28 setembro 2009

Manchetes do Dia - 28-09-2009

Segunda, 28 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

E agora, Sócrates?, 24 Horas de 28-09-2009
 

O PS não alcançou a maioria, mas festejou - e quer fazer da festa, o início de uma governação eventualmente a sós. Disse José Sócrates: "O Partido Socialista governará para todos" os portugueses. "O PS governará com base no nosso programa." E sublinhou a ideia: "O PS assumirá por isso a responsabilidade que o povo entendeu dar-lhe." O recado está dado: o PS avança sozinho, por agora. Mas José Sócrates deixou mais recados: o ainda primeiro-ministro vai aguardar "nos termos constitucionais" que o Presidente da República, Cavaco Silva, convide o partido mais votado a formar Governo. E, adiantou Sócrates, "depois de consultar os outros partidos", o líder do PS anunciará como governará.



Saviola: "Ainda posso melhorar muito", A Bola de 28-09-2009
 

Uma viagem ao mundo menos conhecido de Saviola em entrevista a A BOLA. A virtude que sempre encontrou pelo facto de ser mais baixo que os outros, as horas de sono que perde a ver os jogos da selecção argentina, o pé de chumbo para dançar e a formação nos rinques que hoje utiliza em proveito próprio. O drible curto é a sua vida.



Maioria relativa, Correio Manhã de 28-09-2009
 

José Sócrates venceu as eleições legislativas, apesar de ter perdido a maioria absoluta. Mas foi Paulo Portas o grande vencedor da noite. Passa de 12 para 21 deputados, o que significa que os eleitos do CDS podem fazer uma maioria aritmética com os socialistas. À esquerda, uma maioria parlamentar só seria possível com coligação entre PS, Bloco e PCP. O primeiro-ministro não antecipou cenários de governo. Depois de ser indigitado pelo Presidente da República, José Sócrates promete falar com todas as forças políticas, para depois apresentar uma solução governativa. O PSD de Manuela Ferreira Leite é o principal derrotado e os votos de protesto contra o PS foram maioritariamente conquistados à direita pelo CDS de Paulo Portas e à esquerda pelo Bloco de Francisco Louçã.



Sócrates vence eleições e abre a porta a acordos, Diário Económico de 28-09-2009
 

"O meu dever face a estes resultados eleitorais é fazer consultas com todos os partidos com assento parlamentar" depois da indigitação presidencial, garantiu José Sócrates na sala de imprensa do Hotel Altis, completamente cheia. Para o primeiro-ministro "é essa a vontade que saiu das urnas" e assume, por isso, que depois da indigitação presidencial vai dialogar com todos os partidos e não exclui à partida, publicamente, nenhuma coligação nem acordo.



Vitória limitada do PS, Diário Notícias de 28-09-2009
 

Os socialistas perdem a maioria absoluta, mas saem da votação de ontem com boas perspectivas de governabilidade: ainda que um Executivo maioritário só seja possível com alianças com o CDS/PP ou - num cenário completamente inviável - com o PSD, bastar-lhes-á, com estes resultados, gerir o Governo com acordos e entendimentos pontuais e sem a pressão da ala esquerda do partido para se aliarem ao Bloco. Atingir os 36,6% depois dos 26,6% das europeias e do empate técnico com o PSD que todas as sondagens lhe atribuíam à entrada da campanha é um triunfo de José Sócrates e da sua estratégia eleitoral, por muito que a oposição o minimize e potencie a perda da maioria. Único problema: a direita junta tem mais deputados e pode condicionar a acção do governo.



Sócrates obrigado a fazer acordos parlamentares, I de 28-09-2009
 

Uma vitória é uma vitória, mas com 36,5%, nada será como dantes. Foi um José Sócrates mais frágil e obrigado a negociar que saiu ontem do Hotel Altis a festejar a vitória do PS. O secretário-geral tinha estampado na cara o visível esforço do que aí vem, mas ajustou-se imediatamente aos novos tempos: anunciou que vai desencadear conversações com os partidos representados no Parlamento e depois apresenta a "solução governamental" possível. Primeiro, espera que o Presidente da República o chame a formar governo: "Só depois disso procederei a consultas com os restantes partidos." Negociar é agora o seu "dever" e "a postura que corresponde à vontade dos portugueses". E, em sequência do que sair das conversas, toda a gente "ficará a saber qual a solução governamental que poderá sair dessas consultas".



Parlamento dividido para o PS reinar, Jornal Negócios de 28-09-2009
 

Passados os tempos da maioria absoluta, em que o Governo facilmente fazia aprovar as suas medidas no Parlamento, os próximos quatro anos exigirão uma nova ginástica negocial ao Executivo. Haverá acordos para cozinhar, sobretudo nas áreas mais complicadas e decisivas, como as obras públicas, a educação, os impostos ou o emprego. O Governo terá de procurar aliados, à esquerda ou à direita, algo que nunca foi obrigado a fazer no primeiro mandato. José Sócrates já avisou o País que o Executivo que se segue terá rostos diferentes. As escolhas para as pastas das Obras Públicas, Finanças, Educação e Segurança Social vão indicar a forma como o líder do PS se propõe fazer consensos.



Negociação absoluta, Jornal Notícias de 28-09-2009
 

Pode o partido que perdeu meio milhão de votos e pelo menos 25 deputados - falta atribuir os quatro mandatos dos círculos da Emigração - ser considerado o vencedor das eleições? Pode, porque conserva o poder, embora perdendo a maioria absoluta. E porque o principal rival não mostrou ser um adversário à altura. As eleições legislativas de ontem deram consistência aos indícios que as europeias de Junho tinham emitido. Doravante, o país terá de conviver com um quadro partidário a cinco, porque o Bloco de Esquerda veio para ficar, o CDS/PP está de regresso aos tempos áureos e até o PCP, empurrado para a cauda entre as forças com representação parlamentar, tem mais um lugar na bancada.



"Defendo mais, ataco mais: é tudo melhor", O Jogo de 28-09-2009
 

Foi a comer pastéis de Belém que Di María e companheiros festejaram a vitória por 4-0 no Restelo, há duas jornadas. Foi Jorge Jesus que fez questão de levar os bolos, ainda quentinhos, ao balneário depois do desafio. Di María nunca tinha comido tal coisa. E garantiu a O JOGO que ficou fã. Tudo corre sobre rodas a este Benfica. E também ao 20 da Luz, que está como nunca se tinha visto...



Zona Euro vai crescer 0,8% em 2010, OJE de 28-09-2009
 

A Zona Euro irá sair da recessão ainda este ano e entrar numa ligeira retoma em 2010 assente na recuperação do investimento e das exportações, segundo estimativas do gabinete de estudos económicos do Instituto da Universidade Europeia (IUE). O documento "Outlook Económico para a Zona Euro 2009-2010" aponta para uma contracção da economia dos 16 países da moeda única de 4,0% este ano e uma expansão de 0,8% em 2010, naquela que é a previsão mais optimista divulgada até agora pelas principais instituições internacionais.



BES quer entrar em Moçambique, OJE de 28-09-2009
 

O Banco Espírito Santo, BES, está a alargar a sua presença no continente africano. O próximo objectivo é Moçambique, afirmou o presidente executivo da instituição, Ricardo Salgado. "O pedido (para estabelecer o BES no país) já foi feito, mas temos de formalizá-lo ao nível das Autoridades moçambicanas e portuguesas", disse o gestor citado pela Lusa e que, por sua vez, cita "O País". Adiantou que o banco central português tem de dar uma autorização prévia para a entrada no mercado moçambicano. Disse acreditar não existirem problemas.



José Sócrates ganha eleições, OJE de 28-09-2009
 

À hora de fecho do OJE todas as sondagens à boca de urna coincidiam na vitória do PS nas legislativas portuguesas, um resultado que reconduzirá José Sócrates no cargo de primeiro-ministro. Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel saiu também vencedora.



PS não absoluto, Público de 28-09-2009
 

José Sócrates chegou a ser dado como politicamente ferido ou mesmo eventualmente morto, mas sobreviveu nas urnas e ganhou mesmo um novo fôlego. É certo que perdeu a maioria absoluta, mas a distância a que ficou do PSD, cerca de 7,5 pontos percentuais, é motivo mais que suficiente para cantar vitória eleitoral. Com um Parlamento maioritariamente de esquerda – PS, BE e PCP somam quase 55 por cento –, à vitória dos socialistas soma-se uma subida histórica do Bloco de Esquerda (BE) e uma surpreendente e também histórica recuperação do CDS, que atinge um resultado que não conseguia há mais de duas décadas.



Máquina de golos, Record de 28-09-2009
 

O melhor Oscar Cardozo no melhor Benfica das últimas duas épocas. O avançado paraguaio marcou mais 2 golos frente ao Leixões, elevando para 7 os remates certeiros no campeonato e ocupando o 1.º lugar isolado da Bota de Ouro de Record. Um número que o coloca ao nível dos melhores marcadores dos principais campeonatos europeus.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream