23 setembro 2009

Manchetes do Dia - 23-09-2009

Quarta, 23 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Estrelas de Hollywood inspiram ginástica de Santana, 24 Horas de 23-09-2009
 

Para estar em forma na campanha para as Autárquicas, o candidato do PSD à Câmara de Lisboa entregou-se nas mãos de uma treinadora pessoal. Santana é adepto do Gyrotonic, uma técnica inovadora em Portugal mas que tem em Madonna, Tiger Woods, Justin Timberlake ou Gwyneth Paltrow alguns dos fiéis seguidores.



Benfica agita o país, A Bola de 23-09-2009
 

São as consequências de mais um triunfo e nova procissão de benfiquistas, neste caso a Leiria. Foram eles, nas palavras de Jorge Jesus, quem empurraram uma equipa cansada e sem possibilidade de explanar um futebol tão bonito como aquele demonstrado noutros jogos. Impressionado com a moldura humana na cidade do Lis, Jorge Jesus não teve dúvidas em avançar com uma comparação: «Estamos a reavivar o passado do Benfica, o Benfica dos anos de Eusébio, em que [os adeptos] invadiam tudo. Essa força está a voltar ao Benfica e sentimo-nos imensamente orgulhosos por estarmos a contribuir com isso.»



Fisco ataca pensionistas, Correio Manhã de 23-09-2009
 

O Fisco cobrou aos pensionistas, em 2007, mais 104 milhões de euros em IRS do quem 2006. Uma subida de 33,5%. Os dados divulgados pela Direcção-Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) sobre as receitas de IRS cobradas em 2007 mostram que a taxa efectiva de tributação bruta sobre os rendimentos das pensões subiu de 4,1 (em 2006) para 4,9% em 2007. Um aumento de 20,4%, explicado pela diminuição da dedução específica que beneficiava todos os reformados e pensionistas.



Paixão por Aimar levou-a a Saviola, Correio Manhã de 23-09-2009
 

Desde que começou a jogar no Benfica que Javier Saviola tentava esconder a sua namorada, Romanella Amato. E tinha boas razões para isso. A bela e sensual jovem argentina, de 18 anos, revelou o segredo...



"A greve na TAP torna difícil qualquer entendimento futuro", Diário Económico de 23-09-2009
 

A 24 horas da greve, e depois de o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) ter voltado a reforçar a intenção de cumprir dois dias de paralisação, Fernando Pinto volta a alertar para a difícil situação financeira do sector da aviação. O presidente da TAP relembra o encerramento de muitas companhias aéreas e dos despedimentos já registados no sector. Em declarações exclusivas ao Diário Económico Fernando Pinto diz que "desde o início da crise, por suspensão, reestruturação ou redução das actividades, as empresas europeias viram-se obrigadas a dispensar mais de 65.000 trabalhadores, muito deles pilotos".



Conheça os bancos que cobram as comissões mais baixas, Diário Económico de 23-09-2009
 

Todos os anos os portugueses pagam dezenas de euros em comissões bancárias, entre transferências, requisições de cheques, anuidades de cartão de crédito, comissões de gestão de conta, etc. Ainda assim, os bancos nacionais são das instituições que cobram menos, na Europa. O Diário Económico fez uma pesquisa sobre quais os bancos com as comissões mais baratas, tendo como base o simulador de contas à ordem da Deco. Foram analisadas as instituições que oferecem as comissões mais vantajosas associadas a alguns serviços, ao longo de um ano, tais como: requisição de 12 cheques, 12 transferências de 250 euros e a anuidade do cartão de crédito 'classic'. Isto para o exemplo de uma conta à ordem com um saldo médio mensal de 1.000 euros.



Cavaco Silva muda rumo das campanhas do PS e PSD , Diário Económico de 23-09-2009
 

Esta semana não há encontro habitual entre José Sócrates e Cavaco Silva. Com a campanha marcada, uma vez mais, pelo caso da alegada vigilância a Belém, e com a pressão a subir sobre o Presidente da República, o adiamento do encontro para o pós-legislativas permite a José Sócrates evitar um confronto antes do 'dia D'. Ontem, de resto, Sócrates evitou falar em público sobre o caso. E a principal dúvida entre os socialistas é saber até que ponto durará o silêncio, também, de Belém.



Hospitais voltam à terapia com choques eléctricos, Diário Notícias de 23-09-2009
 

Depois de terem sido praticamente abandonados na década de 70, os impulsos eléctricos voltaram a a ser usados nos principais hospitais do País para tratar doentes psiquiátricos. Sobretudo nas depressões graves. Em três deles, Santa Maria, Amadora-Sintra e Hospitais da Universidade de Coimbra, o tratamento é usado em cerca de 25 pacientes, o que significa uma média de 250 sessões por ano.



Caso das escutas divide Manuela e Pacheco, Diário Notícias de 23-09-2009
 

O social-democrata Pacheco Pereira foi o único que assumiu que o Presidente da República condicionou os resultados eleitorais ao demitir o seu assessor de imprensa, Fernando Lima, no âmbito do "caso das escutas". Mas há outros no PSD que também entendem que Cavaco Silva devia explicar a sua decisão antes de domingo. A líder do partido, Manuela Ferreira Leite, essa, mantém o discurso da asfixia democrática na campanha eleitoral. Cavaco prometeu quebrar o silêncio sobre questões de segurança só depois das eleições, mas anteontem demitiu o seu homem de confiança de há mais de 20 anos - Lima aparece num mail trocado entre jornalistas do Público como a fonte de Belém que transmite a desconfiança da Casa Civil de estar a ser "espiada" pelo gabinete do primeiro-ministro.



Sócrates aumenta pressão sobre Cavaco, I de 23-09-2009
 

O PS fez subir ontem a pressão sobre o Presidente da República: na Guarda, o cabeça-de-lista Francisco Assis fez um ataque violentíssimo contra "a direita reaccionária e conservadora" que primeiro "tentou difundir a ideia da existência asfixia democrática" para "a seguir construir uma inventona de factos para suportar esta teoria". "Aqueles que diziam que falavam em nome da verdade falaram, como nunca ninguém antes, em nome da mentira", denunciou Assis, numa mensagem totalmente dirigida, como não podia deixar de ser, a Cavaco Silva. O Presidente nunca desmentiu, durante mês e meio, que suspeitava que o governo tinha posto Belém sob escuta e, ainda na sexta-feira, ameaçou, interrogado sobre a polémica das escutas, que depois das eleições iria desencadear uma investigação sobre "segurança".



Apenas um em cada quatro hotéis e restaurantes paga IRC, Jornal Negócios de 23-09-2009
 

Todos os anos, a notícia chega, repetitiva: uma boa parte das empresas portuguesas apresenta prejuízos contabilísticos e mais de metade delas não chega a pagar qualquer IRC. O ano de 2007 não foi excepção, como mostram os números divulgados anteontem. Mas quais são os sectores de actividade que mais "escapam" à tributação? A categoria da restauração e alojamento aparece destacada nas estatísticas. De acordo com os números da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) de 2007, foram entregues 31.168 declarações "modelo 22" (declarações contabilísticas e fiscais das empresas). Contudo, destas, só 26% liquidou algum IRC referente aquele ano. 74% não pagou nada, contra uma média nacional de 64%.



Sócrates foi o que mais legislou em fim de mandato, Jornal Negócios de 23-09-2009
 

Mesmo com Setembro ainda a uma semana do fim, já é possível afirmar que o Governo de José Sócrates foi, face aos três executivos que o antecederam, o que mais legislação produziu e viu publicada em Diário da República nos últimos três meses de governação. A comparação entre a publicação de decretos-lei e leis com Sócrates, Barroso, Guterres e Santana no poder mostra que este último foi, nos três meses finais do mandato, o segundo primeiro-ministro mais produtivo.



Encontrou e devolveu pasta cheia de notas, Jornal Notícias de 23-09-2009
 

Luzia Rocha nem queria acreditar quando encontrou no chão 9300 euros em dinheiro no chão, ao lado de sua casa em Valpedre, Penafiel, mas fez questão de o devolver todo ao dono.



Tempos de antena custam seis milhões ao Estado, Jornal Notícias de 23-09-2009
 

As televisões e as rádios vão receber cerca de seis milhões de euros, pelos tempos de antena passados nas eleições europeias e legislativas. A compensação é atribuída pelo Ministério da Administração Interna em função das audiências. Apesar dos valores para as eleições do próximo domingo ainda não serem conhecidos publicamente, estes não devem diferir muito dos contabilizados aquando das eleições europeias e publicados em Diário da República, isto é, pouco menos do que três milhões de euros.



Novo patrão, O Jogo de 23-09-2009
 

Paulo Bento não pensou duas vezes quando teve de reunir as tropas após a reviravolta no marcador frente ao Olhanense e colocou Daniel Carriço no comando das operações que levaram os leões à quarta vitória consecutiva na presente temporada, chamando-o a si nos instantes que se seguiram ao golo de Vukcevic para lhe delegar a missão de conduzir os colegas à vitória. O aperto do resultado exigia organização a defender - depois de Paulo Bento arriscar tudo por tudo para chegar à condição de vencedor materializada pelo pontapé de Vuk - e foi a capacidade de liderança, bem como o sentido de responsabilidade, reconhecido no central ao longo de anos passados na formação leonina, que evitou hesitações do técnico no momento de mostrar, uma vez mais, confiança no defensor.



C&W estuda 750 milhões de investimentos, OJE de 23-09-2009
 

A consultora imobiliária Cushman & Wakefield tem em carteira cerca de 750 milhões de euros de investimentos potenciais no imobiliário nacional, disse o presidente da empresa, Eric van Leuven, durante a apresentação do relatório MarketBeat do Outono, onde são perspectivadas as tendências das várias áreas do negócio imobiliário. A vertente do investimento está a recuperar e, pelo menos nas intenções, o crescimento é acentuado. A equipa daquele departamento tem cerca de 750 milhões de euros de intenções de investimento, embora a concretização esteja dependente dos níveis de rentabilidade.



ESCOM vai investir 1,4 mil milhões, OJE de 23-09-2009
 

A ESCOM, subholding do grupo Espírito Santo para os negócios em África, tem um pipeline de investimentos de 1,4 mil milhões de dólares, anunciou ontem a empresa durante a apresentação do Sky Center. Este mega-projecto imobiliário junto ao centro de Luanda foi ontem inaugurado com a abertura da primeira das quatro torres de habitação e escritórios previstas. Na mineração de diamantes, a Escom opera em joint-venture com grupos de capital angolano, entre os quais a estatal Endiama, e com os russo da Alrosa.



Anish Kapoor na Royal Academy, OJE de 23-09-2009
 

O artista plástico indiano radicado em Londres Anish Kappor junto a uma das suas obras, "Amarelo" (1999), na Royal Academy of Arts. Uma exposição de obras novas e outras inéditas do laureado com o prémio Turner está patente naquele espaço.



Empresa gestora da reciclagem corta na recolha de plásticos para evitar falência, Público de 23-09-2009
 

A Sociedade Ponto Verde vai suspender a partir de 1 de Outubro a reciclagem de determinadas embalagens plásticas, como copos de iogurte e sacos de batatas fritas. Esta é uma das acções que a empresa está a tomar para travar a sua falência, ironicamente alimentada pelo próprio sucesso da reciclagem. Comunicada ontem, a medida – que afecta apenas uma parte das embalagens plásticas recicláveis – surpreendeu a todos, de ambientalistas a empresas gestoras do lixo municipal, passando pelo próprio Governo.



Cavaco sob pressão, Público de 23-09-2009
 

No day-after do afastamento de Fernando Lima da chefia da assessoria para a comunicação social do Palácio de Belém, aumentaram as pressões políticas sobre o Presidente da República para que fale sobre o caso da suspeita de vigilância aos seus assessores e que explique as razões de – depois de ter dito que só falaria sobre isso depois das eleições – ter afastado o seu homem de confiança. No turbilhão de reacções e comentários que procuram criticar e pressionar o Presidente da República, sobressaem as afirmações de José Pacheco Pereira e de António Vitorino, dois pesos-pesados da determinação da linha ideológica dos respectivos partidos PSD e PS.



Está lançada a confusão, Record de 23-09-2009
 

A nomeação do árbitro lisboeta Duarte Gomes para o clássico de domingo entre FC Porto e Sporting, da 6.ª jornada da Liga Sagres, no Estádio do Dragão, foi recebida com perplexidade em Alvalade. Ao que a agência Lusa apurou, a notícia da nomeação de Duarte Gomes foi acolhida com surpresa e desagrado, embora ainda não haja uma reacção oficial do clube. O juiz lisboeta esteve recentemente ligado a um caso num jogo do Sporting, mais precisamente antes da partida com o Vitória de Setúbal (2-1), da 28.ª jornada da Liga portuguesa de 2008/09, disputada a 9 de Maio. Durante o aquecimento, Duarte Gomes teve uma acesa discussão com o treinador de guarda-redes dos leões, acabando mesmo por empurrar Ricardo Peres, que viria depois a expulsar.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream