16 setembro 2009

Manchetes do Dia - 16-09-2009

Quarta, 16 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

TVI não dá trabalho a Moura Guedes, 24 Horas de 16-09-2009
 

Manela foi "encostada" e não lhe dão nada para fazer. A jornalista foi para o andar de cima da redacção da TVI e passa os dias sem fazer nada... porque não lhe dão trabalho. A situação está a deixá-la ansiosa e admite que, às vezes, toma "ansiolíticos" para controlar o stresse.



Ataque à Europa, A Bola de 16-09-2009
 

As entradas de Caicedo, Polga e Pereirinha e as saídas de Pedro Silva, André Marques e Saleiro são as principais novidades na lista de convocados elaborada por Paulo Bento para o jogo com o Heerenveen, na quinta-feira, referente à primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa.



Figo tem 2,7 milhões em risco no BPP, Correio Manhã de 16-09-2009
 

Luís Figo tem 2,7 milhões de euros aplicados nos chamados produtos de retorno absoluto comercializados pelo Banco Privado Português (BPP). Estes produtos foram vendidos, durante a presidência de João Rendeiro, pelos gestores de conta do BPP, com garantia de capital e ofereciam uma rentabilidade fixa de cinco por cento ao ano.



Tradição inglesa trai dragão na Liga dos Campeões, Correio Manhã de 16-09-2009
 

O FC Porto procurava em Londres o melhor compromisso. Rigor sem bola, mas capacidade para incomodar o Chelsea sempre que isso não colocasse em causa a organização. Jesualdo duvidou de Belluschi. Muito vivo e alegre com bola, o argentino por vezes entusiasma-se e vai embora para longe. Em Portugal não é grande problema. Na Liga dos Campeões, frente ao Chelsea, permitir a comunicação entre Essien e Lampard poderia ser fatal. Por isso jogou Guarín.



Caixa e Sonangol antecipam abertura de novo banco, Diário Económico de 16-09-2009
 

O Banco Nacional de Angola (BNA) já deu "luz verde" à criação de um banco de investimento por parte da Sonangol e da Caixa Geral de Depósitos. A autorização do banco central angolano chegou ainda no mês de Agosto. Um avanço que irá permitir antecipar o arranque da operação que irá apoiar projectos de investimento em Angola. O banco tinha prazo previsto de abertura para o final do ano. Em declarações ao Diário Económico, Francisco Bandeira, vice-presidente da CGD e futuro 'chairman' da instituição angolana, acredita que "ainda durante o último trimestre teremos condições para olhar para as primeiras operações".



Barroso reeleito hoje Presidente da Comissão sob fogo cruzado, Diário Económico de 16-09-2009
 

O voto é secreto mas Durão Barroso parecia, segundo todas as contagens de espingardas, ter assegurada a reeleição para um novo mandato à frente da Comissão, na votação decisiva que terá hoje lugar. Barroso prometeu ontem uma conduta mais forte e ambiciosa nos próximos cinco anos, jogando a popular carta da mudança apesar da continuidade.



Saúde recomenda a médicos que não tirem férias no pico da Gripe A, Diário Económico de 16-09-2009
 

A ministra da Saúde está a ultimar uma directiva que pede aos directores hospitalares e dos centros de saúde que refaçam as escalas de serviço de modo a que, até Dezembro - altura em que se prevê o pico de casos de gripe A na Europa -, não haja risco de ruptura nos serviços públicos de saúde, apurou o Diário Económico.



Crise obriga colégios privados a facilitar pagamentos, Diário Notícias de 16-09-2009
 

Este ano lectivo, a maior parte dos colégios privados cortou nas actividades extracurriculares, não aumentou as mensalidades nem a alimentação e criou facilidades de pagamentos. O colégio Salesianos do Estoril, que tem 1460 estudantes, reduziu este ano a mensalidade (320 euros, em média) a mais famílias do que o habitual. "A pedido dos pais alguns alunos têm mensalidade reduzida. A média de redução anda nos 40%", revelou ao DN o padre Joaquim Taveira da Fonseca, director da escola. Há mesmo, adianta o responsável, cinco ou seis alunos que este ano não pagam mensalidade. "Alguns têm mensalidade reduzida a 100% porque não queremos que abandonem a escola por causa do dinheiro", acrescenta. Como resposta à crise, o colégio está também a criar um banco de livros para os alunos com mais dificuldade.



Abstenção socialista "dá" hoje segundo mandato a Barroso, Diário Notícias de 16-09-2009
 

Foram as últimas cartadas de Durão Barroso no Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, para arrecadar o maior número possível de votos entre os 736 parlamentares. O ex-primeiro-ministro português cedeu nalgumas das exigências dos principais grupos parlamentares na semana passada para assegurar a maioria ampla que permita a sua recondução por mais cinco anos no topo da hierarquia da União Europeia (UE).



Sócrates admite alianças à esquerda, I de 16-09-2009
 

Esta semana, em entrevista à Antena 1, José Sócrates pela primeira disse essa palavra a mais. "Eu aprendi desde cedo que a democracia é o reino do compromisso, impõe compromissos". O PS procurará "um compromisso" em nome de uma "solução estável para assegurar a governabilidade". Foi isso que Maria Flor Pedroso lhe arrancou a ferros: inicialmente, o secretário-geral do PS não estava disponível para abandonar a cassete do "não antecipar cenários", que acabam por ser "um desrespeito pelos portugueses".



"Agora fala-se em voz baixa. Quem manda pode não gostar", Jornal Negócios de 16-09-2009
 

Na apresentação, ontem, do seu livro, "O Dever do bom Nome", Filipe Pinhal voltou a fazer afirmações sobre o que considera ser "uma era de medo". E não poupou nas palavras. A iniciativa contou com a presença de Jardim Gonçalves, ex-presidente do BCP, João Talone e Miguel Cadilhe, ex-administradores do banco e um também antigo consultor da instituição, Miguel Beleza. "Agora fala-se em voz baixa, porque quem manda pode não gostar e não gostando pode bater", sublinhou Pinhal, acrescentando que esta ideia "tem tido plena confirmação" em termos políticos. "Está-se a esgotar uma geração de políticos com cultura, que está a ser substituída por uma geração de funcionários partidários. Burocratas que governam para a televisão". E que, acrescenta, se limitam a seguir as directrizes de Bruxelas.



Queixas por causa do crédito à habitação disparam, Jornal Negócios de 16-09-2009
 

Nos primeiros seis meses deste ano, o Banco de Portugal recolheu 9.011 queixas, mais 37,7% do que no mesmo período do ano passado e representando um aumento de 16,3% face aos últimos seis meses de 2008, revela o relatório de supervisão comportamental do sistema financeiro divulgado ontem pelo banco central. Em termos absolutos, as contas de depósito à ordem foram as que receberam maior número de reclamações no arranque do ano, com 2.232, seguidas do crédito à habitação, com 2.074 queixas e do crédito ao consumo e para outros fins, com 2.070 reclamações. O crédito à habitação, a dívida que tem um maior peso nos orçamentos das famílias, é um dos segmentos onde se observa o maior aumento do número de queixas por parte dos clientes.



Faltou o golo, Jornal Notícias de 16-09-2009
 

O F.C. Porto voltou a não ser feliz em Inglaterra, perdendo (1-0) com o Chelsea, num jogo em que o resultado foi pior do que a exibição. Um golo de Anelka, no início da segunda parte, ditou a derrota de um dragão lutador em Londres. Foi clara a ideia de Jesualdo Ferreira no início da partida. As alterações que fez relativamente à equipa dos últimos jogos, sem Falcao, Varela e Belluschi em campo, explicam-se pelo facto de a Liga dos Campeões não ser, nem de longe nem de perto, a portuguesa. Como o Chelsea não é a Naval ou o Leixões, o F. C. Porto surgiu em Stamford Bridge a jogar com cautelas, à espera dos espaços para aproveitar a velocidade de Rodríguez e Hulk, com Mariano e Guarín, surpresa das surpresas, preocupados sobretudo em defender.



País perdeu 17 mil empresas num ano, Jornal Notícias de 16-09-2009
 

A falência atingiu 50 583 empresas entre Agosto último e o igual mês de 2008. No mesmo período, constituíram-se 33 665. Contas feitas, Portugal perdeu 16 918 empresas. Indústrias com custos fixos elevados terão sido as maiores vítimas. Longe das 15 985 dissoluções registadas em Dezembro de 2008, o mês de Agosto trouxe poucas alterações no tecido empresarial português. "O mês de Agosto é sempre especial. Os tribunais não funcionam e é natural que ocorram menos falências", explica João Carvalho das Neves, economista e professor do ISEG, comentando o barómetro empresarial da consultora D&B. Daí que não espante o facto de a constituição de empresas (1766) ter suplantado a dissolução (1121) no oitavo mês do ano.



Tem de ser praga, O Jogo de 16-09-2009
 

Um jogo e duas partes diferentes para explicar. Ironicamente, com o intervalo a separá-las. Nessa pausa para descanso, avaliado o desempenho estratégico, apetecia mesmo perguntar: afinal de contas, quem é o treinador italiano deste filme? Lamentavelmente, para o FC Porto, a resposta surgiu logo ao terceiro minuto da segunda parte. Era mesmo Ancelotti. Apanhando-se a ganhar, com um golo a frio de Anelka, o Chelsea cerrou os dentes e puxou de uma costela italianíssima: fez marcha-atrás no campo, reorganizou-se defensivamente, factor mais evidente ainda depois da entrada de Belletti, e foi resolvendo como pôde o vendaval de ataque dos portistas. Hulk, Falcao, Varela e companhia impediram que os ingleses controlassem a bola, mas esbarraram na muralha defensiva e, nas vezes que a furaram, houve sempre Cech para manter a tal incompatibilidade do FC Porto com o território inglês. Sabemos todos que não há vitórias morais, mas há jogos que se perdem de cabeça bem erguida. Como este.



Renault tem gama para baterias portuguesas, OJE de 16-09-2009
 

A Renault apresentou ontem no Salão Automóvel de Frankfurt, o maior da Europa, quatro concept cars que antecipam a futura gama de carros eléctricos da marca, alimentados pelas baterias de ião-lítio produzidas em Portugal e no Reino Unido. A gama de veículos eléctricos Z.E. (de Zero Emissões) da Renault está vocacionada para uma utilização urbana e oferece quatro opções, ajustadas às necessidades de utilização, integrando um misto de scooter com mini-citadino para duas pessoas, baptizado como Twizzy, um compacto de quatro portas e quatro lugares denominado Zoe e versões 100% eléctricas da berlina familiar Fluence e do comercial ligeiro Kangoo.



Petrobras faz 4ª descoberta no BM-S-9, OJE de 16-09-2009
 

O consórcio operado pela estatal brasileira Petrobras anunciou ontem a descoberta de mais um poço de petróleo e gás, em águas profundas, no pré-sal da Bacia de Santos. Em comunicado, a petrolífera brasileira indica que se trata de um poço do bloco BM-S-9, denominado Abaré Oeste, a cerca de 290 quilómetros da linha de costa do Estado de São Paulo, numa profundidade de 5.150 metros. "Este é o quarto poço perfurado no bloco BM-S-9, todos com comprovação de existência de petróleo e gás", referiu a petrolífera.



Morreu Patrick Swayze, OJE de 16-09-2009
 

Patrick Swayze, actor norte-americano que se celebrizou em flimes como Dirty Dancing e Ghost - O Espírito do Amor, faleceu na noite de segunda-feira, vítima de cancro, aos 57 anos de idade. A doença fora-lhe diagnosticada há 18 meses.



Eleições, Público de 16-09-2009
 

A discussão sobre o TGV foi ontem ultrapassada a alta velocidade pela questão diplomática das relações com Espanha no contexto europeu. Ontem à noite, num comício em Leiria onde é cabeça de lista, o ministro dos Negócios Estrangeiros invocou Sá Carneiro, Cavaco Silva e Durão Barroso para lembrar a luta de décadas contra o preconceito anti-espanhol que existia no Estado Novo. E criticar o "estado confrangedor" a que chegou o actual PSD.



Banco de Portugal recebe 50 queixas por dia contra bancos, Público de 16-09-2009
 

No primeiro semestre do ano, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 9011 queixas contra a actuação dos bancos comerciais, o que representa um aumento de 27 por cento face à média mensal do ano passado. No total, durante o primeiro semestre do presente ano, entraram no Banco de Portugal cerca de 50 queixas por dia. Em cerca de 47 por cento dos casos não existiram indícios de infracção. Em relação aos restantes 53 por cento dos casos verificou-se a resolução da reclamação por parte da instituição, por sua iniciativa ou por recomendação.



Maxi confiança, Record de 16-09-2009
 

Os minutos disputados no passado domingo frente ao Belenenses e o jogo-treino com os juniores disputado anteontem no Seixal mostraram que Maxi Pereira já está em condições de reclamar o seu lugar no onze. Amanhã, frente ao BATE Borisov, o jogador vai voltar a ser titular, em kogo na Liga Europa - sucessora da Taça UEFA, prova em que foi totalista absoluto na época transata, juntamente com Sidnei. Pelo menos, Jorge Jesus já lhe transmitiu essa certeza.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream