21 setembro 2009

Manchetes do Dia - 21-09-2009

Segunda, 21 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Esmiuçamos os segredos dos Gato, 24 Horas de 21-09-2009
 

Nem o caso Freeport nem o episódio TGV foi esmiuçado por Ricardo Araújo Pereira nas entrevistas a Sócrates e a Ferreira Leite. Esquecimento ou acordo? "O que vos posso dizer é que não confirmo que as perguntas sejam combinadas", diz ao 24horas.



Sofrer para ganhar, A Bola de 21-09-2009
 

O Benfica foi a Leiria vencer a União local por 2-1 e garantir os três pontos que lhe permitem isolar-se no segundo lugar da classificação. Saviola (4') e Cardozo (78', g.p.), apontaram os golos dos encarnados, David Luiz (19') marcou na própria baliza o tento dos leirienses.



Águias sofrem para vencer, Correio Manhã de 21-09-2009
 

Uma grande penalidade convertida por Oscar Cardozo, a 11 minutos do fim, permitiu ao Benfica derrotar a sólida oposição de um excelente União de Leiria (2-1) e isolar-se no segundo lugar. Com menos brilho do que em outras noites, mas com a estrelinha intacta. Com um estádio, habitualmente deserto, transfigurado pela presença de milhares de adeptos encarnados, a equipa de Jorge Jesus entrou no jogo a tirar partido de uma receita habitual: livre lateral de Aimar, desvio na área, desta vez do pequeno Saviola, antecipando-se a Pateiro num movimento veloz.



Gestores públicos ganham prémios de 1,4 milhões, Correio Manhã de 21-09-2009
 

Os cinco administradores executivos da REN – Redes Energéticas Nacionais – receberam, em 2008, quase 1,34 milhões de euros em prémios de gestão. Ao todo, no ano passado, a REN pagou à administração executiva, incluindo gestores de outras firmas participadas pela REN, 1,41 milhões de euros. José Penedos, presidente desta empresa de maioria de capital público, diz que "quem responde pelas remunerações das empresas cotadas são as comissões de remuneração e não os gestores". O presidente da REN, que foi reconduzido no cargo em 2007 pelo actual Governo, frisa que a empresa registou "o melhor desempenho, em 2008, no PSI 20", índice de referência da Bolsa.



Brisa aumenta capital no Brasil para comprar mais concessões de auto-estradas, Diário Económico de 21-09-2009
 

A Brisa está a preparar a aquisição de empresas gestoras de auto-estradas no mercado brasileiro, através da sua participada local, a CCR - Companhia de Concessões Rodoviárias. O Diário Económico apurou junto de fonte ligada ao processo que o aumento de capital da CCR, anunciado ao final da passada sexta-feira em Lisboa (início da tarde em São Paulo), tem como principal objectivo "ir às compras no mercado secundário [de concessões já em operação] e reforçar a posição de liderança nas concessões rodoviárias no Brasil".



Aviso de Cavaco sobre segurança põe em causa lei das 'secretas', Diário Económico de 21-09-2009
 

"Deixem passar as eleições e tentarei, de forma discreta, obter informações sobre questões de segurança". Esta frase, com que o Presidente da República reagiu, na sexta-feira, à polémica sobre as alegadas escutas em Belém, tem causado algum mal estar nos serviços de informação portugueses. O Presidente não se referiu especificamente a nenhum dos serviços, o Serviço de Informações de Segurança (SIS ) e o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), mas estes sentem que Cavaco Silva está a pôr em causa a credibilidade da lei da segurança nacional, e isso também lhes diz respeito.



CMVM chama ex-gestores do BCP a depor, Diário Económico de 21-09-2009
 

A CMVM notificou finalmente alguns arguidos nos processos de contra-ordenação por alegada "prestação de informação falsa ao mercado e ao regulador" para serem ouvidos. Esta notificação responde ao pedido de alguns arguidos que pediram para ser ouvidos no âmbito da defesa. Serão assim ouvidos em audiência, nas três últimas semanas de Outubro, os arguidos António Castro Henriques, Filipe Pinhal, Antonio Rodrigues, e os directores Miguel Magalhães Duarte, Luís Gomes e Filipe Abecassis. Para além destes, que pediram o direito ao contraditório, estão ainda acusados pela CMVM os ex-administradores: Jardim Gonçalves, Paulo Teixeira Pinto, Christopher de Beck e Alípio Dias, e o director Rui Lopes.



Crédito malparado das empresas duplica num ano, Diário Notícias de 21-09-2009
 

As empresas portuguesas estão com "a corda na garganta". O forte crescimento do crédito malparado não dá sinais de abrandar (pelo contrário), tendo mais que duplicado no último ano terminado em Julho. E mais de metade dos empréstimos em cobrança duvidosa estão nas mãos de dois sectores, construção e imobiliário. Nos primeiros sete meses de 2009, o crédito malparado gerado pelas empresas portuguesas atingiu 4,2 mil milhões de euros, o dobro dos 2,1 mil milhões de Julho de 2008 e o valor mais alto desde 1997, ano em que começaram a ser publicadas as séries do Banco de Portugal. Ultrapassam já em 600 milhões de euros, o malparado dos particulares, que em Julho chegava a 3,6 mil milhões de euros.



Estado-Maior das Forças-Armadas nega buscas a pedido de Cavaco Silva, Diário Notícias de 21-09-2009
 

O Estado-Maior-General das Forças Armadas garantiu ontem que não lhe foi solicitada uma operação no Palácio de Belém para detecção de eventuais escutas. Desmentiu assim a fonte oficial da Presidência que, na véspera, havia confirmado a diligência, excluindo o envolvimento da PJ e do SIS. Com este esclarecimento fica-se sem saber quem a terá realizado. Ao que o DN apurou, foi ainda no tempo de Jorge Sampaio que chegou pela última vez ao Estado-Maior-General das Forças Armadas o pedido para realizar uma operação do género, em Belém.



PS abre guerra ao Bloco de Esquerda, I de 21-09-2009
 

A "dita esquerda comunista e radical" defende as "nacionalizações que vão retirar Portugal do contexto europeu, quer pôr Portugal de fora da moeda única, quer isolar Portugal do mundo, quer pôr fim ao financiamento da nossa economia". As propostas da "esquerda radical" representam "o ataque fiscal mais forte de que há memória" e não são "uma pedrada", mas "um bloco atirado às famílias e à classe média portuguesa". Os disparos são do ministro das Finanças e número dois do PS pelo Porto, Teixeira dos Santos - o bloco de que fala, é o de esquerda.



Quanto vale uma vida?, I de 21-09-2009
 

Será difícil escapar ao lugar comum. Quanto vale uma vida humana? Em teoria, não tem preço. O que não evita que todos os dias os tribunais se vejam obrigados a traduzi-la em euros. Se se tiver de apresentar uma referência comum, situa-se actualmente na casa dos 60 mil euros, embora a jurisprudência aponte para uma tendência de subida das indemnizações pelo direito à vida. Mas a frieza das tabelas e números extraídos de acórdãos não traduz a complexidade que se esconde atrás de cada caso.



Regulador abre a porta a aumento do preço da água, Jornal Negócios de 21-09-2009
 

O Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) emitiu uma recomendação para "harmonizar as estruturas tarifárias" e "trazer-lhes racionalidade económica e financeira". O documento visa reduzir a disparidade tarifária entre as várias regiões do País, para que as dezenas de sistemas existentes possam ser comparáveis. Com a recomendação agora emitida, o regulador abre a porta para que as tarifas venham a aumentar, cobrindo melhor o défice que ainda hoje se verifica.



O segredo dos sapatos de Manuela, Jornal Negócios de 21-09-2009
 

A tarefa, aparentemente, era fácil. Acompanhar, por um dia, a campanha do PSD. O destino escolhido foi Santarém, mas a inexperiência nestas matérias revelou-se quando os repórteres deram por si à porta do almoço do PS, em vez do social-democrata. Vamos por partes. O dia começou no largo do Seminário, em Santarém, ponto de encontro para uma "arruada". No local, duas dezenas de jovens social-democratas aguardavam a chegada da líder para começarem a cantar, com a ajuda de um megafone, garantindo que a passagem de Ferreira Leite na cidade não passasse despercebida "Ninguém pára a Manela", "Manela vai em frente, tens aqui a tua gente", eram algumas das frases cantadas para apoiar a candidata a primeiro-ministro.



Forças especiais da PSP para todo o país, Jornal Notícias de 21-09-2009
 

A medida, concebida e definida pela Direcção Nacional da PSP e que só está à espera da assinatura do ministro da Administração Interna para ser efectivada, por estar no âmbito da Lei Orgânica daquela força de segurança, envolve um total de mais de 500 homens, todos com origem na Unidade Especial de Polícia, localizada em Belas, nas imediações de Lisboa e que tem um efectivo de cerca de mil agentes. O objectivo da medida é melhorar a capacidade de resposta das forças especiais da PSP, concebidas e preparadas para fazer face a incidentes de alta violência criminal, como o "carjacking" e os roubos à mão armada, mas vai ter também como consequência um aumento do efectivo da UEP, tanto mais que vai ser também incrementado o patrulhamento em áreas de risco, como por exemplo o distrito de Setúbal.



PSD e PS reforçam apelo ao voto útil, Jornal Notícias de 21-09-2009
 

José Sócrates vai colar PSD à direita. Ferreira Leite posicionar-se-á no centro direita. Ambos vão usar a ingovernabilidade e apelar ao voto útil, ao contrário de BE, PCP e CDS-PP que o tentarão combater. Discursos vão endurecer até sexta-feira. À medida que se aproxima o decisivo dia 27 de Outubro, os partidos vão formatar a sua mensagem de maneira a captar o maior número de votos. Os politólogos esperam uma radicalização de argumentos, mas sem chegar ao nível das últimas eleições europeias.



Aimar fez de saca-rolhas, O Jogo de 21-09-2009
 

Num ambiente que, pela presença maciça de adeptos, lhe trazia à memória o apoio caloroso da Luz, a equipa do Benfica teve de espremer argumentos técnicos e tácticos para esfrangalhar a teia que do outro lado da muralha foi concebida pelo treinador do Leiria para emperrar a intensidade de uma máquina que, embora tenha soluçado, continua firme na corrida pelo título.



Atral Cipan no mercado russo em 2010, OJE de 21-09-2009
 

A farmacêutica Atral Cipan prevê começar a vender dois antibióticos para a Rússia no segundo semestre de 2010, afirmou um dos responsáveis da empresa, Carlos Araújo, citado pela Lusa. Os medicamentos estão à espera de autorização de introdução no mercado (AIM), que deverá ser obtida até ao final do ano. Carlos Araújo afirmou que o objectivo imediato da empresa é conseguir, nesta primeira fase, vendas da ordem dos "milhares de euros", mas que a Rússia é um mercado de grande potencial que vale cerca de 8 mil milhões de euros. A Atral Cipan integra uma missão empresarial da PharmaPortugal/Apifarma que inicia hoje uma visita à Rússia no sentido de desenvolver parcerias com empresas locais, para que as empresas portuguesas possam exportar os seus medicamentos para aquele mercado e também produzir fármacos no país.



Arte na Idade do Gelo, OJE de 21-09-2009
 

Uma figura que ficou conhecida como "Vénus", esculpida num dente de mamute, atrai as atenções de um visitante da exposição "A Idade do Gelo - Arte e Cultura", patente até 10 de Janeiro na Kunstgebaude de Stuttgart, na Alemanha.



BdP sinaliza retoma da economia, OJE de 21-09-2009
 

O indicador coincidente de actividade económica do Banco de Portugal apresentou em Agosto uma melhoria face ao mês anterior, sinalizando a estabilização da economia portuguesa e interrompendo uma sucessão de seis meses de tendência decrescente. Apesar da melhoria, o indicador, que antecipa o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), mantém-se ainda negativo em 1,4 pontos. De acordo com as Contas Nacionais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo trimestre do ano o PIB diminuiu 3,7% em volume, face ao trimestre homólogo, depois de ter recuado 4,0% nos primeiros três meses.



Governo seguiu estratégia para enfraquecer comunicação social privada, Público de 21-09-2009
 

Francisco Pinto Balsemão, patrão da Impresa, afirma que "Augusto Santos Silva foi o pior ministro da comunicação social desde o 25 de Abril" e considera que "existiu neste Governo um plano para enfraquecer os grupos de comunicação social privados". Em entrevista, Balsemão diz acreditar que o futuro dos jornais on-line passará pela cobrança de "parte dos conteúdos" e mostra-se receoso em falar da Ongoing e de Nuno Vasconcelos. Pensando no futuro, diz: "Estou a criar uma empresa familiar para os meus filhos terem a maioria na Impresa".



Aproximação entre Bloco e PS ganha força na campanha, Público de 21-09-2009
 

O líder histórico do PS, Mário Soares, pediu ontem "uma vitória muito confortável ao PS nas eleições", mas foi avisando que, caso o PS não renove a maioria absoluta, uma coligação com o BE não o "repugna". Depois de Ana Gomes, a declaração de Soares veio reforçar a tese dos que apontam para a aproximação entre os dois partidos como uma necessidade. Formalmente, porém, o porta-voz do PS veio dizer que esse cenário é "uma miragem". Do outro lado, o Bloco tenta tornar o PS refém do seu poder eleitoral. Louçã citou durante o dia Alegre e João Cravinho, numa manobra de sedução da ala esquerda do PS.



Águia foge ao dragão, Record de 21-09-2009
 

Depois do desaire do FC Porto em Braga, o Benfica sentiu grandes dificuldades mas não falhou em Leiria. Saviola inaugurou o marcador logo aos 5', mas a U. Leiria chegou ao empate com um autogolo de David Luiz (38'), antes de Cardozo (79') fazer, de penálti, o resultado final. Os encarnados aproveitam, assim, para se distanciar dos dragões e manter a perseguição aos arsenalistas.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream