29 setembro 2009

Manchetes do Dia - 29-09-2009

Terça, 29 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

A noite de farra de Sócrates, 24 Horas de 29-09-2009
 

E que tal irmos jantar? Foi isso que passou ontem de madrugada pela cabeça do primeiro-ministro e do seu núcleo mais próximo, já depois de terminada a festa eleitoral no Hotel Altis, em Lisboa, após a vitória nas legislativas. José Sócrates saiu em glória do Altis em direcção a casa, na Rua Braamcamp, a escassos 500 metros de distância, antes da meia noite de domingo. Mas só depois de chegar ao seu apartamento é que a decisão de ir jantar para comemorar a vitória foi tomada. "Não estava nada marcado, ainda estivemos à espera uns minutos por mesa", contou ao 24horas fonte próxima do secretário-geral do PS.



Estrelas falham Paços, A Bola de 29-09-2009
 

Três baixas de vulto para Paços de Ferreira: a Associação de Futebol Argentina não liberta Aimar e Di María para o jogo de segunda-feira, a contar para a sétima jornada da Liga, sucedendo o mesmo com a congénere uruguaia relativamente a Maxi Pereira. Já a Confederação Brasileira de Futebol e a Associação Paraguaia de Futebol deverão libertar Luisão, Ramires e Cardozo, respectivamente, para o encontro do Minho. As diferentes respostas aos pedidos que a SAD requisitou encontram justificação na fase em que os quatro países se encontram no que à zona de apuramento rumo ao Mundial 2010 diz respeito.



Advogado abatido em guerra de divórcio, Correio Manhã de 29-09-2009
 

O acordo de divórcio era de cem mil euros. Manuel Pimenta, 58 anos, conhecido empresário da zona de Albergaria, não queria entregá-los à ex-mulher – embora o seu património seja superior a um milhão – e ontem assassinou o advogado que a representava na acção judicial. O jurista João de Melo Ferreira, 53 anos, não resistiu aos dois tiros na cabeça dentro do seu escritório, em Estarreja, Aveiro.



Morrem intoxicados com gás a fazer vinho, Correio Manhã de 29-09-2009
 

Um trabalho de rotina habitual nesta época do ano, em que se colhe as uvas e se faz o vinho, acabou em tragédia para um casal e um amigo, que foram atraiçoados pelos vapores tóxicos libertados pelo mosto, ontem à tarde, em Rio de Galinhas, freguesia de Almalaguês, concelho de Coimbra. Morreram os três intoxicados no tanque de fermentação do lagar de vinho.



Empresários apoiam Governo minoritário do PS , Diário Económico de 29-09-2009
 

Mas alertam para as dificuldades de executar as reformas estruturais. Os empresários dizem que Sócrates pode fazer alianças à direita e à esquerda. Apesar de não haver uma maioria absoluta no Parlamento, será possível governar Portugal e tomar as medidas necessárias ao país? Esta é uma das questões que está na mente dos portugueses depois dos resultados eleitorais de domingo que deram uma vitória ao PS, embora com uma minoria. Os 21 empresários e gestores consultados pelo Diário Económico consideram maioritariamente que sim, embora com mais ou menos reticências em relação à operacionalidade da equipa executiva. Só dois estão reconhecidamente pessimistas.



Saiba quais são as melhores ofertas de televisão por cabo, Diário Económico de 29-09-2009
 

A Vodafone vai alargar, a partir de hoje, a sua oferta de televisão paga - o Vodafone Casa TV -, a todos os consumidores que quiserem aderir ao serviço. A operadora liderada por António Coimbra já tinha feito o pré-lançamento do serviço em Julho, mas apenas para os clientes com internet ADSL Vodafone. Na altura, o objectivo era oferecer aos clientes da operadora um pacote de televisão, internet e telefone (´triple play') e aproveitar a experiência como teste-piloto antes do alargamento ao resto do mercado.



Operação Furacão reforça equipa para acelerar processo, Diário Económico de 29-09-2009
 

O Ministério Público acaba de reforçar a equipa da Operação Furacão com o objectivo de acelerar a conclusão da mega investigação, que se arrasta há quatro anos. Em Dezembro, vão surgir as primeiras acusações e até lá está previsto que dezenas de processos sejam arquivados para arguidos que pagarem as dívidas fiscais, uma das possibilidades previstas na lei. A garantia foi dada ao Diário Económico por Cândida Almeida, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que é responsável pela condução deste inquérito.



Esquerda do PS recusa acordos com o CDS/PP, Diário Notícias de 29-09-2009
 

A ala esquerda do PS já começou a pressionar publicamente José Sócrates para que este evite governar na base de entendimentos com o CDS. Os resultados das eleições de domingo ditaram que só há duas alianças maioritárias bipartidárias passíveis de serem formadas no Parlamento: ou do PS com o PSD ou do PS com o CDS. Todas as restantes passarão, necessariamente, por mais do que duas formações. Por exemplo: PS + BE + PCP. Paulo Pedroso, ainda deputado, ex-número dois do PS na direcção de Ferro Rodrigues, agora candidato à câmara de Almada, disse à TSF: "Não consigo imaginar um Governo do PS funcionando em articulação com aquele que é o seu principal adversário, do ponto de vista ideológico."



Moniz 'regressa' à TVI, Diário Notícias de 29-09-2009
 

A TVI volta a estar na esfera de influência de José Eduardo Moniz. A Ongoing, grupo no qual assumiu a vice-presidência em Agosto, acaba de comprar uma posição de 29,69% da Media Capital, com possibilidade de chegar aos 35%. Uma operação que avalia a Media Capital em 450 milhões de euros, pelo que o investimento da Ongoing será de 134 milhões de euros. Ao que o DN apurou, o negócio não envolve a transferência de dinheiro vivo, antes o assumir de parte da dívida da Prisa pela Ongoing.



PSD revoltado com Cavaco depois de mau resultado eleitoral, I de 29-09-2009
 

É uma revolta silenciosa. Mas existe e está em crescendo. A pesada derrota que o PSD sofreu nas legislativas centrou o foco da amargura social-democrata em Belém e em Cavaco Silva: a gestão feita pela Presidência do caso das escutas é apontada como grande causadora do desaire eleitoral. E é no meio deste sentimento de traição que atravessa as bases do partido que ontem, ao final do dia, Belém quebrou o silêncio. Cavaco fará hoje, às 20h00, uma declaração.



Certificados de aforro rendem no máximo 2%, Jornal Negócios de 29-09-2009
 

A partir do próximo mês os certificados de aforro vão pagar os juros mais baixos de sempre. Mesmo quem tem direito ao prémio de permanência terá no máximo 2% de juros anuais líquidos, isto se ainda tiver em carteira certificados da antiga Série B. Quem subscreveu certificados de aforro na nova série C terá uma remuneração anual líquida de 1,116%, se a revisão trimestral dos juros ocorrer no próximo mês. E quem ainda não tem direito a prémio de permanência terá associada uma taxa de juro anual líquida de 0,716%.



Empresários querem PS a governar sozinho, Jornal Negócios de 29-09-2009
 

O Partido Socialista (PS) tem condições para governar em maioria relativa. Esta é a opinião da maioria dos empresários, gestores e líderes associativos questionados pelo Negócios. Pedro Gonçalves, presidente da Soares da Costa, diz que o resultado obtido por José Sócrates lhe permitirá liderar o País desde que "haja vontade de chegar a compromissos". Compromissos que para a maioria deviam passar apenas por alianças pontuais e não por uma coligação com o CDS/PP, o terceiro partido mais votado nestas legislativas.



PSD já se mobiliza para apoiar Marcelo, Jornal Notícias de 29-09-2009
 

A Comissão Política Nacional reúne hoje, terça-feira, para discutir a derrota de domingo. Ferreira Leite mantém-se no cargo, Passos Coelho aguarda pelo Conselho Nacional pós-autárquicas e Rebelo de Sousa já começou a ser pressionado para avançar. Isto escrito assim parece já ter sido dito várias vezes, mas Marcelo Rebelo de Sousa pode avançar com uma candidatura a líder do PSD. "Há um ano que eu andava a dizer que a senhora ia perder as eleições. Se o professor Rebelo de Sousa tivesse sido candidato no lugar dela, o PSD teria ganho e hoje ele estaria a ser indigitado primeiro-ministro", afirma Mira Amaral ao JN.



Sócrates à espera do telefonema de Cavaco, Jornal Notícias de 29-09-2009
 

Enquanto espera que o telefone toque para agendar a audiência com o presidente da República, José Sócrates está já a preparar o novo elenco governativo, que marcará a linha de equilíbrio para a estabilidade possível. Os resultados eleitorais ditaram-lhe um novo estilo - o de negociador. É esta a nova pele que José Sócrates já começou a vestir na noite eleitoral, quando anunciou que antes de formar Governo ouvirá os líderes da Oposição, à Direita e à Esquerda, como terá de ser a sua governação. A maioria relativa obriga-o a tentar perceber qual o rumo que deverá seguir na gestão do país.



Às costas de Aimar e Cardozo, O Jogo de 29-09-2009
 

O alto rendimento ofensivo do Benfica esta temporada está intimamente ligado aos excelentes desempenhos de Óscar Cardozo e Pablo Aimar. É que esta dupla já participou em 18 dos 28 tentos apontados pelos encarnados, ou seja, vale 64,3 por cento dos golos do Benfica. É obra! Cardozo apontou até ao momento nove golos, sete no campeonato e dois na Europa, e fez duas assistências, uma na Liga Sagres e outra na Liga Europa. El Mago também tem deixado a sua marca bem vincada nos relvados... Aimar marcou um golo e efectuou seis assistências, cinco no campeonato e uma na Liga Europa, sendo que só nesta competição as assistências de Aimar não foram de bola parada.



Fantin-Latour no Thyssen-Bornemisza, OJE de 29-09-2009
 

A obra de Fantin-Latour (1836-1904) "À volta da mesa (escritores)" em grande destaque no museu Thyssen-Bornemisza de Madrid, onde está patente até 10 de Janeiro uma retrospectiva do pintor francês.



Bruxelas abre processo contra Portugal, OJE de 29-09-2009
 

A Comissão Europeia irá abrir em Novembro um procedimento de "défice excessivo" contra Portugal, uma situação em que se encontram mais de metade dos Estados-membros da União Europeia, que viram as suas contas públicas derrapar com a crise. Bruxelas irá fazer uma série de recomendações, colocar Lisboa sob "vigilância orçamental" e avançar com um calendário para sair da situação de desequilíbrio das contas superior a 3,0% do PIB (défice excessivo), seguindo as regras que da União Europeia.



Ongoing compra na Media Capital, OJE de 29-09-2009
 

A Prisa anunciou ontem que vendeu uma participação de 29,69% na Media Capital, por 135 milhões de euros, à Ongoing Investments, que terá uma opção de compra de até 35% da empresa de media detentora da TVI. De acordo com o comunicado do grupo espanhol, a venda da participação valoriza a Media Capital em 450 milhões de euros. Recorde-se que José Eduardo Moniz deixou o cardo de director-geral da TVI, televisão da Media Capital, para assumir a vice-presidência da Ongoing. A Ongoing detém o Diário Económico e é accionista de referência da Impresa com mais de 20% do capital.



Autárquicas, Público de 29-09-2009
 

Por momentos até José Sócrates pareceu emocionado. A evocação da memória de Raul Solnado foi um dos pontos altos da cerimónia de apresentação da comissão de honra da candidatura socialista de António Costa à Câmara de Lisboa, com a assistência que encheu ontem a Gare Marítima de Alcântara a aplaudir de pé. António Costa lamentou o desaparecimento deste homem que "conhecia os jardins e as tascas" da cidade, seu mandatário para as questões da terceira idade. De intelectuais como Eduardo Lourenço a dirigentes do mundo do futebol, como Luís Filipe Vieira, são mais de mil os nomes que integram a comissão de honra ontem apresentada.



Sócrates prepara-se para negociar apoios à direita e à esquerda, Público de 29-09-2009
 

O Presidente da República marcou para hoje às 20h uma comunicação ao país. O tema não foi divulgado por Belém, mas a polémica da alegada vigilância aos serviços da presidência deverá constar das palavras de Cavaco Silva, tal como os resultados eleitoriais. Estes resultados deverão marcar o regresso da vertente parlamentarista do sistema político português. A maioria relativa obtida pelo PS vai obrigar o Governo de José Sócrates a olhar com outros olhos para o Parlamento e a valorizar as negociações com os partidos da oposição. Tudo indica que Sócrates opte por não fazer uma coligação permanente de Governo, até porque todos os outros líderes partidários foram fechando essa porta.



Balão continua a encher, Record de 29-09-2009
 

O onze titular do Benfica poderia render aos cofres da Luz mais de 131 milhões de euros, caso os jogadores fossem vendidos hoje. O número surge da avaliação, naturalmente subjetiva, de 8 empresários FIFA, que atenderam aos fatores de valorização e desvalorização que entenderam para chegarem a um provável valor de transferência. Esta auscultação surge numa altura em que a Benfica SAD vai constituir um fundo de investimento em parceria com o BES - denominado Benfica Stars Fund -, e já autorizado pela CMVM. O objetivo, segundo o comunicado na passada sexta-feira, "consiste no direito a participar em determinada percentagem nas receitas e potenciais mais valias decorrentes da eventual transferência de um conjunto de jogadores vinculados desportivamente à Benfica SAD".


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream