30 setembro 2009

Manchetes do Dia - 30-09-2009

Quarta, 30 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Manela mete baixa à espera de Moniz, 24 Horas de 30-09-2009
 

A pivô foi para 'casa' no mesmo dia em que a empresa onde está o marido, a Ongoing, comunicou a compra de 35 por cento da MediaCapital e a dias de definir a situação na TVI. O possível regresso de Moniz é, para já, assunto tabu.



É para vencer!, A Bola de 30-09-2009
 

Jorge Jesus, o treinador do Benfica, mostra-se «muito confiante» para o jogo com os gregos do AEK, a contar para a 2.ª ronda do Grupo I da Liga Europa, e refere que uma vitória em Atenas é «um passo importante rumo à qualificação». Segundo o técnico dos «encarnados», a formação da Luz «está muito confiante face ao que tem feito no campeonato». «Se vencermos este jogo em Atenas damos um passo muito importante rumo à qualificação. Vamos para Atenas só com uma ideia: trazer a vitória», explica Jesus, em declarações à Benfica TV.



Submarinos derrapam 63,6 milhões de euros, Correio Manhã de 30-09-2009
 

Os dois submarinos adquiridos ao German Submarine Consortium (GSC) em 2004, quando Paulo Portas era ministro da Defesa, vão custar ao Estado português mais 63,6 milhões de euros do que o preço-base contratado. Os navios, cuja entrega está prevista para Fevereiro e Setembro de 2010, foram adquiridos por 769,3 milhões de euros, mas, devido a atrasos ocorridos no início do processo, esse preço disparou para 832,9 milhões de euros, sem juros, um aumento de oito por cento. Com juros, esse valor supera os mil milhões de euros.



Cavaco denuncia manobra socialista, Correio Manhã de 30-09-2009
 

"Fiquei a saber que existem vulnerabilidades e pedi que se estudasse a forma de as reduzir", revelou o Presidente da República, Cavaco Silva, na declaração de ontem à noite ao abordar, em concreto, as questões de segurança no Palácio de Belém. A afirmação surgiu no discurso a partir de interrogações suscitadas, segundo as palavras do Presidente, pela recente divulgação pública de um e-mail de correspondência entre jornalistas – "será possível alguém do exterior entrar no meu computador e conhecer os meus e-mails?" e "estará a informação confidencial contida nos computadores da Presidência da República suficientemente protegida?"



Fisco está a vender dez mil carros de luxo a preços de saldo, Diário Económico de 30-09-2009
 

Maserati, Aston Martin, Bentley, Ferrari e Rolls Royce são alguns dos carros de gama alta e de luxo que o fisco penhorou a contribuintes devedores e que, em breve, poderão vir a ser adquiridos a preço de saldo. No total são 10.375 carros que podem ser colocadas à venda caso os seus proprietários não regularizem a sua situação fiscal. Há marcas para todos os gostos: Mercedes (4.629) e Volvo (3.141), mas também outros carros que não se vêem nas estradas com tanta frequência como Lamborghini (17), Porsche (77), Jaguar (50), Maserati (9) e Ferrari (7), entre outros. Quando forem colocados à venda, os interessados podem consultar os dados relativos aos carros como o ano e o preço base no Portal das Finanças.



Cavaco preocupado com segurança dos 'e-mails' em Belém, Diário Económico de 30-09-2009
 

E ao 42º dia depois da manchete de um jornal que levantava suspeitas sobre escutas e vigilâncias feitas à Presidência da República, Cavaco Silva falou. Os portugueses ficaram a saber que não há escutas na Presidência. Mas "existem vulnerabilidades" nos computadores da Presidência. O Presidente da República não esclareceu de que tipo. Nem porque só ontem, 42 dias depois da manchete do jornal Público onde essa suspeita era levantada, mandou investigar. Também não disse se o problema está sanado. Apenas que "pediu que se estudasse a forma de as reduzir".



"A TAP não deve comprar o diálogo com os pilotos", Diário Económico de 30-09-2009
 

Três dias depois da greve de pilotos da TAP, que levou ao cancelamento de 130 voos na semana passada, Fernando Pinto quebrou o silêncio para falar aos trabalhadores da empresa. Numa carta a que o Diário Económico teve acesso, o presidente da transportadora aérea portuguesa diz que continua "disponível para encontrar soluções dentro das suas possibilidades", mas relembra que a TAP "não deve, nem pode 'comprar' o diálogo".



Cavaco explica pouco e declara guerra ao "partido do Governo", Diário Notícias de 30-09-2009
 

Cavaco Silva quebrou ontem o silêncio sobre o chamado caso das escutas para acusar o PS de o tentar "colar" ao PSD em período de pré-campanha eleitoral. "Manipulação", acusa o Presidente, que recusa em termos contundentes qualquer acção própria no levantar da suspeita de escutas em Belém. PS diz que este é o "pior momento para querelas artificiais".



Cavaco declara guerra ao Governo antes de nomear Sócrates, I de 30-09-2009
 

Cavaco Silva desviou ontem as atenções sobre as suspeitas de escutas, mas anunciou que no seu sistema de mails "existem vulnerabilidades" e "pediu que se estudasse a forma de as reduzir". À hora do jantar, os portugueses assistiram em directo ao Presidente da República a manifestar a mais feroz declaração de desconfiança sobre o PS de José Sócrates, que se espera que vá convidar para formar governo em breve. Apesar de nem confirmar nem desmentir cabalmente as notícias do "Público" de Agosto, sobre escutas e vigilâncias na Madeira, Cavaco Silva lançou ao país uma nova suspeita, agora sobre correio electrónico vigiado. A nova dúvida surgiu-lhe no meio da campanha eleitoral depois de ter visto o "Diário de Notícias" publicar um e-mail interno do "Público". Datado de Abril de 2008 e escrito pelo editor do Nacional, Luciano Alvarez, era dirigido a Tolentino de Nóbrega, correspondente do jornal na Madeira.



Cavaco Silva acusa PS de manipular a Presidência, Jornal Negócios de 30-09-2009
 

O Presidente da República diz que houve uma tentativa de o colar, durante a campanha das legislativas, ao PSD e de o utilizar para desviar as atenções de questões essenciais para o país. Numa declaração ao país, Cavaco Silva diz mesmo que lhe foi dirigido um ultimatum, em Agosto, por "personalidades do partido do Governo" para que interrompesse as férias e falasse sobre a participação de membros da sua casa civil na elaboração do programa do PSD. "Porquê toda aquela manipulação?", questionou. Cavaco Silva, na declaração muito aguardada, falou sobre dois dos casos desta campanha: a noticiada participação de elementos da casa civil no programa do PSD e as alegadas escutas à Presidência.



Guerra aberta, Jornal Notícias de 30-09-2009
 

Às 20 horas, zero minutos e 50 segundos de ontem, terça-feira, Cavaco Silva começou a abrir um conflito institucional entre a Presidência da República e o PS, a poucos dias de ter de indigitar o mesmo primeiro-ministro para governar. O presidente da República chamou os jornalistas ao Palácio de Belém para ouvirem a "leitura pessoal" que faz do apelidado "caso das escutas", que alimentou a campanha eleitoral para as legislativas de domingo passado. Na declaração que proferiu à hora de abertura dos jornais televisivos, Cavaco Silva acusou de "manipulação" "destacadas personalidades do partido do Governo" com dois objectivos: o de "puxar o presidente para a luta político-partidária, encostando-o ao PSD"; e o de "desviar as atenções do debate eleitoral das questões que realmente preocupavam os cidadãos".



Este convém ganhar, O Jogo de 30-09-2009
 

Os resultados recentes são enganadores, porque este Atlético de Madrid é mais parecido do que se julga com o que chegou aos oitavos-de-final da última Champions. E isso até pode ser bom para o FC Porto. Explicando melhor: essa semelhança permite a Jesualdo Ferreira recuperar os apontamentos da estratégia que usou para amarrar os espanhóis na última vez que os encontrou. E o que fez ele? Para combater a mobilidade de Simão, Aguero, Forlán e Maxi Rodríguez Jesualdo optou por uma defesa zonal, tornando-a indiferente às movimentações dos adversários e da bola. Com isso, o FC Porto asfixiou o ponto forte do Atlético e ainda ganhou fôlego para explorar o que era tido como ponto fraco, e que se mantém: a defesa, que é a que mais golos sofre no campeonato espanhol. E, desta vez, é preciso marcar.



Confiança e clima económico recuperam, OJE de 30-09-2009
 

Os indicadores de confiança dos consumidores e do clima económico mantiveram a trajectória de recuperação em Setembro, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) com a confiança a subir em todos os sectores, com excepção do da Construção e Obras Públicas. O Indicador de Confiança dos Consumidores prolongou o movimento de subida iniciado em Abril (para -29,5 pontos), mais intenso nos últimos dois meses após ter atingido em Março o mínimo histórico da série (-49,5 pontos).



Barclays fica com cartões do Citi, OJE de 30-09-2009
 

O Barclays Bank comprou o negócio dos cartões de crédito do Citibank em Portugal. O negócio, ainda sujeito à aprovação da Autoridade da Concorrência, envolve a aquisição de 400 mil cartões de crédito (no semestre) da ordem dos 644 milhões de euros. A quase totalidade destes activos está relacionada com valores a receber. Uma informação recente do The Wall Street Journal, não confirmada oficialmente, dava conta de que este negócio envolverá o equivalente a 68 milhões de euros.



Haring, Warhol, Koons e Hirst na Tate Modern, OJE de 30-09-2009
 

A Tate Modern de Londres apresentou ontem a mostra "Pop Life, Art In A Material World" com obras de Keith Haring (na foto), Andy Warhol, Jeff Koons e Damien Hirst, que explora a transformação dos artistas em marcas desde os anos 80.



Cavaco e PS assumem conflito, Público de 30-09-2009
 

O Presidente da República (PR) acusou ontem o PS de procurar manipular factos para encostar a primeira figura do Estado ao PSD, em pleno período eleitoral, e revelou que tomou medidas para que o correio electrónico da Presidência tenha a sua segurança reforçada. Num tom de clara hostilidade contra o partido do Governo, o PS, que acaba de sair vitorioso das urnas e a cujo líder, José Sócrates, terá de indigitar nos próximos dias como primeiro-ministro, Cavaco Silva foi claro a classificar os acontecimentos de "manipulação". Para garantir que não cede a pressões e considerar que, neste caso, "foram ultrapassados os limites do tolerável e da decência".



Louco pelo Benfica, Record de 30-09-2009
 

Pablo Aimar alcançou com Jorge Jesus o melhor momento de forma desde que chegou ao clube da Luz. Depois de na época passada ter estado abaixo da média, o novo fôlego e métodos implementados pelo treinador português permitiram a "Pablito" demostrar o porquê de um dia Diego Maradona ter dito que "se havia alguém que pagaria para ver jogar, esse jogador é Pablo Aimar". Numa entrevista concedida ao diário argentino "Olé", o médio organizador do Benfica expressa a enorme alegria pela chamada à seleção, destacando ainda o atual momento de forma que atravessa.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream