18 setembro 2009

Manchetes do Dia - 18-09-2009

Sexta, 18 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Manuela posta a trabalhar a um canto na TVI, 24 Horas de 18-09-2009
 

Júlio Magalhães, no seu primeiro dia como director de informção da TVI, retirou o cargo de coordenadora de "Repórter TVI" a Manuela Moura Guedes e pediu-lhe "para ser repórter até às Eleições Legislativas", conta um amigo da jornalista. Que ironiza: "Ou seja, repórter por 11 dias e depois logo se vê..."



Leão de ouro, A Bola de 18-09-2009
 

O Sporting entrou com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa, vencendo na Holanda o Heerenveen, por 3-2. Liedson fez os três golos dos «leões», que, no entanto, muito sofreram (desnecessariamente, diga-se). Perante adversário notoriamente acessível, o Sporting até entrou bem na partida, dispondo de oportunidade soberana para marcar logo de início. No entanto, acabou por ficar em desvantagem no marcador à passagem dos 11 minutos, num cabeceamento do «gigante» Sibon, que levou a melhor sobre o regressado à equipa Anderson Polga.



Governo perdoa multas a PS, Correio Manhã de 18-09-2009
 

Foram precisas apenas dez horas para 'apagar' as infracções que, anteontem, conduziram à apreensão de três carrinhas do PS, no Barreiro, e à passagem de uma multa de 1110 euros ao partido. Por ordem da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) – entidade que depende do Governo –, que alegou "a defesa do exercício de liberdades", a GNR devolveu as viaturas retidas, e perdoou a coima.



Águias entram com pé direito na Europa, Correio Manhã de 18-09-2009
 

O Benfica cumpriu sem brilhantismo a obrigação de entrar a ganhar, em casa, na Liga Europa, frente ao BATE Borisov, numa partida de descanso activo para muitos jogadores e que acabou por constituir uma agradável oportunidade para Nuno Gomes. Foi muito cautelosa e bastante menos dinâmica do que nos últimos tempos a entrada do Benfica. Como que sugestionado pelo enigma vindo da Bielorrússia, a equipa de Jorge Jesus optou por bater leve, levemente, até descobrir que tipo de adversário era aquela gente. Sobretudo, por causa das muitas alterações introduzidas pela rotação, com estreias dos brasileiros Júlio César na baliza e Felipe Menezes no posto de Aimar e com os regressos de Maxi Pereira e Nuno Gomes.



Clientes retiram 800 milhões das contas no BPN, Diário Económico de 18-09-2009
 

O Banco Português de Negócios (BPN) registou, no primeiro semestre deste ano, um prejuízo de 53,2 milhões de euros, revelam os dados disponibilizados no Banco de Portugal. Um valor que representa uma melhoria face ao prejuízo de cerca de 287 milhões que terá sido registado em igual período de 2008. No entanto, nem tudo correu bem neste período. As contas do banco mostram também que houve uma redução dos recursos de clientes em perto de 800 milhões em Junho face a Dezembro do ano passado. Os números de Março indiciam que boa parte dessa saída de dinheiro dos clientes terá ocorrido, precisamente, nos últimos três meses, fixando-se o crédito nos 3,67 mil milhões de euros.



Os melhores investimentos para quem sonha com o euromilhões, Diário Económico de 18-09-2009
 

Ia dar a volta ao mundo? Comprava uns quantos Ferraris e Lamborghinis? Talvez um para cada dia da semana... Ou uma casa em cada continente? Quem sabe uma ilha? Dificilmente existirá quem nunca tenha pensado no que faria se ganhasse o Euromilhões. Afinal, 100 milhões de euros levam a imaginação de qualquer um aos píncaros. Mas, em vez de se precipitar em gastos extravagantes, que tal investir 100 milhões de euros num depósito a prazo com uma taxa de 3%, sem correr qualquer risco? Render-lhe-ia ao final de um ano a módica quantia de 3 milhões de euros. Ou seja, iria necessitar apenas de cerca de 170 dias de juros para poder comprar a sua frota de carros de luxo sem sequer necessitar de mexer no capital inicial. Parece apelativo.



Procurador não investiga suspeita de compra de votos no PSD, Diário Económico de 18-09-2009
 

A alegada compra de votos na distrital de Lisboa do PSD pode ter marcado o dia político de ontem, mas não vai marcar um novo caso na Justiça portuguesa. É que o Ministério Público considera que não há nenhum crime e recusa investigar o caso. "Os factos, tal como são relatados na imprensa, não preenchem qualquer tipo legal de crime, situando-se a questão no domínio político. Não há por isso, por ora, fundamento legal para abrir inquérito", esclareceu o gabinete do Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, em resposta ao Diário Económico.



Assessor do Presidente encomendou caso das escutas, Diário Notícias de 18-09-2009
 

Documentos provam que foi o principal assessor de Cavaco Silva, Fernando Lima, quem deu indicações ao editor do jornal Público, Luciano Alvarez sobre as suspeitas de o Presidente estar a ser vigiado pelo Governo.



Guerra no PSD: "Este ataque vem de dentro do partido", I de 18-09-2009
 

Guerra aberta no PSD. Helena Lopes da Costa, acusada por testemunhas de participar na compra de votos dentro do PSD-Lisboa, acusa a distrital de ter servido de fonte à Sábado para "um ataque a presidente do partido através das pessoas que a apoiam". "Com as posições que tem tomado não há nenhum dirigente do PS que faça melhor trabalho para os socialistas do que Carlos Carreiras", acusa Lopes da Costa, na entrevista que publicamos na página seguinte. O actual presidente da distrital do PSD em Lisboa, Carlos Carreiras - que apoiou a candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do partido - recusou comentar esta tese. E centrou as suas críticas no timing de publicação de uma notícia que diz ser "um assunto recorrente". "Já se ouve falar nestes rumores há vários anos e não podemos acreditar que este timing é inocente", disse ao i.



"O poder da Maçonaria é demasiado empolado", Jornal Negócios de 18-09-2009
 

António Reis, 61 anos, é Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano. Não perca hoje nas bancas com o Negócios a grande entrevista com Anabela Mota Ribeiro. Da Seara Nova ao assalto à RTP no 25 de Abril de 74, do MFA à Maçonaria, da política ao abandono do marxismo e do catolicismo, António Reis conta a sua história e fala do poder da Maçonaria. "O poder da Maçonaria é ético-cívico, e não político. Não somos uma casa que actua como uma central de comando da vida política e empresarial. É verdade que aqui se encontram pessoas que têm cargos importantes na vida cívica, política, cultural, empresarial. Mas o que as junta é uma vontade de reflexão e aperfeiçoamento."



Governo admite "alguma precipitação" na mobilidade de funcionários públicos, Jornal Negócios de 18-09-2009
 

O secretário de Estado da Administração Pública reconhece que alguns serviços se precipitaram na forma como colocaram funcionários públicos na mobilidade especial. Gonçalo Castilho dos Santos admitiu, em declarações ao Negócios, que houve "alguma precipitação, entretanto corrigida nos anos subsequentes, na selecção dos trabalhadores colocados em mobilidade especial", sem contudo precisar os serviços ou organismos onde isso ocorreu.



Benfica e Sporting vencem na estreia da Liga Europa, Jornal Notícias de 18-09-2009
 

Objectivo cumprido. O Benfica venceu, ontem, o BATE Borisov, por 2-0, no arranque da Liga Europa, manteve a boa imagem e Jorge Jesus ainda se deu ao luxo de proteger algumas das principais unidades do plantel. O Sporting entrou com o pé direito na Liga Europa, ao vencer o Heerenveen, por 2-3. Diante de holandeses com pouca qualidade, o triunfo foi muito sofrido, sem necessidade. Culpa dos leões que estiveram amorfos.



PSD deixa fugir o PS e BE reforça 3º lugar, Jornal Notícias de 18-09-2009
 

Se as eleições fossem hoje, o PS venceria, com 6% de vantagem sobre o PSD. Numa semana, desfez-se o empate técnico registado na última sondagem. No entanto, a perspectiva de maioria absoluta é cada vez mais remota. O arranque oficial da campanha eleitoral produziu, para os social-democratas, um efeito contrário ao desejado. A avaliar pelos resultados da sondagem da Universidade Católica para o JN, o DN, a RTP e a Antena 1, cujo trabalho de campo teve lugar entre os dias 11 e 14 deste mês, foi nessa fase que o PSD deixou escapar os socialistas. O facto de perder três pontos percentuais explica, em grande parte, a distância em relação ao principal adversário agora detectada. Mas não explica tudo.



Nas mãos de Liedson, O Jogo de 18-09-2009
 

A tradição ainda é o que era, e o Sporting continua a ser feliz na Holanda. O adversário era, porém, bastante mais acessível que os últimos holandeses defrontados - fossem os do Feyenoord, do AZ Alkmaar ou mesmo do Twente. Liedson resolveu com três golos. O Sporting somou os três pontos e segue na frente do Grupo D da Liga Europa. Mas esbanjou uma clara oportunidade de vencer de forma inequívoca e de ganhar novo fôlego, alento e dinâmica de vitória, dos quais a equipa continua a acusar que precisa. Mas continua a crescer...



INE sinaliza estabilização da economia, OJE de 18-09-2009
 

A actividade económica em Portugal manteve-se estabilizada entre Maio e Junho, embora mantendo-se em terreno ligeiramente negativo, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua síntese mensal de conjuntura, ontem divulgada. O indicador de actividade económica, que consolida vários indicadores desde a produção na indústria às vendas de veículos e de cimento, "permaneceu relativamente estável entre Maio e Junho, embora mantendo a tendência descendente observada desde o início de 2008", refere o INE. O indicador de consumo privado, por seu lado, "tem vindo a apresentar reduções menos intensas desde Abril", devido, sobretudo, ao contributo menos negativo do consumo duradouro, como a compra de automóveis, electrodomésticos e material informático.



Semana de Nova Iorque faz desfile na rua, OJE de 18-09-2009
 

Os modelos desfilaram ontem na rua, na Semana de Moda de Nova Iorque. O desfile da colecção Primavera 2010 de Norma Kamali teve lugar no bairro boémio de Soho, sob o signo do guarda-chuva.



EDP sobe com interesse da Sonangol, OJE de 18-09-2009
 

O interesse manifestado pelo presidente da Sonangol, Manuel Vicente, no capital da EDP fez "disparar" a cotação para o melhor nível dos últimos 12 meses. As acções do BCP subiram ontem 2,21% e fecharam nos 3,1 euros, depois de terem estado a subir quase 3,7%. As afirmações do gestor foram feitas à margem do lançamento do BPA Europa, uma instituição financeira detida pelo BPA e cujo accionista de referência é a Sonangol. Manuel Vicente disse aos jornalistas não existirem "movimentações", ou seja, compras de acções. No entanto quando questionado sobre o real interesse em tomar uma posição no capital da EDP, frisou que "é o produto de mais interesse".



Eleições, Público de 18-09-2009
 

O nervosismo tomou conta da campanha do PSD. O caso António Preto e as sondagens que colocam Manuela Ferreira Leite atrás de José Sócrates trouxeram desorientação à comitiva "laranja" num dia desenhado para fugir a outra controvérsia: o TGV e a querela espanhola. Por enquanto, as denúncias de compra de votos por Preto para as eleições na distrital de Lisboa do PSD não vão ser investigadas pela Procuradoria-Geral da República. "Os factos tal como são relatados na imprensa não preenchem qualquer tipo de crime, situando-se a questão no plano político. Não há, por ora, fundamento legal para abrir inquérito", disse fonte do gabinete de imprensa da PGR, questionada pelo PÚBLICO sobre o assunto.



Portugueses trocam compra de casa por arrendamento, Público de 18-09-2009
 

Foi uma verdadeira revolução que conduziu a uma inversão de paradigma no sector imobiliário. Em Junho e Julho, mais de metade das pessoas que, pelo país fora, procuraram uma solução residencial através das ferramentas de pesquisa disponibilizadas pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária em Portugal procuraram imóveis residenciais para arrendamento. A tendência tem vindo a acentuar-se, desde o início do ano, mas a oferta de produtos para arrendamento permanece escassa: apenas três por cento dos imóveis que existem em stock.



Aquelas máquinas, Record de 18-09-2009
 

Nuno Gomes e Cardozo resolvem. Capitão assina o primeiro e assiste paraguaio para o segundo. Hat-trick de Liedson. Levezinho é o único na história dos leões a repetir 3 golos nas eurotaças.



Sócrates antecipa-se a Barroso nos recursos próprios da UE, Semanário de 18-09-2009
 

José Sócrates propôs ontem, em Bruxelas, a criação de uma taxa europeia sobre as operações financeiras, como forma de compensar os gastos dos Estados com a crise financeira e aumentar os recursos da União Europeia. O Primeiro Ministro português antecipa-se a Durão Barroso numa das questões mais prementes da UE, os recursos próprios da instituição. Ainda no princípio deste mês, o ontem reeleito presidente da Comissão Europeia falou no seu programa na necessidade imperiosa de reformar o sistema de financiamento da União Europeia.



PSD decide mudar de agulha preocupado com sondagens, SOL de 18-09-2009
 

O PSD, tal como o PS, monitoriza diariamente o feedback do eleitorado à campanha social-democrata. E, depois de três dias marcados pela polémica em torno do TGV, percebeu que esta estava a aproveitar mais ao PS e a desviar as atenções dos temas que podem render mais votos aos sociais-democratas. O empate técnico que os estudos de opinião registavam na pré-campanha entre PSD e PS começou a sofrer desvios a favor dos socialistas como reflexo da passagem de Ferreira Leite pela Madeira. E acentuou-se nos últimos dias.



Louçã aposta tudo numa maioria com PS, SOL de 18-09-2009
 

As sondagens que dão PS e PSD empatados indiciam uma luta renhida para primeiro-ministro. As audiências que Ferreira Leite obteve nos debates televisivos e (até) na entrevista de terça-feira aos Gato Fedorento, parecem aconselhar prudência na análise. Mas Francisco Louçã, porém, fala e age como se apenas José Sócrates pudesse aspirar a formar Governo.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream