22 setembro 2009

Manchetes do Dia - 22-09-2009

Terça, 22 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Livro negro sobre Sócrates fica na gaveta até às eleições, 24 Horas de 22-09-2009
 

O livro "José Sócrates - O homem e o líder", uma biografia não autorizada do primeiro-ministro, devia ter sido publicado no início do mês, mas ainda não chegou às livrarias. Rui Costa Pinto, o autor da obra que denuncia vários episódios de alegadas pressões sobre a comunicação social, fala em medo da distribuidora de represálias do Partido Socialista.



E desta vez 'sem' Liedson, A Bola de 22-09-2009
 

Um péssimo início de partida fez com que o Sporting se encontrasse a perder por 0-2 à meia hora do jogo, mas os «leões», com muito sofrimento e dificuldade, conseguiram dar a volta aos acontecimentos e terminaram a vencer (3-2).



Buraco do Estado sobe 36 milhões/dia , Correio Manhã de 22-09-2009
 

O défice do Estado regista uma média diária próxima de 36 milhões de euros, o que significa que em cada hora que passa o buraco entre as receitas e as despesas é de 1,5 milhões de euros. O ritmo do défice aumentou este ano 153% face aos primeiros oito meses de 2008. No ano passado o saldo negativo do Estado registava 3,436 mil milhões, este ano já ascende a 8,712 mil milhões. A culpa é da abrupta quebra de receitas de 15,4%. A recessão económica tem efeitos devastadores nos cofres fiscais, com o IVA, o imposto que mais reflecte o andamento da economia real, a perder 23,6%.



Leão apanha FC Porto, Correio Manhã de 22-09-2009
 

Liedson não marcou e, por estranho que possa parecer, não foi preciso. Mas as incidências do jogo faziam indiciar que até seria preciso um Super-Liedson. Isto porque o Sporting estava perder por 2-0 antes dos 20 minutos. Surpresa? Só para quem não viu. Os algarvios muito desinibidos, cheios de personalidade e com cinco jogadores emprestados pelo FC Porto a fazerem uma acção de boas graças ao clube a que pertencem, menos de uma semana antes de os dragões receberem os leões. Destaque para os golos belíssimos dos algarvios – Rabiola de cabeça e um tiraço de Castro, ambos cedidos pelos dragões.



Cavaco esvazia caso das escutas e dá novo trunfo aos socialistas, Diário Económico de 22-09-2009
 

Cavaco Silva demitiu ontem Fernando Lima, seu braço direito na sua Casa Civil. Três dias depois de recusar "ingenuidade" no caso da alegada vigilância ao Palácio de Belém, e de prometer novos capítulos da polémica para "depois das eleições", a decisão do Presidente da República apanhou toda a classe política de surpresa. De repente, os socialistas - visados pela suspeição das escutas - passaram a vítimas e até reclamaram vitória sobre Belém. Os sociais-democratas, nos decisivos dias de campanha, deitaram mãos à cabeça, com receio das consequências da decisão.



Berardo escreve a Sócrates para defender pequenos accionistas, Diário Económico de 22-09-2009
 

Joe Berardo defende que o programa Simplex afecta gravemente os direitos dos accionistas minoritários das empresas não cotadas e entendeu, por isso, enviar uma carta de protesto a José Sócrates. Em causa está a forma simplificada como a informação financeira das empresas não cotadas pode agora ser apresentada, não dando a todos os accionistas, nomeadamente os minoritários, um retrato completo da saúde da empresa.



Cavaco. Obviamente demitiu-o, Diário Notícias de 22-09-2009
 

Ao quarto dia de polémica, o Presidente da República demitiu o seu assessor de imprensa. Fernando Lima, que nos últimos 20 anos foi o homem de confiança de Cavaco Silva, primeiro em São Bento e agora em Belém, não resistiu ao caso das alegadas escutas. Ontem à tarde, a agência Lusa noticiou, citando fonte oficial da Presidência da República, que Cavaco Silva afastou Fernando Lima do cargo por "decisão do Presidente da República". Não houve comunicado, apenas as alterações no site oficial de Belém, que indicam que as funções passam agora a ser assumidas por José Carlos Vieira, que já fazia parte da equipa.



Estado já mandou tratar 1275 doentes no estrangeiro, Diário Notícias de 22-09-2009
 

Nos últimos três anos, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enviou 1275 doentes para o estrangeiro, por não existir resposta nos hospitais portugueses: 637 pacientes com problemas genéticos, 127 com complicações oftalmológicas e 76 com doenças pneumológicas. Estes pedidos só são aprovados quando se conclui que o País não tem capacidade técnica para tratar o doente. Nestes casos, o Estado paga não só o tratamento, como a deslocação e até a estadia de um acompanhante. É exactamente este processo que permite ao Hospital de Santa Maria enviar Walter Bom, o doente que ficou cego dos dois olhos, para um centro internacional, que segundo apurou o DN será nos EUA.



PSD perturbado com demissão de assessor, I de 22-09-2009
 

Discreto, tímido e há quase 25 anos na sombra de Cavaco Silva, Fernando Lima ficou na semana passada sob os holofotes da política nacional. A visibilidade do seu papel na construção do caso das escutas tornou insustentável a sua continuidade em Belém. Ontem, quando através da agência Lusa foi anunciado o seu afastamento da assessoria da Presidência da República, metade do país terá tecido comentários e interpretações políticas. Outra metade encolheu os ombros, à espera do episódio que se segue. Esta é a campanha das polémicas tão explosivas como fugazes.



Número de contribuintes mais ricos aumentou, Jornal Negócios de 22-09-2009
 

O número de ricos em Portugal está a aumentar. De acordo com as estatísticas ontem divulgadas pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), em 2007 havia 48.600 contribuintes a declarar rendimentos superiores a 100 mil euros no ano, mais 10,6% (ou 4.700 declarações) do que um ano antes. Este conjunto de contribuintes declarou, em média, 163 mil euros num ano, e pagou ao Estado 47.900 euros de IRS. Feitas as contas, e apesar de as taxas nominais de IRS poderem ir até aos 42%, os contribuintes com rendimentos mais elevados pagaram em média 29% de IRS, fruto dos benefícios fiscais e das deduções de que tiraram proveito.



Presidente da República demite acessor de há mais de 20 anos, Jornal Negócios de 22-09-2009
 

O Presidente da República, Cavaco Silva, afastou ontem Fernando Lima do cargo de responsável pela assessoria para a Comunicação social, que passará a ser desempenhado por José Carlos Vieira. Fernando Lima, de acordo com o "Diário de Notícias", foi a fonte do jornal "Público" que originou a publicação da notícia, em Agosto, acerca das desconfianças de Belém sobre alegadas escutas do Governo na Presidência da República. Segundo disse à Lusa uma fonte oficial da Presidência da República, trata-se de uma "decisão do Presidente da República". No 'site' da Presidência da República o nome de José Carlos Vieira já se encontra como o assessor para a Comunicação Social.



Poupanças no valor mais alto de sempre, Jornal Notícias de 22-09-2009
 

Os depósitos de particulares atingiram o valor mais alto de sempre no mês de Julho. Segundo o Boletim Estatístico de Setembro, do Banco de Portugal, os portugueses têm 116,7 mil milhões de euros aplicados em depósitos. O Banco de Portugal (BdP) conclui que, em relação ao mês de Julho do ano passado, os depósitos cresceram 7,7%, havendo agora mais 8393 milhões de euros em depósitos do que há um ano. Os depósitos de particulares também subiram face ao mês de Junho deste ano. O boletim do BdP adianta que de Junho para Julho, os portugueses investiram mais 997 milhões de euros em depósitos com o propósito de poupança.



Cavaco demite homem de confiança, Jornal Notícias de 22-09-2009
 

Culpado ou sacrificado? Ainda não se sabe. O único dado certo é que Fernando Lima, o homem sombra de Cavaco Silva há mais de vinte anos, foi "apagado" da assessoria para a Imprensa, na sequência do "caso escutas". "Por decisão do presidente da República". A frase é oficial e foi a única divulgada ontem pelo Palácio de Belém para anunciar a demissão. Ao mesmo tempo, na página da Presidência na Internet, deixava de existir o nome de Fernando Lima, na assessoria para a Comunicação Social, onde passou a constar apenas o nome de José Carlos Vieira, o adjunto.



Tiro de Vuk vergou dragões de Olhão, O Jogo de 22-09-2009
 

Mais um jogo de sofrimento, mais uma vitória arrancada a ferros, mais três pontos para o Sporting. Os leões voltaram a suar e a deixar os adeptos com os nervos à flor da pele, mas somaram o quarto triunfo consecutivo - Liga Europa incluída - e apanharam o FC Porto, preparando-se para ir no próximo fim-de-semana ao Dragão para jogarem olhos nos olhos. Ontem, o Olhanense foi um óptimo teste para o clássico com os campeões nacionais.



Protesto chega à sede da Comissão Europeia, OJE de 22-09-2009
 

O derrame de leite que os produtores têm protagonizado em vários países europeus, para protestar contra os preços baixos, chegou ontem à sede da Comissão Europeia em Bruxelas.



PT apresenta hoje plano para Timor, OJE de 22-09-2009
 

A Portugal Telecom (PT) apresenta hoje, em Díli, o novo plano estratégico para Timor, onde a operadora liderada por Zeinal Bava quer reforçar os investimentos e desenvolver projectos que massifiquem o acesso a telecomunicações e à sociedade de informação. "A nossa presença em Timor é estratégica e queremos implementar projectos que massifiquem rapidamente o acesso a telecomunicações e à sociedade de informação, dando mais e melhores serviços aos timorenses", afirmou à agência Lusa Zeinal Bava. A equipa da PT está na Ásia para a criação de novas parcerias e anuncia hoje em Timor o plano estratégico que visa potenciar mais investimento no sector e naquele país, posicionando-o como um dos países mais desenvolvidos na região.



Vodafone lança 1º telemóvel com Linux, OJE de 22-09-2009
 

A Vodafone vai apresentar na Europa o primeiro telemóvel que funciona com o sistema operativo móvel aberto Linux (LiMo), avança o El Economista. O terminal será um equipamento de topo de gama Samsung. O LiMo diferencia-se de outros sistemas proprietários, como o Symbian (Nokia), ou o iPhone OS (Apple), por ter o seu código fonte disponível, o que possibilita a sua modificação por qualquer utilizador. Segundo fontes do sector citadas pelo jornal, com o Linux nos telemóveis ganham os fabricantes e os operadores, que poupam nas licenças de software, e os consumidores que têm acesso a dispositivos mais baratos.



PSD perde espaço para a "asfixia democrática", Público de 22-09-2009
 

O dia até estava a correr bem a Manuela Ferreira Leite por terras transmontanas de Bragança e Vila Real. Chaves deu à líder do PSD uma arruada com festa e música, como nunca se tinha visto nesta campanha. Mas quando lá chegou até os apoiantes comentavam já, no Largo do Anjo, as notícias de que o Presidente Cavaco Silva tinha afastado o seu assessor de sempre, Fernando Lima. As suspeitas de escutas na Presidência da República ameaçavam ruir e com isso a estratégia da "asfixia democrática", do "país bloqueado" pelo medo imposto pelo Governo de José Sócrates.



Cavaco Silva afasta assessor após polémica da vigilância a Belém, Público de 22-09-2009
 

Fernando Lima foi ontem afastado da chefia do gabinete de assessoria para a comunicação social do Palácio de Belém por decisão do próprio Presidente. Em causa estava o facto de Lima continuar a ser responsável e a dar a cara pelos serviços de ligação do Presidente com os jornalistas depois de, na sexta-feira, o Diário de Notícias ter afirmado, com base numa troca de e-mails interna entre jornalistas do PÚBLICO, que Fernando Lima seria a alegada fonte da notícia do PÚBLICO de 18 de Agosto sobre a suspeição que se vivia na Presidência da República, pelo facto de os assessores e os conselheiros de Cavaco Silva se sentirem sob vigilância por parte do Governo.



Sporting agarra Porto, Record de 22-09-2009
 

Jogo louco em Alvalade. O Olhanense aos 20' vencia já por 2-0 mas os leões conseguiriam empatar antes do intervalo, ainda que com um penálti oferecido pela equipa de arbitragem. Na segunda parte, Vukcevic consumou a reviravolta aos 87', selando uma vitória que coloca a equipa de Paulo Bento lado a lado com o FC Porto no 3.º lugar da Liga antes da deslocação ao Dragão, no próximo sábado.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream