01 outubro 2009

Manchetes do Dia - 01-10-2009

Quinta, 1 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Portugal já gastou 10 milhões de Euros por causa da gripe H1N1, 24 Horas de 01-10-2009
 

Só em escolas o H1N1 já custou mais de 4 milhões. O Ministério da Educação diz que "dinheiro não é problema" no combate à gripe A nas escolas. Nas eleições autárquicas o desinfectante vai voltar a ser aposta .Graça Freitas, Subdirectora Geral de Saúde, admite que a gripe A "pode sair cara ao país". O Ministério da Educação garante que "o dinheiro não é problema". Contas feitas, se todas as escolas tiverem pedido 600 euros, o Ministério da Educação já terá desembolsado mais de quatro milhões para desinfectantes, pulverizadores e pequenas obras.



Luciana grava música africana para ajudar crianças, 24 Horas de 01-10-2009
 

Luciana grava música africana para ajudar crianças



Computadores do Estado estão numa balbúrdia, 24 Horas de 01-10-2009
 

Cavaco quis saber se o seu computador era seguro. Especialistas garantem que não. Nem o dele nem o de muitos organismos do Estado. Professor catedrático confirma que é muito fácil entrar nos sistemas públicos. Cavaco Silva descobriu a pólvora: os sistemas informáticos têm vulnerabilidades. Na verdade, todos os computadores do Estado estão desprotegidos, acusa o presidente do INESC. Na comunicação feita anteontem aos portugueses, Cavaco Silva revelou ter tomado conhecimento da existência de "vulnerabilidades" nos computadores da Presidência. Para o professor catedrático José Tribolet - um dos maiores especialistas em segurança informática em Portugal -, estas revelações fazem parte de uma história antiga: "Só me espantei com o espanto dele", afirmou ao 24horas. "Mas é bom que isto lhe tenha tocado num nervo sensível. Por isso, ao ouvi-lo, só pude pensar: bem-vindo ao mundo real, senhor Presidente".



Novo Madjer, A Bola de 01-10-2009
 

Calcanhar mágico de Falcão abriu o caminho da vitória (FCPorto 2 - 0 Atlético Madrid). Dragões voltam a ganhar a uma equipa espanhola 10 anos depois, Grande golo do portista em jornada de calcanhares. Foi o 2º na carreira do colombiano. Ronaldo imparável: mais dois golos na Champions, na qual já é o melhor marcador com quatro (Real Madrid 3 - 0 Marselha)



Revolta na Justiça acaba com bastonada da polícia, Correio Manhã de 01-10-2009
 

Familiares de jovem morto com ácido indignados com processo que se arrasta há oito anos. Agentes da PSP travaram à força a troca de agressões e ameaças por crime de 2001. Terminou aos gritos e à bastonada a sessão do julgamento da mulher acusada de matar o ex-namorado com ácido sulfúrico, que decorreu ontem no Tribunal de Leiria. A audiência foi à porta fechada, mas à saída do Palácio da Justiça os familiares da vítima e da arguida envolveram-se numa troca de ameaças e agressões. A PSP pôs fim ao conflito com os bastões.



Lisboa paga 649€ à hora a arquitecto, Correio Manhã de 01-10-2009
 

Frank Gehry cobrou 600 dólares à hora. Atéliê do arquitecto canadiano, cuja contratação para o projecto do Parque Mayer foi promovida por Santana Lopes quando era presidente da Câmara de Lisboa, custou à EPUL 2,2 milhões de euros. O arquitecto Frank Gehry cobrou à EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa - 600 dólares à hora (cerca de 649 euros, ao câmbio da altura) pela elaboração do projecto de reabilitação urbana do parque Mayer. O projecto, que foi promovido por Pedro Santana Lopes quando era presidente da Câmara de Lisboa, custou à EPUL um total de 2,9 milhões de euros, dos quais 2,2 milhões foram pagos ao ateliê de Frank Gehry.



Teixeira dos Santos: "Não são precisas medidas draconianas para cortar o défice", Diário Económico de 01-10-2009
 

O ministro das Finanças, em declarações ao Diário Económico à margem do Ecofin, diz que em 2010 é cedo para falar da correcção do défice. Teixeira dos Santos anunciou ainda que as medidas anti-crise para o sector financeiro serão as primeiras a ser retiradas. A retoma da actividade e o recuo dos estímulos à economia serão, por si só, suficientes para corrigir o défice orçamental, disse Fernando Teixeira dos Santos ao Diário Económico. Em declarações em Gotemburgo à margem da conferência do Eurofi - um 'think tank' francês - e antes da reunião de hoje com os seus homólogos, o ministro das finanças avisou que antes de 2011 não se devem retirar as ajudas à economia e que os apoios sociais serão os últimos a sair de cena.



Autarquias pagam mais rápido aos fornecedores em vésperas das eleições, Diário Económico de 01-10-2009
 

Entre os 115 municípios que pagam a mais de três meses, 11 levam mais de um ano e quase 50 demoram seis meses. As autarquias estão a pagar mais rápido aos fornecedores. Ainda assim, os empresários que querem fazer negócio com os municípios devem contar com um tempo de espera médio de 81 dias até receberem os montantes contratualizados. São 115, os municípios que pagam a mais de 90 dias.



Governo desce imposto sobre as casas a pagar em 2010, Diário Económico de 01-10-2009
 

A redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) resulta da actualização dos coeficientes de localização ontem conhecidos. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai descer em algumas regiões do país, entre as quais Lisboa e Porto. Para beneficiar deste alívio fiscal, que hoje entra em vigor, já no próximo pagamento de Abril, os proprietários têm de pedir às Finanças uma reavaliação do seu imóvel. O Diário Económico fez as contas e revela quanto é que os proprietários, com casas em Lisboa e no Porto, vão poupar.



Empresários pedem paz entre São Bento e Belém, Diário Económico de 01-10-2009
 

PS tenta esvaziar conflito institucional com Belém. Cavaco quebrou o silêncio e contribuiu para crise institucional. Sócrates desdramatiza e garante "cooperação". O silêncio durou mais de um mês. Mas em apenas dez minutos Cavaco aumentou a tensão entre Belém e São Bento, o que levou de novo ao debate sobre a governabilidade do país. Sócrates desdramatiza e garante que vai manter com o Presidente da República uma relação institucional "correcta e adequada", não querendo contribuir para o "desgaste das instituições da República".



Função pública perdeu 57 700 trabalhadores desde 2005, Diário Notícias de 01-10-2009
 

O Estado está mais leve. Em quatro anos, a administração pública perdeu 57 700 trabalhadores.no balanço entre entradas e saídas. Há agora 690148 funcionários. Função pública perdeu 57 700 funcionários em quatro anos. Estado. Desde 2006 até Junho deste ano saíram 107 600 trabalhadores e entraram 49 900 novos funcionários. A regra de "uma entrada por duas saídas" foi ultrapassada e, com a redução na folha de pagamentos, a despesa com os salários caiu para os 12,9% do PIB



Presidente afastou director de informática em Junho, Diário Notícias de 01-10-2009
 

Omissão. Cavaco Silva falou na segurança dos 'e-mails', mas não disse que demitiu funcionário do tempo de Sampaio. Crítica. Provedor de Justiça diz que PR tem de dar mais esclarecimentos. Cavaco Silva afastou há quatro meses o responsável máximo pela informática da Presidência da República, que havia sido nomeado por Jorge Sampaio. Para o lugar, o Presidente da República foi buscar José Luís Seruya, que tinha trabalhado no Governo de Durão Barroso. Cavaco não se ficou por aí e reformulou o Núcleo de Informatica de Belém e transformou-o numa Divisão de Informática, isto meses antes das noticias sobre alegada vigilância ao Palácio de Belém. Apesar disto, no discurso de terça-feira, Cavaco omitiu estas suas decisões só no próprio dia tinha pedido a várias entidades que verificassem computadores de Belém.



Caso que envolve Sócrates com investigações paralelas, Diário Notícias de 01-10-2009
 

O DN consultou o processo do Vale da Rosa, uma urbanização em Setúbal, que se arrasta desde 2003, e descobriu que este já foi arquivado e reaberto, tendo chegado a haver dois processos sobre o mesmo assunto na Polícia Judiciária. Caso que envolve Sócrates foi arquivado e reaberto. Parado, dividido, arquivado e reaberto. Esta é, em síntese, a história da investigação ao chamado caso Vale da Rosa ou Nova Setúbal, que envolve um despacho de José Sócrates que permitiu em 2001 o abate de sobreiros para a construção de uma urbanização em Setúbal. Iniciada em 2003 no Ministério Público daquela cidade, a investigação esteve, durante um ano, a correr em dois departamentos da Policia Judiciária. Só ao fim daquele tempo é que um procurador se apercebeu de que havia dois inquéritos sobre o mesmo assunto, um titulado por si, o outro pela colega do lado.



Sampaio desafiado a concorrer a Belém, I de 01-10-2009
 

Soaristas querem ver o ex-Presidente de regresso ao cargo e afastar Manuel Alegre da corrida. Cavaco recebe hoje Sócrates para discutir o futuro governo. Sampaio desafiado a concorrer a Belém. Jorge Sampaio está a ser desafiado para se recandidatar a Belém nas próximas eleições presidenciais. Para já, o ex-chefe de Estado não manifesta qualquer intenção de corresponder aos desejos dos socialistas, que dão tudo por tudo para encontrar uma alternativa a Manuel Alegre. Segundo pessoas que lhe são próximas, dificilmente Jorge Sampaio embarcaria nesta aventura, alinhando numa repetição daquilo que Mário Soares fez em 2006. No entanto, alguns socialistas admitem que, se for "muito forçado", em nome dos "interesses nacionais", e em "determinadas circunstâncias", o ex-presidente poderá acabar por ceder a uma recandidatura a Belém. Os apoiantes de Mário Soares estão a apostar nesta hipótese ou, em alternativa, na de convencer Jaime Gama, o presidente da Assembleia, a candidatar-se à Presidência.



Portagens sobem em Cascais para compensar Brisa, Jornal Negócios de 01-10-2009
 

Circular na A5 vai ser mais caro a partir de Janeiro. Serão os utentes a compensar a perda de receita da Brisa e não a concessionária da nova via. A abertura ao trânsito na madrugada de ontem da A16, que liga a A5 à CREL, fará aumentar, a partir de Janeiro do próximo ano, o valor das portagens pagas pelos utilizadores da auto-estrada entre Lisboa e Cascais.



Economistas e empresários avisam que a crise ameaça a economia, Jornal Negócios de 01-10-2009
 

Empresários estão convictos que Cavaco Silva e José Sócrates estão condenados a entenderem-se. Em tempo de crise económica, os empresários apelam a que não haja mais distracções, para que o País possa prosseguir um caminho no sentido da recuperação. Joe Berardo, Armindo Monteiro, José Carlos Pinto Coelho, Miguel Júdice e Gilberto Jordan, contactados pelo Negócios, acreditam que o Presidente da República e o primeiro-ministro estão condenados a entenderem-se. Independentemente de quem tenha razão, para estes gestores não é momento para desconfianças. É hora de agir e resolver problemas mais complexos para o País, defendem. A opinião é unânime. As relações entre Cavaco Silva e José Sócrates já há algum tempo que não estavam bem e situação de conflito agravou-se com a declaração do Presidente da República, na passada terça-feira No entanto, apelando ao "bom senso" de ambos, os gestores sugerem que Sócrates e Cavaco Silva coloquem as divergências para trás das costas e dediquem tempo no que realmente interessa



Sócrates chamado a Belém por Cavaco, Jornal Notícias de 01-10-2009
 

Sócrates vai hoje a Belém apenas como líder. Cavaco marcou audiência antes da declaração na qual acusou os socialistas de manipulação. Em pleno clima de uma guerra, com contornos mais partidários que institucionais, o chefe de Estado e o do Governo encontram-se no Palácio de Belém para inciarem o processo de indigitação do próximo primeiro-ministro. Hoje é quinta-feira, dia de Conselho de Ministros e José Sócrates vai lá estar, embora não tenha deliberações na agenda Hoje é também dia da reunião semanal entre o primeiro-ministro e o presidente da República. Sócrates vai estar em Belém, às 15h15, mas na qualidade de secretário-geral do PS, "o partido do Governo", como disse e repetiu Cavaco, na comunicação de anteontem, na qual acusou os socialistas de manipulação no caso das escutas. Não há audiência formal do chefe do executivo. Sem explicações, de Belém ou de S.Bento. Apenas um sublinhado: "O Governo já está só em gestão". A audiência foi marcada antes da declaração de anteontem. Seguir-se-ão audições aos outros partidos, com vista à indigitação do primeiro-ministro.



Imparável, O Jogo de 01-10-2009
 

Falcão arromba defesa madrilena com golo espectacular (FC Porto 2- 0 Atl. Madrid). "O melhor golo da minha carreira". Jesualdo sobre o avançado "Tem vontade de ser mais forte e melhor". Em casa: primeira vitória do século sobre espanhóis. Ranking da UEFA: os pontos permitiram ultrapassar a Holanda. Jesus quer limpar imagem na Grécia. Principal dúvida é o guarda-redes. Javi García: "Estamos muito motivados". Paulo Bento: "Jogo vale metade da fase de grupos". Sobre Polga: "Espero que não se torne problema por não jogar".



Guess abre 12 lojas próprias até 2013, OJE de 01-10-2009
 

O GRUPO Brodheim vai lançar a marca Guess em Portugal, prevendo abrir 12 lojas próprias nos próximos quatro anos, num investimento total que pode ascender a 4,8 milhões de euros, disse ao OJE o CEO do grupo, Ronald Brodheim. "Assinámos um contrato com a Guess de Master Retailer, o que significa que não temos nenhuma relação com a distribuição multimarca em Portugal. Esta vai continuar a existir de forma independente", referiu o responsável. A primeira loja vai abrir na próxima quarta-feira (dia 7), no Amoreiras Shopping Center, num espaço com 150 m2. A 20 de Novembro o grupo espera abrir o segundo ponto de venda, no Centro Comercial Vasco da Gama. "O investimento de arranque com estas duas lojas foi de 750 mil euros", adiantou Ronald Brodheim. Cada loja irá mobilizar "entre 350 a 400 mil euros", o que supõe um investimento total que varia entre 4,2 e 4,8 milhões de euros, para o projecto de abertura de 12 lojas até 2013. Depois de concretizada a implementação, que irá ficar sobretudo as regiões de Lisboa e Porto, o grupo prevê atingir uma facturação "entre 14 e 15 milhões de euros", estimou o CEO.



Conflito político não afecta relação institucional de Cavaco e Sócrates, Público de 01-10-2009
 

No dia em que José Sócrates volta a Belém para uma audiência, mas como líder do PS, constitucionalistas e políticos concordam que Cavaco Silva saiu politicamente fragilizado da crise da alegada vigilância à Presidência. Mas dizem que mantém intactos os seus poderes constitucionais e a legitimidade para continuar a ter uma relação institucional com o Governo. No dia seguinte à declaração ao país do Presidente da República, até o primeiro-ministro afirmou esperar manter uma relação "de cooperação institucional" com Cavaco. Mas deixou um aviso:" Espero que não seja necessário voltar a tal tema, porque é um tema lamentável e desgasta as instituições da República".



Tudo pela Europa, Record de 01-10-2009
 

Benfica e Sporting podem dar passo de gigante para o apuramento. Águias na máxima força e Jesus pede "concentração total". Caicedo na frente e Adrien em estreia. Bento: "Este jogo vale muito". Ronaldo bisa e sai lesionado(Real Madrid 3 - 0 Marselha). Magia de Falcão. Colombiano marca de calcanhar (FC Porto 2- 0 At. Madrid)


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream