da Prisa, grupo que detém a MC (dona da TVI), e que em cima da mesa está uma indemnização que ronda os 336 mil euros. A jornalista não respondeu à proposta, preferindo aguardar pela concretização do negócio com a Ongoing, que vai comprar 35% da empresa dona da TVI.



Cavaco Silva chama Sócrates para discutir estabilidade, Diário Económico de 02-10-2009
 

A reunião do Presidente com José Sócrates foi a primeira de uma ronda com os líderes partidários. Cavaco Silva está preocupado com estabilidade política de um governo de minoria e quer forçar compromissos. O Presidente da República está preocupado com a instabilidade governativa que pode deixar o país à deriva durante os próximos meses. Sem uma maioria estável no Parlamento, Cavaco quer ouvir da boca dos próprios líderes partidários o que pensam fazer para contornar a questão e garantir que as 'guerrilhas' entre poder e oposição não vão afectar a estabilidade do país, procurando que se façam entendimentos. Feito o desabafo contra o partido do Governo e dadas as explicações sobre o caso das escutas, o Presidente quer mostrar que colocou um ponto final nos casos que fizeram correr muita tinta sobre a relação institucional entre São Bento e Belém e ontem chamou ao palácio presidencial José Sócrates, na qualidade de secretário-geral do PS. Mais uma vez deixou criar-se o tabu sobre o teor da reunião.



BPI e La Caixa vão ser bancos gémeos, Diário Económico de 02-10-2009
 

O BPI assinou ontem um protocolo com o seu maior accionista, o espanhol La Caixa, com vista a prestarem serviços mútuos às empresas portuguesas e espanholas que operam no mercado natural de um e do outro banco. Esta é a primeira notícia de uma aliança operacional entre os dois bancos, que são aliados de longa data. Como se sabe, o La Caixa reforçou para os 30,1% no BPI, tornando-se no maior accionista destacado do banco português, desde o período da defesa da OPA do BCP. Fernando Ulrich, presidente do BPI, explicou ao Diário Económico que este acordo "vem permitir que as empresas portuguesas que operem em Espanha possam utilizar o La Caixa como se fosse o BPI e vice-versa".



Retoma da economia não trava subida do desemprego, Diário Económico de 02-10-2009
 

As boas notícias não apagam os problemas estruturais. O desemprego mantém-se e o défice chega aos 6,9%. Afinal, a recessão vivida pela economia portuguesa deverá ser menos profunda do que o inicialmente previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O regresso antecipado a um crescimento ligeiro permitirá que Portugal feche 2009 com uma contracção de 3% (em vez de 4,1%) e que entre em 2010 a crescer. O problema é que esta poderá ser uma falsa partida: Portugal entra com mais gás na retoma, mas leva o depósito meio vazio. Aparentemente, as notícias são positivas e surgem depois de o Governo e o Banco de Portugal terem revelado mais optimismo. Este ano, Portugal deverá contrair menos do que o previsto e em 2010 já vai crescer, com o produto interno bruto (PIB) a marcar 0,4%, em vez de fazer marcha atrás e contrair 0,5%.



Uma corrida política aos Jogos de 2016, Diário Notícias de 02-10-2009
 

O poder político foi o trunfo das quatro cidades candidatas á organização do maior espectáculo desportivo do mundo. Resultado: uma das eleições mais renhidas de sempre. Copenhaga transformou-se nos últimos dias no centro do mundo, assumindo o estatuto de uma cimeira política ao mais alto nível. A presença na Dinamarca dos chefes de Estado norte-americano, brasileiro e espanhol, Barack Obama, Lula da Silva e o Rei Juan Carlos, dos primeiros-ministros de Espanha, José Luis Zapatero, e do Japão.Yukio Hatoyama, confere à eleição da cidade olímpica de 2016 uma importância que ultrapassa em muito a esfera desportiva. Quando, hoje, o presidente do Comité Olímpico Internacional anunciar o nome da cidade olímpica de 2016 - Chicago, Rio de Janeiro, Madrid ou Tóquio -, o que estará em causa não será apenas a organização do maior evento desportivo a nível planetário mas um projecto de milhões que poderá contribuir para superar a crise económica do país vencedor.



China mostra o seu poderio ao mundo, Diário Notícias de 02-10-2009
 

Nos 60 anos da fundação da República Popular da China por Mao Tse-Tung, o partido Comunista Chinês organizou um megadesfile militar, que terminou na Praça Tiananmen. Foram 200 mil civis e militares para provar que esta é a grande potência do futuro



Formação de adultos ainda só atingiu 30% do milhão previsto, Diário Notícias de 02-10-2009
 

O Programa Novas Oportunidades, lançado em 2005, certificou até agora cerca de 300 mil adultos com diplomas do básico e secundário. A meta de um milhão de diplomas até 2010, assumida pelo Governo, parece a uma distância inatingível. Mas o presidente da Agência Nacional para a Qualificação, Luís Capucha, lembra que o ritmo tem vindo a acelerar e que só nos últimos três meses foram concluídos cerca de cem mil processos. Por isso acredita que, entre os candidatos já inscritos e aqueles que irão ainda aderir ao programa, seja possível certificar 700 mil até ao final de 2010. E isto "sem baixar os níveis de exigência". Com cerca de 302 mil adultos certificados, o Programa Novas Oportunidades parece muito distante da meta traçada pelo primeiro-ministro, José Sócrates: um milhão de pessoas habilitadas com diplomas do básico ou secundário até 2010. Mas o presidente da Agência Nacional de Qualificações (ANQ) continua convencido de que será possível chegar lá. "Estaria preocupado se não tivéssemos gente inscrita e a inscrever-se nos centros", disse Luís Capucha ao DN. "Mas neste momento, há perto de um milhão de pessoas inscritas, de um potencial de dois milhões e meio . Entre as que lá estão e as que vão aderir podemos e devemos certificar mais 700 mil até ao fim do próximo ano", assumiu. A verdade é que o ritmo de certificação de adultos nos últimos anos - sobretudo através dos centros Novas Oportunidades, mas também dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) - tem sido sempre inferior às expectativas iniciais.



Sócrates com Luz Verde de Belém para formar Governo, I de 02-10-2009
 

O Primeiro-Ministro Reuniu-se ontem com Cavaco e já está a trabalhar na formação do novo Governo. À tempestade institucional seguiu-se ontem um dia de bonança: José Sócrates e Cavaco tiveram uma "boa" conversa da qual saiu a certeza de que o secretário-geral do PS tem luz verde do Presidente da República para formar governo. Hoje, Cavaco Silva prossegue a ronda de reuniões com os restantes partidos, aquilo a que Jerónimo de Sousa chamou encontros informais" a seguir às eleições. As audiências mais institucionais deverão esperar pela publicação dos resultados eleitorais no Diário da República, quando cabe ao Presidente indigitar formalmente o governo, "tendo em conta os resultados eleitorais", como refere a Constituição.



Preço das Portagens congelado em 2010, I de 02-10-2009
 

A inflação negativa que se está a registar em Portugal fará com que os preços de alguns bens e serviços não sofram qualquer agravamento no próximo ano. Um dos casos será o das portagens, cujo valor se manterá inalterado em 2010



FMI: economia cresce já em 2010 para depois voltar a estagnar, I de 02-10-2009
 

FMI declarou ontem o início da retoma global e divulgou a primeira previsão de crescimento para Portugal em 2010: 0,4%. Mas há expectativas de que até 2014 a economia nacional mantenha a anemia da última década. O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a economia portuguesa regresse já no próximo ano a terreno positivo, apontando uma previsão de crescimento de 0,4%. Na actualização ao World Economic Outlook, divulgada ontem, o FMI deu ainda mais boas notícias para o curto prazo: o impacto da crise este ano em Portugal vai um pouco menos severo do que o esperado (contracção de 3% em vez de 4,1%) e a recuperação mundial, essencial para a economia aberta portuguesa, já começou a ser liderada pela Ásia.



Portugal ultrapassado pela Eslováquia em 2010, Jornal Negócios de 02-10-2009
 

FMI prevê mais crescimento em 2010 mas tal não evita a destruição de 92 mil empregos e a queda para o último lugar em termos de PIB per capita entre as 33 economias avançadas. A Eslováquia vai ultrapassar Portugal em termos de rendimento por habitante no próximo ano, deixando a economia nacional no último lugar da tabela de 33 países avançados. A queda neste ranking e o forte aumento do desemprego previsto para 2010 são as duas manchas negras na boa previsão que o FMI também avançou ontem: Portugal regressará ao crescimento em 2010. Segundo dados divulgados ontem pela instituição, o PIB nacional por habitante ajustado ao poder de compra deverá ser de 22.223 dólares (cerca de 15.288 euros) em 2010, o que representa um crescimento de 1,7% face a este ano. Este crescimento compara com os 5,2% da Eslováquia, onde o rendimento por habitante subirá para 22.481 dólares (também medidos em paridades de poder de compra).



Três jogadores do Benfica valem mais do que a SAD na bolsa, Jornal Negócios de 02-10-2009
 

Avaliação implícita na venda do passe dos três jogadores ao fundo supera os 51,3 milhões da SAD em bolsa. O valor da SAD do Benfica disparou em bolsa nos últimos dias. Valorizou mais de 15 milhões, suportada na criação do "Benfica Stars Fund" e no encaixe que este fundo representa para os "cofres" da Luz. Ainda assim, a capitalização bolsista dos "encarnados" pouco supera os 50 milhões. Só o passe de três jogadores do plantel vale quase 60 milhões. David Luiz, Di Maria e Javi Garcia são três dos "craques" cujos passes (apenas uma percentagem) foram alienados pelo Benfica ao fundo de investimento. Com estes três jogadores, o clube recebeu 12,3 milhões de euros, sendo que a avaliação implícita para a totalidade dos respectivos passes eleva o valor dos três a 57 milhões, mais 5,7 milhões que o valor em bolsa da SAD. E no fundo não estão outras "estrelas", como Cardozo e Aimar.



Concorrência admite que combustíveis nos hipermercados "são diferentes", Jornal Negócios de 02-10-2009
 

Manuel Sebastião diz que os preços nos supermercados são mais baratos porque os produtos são diferentes. Quanto a uma cartelização admite que as empresas seguem os preços umas das outras, mas o mercado funciona normalmente Encher o depósito numa bomba de abastecimento de supermercado custa, em média, menos 10 cêntimos por litro do que numa tradicional. E porquê? O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião, explicou alguns factores. Entre os quais o facto dos supermercados venderem "produtos mais simples". O responsável, questionado sobre a razão de se praticarem preços tão diferentes entre os supermercados e os retalhistas tradicionais, explicou: os supermercado "têm produtos mais simples", mas "cumprem todos os requisitos técnicos", sublinhou. Recorde-se que a característica dos produtos vendidos nos dois tipos de postos já foi alvo de polémica, com hipermercados a desmentirem que os produtos que vendem têm menos qualidade.



Grande entrevista Nuno Amado, Jornal Negócios de 02-10-2009
 

"Muita gente - demasiada - tem os direitos à frente dos deveres". "A minha infância? Praia!" diz o presidente do Santander Totta. "Entre ser número dois e número um, o passo é muito maior do que aquilo que eu pensava." A afirmação é de Nuno Amado, numa entrevista publicada nesta edição. O presidente do Banco Santander Totta fala do seu percurso, confessa que gosta de competir, de trabalhar em equipa e revela ter sido jogador de basquete durante a juventude. Para ler hoje no Weekend.



Quatro acusados do desaparecimento de empresário galego, Jornal Notícias de 02-10-2009
 

Ex-vereador implicado no rapto de empresário. Mais dois espanhóis e outro português acusados no desaparecimento de galego em Valença. Quatro indivíduos são acusados do sequestro e desaparecimento do empresário galego Guillermo Collarte, ocorrido há uma década, em Valença. Família diz que "principal objectivo" não foi ainda atingido: descobrir o seu corpo. "Lamento que ainda não se tenha conseguido atingir o objectivo principal de toda a nossa luta: encontrar o meu pai." Filha do empresário de 72 anos desaparecido a 5 de Outubro de 1999, em Valença, Berta Collarte aludiu à acusação como "um grande passo para que se aclare toda a situação e para que se faça Justiça" sobre o seu desaparecimento.



Adrien salvou a noite, O Jogo de 02-10-2009
 

Exibição pobre pontuada com assobios (Sporting 1 - 0 Hertha). Vitória permite aos leões liderar com quatro pontos de avanço



Pinto da Costa agradece Falcão ao Benfica, O Jogo de 02-10-2009
 

Reacção: Rui Costa acha que foi um "puxão de orelhas ao FC Porto"



Economia cresce mas desemprego sobe para 11%, Público de 02-10-2009
 

As novas previsões do Fundo Monetário Internacional apontam para uma taxa de desemprego de 11 por cento no próximo ano. A economia portuguesa vai recomeçar a crescer no próximo ano e deverá mesmo ultrapassar o crescimento previsto para a zona euro, voltando assim à convergência com os seus parceiros da moeda única. As boas notícias foram dadas ontem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que reviu em alta as previsões que havia feito em Abril deste ano, tanto para Portugal como para a generalidade das economias mundiais.



Estado burlado em 34 milhões no negócio dos submarinos, Público de 02-10-2009
 

Sete gestores portugueses e três alemães acusados de burla qualificada e falsificação de documentos. Três responsáveis alemães de uma empresa que integra o consórcio que ganhou o concurso dos submarinos, a Man Ferrostaal, e sete gestores portugueses ligados ao programa de contrapartidas associado ao negócio foram acusados de burla qualificada e falsificação de documentos. O DCIAP acusa-os de terem lesado o Estado em quase 34 milhões. Três responsáveis alemães de uma empresa que faz parte do consórcio que ganhou o concurso dos submarinos, a Man Ferrostaal, e sete gestores portugueses ligados à ACECIA (agrupamento complementar de empresas de componentes para a indústria automóvel), que fez parte dos alegados benefi ciários do programa de contrapartidas associado à compra dos submarinos, foram acusados esta semana de burla qualificada e falsificação de documentos. O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) considera que o Estado português foi prejudicado em quase 34 milhões de euros e pede, por isso, aos arguidos e às empresas que estão ou estiveram associados a este processo uma indemnização nesse valor.



Crise decide referendo irlandês a Lisboa, Público de 02-10-2009
 

Todas as sondagens apontam para a vitória do "sim" no referendo irlandês ao Tratado de Lisboa, após uma campanha dominada pela crise. Em Limerick, onde se perdem 19 empregos por dia, todos sabem que é em nome dela que os irlandeses decidirão o futuro da Europa. Sofi a Lorena, enviada especial. A análise de Teresa de Sousa. A ansiedade em Dublin e Bruxelas vai prolongar-se por mais um pouco: os irlandeses voltam hoje a votar o Tratado de Lisboa, que chumbaram em 2008, mas os resultados só vão saber-se amanhã à tarde. A campanha, duramente disputada, acabou. Em Dublin, Limerick, Bruxelas ou qualquer outra capital europeia, só resta deixar que os eleitores votem e os seus votos sejam contados, no único país que referenda o texto.



Tropeção na Grécia, Record de 02-10-2009
 

Jesus queixa-se do estado da relva. Benfica ganha 15-1 na UEFA... do futsal



Via Verde na Europa, Record de 02-10-2009
 

Leão cumpre mínimos mas já lidera com 4 pontos de avanço (Sporting 1 - 0 Hertha). Adrien marca golo da vitória e é expulso nos descontos. Bento: "Foi talvez a nossa pior exibição da época"



Programa do Governo poderá ser viabilizado com a abstenção do PSD, Semanário de 02-10-2009
 

Se não houver coligação, o PSD pode abster-se no programa do governo e deixar passar o governo socialista. Mas no Orçamento do Estado, e mantendo o Governo a intenção de avançar com os concursos das grandes obras públicas, o primeiro-ministro vai ter que ser contra com CDS. E isso significa um OE/2010 mais pró-business, com a redução do pagamento especial por conta e novos apoios para as PME.



Sampaio podera aceitar recandidatura às presidenciais de 2011, Semanário de 02-10-2009
 

Tal como o SEMANÁRIO referiu pela primeira vez há um mês, há sectores socialistas moderados, próximos de José Sócrates, que estão a desafiar Jorge Sampaio para se recandidatar às presidenciais de 2011. O aumento da conflitualidade entre Cavaco e Sócrates, em virtude do caso das escutas em Belém, ainda aumentou mais as pressões para que Sampaio aceite o desafio. O facto de Manuel Alegre não congregar a unanimidade no seio do PS, face à clivagem que abriu com o partido nas presidenciais de 2006, ainda abre mais as portas à necessidade da candidatura reunificadora de Sampaio. Entretanto, apesar de ser ainda cedo, o SEMANÁRIO sabe que Jorge Sampaio aceita ponderar a recandidatura se estiverem reunidas as condições políticas.



Cavaco é que criou a política da verdade, Semanário de 02-10-2009
 

Intervenções de Cavaco no último ano provam convergência Belém -Ferreeira Leite. Desde que Ferreira Leite Chegou à liderança do PSD, em Maio de 2008, Cavaco nunca mais foi o mesmo



Estado Português burlado em 34 milhões, SOL de 02-10-2009
 

É a 1.ª acusação do Ministério Público na investigação do caso dos submarinos: a Man Ferrostaal falseou as contrapartidas do negócio e o Estado foi prejudicado em 34 milhões. Há 10 arguidos, sete são empresários portugueses O PRIMEIRO inquérito no âmbito da investigação ao caso dos submarinos está concluído. Esta semana, o Ministério Público (MP) acusou três dirigentes da empresa alemã Man Ferrostaal e sete empresários portugueses de burla ao Estado português. Um segundo inquérito está já em curso, no âmbito do qual o MP investiga indícios de corrupção, tráfico de influências e financiamento de partidos políticos. Esta suspeitas incidem nomeadamente sobre o CDS e tiveram origem nas escutas feitas a dirigentes deste partido no processo Portucale (Abel Pinheiro e Paulo Portas) e em documentos apreendidos na 'Operação Furacão' (na empresa Escom, do Grupo Espírito Santo, que intermediou a negociação das contrapartidas em representação do consórcio alemão).



Governo pode fechar TAP, SOL de 02-10-2009
 

... para reabrir com outro nome O ENCERRAMENTO da TAP e a transferência dos seus activos e pessoal para uma nova companhia aérea está a ser estudada por José Sócrates para ser tomada pelo novo Governo. A empresa voltou a estar em situação de falência técnica em 2008 com capitais próprios negativos de 172 milhões de euros e um passivo de 2,4 mil milhões, com as contas do primeiro semestre deste ano a manteremm-se negativas. A proibição da Comissão Europeia de novas ajudas financeiras do Estado à empresa e a crise mundial do mercado de transporte aéreo que inviabilizou a privatização prevista, podem levar o novo Executivo a fechar a TAP e 'abrir ao lado' uma nova empresa - seguindo exemplos semelhantes dos governos suíços e belga.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream