25 setembro 2009

Manchetes do Dia - 25-09-2009

Sexta, 25 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Hospital acusado de mentir no caso da morte com gripe A, 24 Horas de 25-09-2009
 

A família de José Maria Sousa, que morreu na quarta-feira, aos 41 anos, no Hospital de Santo António, no Porto, está revoltada. Acredita que a gripe A foi contraída naquela unidade hospitalar e que esta se revelou fatal, perante o seu quadro clínico. José Maria foi a primeira vítima mortal com gripe A no país.



"Não temos medo de ninguém", A Bola de 25-09-2009
 

O capitão do Sporting mostra uma convicção tremenda quando diz que quer ganhar no Porto. Mas derrete-se todo quando fala da Lara, a menina que daqui a uns dias o fará papá...



PJ queima 75 milhões de euros em droga, Correio Manhã de 25-09-2009
 

A Polícia Judiciária queixa-se de falta de espaço para albergar toda a droga apreendida no País dentro da casa-forte na garagem da secção de combate ao tráfico, em Lisboa, mas ontem foi aliviada de mais 15 toneladas. Droga de todos os tipos foi incinerada a 900 graus nos fornos da empresa Valorsul, em Loures, tendo sido queimados, feitas as contas aos valores da droga no mercado de rua, qualquer coisa como 75 milhões de euros. Esta operação de queima, apurou o CM, custou cerca de 2500 euros.



Juros da casa baixam 240 euros, Correio Manhã de 25-09-2009
 

As taxas Euribor, os indexantes mais usados no crédito à habitação em Portugal, atingiram ontem mínimos históricos. A Euribor a seis meses, à qual a maioria dos empréstimos bancários para comprar casa está indexada, está nos 1,02%. Isto significa uma poupança de 242 euros num empréstimo de cem mil euros, face à prestação de há um ano. Em Outubro de 2008, quando a Euribor a seis meses atingiu um recorde de 5,1%, qualquer português que tivesse contraído um empréstimo à habitação a trinta anos e com um spread de 1% pagava 611 euros. Agora, para os contratos que vão ser revistos já em Outubro, as famílias portuguesas com as mesmas exigências bancárias vão pagar 369 euros. Uma diferença de 242 euros.



BPN deu 15 milhões a gestores em pagamentos clandestinos, Diário Económico de 25-09-2009
 

Mais de 14,5 milhões de euros foram levantados clandestinamente no balcão-sede do BPN, entre 2002 e 2007, segundo um relatório encomendado por Cadilhe à sociedade de advogados Telles de Abreu&Associados a que o Diário Económico teve acesso. A investigação foi conduzida pela administração de Cadilhe e está agora nas mãos de Francisco Bandeira e do Ministério Público.



Descubra quais as estreias em bolsa que ainda vão dar dinheiro, Diário Económico de 25-09-2009
 

A entrada no mercado de capitais é um momento histórico para uma empresa, talvez comparável com a vitória de uma final da Liga dos Campeões. No entanto, uma Oferta Pública de Venda (OPV) poderá nem sempre revelar-se rentável para os investidores. Depois de uma crise que atirou as acções para mínimos históricos, será que as recentes estreias em bolsa estão a dar dinheiro aos investidores que participaram nas OPV? Ou compensará mais comprar hoje as acções dessas cotadas?



Pilotos da TAP fazem novas ameaças depois de sucesso da greve, Diário Económico de 25-09-2009
 

Hélder Raio Silva era ontem ao final da tarde um homem satisfeito. O ar compenetrado com que o presidente do Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (SPAC) fez o balanço do primeiro dia de greve na TAP - e admitiu voltar às greves - não conseguia esconder a satisfação pelos pilotos terem aderido em massa à luta que tem travado com a administração da companhia aérea portuguesa. A TAP reconhece as dificuldades sentidas ao longo desta quinta-feira, mas garante que conseguiu evitar "o caos nos aeroportos".



PS amplia vantagem sobre PSD, Diário Notícias de 25-09-2009
 

A dois dias das legislativas, o PS está mais à frente nas intenções de voto, agora com oito pontos percentuais de vantagem sobre o PSD. Em relação à sondagem da Universidade Católica, publicado pelo DN há uma semana, os socialistas mantêm os 38%, contudo, o partido de Manuela Ferreira Leite desce dois pontos. O Bloco de Esquerda (11%) perde um ponto, mas está firme na terceira posição. Com estas previsões, os socialistas poderão eleger 100 deputados (ficam a 16 da maioria absoluta), o PSD 80 e o BE (com 8 deputados em 2005) ocupará 22 lugares no Parlamento. O CDS-PP terá 15 deputados na Assembleia da República e a CDU 13. Se domingo as previsões coincidirem com os resultados reais, José Sócrates apenas com dois partidos poderá formar uma eventual maioria absoluta: o bloco central, com PSD, ou uma coligação à esquerda, ao lado do BE.



Todos os serviços de oftalmologia vão ser investigados, Diário Notícias de 25-09-2009
 

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS ) decidiu avançar com investigações aos serviços de oftalmologia de todos os hospitais públicos do País, depois de ter detectado vários problemas no do Hospital de Santa Maria, onde seis doentes ficaram cegos. Um trabalho que só estará concluído dentro de meses, admitiu ao DN o seu presidente, Álvaro de Almeida. A ERS divulgou ontem as conclusões do inquérito que realizou nos serviços oftalmológicos de Santa Maria, em Lisboa, na sequência do caso dos seis doentes que cegaram depois de um cirurgia na unidade. No referido relatório a reguladora aponta várias falhas ao funcionamento dos serviços e sugere mesmo a hipótese de ter havido "erro humano" naquele processo.



PS com mais 8%, I de 25-09-2009
 

E ao fim de mais de uma dezena de sondagens, os números não são muito diferentes. Intercampus, Católica e Aximage revelaram ontem à noite uma intenção de voto no PS entre os 36,6% [Aximage] e os 38% [Intercampus e Católica]. "Com 38%, o Partido Socialista fará maioria com qualquer partido, com 36% terá que fazer muitas contas", diz ao i Rui Oliveira e Costa, da Eurosondagem. Os valores ontem à noite conhecidos apontam ainda para uma intenção de voto entre os 27,5% [Aximage] e os 30% no PSD, confirmando também o terceiro lugar para o Bloco de Esquerda. Francisco Louçã conta com percentagens entre os 9,4% e os 11%.



PS garante maiorias à esquerda e à direita, Jornal Negócios de 25-09-2009
 

Não chega a conseguir uma maioria absoluta - fica-se pelos 38,8% dos votos - mas, querendo (e conseguindo), o Partido Socialista pode optar por uma coligação à esquerda ou à direita para conseguir governar sem grandes dores de cabeça. São as conclusões de projecção Correio da Manhã/Aximage, que dá aos socialistas uma vantagem de quase dez pontos em relação ao PSD. A dois dias das eleições, com um nível de indecisos relativamente baixo, não serão de esperar grandes surpresas no domingo à noite. Mas, se até ao lavar dos cestos é vindima, nenhum cenário deve ser, por agora, ser afastado.



Terminal da Motorola para forças policiais custa o dobro, Jornal Negócios de 25-09-2009
 

O Governo vai adquirir 18 mil terminais para as comunicações das forças de segurança que utilizam o Siresp (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal). E foram duas as empresas escolhidas para fornecer esses equipamentos. A Sepura e a Motorola, empresa que é também a responsável pelo fornecimento da infra-estrutura Siresp e que faz parte da empresa que o gere. Segundo uma portaria publicada em Diário da República, o Governo autorizou a aquisição dos 18 mil terminais por cerca de 12,5 milhões de euros, a que acresce 2,5 milhões de imposto sobre valor acrescentado (IVA), num total de 15 milhões.



PS mais à frente, Jornal Notícias de 25-09-2009
 

O esvaziamento do balão laranja, que a sondagem da Universidade Católica para o JN, o DN, a RTP e a Antena 1 revela, constitui a única explicação plausível para o alargamento do fosso entre os dois principais partidos. Embora o número de eleitores que garante ir votar no próximo domingo tenha crescido, nenhuma das duas formações parece ter beneficiado com isso. Muito menos o PSD, que até "encolheu".



'Ganhar um clássico dá muito moral', O Jogo de 25-09-2009
 

Foram raras as vezes em que Derlei saiu com má cara de um FC Porto-Sporting... ou vice-versa: quando jogava nos azuis e brancos, venceu todas as partidas em que teve o leão por adversário; quando vestiu de verde e branco, perdeu dois encontros frente aos dragões, mas saiu vitorioso em quatro. "No Sporting, foram mais os jogos que ganhei do que os que perdi. E antes, quando jogava no FC Porto, aconteceu a mesma coisa. Portanto, isso significa que estive sempre do lado certo", comenta Derlei a O JOGO em vésperas de mais um clássico.



EDPR garante 375 milhões do plano Obama, OJE de 25-09-2009
 

A EDP Renováveis (EDPR) reiterou ontem que prevê receber este ano cash grants entre os 375 e os 425 milhões de dólares, atribuídos pelo Tesouro norteamericano aos projectos eólicos elegíveis nos EUA. A Horizon Wind, subsidiária norteamericana da EDPR, esteve presente esta semana num encontro promovido pelo Departamento de Energia e pelo Tesouro norte-americano que reuniu as operadoras do sector e fornecedoras e onde foram dados a conhecer os parques que receberam incentivos na segunda ronda de subsídios financeiros.



Vodafone liga móvel a redes sociais, OJE de 25-09-2009
 

A Vodafone apresentou um conjunto de serviços de Internet para telemóvel e PC em simultâneo em oito países europeus. Os serviços Vodafone 360 serão disponibilizados nas próximas semanas "a tempo das campanhas de Natal", na Internet e em dois equipamentos exclusivos da Samsung, explicou António Coimbra, CEO da Vodafone Portugal. O Vodafone 360 reune num único local, todos os contactos, comunidades, música, fotos, jogos entre outros dados e aplicações. Assim, "cada pessoa estará sempre ligada ao seu mundo, na palma da mão", sintetizou, o António Coimbra.



Anita Dube na Bienal de Moscovo, OJE de 25-09-2009
 

A obra "Neti Neti" da indiana Anita Dube em grande destaque no "Centro Garagem para a Cultura Contemporânea" onde decorre, até 25 de Outubro, a Bienal de Arte Contemporânea de Moscovo.



Sócrates acelera na recta final e deixa Ferreira Leite a oito pontos de distância, Público de 25-09-2009
 

Contra as sondagens. Contra "os casos" criados pelo PS "para distrair os portugueses". Ferreira Leite pediu ontem resistência aos apoiantes do PSD. "Todos os resultados são possíveis", garantiu, advertindo que o número de indecisos nas sondagens é tão elevado que nada está decidido para as eleições. Nas semanas que andou na estrada contactou e recebeu o apoio de milhares de pessoas. Que não "tinham vindo de camionetas atrás de mim", ironizou, numa indirecta ao PS. E confessou um "sentimento": a "convicção profunda" na vitória.



Ganhar clássicos é com ele, Record de 25-09-2009
 

O Estádio do Dragão marcará o regresso de Matías Fernández à titularidade e aos grandes clássicos do futebol europeu, jogos onde se habituou a brilhar. Rotulado de "clássico camisola 10", Matigol habituou-se a organizar os triunfos do Villarreal nos grandes jogos do futebol espanhol. Em nove "clássicos", El Crá venceu 6, empatou 1 e só perdeu 2. Curiosamente, a primeira derrota foi na estreia, na receção ao Valencia, o dérbi da Comunidade Valenciana. Matías debutou como titular, relegando Riquelme para a bancada, mas a equipa che venceu com um golo de... Angulo (esse mesmo, o atual camisola 17 do Sporting).



PS entre Alegre e Amado para as presidenciais 2011, Semanário de 25-09-2009
 

O PS tem já uma segunda batalha preparada para depois de domingo: as presidenciais de 2011, daqui a um ano e meio. Caso Cavaco Silva se recandidate a Belém, o que, porém, é cada vez menos certo face ao desgaste sofrido pelo Presidente da República no caso das escutas de Belém, o objectivo número um do PS pode passar pela derrota de Cavaco. Para cumprir a missão dois nomes surgem como possíveis: Manuel Alegre e Luís Amado.



Lima fica em Belém, SOL de 25-09-2009
 

A sua substituição tem pois que ver com razões operacionais e não com qualquer penalização ou perda de confiança por parte de Cavaco Silva. Entretanto, ninguém em Belém sabe se o PR vai ou não falar para a semana sobre o célebre 'caso das escutas'. O clima agora é de expectativa em relação ao resultado das eleições de domingo, pois aquilo que Cavaco vier a dizer ou fazer depende naturalmente da clarificação da situação política.



Esperança de Manuela está nos indecisos, SOL de 25-09-2009
 

Apesar de todos os indicadores darem o PS de José Sócrates como favorito à vitória no domingo, o PSD de Manuela Ferreira Leite não desarma: tal como nas vésperas das europeias as sondagens apresentavam Vital Moreira como mais do que provável ganhador e foi Paulo Rangel quem venceu, também agora os sociais-democratas contam com os votos do eleitorado 'deslizante' para nova 'surpresa'. É verdade que o ambiente nas hostes sociais-democratas foi esmorecendo durante a campanha, à medida que as sondagens que anunciavam um empate técnico foram revelando a tendência em crescendo para uma maioria socialista.



Sócrates copia Guterres, SOL de 25-09-2009
 

O improvável, mesmo em política, às vezes acontece. O PS partiu para esta campanha com um empate técnico com o PSD nas sondagens e, em poucos dias, esfumou-se esse risco. E Sócrates, que em muito pouco é parecido com António Guterres, acaba por o imitar. Fugiu como pôde a pedir com todas as letras a maioria absoluta – todos os eufemismos foram usados para não 'assustar' com a palavra que soa a arrogância. E, à beira de receber novo mandato para governar, prepara-se para gerir um governo minoritário com acordos parlamentares em vez de optar por uma coligação governamental, tal como Guterres.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream