17 setembro 2009

Manchetes do Dia - 17-09-2009

Quinta, 17 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Miúda de 18 anos conduz seis colegas à morte, 24 Horas de 17-09-2009
 

Tinham entre 17 e 20 anos. Iam almoçar após o regresso às aulas quando a carrinha Kangoo onde seguiam se despistou, capotou e embateu numa Mercedes Vito. Tânia, a condutora, pegou no carro sem o conhecimento dos pais.



Jesus quer mais, A Bola de 17-09-2009
 

Oportunidade de ouro para Júlio César. Depois da utilização na vitória sobre o Celtic (3-1), dia 2, no Canadá, para a CNE Cup, o brasileiro avança hoje para a titularidade na baliza, naquele que será o primeiro jogo oficial do ex-guardião do Belenenses. Aos 23 anos, cumpridos precisamente na sua estreia diante da formação escocesa, assume, pelo menos nos 90 minutos desta noite (20.05 horas, SIC), frente ao BATE Borisov, o posto de número um entre os postes - Quim não foi convocado e Moreira fica no banco. Com a camisola 13 nas costas, anteriormente pertencente a Fellipe Bastos, Júlio tem hoje a oportunidade de brilhar e poder, eventualmente, levar Jorge Jesus a dar-lhe, em definitivo, a baliza.



Desastre mata sete estudantes, Correio Manhã de 17-09-2009
 

Tânia Silva e as amigas queriam festejar a passagem para o 3º ano do curso de Contabilidade que frequentavam em Penafiel. Sem que os pais soubessem, a jovem levou para a escola a carrinha da mãe, uma Renault Kangoo. A ideia era simples: no fim das aulas iam todas dar um passeio. Só que para as sete jovens que seguiam na carrinha de dois lugares – duas iam à frente e cinco seguiam na mala – o dia terminou em tragédia.



Sócrates propõe nova taxa sobre operações financeiras dos bancos, Diário Económico de 17-09-2009
 

Portugal defende a criação de uma taxa generalizada sobre operações financeiras entre bancos, a nível europeu. Esta será a sugestão que José Sócrates vai apresentar hoje à tarde aos líderes europeus, em Bruxelas, onde vai decorrer uma reunião de preparação da posição europeia para o encontro do G20 na próxima semana em Pittsburg, nos EUA. "Portugal vai defender que a União Europeia proponha na reunião do G20 a criação, a nível internacional, de uma taxa generalizada sobre operações financeiras realizadas entre operadores financeiros", revelou ao Diário Económico, o primeiro-ministro. José Sócrates justificou a medida com o objectivo de que "o sector financeiro suporte parte dos custos que os países tiveram que incorrer com a crise financeira".



Linha de TGV entre Lisboa e Porto é mais vantajosa, Diário Económico de 17-09-2009
 

Numa das últimas aparições públicas na qualidade de ministro das Obras Públicas, Mário Lino decidiu ontem inovar no Fórum de Infra-Estruturas de Transportes do Diário Económico. Descontraído, como poucas vezes surgiu em público ao longo do mandato que diz não querer renovar, Mário Lino aproveitou para sublinhar a importância do projecto de alta velocidade para o País e começou a intervenção de encerramento do debate a citar o exemplo de Manuel Lima.



Escola discrimina alunos por notas e revolta pais, Diário Notícias de 17-09-2009
 

Alguns pais de alunos da Escola Básica do 1.º ciclo José Ruy, na Damaia, Amadora, estão contra a separação dos filhos de acordo com as suas dificuldades. A questão já tinha sido levantada no final do ano lectivo e agora que começa a ser aplicada volta a gerar polémica. Neste momento, os alunos de cada ano estão divididos em três turmas: A, B e C. A primeira turma é a única que não tem um reforço pedagógico, ou seja, um outro professor de apoio, nas disciplinas de Matemática e Português. A mãe de um aluno do segundo ano conta ao DN que os da turma A são os que não têm dificuldades, os da B são os que têm algumas e os da C têm mais dificuldades. Esta distinção é conhecida por turmas de nível e é já usada em algumas escolas portuguesas.



"Não me meto na campanha portuguesa mas o TGV é prioritário", Diário Notícias de 17-09-2009
 

Mariano Rajoy é "favorável à conexão entre Lisboa e Madrid por uma linha de alta velocidade". O presidente do Partido Popular espanhol, contactado através do seu gabinete, sustenta, em declarações exclusivas ao DN, que a ligação de TVG entre os dois países vizinhos "fortalece a integração, o desenvolvimento e é boa para os dois lados". O líder da oposição espanhola considera que o TGV Lisboa-Madrid "é prioritário", mas recusa comentar o uso deste tema na campanha eleitoral das legislativas em Portugal: "Na campanha não nos metemos." Sobre o facto de a presidente do PSD - parceiro do PP espanhol no Partido Popular Europeu - defender o adiamento ou a suspensão do TGV entre Lisboa e Madrid, Mariano Rajoy é da opinião que "a senhora Manuela Ferreira Leite conhece melhor a situação portuguesa e saberá quais são as suas prioridades."



Espanha e Salazar. Os fantasmas da campanha, I de 17-09-2009
 

Até ao fecho desta edição, os nomes ainda não constavam no boletim de voto. Mas no momento em que os eleitores forem chamados a votar, no dia 27 de Setembro, é altamente provável que atravessem a mente dos portugueses. Falamos de Salazar e da padeira de Aljubarrota. Subitamente, entraram nos discursos eleitorais de PS e PSD como fantasmas invocados para apelar à rejeição do voto no opositor. Entre os socialistas surgem as críticas à "outra senhora" que defende um Portugal "orgulhosamente só"; nos sociais-democratas invoca-se "a defesa da independência económica" e criticam-se "os interesses espanhóis" no TGV. Estamos em 2009. E a campanha oficial ainda agora começou.



Governo poupa nos salários dos funcionários à custa de mais contratos a termo, Jornal Negócios de 17-09-2009
 

Nos últimos quatro anos, o Governo conseguiu reduzir o peso das despesas com pessoal sobre a economia. mas equanto a factura salarial baixava nos funcionários do quadro e nos que têm contratos por tempo indeterminado, os gastos com os chamados contratos "precários" registaram um disparo entre 2005 e o ano passado. Na edição de hoje, o Negócios faz um balanço das reformas que foram feitas na Administração Pública nesta legislatura, não deixando de apresentar uma perspectiva mais a longo prazo, neste caso dos gastos com o pessoal na última década. Além do já habitual protagonista, o Negócios entrevistou ainda Pedro Camões, professor de Administração Pública na Universidade do Minho sobre o balanço do que foi feito e das suas consequências na máquina do Estado.



José Manuel de Mello. O banqueiro que amava a indústria, Jornal Negócios de 17-09-2009
 

Há algo aparentemente contraditório na personalidade de José de Mello. Algo que o levava a contestar tudo e todos em alta voz, fazendo-se ouvir como uma pedrada no charco num país semi-temeroso. Assumindo-se desencantado, pouco confiante no futuro. E, ao mesmo tempo, confessando-se um amante da vida e aventurando-se, idade fora, em novos empreendimentos. A contradição só existia mesmo em aparência. José de Mello, que ontem faleceu vítima de doença prolongada, quase a completar 82 anos de idade, é apontado por muitos como o neto que mais se aproximou da personalidade do avô, Alfredo da Silva. Que vestiu e exibiu o seu inconformismo.



Das aulas para a morte, Jornal Notícias de 17-09-2009
 

Sete jovens mulheres, com idades dos 17 aos 19 anos, morreram ontem na variante do Cavalum (Penafiel), após despiste, seguido de colisão frontal contra outro carro. Viajavam todas numa Renault Kangoo, de dois lugares. Momentos antes do acidente, as vítimas saíram do centro de formação Inforfiel, na cidade de Penafiel, onde frequentavam um curso de Contabilidade, promovido pelo Centro de Formação Profissional do Sector Terciário do Porto.



Prioridade é ser campeão, O Jogo de 17-09-2009
 

"A primeira prioridade do Benfica é ser campeão", afirmou ontem Jorge Jesus, quando interrogado sobre as aspirações da equipa nas competições europeias. "Claro que a Liga Europa é uma prova que dá grande credibilidade. Queremos que o Benfica tenha a identidade que teve no passado por esse mundo fora. Acreditamos que temos equipa para passar a fase de grupos. A partir daí, tudo pode acontecer", afirmou o treinador, dando como exemplo a sua experiência na temporada passada com o Sporting de Braga, em que a equipa chegou aos oitavos-de-final da Taça UEFA. "Tenho experiência nesta prova. O ano passado fiz 14 jogos na Taça UEFA pelo Sporting de Braga. Vamos ver o que acontece", afirmou.



BPA Europa atento às energias, OJE de 17-09-2009
 

O BPA Europa, com sede em Lisboa, é a primeira operação de internacionalização do Banco Privado Atlântico, uma instituição financeira angolana participada da Sonangol e que é o parceiro em Luanda do Millennium bcp. A instituição em Lisboa vai focar na área da banca de investimento e o maior desafio é levar empresários angolanos e portugueses a contribuírem para a diversificação da estrutura do PIB angolano, afirmou o presidente do grupo, Carlos da Silva. O BPA Europa poderá, no entanto, efectuar operações de aquisição. O gestor disse que tem um grupo de trabalho atento às oportunidades nos sectores das energias, depois de ter falhado a proposta para a aquisição da Qimonda Solar, através de um consórcio.



Morreu José Manuel de Mello, OJE de 17-09-2009
 

Faleceu ontem de madrugada José Manuel de Mello, aos 81 anos de idade. O ex-patrão da CUF e da Lisnave, cujo império foi nacionalizado em 1975, reergueu um grupo hoje presente em empresas como a Brisa, a José de Mello Saúde, a CUF, a Efacec e a EDP.



Zara vende online este Outono-Inverno, OJE de 17-09-2009
 

A Inditex vai avançar com a venda da marca Zara na Internet na estação Outono-Inverno, avançou o grupo espanhol de moda que divulgou ontem os resultados referentes ao primeiro semestre do ano. A campanha vai começar em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália, informou a empresa em comunicado, para depois ser alargada aos restantes mercados onde a marca está presente. Pablo Isla, vice-presidente do grupo, adiantou em conferência de imprensa citada pelo jornal El País que este lançamento supõe "um passo estratégico importante" dentro da política da Inditex de dar um melhor serviço aos seus clientes. Contactado pelo OJE, o grupo espanhol preferiu não entrar nos detalhes da operação.



Barroso volta a mandar na Comissão Europeia, Público de 17-09-2009
 

A longa batalha travada nos últimos meses por Durão Barroso para ser reconduzido na presidência da Comissão Europeia chegou ontem ao fim com a sua eleição no Parlamento Europeu (PE) por uma maioria simultaneamente folgada e frágil. Numa votação particularmente concorrida (718 votantes em 736 eurodeputados), Barroso obteve 382 votos a favor, 219 contra e 117 abstenções. O que traduz o apoio de 53 por cento do PE, contra 58 por cento conseguidos na sua primeira eleição, há cinco anos. Para Barroso, o resultado conferelhe uma "autoridade reforçada" para conduzir a sua agenda virada para a saída da crise económica e financeira, redução do desemprego e combate às alterações climáticas.



Recuperação da economia não vai travar subida do desemprego nos próximos meses, Público de 17-09-2009
 

Apesar de a economia portuguesa ter saído da recessão técnica no segundo trimestre deste ano, o desemprego em Portugal vai continuar a aumentar, podendo abranger 11,7 por cento da população activa no final de 2010, o que corresponde a cerca de 650 mil pessoas sem emprego. De acordo com as previsões da OCDE, os próximos meses poderão ser de aceleração do processo de degradação do mercado de trabalho. Até agora, e segundo as contas da OCDE, já se registou (dados do segundo trimestre deste ano) um agravamento da taxa de desemprego de 1,5 pontos percentuais, com um acréscimo de 84 mil desempregados.



Nuno na frente, Record de 17-09-2009
 

O Benfica estreia-se hoje à noite na fase de grupos da Liga Europa, defrontando o BATE Borisov sem Quim e Aimar, poupados por Jorge Jesus, mas com muitas novidades. Além do regresso de Maxi Pereira à ala direita da defesa, está em perspetiva a reedição da dupla atacante Cardozo/Nuno Gomes, bem como as estreias de Júlio César e Felipe Menezes. Amorim transita para o meio-campo, ocupando o lugar de Ramires.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream