15 setembro 2009

Manchetes do Dia - 15-09-2009

Terça, 15 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Bastou um cafezinho para convencer Sócrates, 24 Horas de 15-09-2009
 

Já há algum tempo que os quatro humoristas andavam atrás de José Sócrates para o levar ao programa "Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios", que estreou ontem à noite na SIC. Conseguiram, mas o que não se sabe é que por detrás desta presença esteve um mero acaso, que juntou os Gato e o primeiro-ministro durante um almoço em Lisboa. Que, à boa maneira portuguesa, terminou com um cafezinho.



Obra-prima de Saviola corre mundo, A Bola de 15-09-2009
 

«Foi um golo bonito e o primeiro que marquei no campeonato, pelo que isso o torna especial. Espero marcar muito mais como este.» O avançado argentino, em declarações à Benfica TV, referiu que tudo está correr muito bem até ao momento: «O balanço tem sido muito positivo e espero que continue assim o resto da temporada. Estou muito contente e espero ter uma época muito boa.» Saviola aproveitou para elogiar o companheiro Aimar: «Há 10 anos que não jogava junto com Aimar, deste o tempo no River. Nós sempre nos demos bem, tanto no relvado como fora. É bom estar em campo com ele, porque é um jogador com grande capacidade no passe e tem magia.»



'Gripe A vai matar em Portugal', Correio Manhã de 15-09-2009
 

"Não vamos continuar a ter uma taxa de letalidade zero." É esta a convicção do director-geral da Saúde, Francisco George, sobre a evolução da pandemia de gripe A, infecção que o responsável estima que vá provocar mortes em Portugal e levar ao colapso de alguns serviços, designadamente os Cuidados Integrados, cujos meios e número de camas estão neste momento a ser alvo de um levantamento.



Caloiros correm às matrículas, Correio Manhã de 15-09-2009
 

Foi um dia de corrida às universidades e politécnicos. Depois da divulgação das colocações, milhares de caloiros fizeram a sua inscrição no Ensino Superior. O clima era de grande expectativa e de algum nervosismo face a uma etapa repleta de novos desafios. Sara Gonçalves tem 18 anos e entrou naquela que foi a sua primeira opção quando se candidatou: com média de 15, o curso de Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tornou-se uma realidade. "Foi a primeira escolha. Optei por esta faculdade porque é bastante conceituada, acho que oferece boas expectativas." Já quanto ao futuro, a estudante tem algumas reservas, mantendo várias opções em aberto: "Gostava de ser escritora. Se não der, talvez tente ser intérprete ou tradutora."



Possível adiamento do TGV surpreende Comissão Europeia, Diário Económico de 15-09-2009
 

A Comissão Europeia reage com estranheza à crescente apreensão revelada em Portugal com a construção do comboio de alta velocidade para Espanha. As fontes contactadas são parcas em palavras com receio de interferir na campanha eleitoral, mas recordam que Portugal se "comprometeu a construir a linha de alta velocidade com Espanha, mas também com a União Europeia". Um recuo nesta fase do projecto seria uma "situação nova com a qual é difícil de lidar".



As lições da falência do Lehman, Diário Económico de 15-09-2009
 

Quando, a 15 de Setembro de 2008, se deu o colapso da Lehman Brothers, alguns analistas defenderam mesmo que era uma queda necessária, uma "limpeza" que a crise financeira obrigava o mercado a fazer. Em muito pouco tempo perceberam que estavam errados. Não tardou muito a que o mundo acordasse para uma realidade tenebrosa, a de que o desabar da Lehman deu origem a uma das maiores catástrofes de sempre para o sector financeiro. Com a falência de um dos maiores bancos de investimento dos EUA veio a desconfiança absoluta que colocou todo e qualquer banco sob suspeita, gerando uma crise de liquidez sem precedentes. Se a Lehman caíra, o que impediria que qualquer banco caísse? Só níveis astronómicos de ajudas estatais, quer na Europa quer nos EUA, impediram o que poderia ter sido uma falência em massa de instituições em todo o mundo. O sector financeiro, que pela sua natureza se quer seguro, era afinal bem mais frágil do que se pensava.



Sonaecom espera luz verde do Governo para fusão com Zon , Diário Económico de 15-09-2009
 

A Sonaecom descarta a possibilidade de lançar uma nova Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Zon Multimédia, enquanto existir oposição ao negócio por parte do primeiro-ministro, afirmou ao Diário Económico fonte ligada à administração do grupo liderado por Belmiro e Paulo Azevedo. O mesmo responsável garantiu ao Diário Económico que "enquanto os estatutos estiverem blindados é virtualmente impossível lançar uma OPA, a não ser que exista uma alteração da oposição à operação por parte do primeiro-ministro". Mas acrescenta: "não é nossa intenção lançar uma OPA até porque como é sabido preferimos uma opção de aproximação amigável aos accionistas da Zon".



Gripe A provoca corrida à vacina da gripe sazonal, Diário Notícias de 15-09-2009
 

As farmácias receiam uma ruptura de stock da vacina sazonal da gripe, que hoje começa a ser vendida, e aumentaram as encomendas - em média 30%. Isto devido à gripe A, pois as autoridades de saúde aconselharam os grupos de risco a vacinar-se já contra o vírus comum. "Este ano tripliquei e pedi 600 unidades", adiantou o director técnico da Farmácia Motta, em Évora, explicando que espera receber pelo menos 50% da encomenda. É que Portugal só tem direito a uma quota de 1 milhão e 700 mil vacinas, o que significa que não chega para todas as solicitações.



"Ferreira Leite não teve problemas em trabalhar num banco espanhol", Diário Notícias de 15-09-2009
 

Pode ter ar de avô e já não assustar as criancinhas - como se dizia antes dos comunistas - mas não perdoa a Sócrates e a Ferreira Leite as políticas neoliberais que resultaram na crise. Quanto a Louçã, há uma desvalorização da sua força política e acredita que os eleitores não se deixam enganar por bandeiras que foram do PCP.



Manuel Alegre: este homem vale um milhão de votos (e Sócrates sabe), I de 15-09-2009
 

O velório é o da maioria absoluta. E a emergência está à vista: o empate técnico PS-PSD revelado pelas sondagens está a deixar o centro político à beira de um ataque de nervos. Manuel Alegre sempre disse que, mesmo não sendo candidato, participaria na campanha ou "daria um sinal" se a vitória do PS estivesse em risco. Aí está ele. O ex-candidato presidencial que avançou para a corrida a Belém contra a vontade da direcção Sócrates será a estrela de um dos comícios mais importantes da campanha, com vários simbolismos agregados: é em Coimbra, o distrito pelo qual foi candidato em quase toda a sua carreira política, e onde teve uma excelente votação nas presidenciais. As direcções partidárias tentam mobilizar o máximo apoio possível nos comícios marcados para o sábado à noite, o único sábado da campanha oficial.



"A lamentável comédia no BCP pôs em causa a credibilidade do sector e do País", Jornal Negócios de 15-09-2009
 

Ricardo Salgado não gostou de ver o Banco Espírito Santo ser acusado por Filipe Pinhal de estar envolvido no assalto ao poder no BCP. Num texto que o Negócios publica hoje em exclusivo, o banqueiro contra-ataca. O presidente do BES acusa o antigo líder do Millennium de querer recuperar a honra à custa da "integridade de pessoas e de instituições", que não nomeia, "num exercício cínico de cobardia".



Humor chegou à campanha, Jornal Notícias de 15-09-2009
 

O humor tornou-se, desde ontem, mais um dos meios utilizados pelos candidatos para atingirem o fim - o de conquistar mais votos no dia 27. José Sócrates foi o primeiro a participar no "Esmiúça Sufrágios", o novo programa dos "Gato Fedorento". Eles fazem tudo para serem vistos e ouvidos. Por isso, é sem surpresa que os vemos sujeitarem-se à exposição humorística em televisão. Mas há riscos nessa opção. O aviso foi deixado por Paquete de Oliveira. Ao JN, o sociólogo da Comunicação chamou à atenção para a necessidade de os políticos calcularem bem os riscos.



Salários em atraso dão direito a subsídio, Jornal Notícias de 15-09-2009
 

Os trabalhadores que suspenderem o seu contrato de trabalho por falta de pagamento têm direito a receber um subsídio de desemprego durante o período da suspensão. Mais: ficam isentos de pagar renda de casa. Segundo o decreto-lei 105/2009 publicado ontem em Diário da República, os trabalhadores que suspendam o contrato de trabalho por falta de pagamento do salário têm direito a receber prestações de desemprego durante o período da suspensão. O trabalhador pode dar início à suspensão do contrato, se no prazo de 15 dias após a data habitual de pagamento não lhe for auferido o salário.



Hulk e Rodríguez contra a maldição, O Jogo de 15-09-2009
 

A aterragem do FC Porto em Londres foi brusca, com o avião a fazer-se à pista entre alguns abanões e a parar com uma travagem a fundo. Acontece. Não foi, mas podia muito bem ter sido uma estratégia do piloto combinada com Jesualdo Ferreira, ao estilo de um aviso: meus amigos, acabou-se o passeio. A história agora é outra. A caminhada serena no campeonato serve de estímulo, mas a Liga dos Campeões exige outros cuidados, até porque o Chelsea, que não perde em casa para a Champions desde Fevereiro de 2006.



Europa vai contrair 4% em 2009, diz UE, OJE de 15-09-2009
 

A Comissão Europeia manteve ontem em menos 4,0% a previsão de crescimento económico da União Europeia e da Zona Euro para 2009, considerando que, após um início de ano pior do que se esperava, o segundo semestre será melhor do que se estimava. Esta actualização intercalar das Previsões da Primavera baseia-se na evolução verificada em sete Estados-membros (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Holanda e Polónia), que representam cerca de 80% do PIB nominal da UE e 85% da Zona Euro.



Cofina contra fusão Zon-Sonaecom, OJE de 15-09-2009
 

A Cofina manifestou-se ontem contra a fusão entre a Zon Multimédia, da qual é o sexto maior accionista, e a Sonaecom, disse fonte oficial da empresa de media à agência Reuters. Executivos do grupo Sonae defendem as vantagens de uma fusão entre a operadora líder de TV cabo em Portugal e a Sonaecom, assim como algumas casas de investimento internacionais, como o Crédit Suisse, que também consideraram inevitável essa consolidação, refere a Reuters. Paulo Azevedo, CEO da Sonae, referia na última edição do jornal Expresso que, "para que a fusão se faça, é preciso que os accionistas da Zon queiram e, até agora, não disseram que querem".



Obama avisa Wall Street contra "excessos", OJE de 15-09-2009
 

O presidente dos EUA, Barack Obama, marcou ontem o primeiro aniversário da falência do banco Lehman Brothers, que precipitou a crise global, com um aviso à banca norte-americana de que não permitirá um regresso aos "excessos sem controlo".



Portugal perde mais fundos do que a Espanha com suspensão do TGV, Público de 15-09-2009
 

Portugal só pode influenciar o financiamento europeu da rede espanhola de alta velocidade nas ligações transfronteiriças. A polémica do TGV regressou à actualidade depois de Manuela Ferreira Leite ter sugerido que o envolvimento de Portugal serve para aumentar o financiamento à Espanha. O que não se verifica. Nos troços transfronteiriços, Portugal recebe mais fundos; e nas ligações internas da Espanha, não tem qualquer influência. Num dia em que a campanha acelerou, M.F.L. diz que não se intimida. Sócrates foi ao novo programa do Gato Fedorento.



Um ano depois da falência que mudou o mundo, nada garante que o sistema financeiro não volte a ruir, Público de 15-09-2009
 

No dia em que faliu o banco de investimento Lehman Brothers, há precisamente um ano, as notícias centravam-se no facto de ser a maior insolvência de sempre nos EUA, de estarem em risco mais de 25 mil postos de trabalho e de terem desaparecido cerca de 30 mil milhões de euros de capitalização bolsista. No entanto, apesar de todos estes números serem impressionantes, não é exactamente por isso que o dia 15 de Setembro de 2008 vai ficar na história económica mundial. O que realmente aconteceu, como se começou rapidamente a perceber nos dias seguintes, é que, com o colapso do Lehman, todo o sistema financeiro do mundo ocidental ficou, após décadas de crescimento acelerado, em risco iminente de se desmoronar.



O melhor da Europa, Record de 15-09-2009
 

O Benfica apresenta neste momento o melhor ataque da Europa, tanto no que se refere ao número de remates certeiros absolutos desferidos nos quatro primeiros jogos do campeonato, como na média de golos apresentada, parâmetro este imprescindível para se estabelecer uma comparação com as ligas que ainda não atingiram a quarta ronda. Quem diga que a equipa de Jorge Jesus possui um apurado faro pelo golo arrisca-se a pecar por defeito, sobretudo levando em consideração os seus últimos dois compromissos, nos quais faturou 12 golos. Com um total de 14 tentos, o Benfica deixa o FC Porto a uma distância de 3 e o Sporting a... 9!!!


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream